Carros aquáticos, lanchas e iates para se divertir na água marcaram o Boat Show 2023
Por Cristiane Rubim
Edição Nº 125 - Novembro/Dezembro 2023 - Ano 22
Desde sempre, a água teve múltiplos usos e hoje em dia serve para tantas atividades. Não é só para consumo humano ou as empresas utilizarem em seus processos industriais. Além de pesca e esportes náuticos, a água é para passeios e diversão
Desde sempre, a água teve múltiplos usos e hoje em dia serve para tantas atividades. Não é só para consumo humano ou as empresas utilizarem em seus processos industriais. Além de pesca e esportes náuticos, a água é para passeios e diversão. O Brasil, graças à mãe natureza, é servido por muita água em toda a sua extensão com rios, córregos, lagoas, cachoeiras e praias das mais diversas. Ver a água como um lugar de diversão cria um universo de produtos para aproveitá-la melhor.
Essa façanha pôde ser conferida no maior e mais importante evento náutico da América Latina, o São Paulo Boat Show, que reuniu, nesta sua 26ª edição, os principais players desse mercado. Com mais de 150 embarcações expostas de todos os modelos, preços e tamanhos, a beleza, o requinte, o charme e a modernidade dos principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024 foram admirados: jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.
Um sorteio no São Paulo Boat Show premiou um sortudo com uma lancha. O evento recebeu as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e apresentou atrações de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.
Incentivo
No 8º Congresso Internacional Náutica, que fez parte do evento, Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, anunciou programa de crédito de cerca de R$ 4 bilhões do Governo do Estado de São Paulo para incentivar o turismo náutico. “O turismo náutico é uma alavanca de desenvolvimento econômico e social com a criação de empregos e de renda. Apesar disso, representa apenas 0,02% do PIB brasileiro. O potencial a ser explorado é enorme” — avalia Lucena.
O Programa beneficiará, inicialmente, 13 municípios paulistas com estruturas náuticas, como píeres e rampas. “A expectativa é que o número de turistas e excursionistas salte de 1,6 milhão para 6 milhões, em dez anos, com impacto na economia de mais de R$ 2,5 bilhões” — informa o secretário. O Governo de São Paulo promete liberar ainda R$ 5,6 bilhões para revitalizar o Rio Tietê devido ao aumento da poluição em suas águas. Local que, no passado, já foi palco de muita diversão na água. E, na Europa, por exemplo, rios foram tratados e são reutilizados para recreação.
Barco-carro
Unir os mundos automotivo e náutico em um só veículo e ainda com cara de carro esportivo foi a ideia que a Sea Life apresentou ao público no SuperCar Jet, seu novo barco-carro para quatro pessoas. O barco-carro conta com motor automotivo que pode ser utilizado em embarcações e garante novas experiências ao navegar.
É possível navegar quatro horas no conforto de um barco, mesmo sendo em formato de carro. A manutenção de todo o projeto é facilitada. Seu preço inicial no mercado é de R$ 225 mil. De acordo com a fabricante, ele pode ser utilizado tanto para lazer quanto para uso comercial. Dependendo do uso, o cliente pode optar por motores da Yamaha, Mercury
ou outra marca.
Motores modernos
Grandes marcas de motores anunciaram lançamentos e novidades. Entre elas, a Yamaha, motores com porte de robôs; a Mercury, motores mais leves; e a Volvo Penta trazendo motor premium.
Tipo robôs
O motor VX Cruiser HO, da Yamaha, com destaque de lançamento no salão, agora com litragem 1.9, propulsor mais potente e aceleração mais rápida, ficou mais silencioso, com casco aprimorado e sua capa de fibra de celulose tem novo estilo.
A marca trouxe dois novos modelos de motores de popa. O F450AVT2, propulsor mais potente, que oferece 25 hp a mais, no total 450 hp. O segundo modelo, o F200 NST, tem direção eletro-hidráulica e maior espaço e conforto na navegação por ser integrada ao cavalete do motor. O comando eletrônico dispõe do Helm Master EX com piloto automático e joystick, recurso que pode equipar a embarcação que tenha só um motor.
