Editorial

Em busca da paz


Em busca da paz
O ano de 2023 foi complexo, marcado por problemas climáticos e conflitos geopolíticos na Ucrânia e em Israel.Mas ao invés da guerra, o mundo quer a paz da bandeira branca, que segundo o escritor romano Tácito foi usada pela primeira vez no Ocidente durante o Império Romano, na Segunda Batalha de Cremona em 69 d.C.
Na Idade Média seguiu como símbolo da paz, quando os mensageiros que levavam propostas de trégua ou rendição usavam varas e estandartes brancos para se distinguirem dos combatentes. 
A bandeira branca também era usada para recolher os feridos ou mortos no campo de batalha, sem ser atacado pelo inimigo, e a escolha pela cor se deu porque os panos brancos eram muito comuns e dificilmente em qualquer situação, alguém não teria um tecido branco para pedir a paz.
A Convenção de Genebra em 1864, regulamentou o uso da bandeira branca como um sinal de inviolabilidade e neutralidade, proibindo o uso indevido para emboscadas, o que é classificado como crime de guerra. Outro símbolo da paz é o círculo com três linhas, que representa o desarmamento nuclear e foi criado pelo inglês Gerald Holtom em 1958.
A chegada do final do ano também marca um período de reflexão pessoal e profissional, de aprender com os erros e acertos, rever planejamentos e contabilizar os resultados, tendo como tônica a harmonia e a crença em dias melhores para todos.
Nesta última edição do ano, trazemos como matéria de capa os investimentos e ações da UFI Filters para aumentar sua participação de mercado na América do Sul; os cuidados com filtros HEPA na filtração do ar; as inovações e rumos da Fenasan, com projeção internacional; redução de custos com filtro de ar na climatização e nova norma; carros aquáticos, lanchas e iates na Boat Show 2023; soluções de filtragem para pó, fumaça e névoa industrial; testes e parâmetros para homologar filtros e muito mais.
A todos os nossos leitores, amigos e familiares, os votos de boas festas e um 2024 de mais saúde, harmonia e, acima de tudo, muita paz. Boa leitura e até a próxima edição!

Rogéria Sene Cortese Moura
Editora

 


 

Conselho Editorial: 
Adriano de Paula Bonazio; Alex Alencar; Alice Maria de Melo Ribeiro; André Luis Moura; Cláudio Chaves; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Helmut Zschieschang; Jeffrey John Hanson; João Moura; José Luis Tejon Megido; Laíssa Cortez Moura; Leonardo Zanata; Lucas Cortese Moura; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Antônio Simon; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Robert Scarlett; Rogério Jardini; Valdir Montagnoli; Vinicius Stoco Patricio e Walter Luiz Polônio.


Colaboraram nesta edição:
Adriano de Paula Bonazio e Marco Antônio Simon (Abrafiltros); Priscila Silva, José Augusto da Silva Moraes, Celso Stupiglia, Cesar Souza, Hairton Oliveira e Márcio Cirino (Parker); André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi Filtration); José Amaro e Eduardo Azevedo (Newtec); David Siqueira de Andrade, Gabriela Oppermann e Filipe Andrade (Supply Service); Jan Ariel Lima da Silva e Ricardo Ribeiro Araújo (Tecfil); Lucas Cortese Moura (Iteb); João Manoel Gomes, Paulo Roberto Leite do Nascimento, Ivan Rizzato e Leonardo Souza (UFI filters); (HEPA Filtros Industriais); Bráulio Barbosa (Nalco Water); Orestes Gonçalves (F2B); Leonardo Barchini (OEI); Enio Verri (Itaipu Binacional); André Godoy (ABDE); Claudio Guerreiro (ABNT); Gabriel Lemos de Souza (Hydac); (INMETRO); Fabio V. Guerra (Airlink Filtros); Adriano Villarmosa (Grupo Veco); Vitor Serigatti (Camfil); José Mauricio Sampaio (Nederman); Leonardo Dell Arno (GRUPO DELLBRO); Eng. Luiz Fernando Araujo (Air Vert); André Gallo (Trox do Brasil) e André Bodowski (Diligent).

Publicidade