Mercado

Confira as novidades no mercado industrial


F2B instala primeira usina solar flutuante em cava exaurida de mineração da América Latina
Com capacidade de 1 megawatt e orçado em R$ 5 milhões, empreendimento inédito foi instalado na unidade de mineração do Grupo AB Areias, em Roseira (SP)
Brasil acaba de colocar em operação a primeira usina solar flutuante da América Latina instalada em uma cava já exaurida de mineração. Orçado em R$ 5 milhões, o projeto inédito foi implantado pela F2B, empresa brasileira especializada em projetos de geração fotovoltaica em espelhos d’água, na unidade de mineração do Grupo AB Areias, no município de Roseira, no interior do estado de São Paulo.
A usina, que entrou em operação nos primeiros dias do mês de outubro desse ano de 2023,  tem capacidade de geração de 1 megawatt (MW) e vai atender a demanda total de energia elétrica da unidade da mineradora em operação naquele município, com redução de custos com eletricidade e ampliação dos programas de sustentabilidades da companhia.
A usina abrange uma área de 8 mil metros quadrados, com 1852 mil painéis solares instalados em cima de flutuadores. A cava da mineradora que terá o empreendimento possui uma área total de 200 mil metros quadrados. Segundo Orestes Gonçalves, sócio-diretor da F2B, a tecnologia utilizada no projeto permite uma instalação rápida, manutenção segura e suporta peso de até 350 quilos por metro quadrado, além de ter a opção de colocar na ilha flutuante os inversores e o transformador, com menor custo de cabos e maior produção de energia.
Os produtos da usina solar flutuante da F2B, que são fabricados no Brasil, utilizam resina de alta densidade com tratamento ultravioleta (UV) e alumínio de alta qualidade para ter uma vida útil ao redor de 30 anos.
A tecnologia solar flutuante da F2B, fruto de uma parceria com a NGR Island, empresa italiana referência na tecnologia de flutuadores para usinas de geração solar fotovoltaica no mercado mundial, é a única que pode ter na ilha flutuante todos os equipamentos de uma usina solar, até mesmo o transformador em plataforma flutuante NRG desenvolvida para isso, que proporciona redução importante de perda de energia e redução do valor gasto de cabos corrente contínua. 
“Com o sucesso da parceria com o Grupo AB areias, referência de mercado na mineração de agregados para construção, a perspectiva agora é replicar o projeto de Roseira nas outras unidades do grupo que operam em outros municípios do Vale do Paraíba - SP”, acrescenta. A tecnologia dos flutuadores utilizada no empreendimento é de origem italiana e tem fabricação no Brasil pela própria F2B. A capacidade hoje de fabricação no Brasil é de 80 megawatts (MW) por ano em flutuadores, e para o próximo ano 2024 de 300MW com crescimento de 40% ao ano.
“Com a fabricação em território brasileiro, a nossa intenção é oferecer aos clientes a possibilidade de linhas de crédito bastante atrativas, como o Finame, por exemplo. A expectativa da empresa nessa área é obter um volume de negócios da ordem de dezenas de milhões com a entrada de cerca de 200 megawatts nos próximos 12 meses”, conclui o executivo.
Fonte: TOTUM Comunicação

Mercado

 


 

OEI e Itaipu Binacional estudam parceria no campo das energias renováveis
Reunião aconteceu na sede da usina hidrelétrica, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
O diretor da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), Leonardo Barchini, esteve reunido no ínício deste mês com Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, na usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
O objetivo da reunião foi levantar pontos em comum para o estabelecimento de projetos de cooperação, em especial no campo das energias renováveis, por meio da elaboração de estudos entre outras ações.
“Estamos vivendo um momento de eventos climáticos negativos de grande repercussão, consequência em grande parte do uso de combustíveis fósseis. A transição da nossa matriz para a energia limpa é a forma mais eficaz de ajudarmos a população brasileira. Por isso, ao longo dos seus mais de 70 anos, a OEI tem participado de ações que promovem o desenvolvimento sustentável e continua buscando parceiros para tornar possível que a transição energética aconteça o quanto antes”, afirmou Barchini.
Fonte: Organização de Estados Ibero-americanos

Mercado

 


 

André Godoy assume Secretaria-Executiva da ABDE
A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) anuncia a nomeação de André Godoy como o novo secretário-executivo da instituição. Com um extenso currículo e vasta experiência em administração pública, Godoy traz uma valiosa bagagem de conhecimento e realizações para somar forças à ABDE em sua missão de promover o desenvolvimento do Brasil.
André Godoy é mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Antes de sua nomeação, desempenhou papéis-chave em várias organizações governamentais e acadêmicas, incluindo a função de diretor e presidente substituto da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o posto de conselheiro do Sebrae Nacional, bem como suas atividades de professor e consultor na FGV. Sua expertise abrange áreas essenciais, como gestão, finanças, políticas públicas e inovação.
Com extenso currículo e vasta experiência em administração pública, André Godoy assume como novo secretário-executivo da ABDE André Godoy já tem história com a ABDE, uma vez que atuou como diretor da associação, entre os anos de 2021 e 2022, além de ter sido presidente do Conselho Fiscal de 2019 a 2020.
A ABDE, criada em 1969 e sediada em Brasília (DF), a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) define e executa ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento (SNF), composto por 34 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) de todo o país. Por meio de representação nacional nas esferas governamentais, sociais e produtivas do país, da produção e divulgação de estudos e da promoção e disseminação de diversos tipos de cursos e atividades, a ABDE aprimora a atuação dos associados para contribuir com um financiamento eficiente e acessível do desenvolvimento brasileiro. Relação dos 34 associados da ABDE: https://abde.org.br/institucional/associados
Fonte: Revista Fator Brasil

Mercado

 



 

Publicidade