Com versatilidade, tecnologia e nova gestão no Brasil, UFI FIlters duplica planta em Jundiaí (SP)
Por Curadoria Revista Meio Filtrante
Edição Nº 125 - Novembro/Dezembro 2023 - Ano 22
Investimento na expansão ultrapassa os valores da implantação no Brasil, com expectativa na retomada do mercado a UFI se prepara para ampliar o seu market share na América do Sul
A UFI Filters, fundada em 1971 em Nogarole Rocca, na província de Verona, Itália, tem sido liderada pelo Presidente Giorgio Girondi desde o início dos anos oitenta. O Grupo UFI Filters é líder global em tecnologias de filtragem e gerenciamento térmico, além de células de combustível, atualmente com 21 locais de produção e presença global em todos os continentes. No mercado de Equipamento Original, a UFI é um dos líderes no fornecimento filtros, escolhida por 95% dos fabricantes de veículos em todo o mundo. No Aftermarket, a empresa está presente com suas duas marcas, UFI e Sofima, que fornecem uma cobertura de 98% do parque automobilístico europeu para cada família de filtros e são entregues por meio das principais redes de distribuição e grupos comerciais do mundo. A Divisão Hidráulica da UFI Filters oferece uma gama de mais de 6.000 filtros hidráulicos para aplicações móveis e estacionárias e, graças à recente aquisição da empresa alemã Friedrichs Filtersysteme GmbH, pode expandir o portfólio no negócio de filtragem hidráulica.
A sede da empresa permanece em Nogarole Rocca, onde estão localizadas a fábrica, os laboratórios e os armazéns. Inicialmente chamada de Universal Filters Italiana, passou por um reposicionamento de marca e adotou o nome UFI Filters. Após iniciar no mercado italiano, expandiu seus negócios para todo o mercado europeu, focando em aplicações a diesel para veículos leves e pesados. Ao mesmo tempo, a empresa começou a trabalhar com as equipes mais importantes da Fórmula 1, tornando-se fornecedora de soluções específicas e sob medida garantindo alto desempenho e levando as equipes ao topo dos campeonatos. A UFI Filters foi pioneira ao focar nos países emergentes no mercado asiático, sendo a primeira empresa de filtragem a estabelecer contatos no Extremo Oriente em 1982, posteriormente inaugurando a primeira de suas sete fábricas próprias na China em 1996 e o site industrial na Índia em 2006. A terceira fase da expansão concentrou-se nas Américas, começando com um escritório nos Estados Unidos em 2001 e a inauguração da primeira planta de fabricação na região, sendo o Brasil escolhido em 2016. A região continuou sendo alvo de investimentos do grupo, com a inauguração da fábrica no México em 2020 e agora com a expansão no Brasil em 2023.
Com produtos reconhecidos pela qualidade, tecnologia de ponta e inovação por mais de cinquenta anos, a UFI Filters possui um amplo catálogo de aplicações utilizadas em diversos setores - desde automobilístico, aeroespacial e marítimo, até aplicações industriais especializadas e hidráulicas personalizadas.
A UFI detém mais de 280 patentes em produtos de filtragem em todo o mundo, que oferecem um alto nível de qualidade e tecnologia aplicada, trabalhando com materiais de alto desempenho para garantir a qualidade do produto. Devido às suas características inovadoras, os produtos e o know-how técnico da UFI estão presentes nos mais variados mercados, desde a Fórmula 1 com a Ferrari e outras equipes de destaque, até a sonda espacial europeia ExoMars.
Entre os segmentos nos quais atua, destacam-se os seguintes: Automotivo - veículos leves, motocicletas, veículos comerciais leves, veículos pesados em estrada e fora de estrada, veículos elétricos e a hidrogênio; Hidráulica - gama completa de hidráulicos para veículos fora de estrada, aplicações industriais, geração de energia, movimentação de materiais, construção, máquinas em geral com necessidade de processos de filtragem; Alta Tecnologia - filtros para módulos espaciais e para corridas como: Fórmula 1, Indycar, Nascar, FIA Formular 02 e 03, Moto GP, Moto 2, Moto 3, KTM e Le Mans FIA WEC; Náutica - filtros para embarcações náuticas.
