Filtros para locomotiva

Embora menos utilizadas que as rotas rodoviárias, as ferrovias desempenham papel importante no escoamento da produção do país. Segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o Brasil possui cerca de 32 mil quilômetros


Filtros para locomotiva

Embora menos utilizadas que as rotas rodoviárias, as ferrovias desempenham papel importante no escoamento da produção do país. Segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o Brasil possui cerca de 32 mil quilômetros de vias férreas e 3 mil locomotivas, que transportam os mais diversos produtos, principalmente as chamadas commodities agrícolas e minerais. 
Dados recentes apontam que 21% da produção brasileira são transportados pelos trilhos. Vale lembrar que os vagões de carga possuem capacidade maior de transporte, o que tem contribuído para a migração de volumes transportados por longas distancias e em grandes quantidades para as ferrovias, desafogando os fluxos em estradas e centros urbanos. 
De maneira geral, sistemas que possuem unidades e componentes hidráulicos, sempre estão sujeitos a avarias decorrente da presença de contaminantes sólidos, líquido e gasosos. Nesse sentido, na busca por maior segurança operacional, as transportes ferroviários também necessitam de sistemas de filtragem eficientes e corretamente dimensionados. 
De acordo com Gustavo D. Miranda – gerente de marketing e sócio da Del Rey Filtros, as locomotivas contam com Filtros de ar do motor, Filtros de óleo lubrificante, Filtros de combustível e Filtros de ar de compartimentos. Esses equipamentos têm como principal função reter as partículas de impurezas do ar que é aspirado, bem como do óleo, do combustível e do ar que circula na cabine. 
“Podemos destacar também os Filtros para proteção do motor diesel, um dos componentes mais críticos que temos, o que aumenta a importância de um sistema de filtragem capaz de conter e remover os contaminantes presentes no diesel, em especial partículas solidas, água e por vezes contaminantes bacteriológicos” – complementa o Eng. Gabriel Lemos de Souza, gerente de produtos da Hydac. 
O fato é que, um filtro eficiente previne o desgaste prematuro do motor, aumenta sua vida útil e reduz a chance de quebra e de gastos com manutenção. Todos os filtros devem ser verificados em revisões periódicas, pois são fundamentais para o ótimo funcionamento do motor e do equipamento. Assim, o período de troca depende de vários fatores como, por exemplo, o local onde este veículo trafega.

Filtros para locomotiva

Funções especificas
A importância dos elementos filtrantes, de qualquer serviço, em qualquer equipamento, é fundamental para o melhor desempenho dos transportes ferroviários, garantindo um desempenho adequado e a redução de custos por manutenção incorreta ou extemporânea.
Filtros de ar: funcionam para purificar o ar aspirando pelos motores, protegendo suas partes, eliminando partículas de impurezas que podem danificar o sistema de aspiração, melhorando desempenho dos motores com eficiência e economia de combustível.

Filtros para locomotiva

 Como os motores de combustão consomem uma grande quantidade de ar, essa proteção precisa ser bem eficiente, caso contrário, impurezas contaminarão o óleo, o que é sempre muito danoso para a máquina. 
Alguns equipamentos incorporam ainda o chamado ‘filtro de segurança’, que é instalado no interior do filtro de ar principal, também chamado de ‘primário’. Essa peça dá maior proteção ao motor contra os contaminantes existentes no ar.  
Filtros de óleo lubrificante: são utilizados na retenção de impurezas nocivas aos motores, proporcionando lubrificação eficiente e reduzindo desgastes das partes. Eles separam os resíduos que contaminam o óleo, como pó, partículas metálicas abrasivas (provenientes da fricção das peças do motor) e fuligem derivada da combustão. Esse é o trabalho do elemento lubrificante, que deve garantir um processo de filtragem limpo e que não influencie a composição química do óleo.
Filtros de combustível: também retém impurezas, como abrasivos, água e outros contaminantes comuns no tanques, tanto de abastecimento como nos próprios tanques de combustível das locomotivas, proporcionando melhor potência, desempenho e economia dos motores. Esse tipo de filtro captura particulados, ferrugem, água e demais resíduos existentes no tanque antes da queima do combustível. 
Filtros de ar de compartimentos / cabine: purificam o ambiente onde são alojados outros equipamentos, como compressores, etc. Com a função de eliminar a entrada de poluentes na cabine do condutor e ajudar o funcionamento do ar-condicionado protegem a parte mais importante de qualquer veículo: o motorista. 
Para eliminar as impurezas do habitáculo, além de papel especial, muitas das vezes o filtro de cabine utiliza carvão ativado como meio filtrante. Esse processo aumenta a capacidade de filtragem de poluentes e de odores indesejáveis. 
Em suma, as características de cada elemento filtrante, como materiais empregados, graus de filtragem, áreas de meio filtrante são determinadas pelos projetos dos fabricantes de motores e devem seguir rigorosamente as normas determinadas. As tecnologias existentes no mercado atualmente, quanto à qualidade e tratamento de papel ou outro meio filtrante, são constantemente desenvolvidas para melhoria dos produtos.
“Em geral, para os motores diesel, temos também o filtro primário, instalado na sucção da bomba e o filtro principal ou secundário, instalado pós bomba. O filtro principal tem a função de reter partículas sólidas que geram danos aos componentes em especial os bicos injetores. O filtro separador tem a função de remover a água do óleo Diesel” – explica Souza.
Ele destaca ainda que q Hydac possui duas tecnologias, Hydac Diesel PreCare (HDP) e também o PreCare Biomicron® que são recomendados para todas as aplicações que envolvam pré-filtro a Diesel, atuando na busca pela filtração eficiente do diesel, com objetivo de manter o fluido livre de partículas, água e bactérias/fungos. 

