Motores de veículos e partículas suspensas exigem filtros de ar sempre up-to-date

Assim como os filtros encontram especificidades para atuar com os diferentes fluidos, os filtros de ar enfrentam desafios para reter poeira com toda a poluição que apaira no ar atualmente


Motores de veículos e partículas suspensas exigem filtros de ar sempre up-to-date

Assim como os filtros encontram especificidades para atuar com os diferentes fluidos, os filtros de ar enfrentam desafios para reter poeira com toda a poluição que apaira no ar atualmente. Hoje, os motores turboalimentados dos veículos, que reduzem a emissão de poluentes, e ambientes com maior quantidade de partículas em suspensão exigem cada vez mais dos filtros. Um dos requisitos é uma maior vazão de ar. 
Quanto maior a vazão de ar, maior área de filtração é exigida para manter uma relação apropriada de vida do filtro. “A relação adequada entre a vazão de ar e a área de filtração do filtro define a velocidade de face. Quanto maior essa velocidade de face, mais difícil para o filtro reter partículas, impactando na eficiência e na capacidade de retenção” – explica Rafael Delaqua Rodrigues, gerente da engenharia de produto da UFI Filters.

Relação adequada no filtro de ar entre:

vazão de ar X velocidade de face
área de filtração

quanto maior a velocidade de face X mais difícil para o filtro reter partículas
impacta na eficiência e na capacidade de retenção

Fonte: UFI Filters.

Turboalimentado
Para evitar aumentar ainda mais a poluição, as montadoras vendem carros com motores potentes que reduzem o escape de gases poluentes, como o turboalimentado. O motor turbo de um veículo equipado com esta tecnologia se utiliza da energia oriunda da eliminação e expulsão dos gases de escape para potencializar a eficiência do motor, melhorar o desempenho e ser mais econômico. 
A mistura entre ar e gasolina aumenta as rotações do motor e a eficiência. Os gases produzidos na queima da mistura entre ar e combustível alimentam o turbo. O motor turbo trabalha em elevada temperatura devido à alta pressão. No máximo do fluxo de gases, a válvula abre e parte dos gases sai pelo escape. 

Diferença na relação tamanho-potência do motor turboalimentado de veículos: 

motor de 2 L produz 110 cv de potência
motor turboalimentado de 1.6 L produz 
também 110 cv de potência

Testes
Existem vários tipos de testes para homologar um filtro. Os fabricantes realizam testes nos filtros para encontrar problemas, falhas, medir a eficiência etc. Para obter filtros eficazes, sem vazamentos nem partículas danosas, as empresas são obrigadas a fazer o teste de estanqueidade para garantir o bom funcionamento do filtro e evitar problemas nos equipamentos ou paradas na produção. 

Motores de veículos e partículas suspensas exigem filtros de ar sempre up-to-date

Neste tipo de teste, são analisadas a pressão referencial e a pressão do filtro. Alterações da quantidade de ar no interior do filtro e da pressão, além da queda de pressão, vazão ou vazamento por vácuo, quando se esvazia o ar do filtro para poder calcular quanto entra de ar. 

Motores de veículos e partículas suspensas exigem filtros de ar sempre up-to-date

Os filtros UFI são testados em rigorosos padrões de acordo com as normas ISO nos laboratórios da empresa na Itália e na China. A UFI Filters realiza testes nos filtros de ar:
• Testes de Capacidade de Retenção de Poeira (Dust Holding Capacity - DHC);
• Testes de Restrição ao Fluxo; 
• Testes de Eficiência de Filtração (testes estáticos e sob vibração e testes de estanqueidade do sistema do filtro do ar).

Motores de veículos e partículas suspensas exigem filtros de ar sempre up-to-date

Milhares de camadas
Para filtração de ar, a UFI Filters desenvolveu o Multitube, que utiliza Deep Filtration Media (DFM), tecnologia de filtração por profundidade em milhares de camadas que retém com eficiência mais de 99,5% de partículas. “Por se tratar de filtros de multicamadas, podem ser customizados para atender à maior eficiência de filtração ou à maior capacidade de retenção (DHC), dependendo da aplicação, desde veículos de passeio até superesportivos” – afirma Rafael Delaqua Rodrigues. 
O formato tubular dos filtros Multitube fornece fluxo mais linear e suave, reduz a restrição da passagem de ar em até 50% e aumenta a potência em até 4%. Devido à sua flexibilidade de customização, diminui até 25% no peso da peça. Fabricados com 100% de material sintético e 100% de fibras sintéticas hidrofóbicas, que possuem a propriedade de repelir água, são super-recomendados em aplicações onde o filtro fica muito exposto ou quando o duto de ar sujo é muito curto. 

Motores de veículos e partículas suspensas exigem filtros de ar sempre up-to-date

Contato da empresa
UFI Filters:
www.ufifilters.com

 

Referências bibliográficas 

ESTADO DE S. PAULO. Como funciona o motor turbo. Disponível em: https://mobilidade.estadao.com.br/entender/como-funciona-o-motor-turbo/. Acesso em: 10 ago 2023.

HYUNDAI. Hyundai explica tudo sobre motores turbo. Disponível em: https://www.hyundai.com.br/hyundaiexplica/tudo-sobre-motores-turbo.html. Acesso em: 10 ago 2023.

KROFTTOOLS. Motor Turbo X Atmosférico. Disponível em: https://blog.kroftools.com/pt/motor-turbo-vs-atmosferico/. Acesso em: 10 ago 2023.

TEX. Teste de estanqueidade em filtros. Disponível em: https://tex.com.br/teste-estanqueidade-filtros/. Acesso em: 7 ago 2023.

Publicidade