Inovações tecnológicas |
Nova gestão e expansão no Brasil
Com vasta experiência em empresas multinacionais, Paulo Roberto Leite do Nascimento, com seus 40 anos, natural de Jacareí (SP), engenheiro de automação e controle com MBA em gestão e estratégia de mercado, em grande parte é uma das pessoas responsáveis pela atual fase de expansão da empresa no Brasil.
Contratado pela UFI Filters em fevereiro de 2021 como diretor comercial, ele foi promovido à posição de diretor-geral em junho do mesmo ano, com o objetivo de fortalecer a marca na América do Sul por meio de investimentos em manufatura e desenvolvimento de novos produtos. Compõem também o quadro de executivos no Brasil, Ivan Rizzato, gerente de vendas aftermarket, e Leonardo Souza, gerente de vendas para equipamento original - OE.
Fundada em 2016 e localizada no Distrito Industrial de Jundiaí (SP), a filial brasileira emprega 100 colaboradores e tem como estrutura: escritório, fábrica e armazém. Fruto de um investimento substancial recente, a unidade encontra-se atualmente em um processo de expansão que dobrará sua área instalada, divididos em armazém, produção e escritórios, seguindo o planejamento estratégico da empresa que é referência da organização para a América do Sul.
“A UFI Filters vem crescendo de forma constante no Brasil, adquirindo grandes participações em diferentes segmentos de mercado. Nossa participação OEM tem-se desenvolvido principalmente em veículos comerciais leves a diesel onde estamos próximos de alcançar metade do mercado brasileiro. Além disso, desempenhamos um papel muito importante no atendimento às concessionárias com nossos produtos de equipamento original (OES) e na introdução da marca UFI no mercado de reposição,” explica Leonardo Souza.
“Os primeiros passos da empresa no Brasil aconteceram por meio do fornecimento local de projetos globais para fabricantes de automóveis, nos quais foi necessário criar linhas de produção para entregar produtos OEM com conteúdo local. Posteriormente, com a formação da equipe de engenharia, foi possível desenvolver produtos para montadoras com produção local, além de oferecer serviços de marca privada e investir consideravelmente no mercado de reposição”, afirma Paulo Nascimento.
O diretor-geral também destaca a versatilidade das operações da marca, incluindo soluções completas para as novas tendências do mercado automobilístico: “É importante mencionar que a UFI sempre buscou verticalizar sua produção, fornecendo módulos de filtragem completos com grande parte da produção interna (filtros, carcaças, trocadores de calor). A estratégia da UFI é desenvolver inovações tecnológicas de alto nível para continuar sendo uma solução para as montadoras – quaisquer que sejam as motorizações e desafios – com produtos desenvolvidos para veículos elétricos e híbridos (trocadores de calor para eixos elétricos, refrigeradores de bateria, condensador refrigerado a líquido, aquecedor do refrigerante, válvulas de fluxo refrigerante, filtros HEPA para cabine, refrigeradores de óleo de transmissão) e para veículos de célula de combustível (filtro de ar de cátodo, trocador de íons).”
Linha de produtos por segmento |
Qualidade internacional comprovada
A UFI do Brasil possui rigorosos controles de qualidade para assegurar que seus produtos atendam às especificações e necessidades de seus clientes. “Os controles se iniciam durante as inspeções de recebimento dos componentes, e se estendem ao longo de todo o processo produtivo” explicam os executivos. “Contamos com diversos dispositivos à prova de erro e registros de rastreabilidade, e possuímos os certificados de qualidade IATF 16949:2016, ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, que garantem os elevados padrões dos processos e controles envolvidos”.
A maior prova da assertividade e dos resultados dessas ações é que a UFI Filters Brasil recentemente recebeu importantes reconhecimentos de clientes de destaque no segmento automobilístico, como a FORD - Q1, em 2021; e o prêmio “Fornecedor do Ano”, da IVECO; e o “Supplier Quality Excellence Award 2022”, da General Motors, em 2023.