Manutenção e troca dos equipamentos
A manutenção é um ponto fundamental para o sistema, isso porque realiza-a de forma inadequada pode causar desgastes prematuros de componentes, parada de locomotivas, seja em oficinas ou em trechos, causando enormes prejuízos e sérios ônus econômicos, financeiros e de imagem. 
Por exemplo, em relação ao filtro de ar, quando ele está saturado, o fluxo de ar fica obstruído, o que provoca alterações na relação ar / combustível, fato que implica na perda do desempenho do motor e maior consumo de combustível. Já filtragens inadequadas do combustível podem levar à diminuição de potência e corrosão do motor, aumento do consumo e da emissão de poluentes.   
Segundo Miranda, a manutenção de cada elemento filtrante é determinada pelos fabricantes de motores e locomotivas, ou ainda pelas empresas usuárias, mediante características próprias de ambientes de trabalho, clima, contaminação, que podem alterar o comportamento mediante estas circunstâncias.

Filtros para locomotiva

 As trocas de elementos também obedecem regras pré-estabelecidas pelo fabricantes de motores, tanto em quilometragem, como em horas trabalhadas, através de manual de manutenção, e são observadas orientações de engenharia de cada empresa ferroviária, de acordo com suas conveniências.
“Todos os filtros devem ser verificados em revisões periódicas, pois são fundamentais para o ótimo funcionamento do motor e do equipamento. Nesse sentido, o período de troca depende de vários fatores como, por exemplo, o local onde este veículo trafega” – ressalta o representante da Del Rey Filtros. 
No caso do motor a Diesel, que está sempre exposto a contaminação sólida, líquida e bacteriológica, utilizar uma filtração ineficiente do diesel acarreta em maiores desgastes de componentes sensíveis a partículas sólidas e água, menor performance do motor devido interferências na queima completa do diesel na câmara de combustão, além de permitir que o diesel desenvolva formação de bactérias, que, por sua vez, irão potencializar nas mais diversas falhas e desgastes dos componentes do sistema e do próprio óleo.

Filtros para locomotiva

Os filtros para motores diesel possuem a troca recomendada pelo fabricante, considerando horas trabalhadas e perda de carga gerada no sistema. Em geral são filtro com copo integrado, conhecidos como spin on, sendo necessário ferramental como chave cinta ou chave corrente para facilitar a remoção do copo junto com o elemento, ambos são descartados.
A tecnologia de Filtro diesel da Hydac atua de forma diferente, onde apenas o refil do elemento filtrante é descartado após saturação, não sendo necessário o descarte do copo. Além da remoção ser realizada pela parte superior do filtro, facilitando a execução da manutenção e não é necessário ferramental específico para remover o elemento do filtro.  
“Vale ressaltar que motores a Diesel possuem requisitos cada vez mais rigorosos em relação aos padrões de emissão de carbono; motores com sistema de injeção common rail, por exemplo, possuem pressões de injeção extremamente altas. Isso leva a tolerâncias mais baixas em todo o sistema aumentando ainda mais a importância de evitar uma contaminação por partículas e água. Além disso, o uso de biodiesel está crescendo e este combustível pode contribuir para problemas relacionados a contaminação biológica” – detalha Souza.
Ele conta que foi por causa desse cenário foram desenvolvidas as tecnologias Hydac Diesel PreCare (HDP) e PreCare Biomicron®. Ambas possuem eficiência absoluta de remoção de partículas e eficiência acima de 95% na remoção de água conforme ISO 16332. O elemento Biomicron®, que além de fazer a remoção de partículas e água também possui a função de eliminação e controle da contaminação biológica, muito comum atualmente. 

Filtros para locomotiva


A maneira como o material do meio filtrante realiza a filtração é essencial para garantir a proteção do motor diesel. Nesse sentido, a empresa utiliza como forma de filtração a separação dos contaminantes em dois estágios, sendo o primeiro para remoção das partículas sólidas e separação da água através de coalescência e o segundo estágio para remoção de água através do princípio hidrofóbico.  
“Com essa combinação, conseguimos garantir a mesma eficiência por toda a vida útil do elemento, ou seja, a todo momento o equipamento estará protegido contra agentes contaminantes do diesel” – finaliza Souza. 
 

Contato das empresas
Del Rey Filtros:
www.delreyfiltros.com.br 
Hydac: www.hydac.com

Publicidade