Premium
O destaque da Volvo Penta foi o IPS (Inboard Performance System), marca premium em motores a propulsão para barcos. Desde um cruzeiro tranquilo até espaço extra a bordo, o IPS reduz até 30% do consumo de combustível. Sua tecnologia traz maior alcance de cruzeiro, velocidade máxima, emissões de CO2 e menos ruído comparado à linha de eixos internos.
A moda náutica foi mostrada na primeira Volvo Penta Store fora de Gotemburgo, na Suécia, com jaquetas, bolsas, acessórios e linha infantil e dois simuladores que mostraram como atracar um barco fizeram parte das atrações do estande da marca.
Mais leves
A principal novidade da Mercury foi o V10 400 hp — Verado 400. Mais leve e com maior bloco que os modelos antigos, é adaptado para uso com o joystick pilot da marca. Enquanto o motor 30 hp, em primeira mão no evento, tem somente 30 kg e três cilindros.
A Mercury exibiu ainda seu primeiro motor de popa 100% elétrico, o Avator 7.5, de 3 hps a 4 hps. Com autonomia de seis a nove horas, é um motor silencioso que não emite poluentes. E o maior motor de popa, o V12 600 hp foi outra grande atração do evento.
Água
A Global Power Systems disponibiliza grande variedade de produtos eletrônicos para barcos, veleiros e iates. Exibiu no salão o moderno dessalinizador da Parker, que exige operação simples com produção de 30 a 130 litros por hora de água.
A Fischer Panda esteve presente com o 5.000 i NEO, gerador de origem alemã com velocidade variável, e o P 7K, gerador-padrão de velocidade fixa. A marca fabrica gerador assíncrono 100% refrigerado a água para aplicações náuticas, militares ou veiculares. Outro destaque foi o carregador da Victron Energy com equipamentos de energia a bordo.
Anti-incrustante
Para o barco ficar livre de incrustações, a Contato Mar apresentou o anti-incrustante da PropOne. Com preço sugerido de R$ 4.300,00, é uma saída para manter os metais abaixo d’água sempre limpos. O produto impede aderência de sujeira externa em hélices e equipamentos subaquáticos para o máximo de desempenho das embarcações. O sistema de propulsão permanece limpo e gera mais empuxo, sem prejudicar o meio ambiente.
Sem aplicar o produto nas hélices, as sujeiras podem tirar o equilíbrio e haver mais gasto de combustível e desgaste nos motores, aumentando os custos de manutenção. A Contato Mar levou ainda a luminária Sea Blaze Submergível, bicolor, com diferentes tipos de iluminação, construída em bronze para resistir às piores condições.
Equipamentos
Os lançamentos que a Marine Group, distribuidora de grandes marcas, trouxe ao Boat Show 2023 incluem linhas da Isotherm, de geladeiras, freezers, máquinas de gelo e boilers; da Lumishore, de iluminação com automação, luz subaquática; e Webasto, o ar-condicionado inverter.
Entre as novidades, está a Icedrink Clear, máquina que produz até 18 kg de gelo por dia para embarcações. Para melhorar a iluminação dos barcos e seus arredores, a empresa levou a luz subaquática, com variações de RGB e branco, quente e frio, para a embarcação em movimento. O primeiro refletor CRGBW do mundo esteve no salão náutico.
O GPS sonar de 12 polegadas, com rápido
touchscreen, o piloto automático Reactor 40 — ganhador do prêmio NMEA por seis anos consecutivos – e o radar giratório da Garmin, que aponta até movimentação de nuvens, foram outras atrações.
Flutuantes
A NTC destacou as plataformas flutuantes PierPlas, as Defensas Náuticas e as Eco Barreiras. Resistente e de longa vida útil, o PierPlas é modular sustentável de blocos e componentes plásticos que permitem montar píeres, cais e atracadouros flutuantes. De plástico em três tamanhos, as Defensas Náuticas dão segurança para atracar e protegem o casco do contato com outros barcos, píeres e instalações portuárias. Composta por blocos de polietileno de alta densidade e grade metálica ao longo da plataforma, o Eco Barreiras mantém um ecossistema natural e equilibrado, especialmente para as demandas de empresas de saneamento e hidrelétricas.