“Trabalhamos com materiais de alto desempenho para garantir a mais alta qualidade de nossos produtos, evitando qualquer dano ou inconveniência para nossos clientes. Além disso, também contamos com uma equipe de assistência técnica local dedicada ao mercado brasileiro, pronta para prestar qualquer tipo de suporte aos nossos clientes” diz Paulo Nascimento.
Operação logística estruturada
Toda a estrutura da UFI Filters está focada em atender os clientes em nível global, portanto, parte dos produtos vendidos no Brasil é importada das fábricas do Grupo ao redor do mundo, com um diferencial que favorece a disponibilidade de produtos e uma melhor relação custo-benefício para os clientes: “Existem três centros de pesquisa e desenvolvimento da UFI ao redor do mundo, na Itália, China e Índia. No Brasil, contamos com uma equipe de engenheiros capaz de desenvolvimentos personalizados, com o suporte dos centros de P&D ao redor do mundo”, afirma Paulo Nascimento. “É por isso que, assim que há viabilidade para investimentos locais, os produtos são nacionalizados. Por exemplo, temos filtros de cabine, elementos filtrantes de óleo de motor, elementos filtrantes de diesel, elementos filtrantes de separador de água do diesel (pré-filtros) e módulos completos de filtragem de óleo de motor e filtragem de diesel.”
Missão, Visão e Valores |
Brasil tem importância estratégica
A UFI sempre viu o Brasil como um mercado de investimento potencial. Em 2016, teve a oportunidade de receber recursos para fornecer a um projeto global que exigia conteúdo local. Posteriormente, aproveitando os investimentos realizados, a empresa buscou expandir as vendas no mercado, utilizando como principal estratégia a comercialização de produtos adaptados à região, produção local e plena conformidade com os padrões de qualidade das montadoras.
No Brasil, o foco da empresa está na filtração, seja qual for o fluido - combustível, ar do motor, ar da cabine, óleo do motor, sistemas hidráulicos, sistemas automotivos e industriais, bem como no fornecimento de produtos de gerenciamento térmico para veículos a combustão e elétricos.
Mas a importância da unidade brasileira vai muito além, pois é considerada uma planta estratégica para o crescimento da organização. “A unidade no Brasil é vista como uma solução para desenvolver produtos adaptados às características locais com foco no desenvolvimento da marca UFI na região, seja para o aftermarket ou equipamento original. Já a ampliação da nossa área de logística nos permitirá crescer na região durante os próximos anos, consolidando nossa presença na América do Sul e prestando um atendimento de excelente desempenho no que diz respeito ao mercado de reposição, com representantes e distribuidores em todos os estados e países da região”, afirma Ivan Rizzato. “Quanto ao fornecimento de peças originais, a unidade brasileira é responsável por produzir ou fornecer 100% dos pedidos de clientes brasileiros e argentinos por meio de distribuição local, além de exportar parte de sua produção para a América do Norte e Ásia”, complementa Leonardo Souza.
Expectativa positiva e alta taxa de crescimento
A organização espera e se planeja para crescer de forma agressiva nos próximos anos no mercado brasileiro, com metas de mais expansões e consolidação da marca local. “Desde nossa chegada ao Brasil, dobramos de tamanho a cada ano, e os investimentos realizados têm se concentrado em manter e possibilitar uma alta taxa de crescimento nos próximos anos”, explicam os executivos.
Em relação ao futuro, a UFI Filters compreende que o mercado está passando por uma fase marcada pelo surgimento de novas tecnologias e tem se preparado para fornecer soluções para as mais diversas opções (combustível, elétrico ou célula de combustível), estando apta para uma transição das motorizações ou sua coexistência por um prazo maior.
“Apesar da baixa demanda no primeiro semestre do ano, o mercado brasileiro tem altíssimo potencial no médio e longo prazo. Com uma população de mais de 200 milhões, o Brasil é muito importante para o desenvolvimento da UFI nas Américas, juntamente com o México e os Estados Unidos. Acreditamos na retomada do mercado, e os investimentos planejados para este ano estão garantidos. É por isso que estamos expandindo a fábrica, linhas de produção e logística, para que quando o mercado aquecer novamente, estaremos preparados para conquistar ainda mais participação de mercado,” conclui Ivan Rizzato.
UFI Filters |