Filtrado
Por Meio Filtrante
Edição Nº 55 - Março/Abril de 2012 - Ano 10
O que acontece no mercado de filtros
Nova unidade tem investimento de R$ 22 milhões e é a primeira na América Latina; produzirá as Microesferas de Vidro Ocas, usadas em mercados como petróleo e gás
Em resposta à rápida aceleração da demanda brasileira, a 3M ampliou a planta de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e inaugurou, em 09/02, a fábrica de Microesferas de Vidro Ocas 3M, chamadas de Glass Bubbles. A nova unidade conta com investimento de R$ 22 milhões, tornando-se a primeira deste tipo na América Latina e a quinta a entrar em operação no mundo, após as operações nos Estados Unidos, França e Coreia do Sul.
As Microesferas de Vidro Ocas são utilizadas principalmente no mercado de petróleo e gás, um dos grandes focos de crescimento do Brasil, e também nos mercados de tintas e vernizes, mineração e automotivo. No mercado de petróleo e gás, as Microesferas de Vidro Ocas 3M podem ser usadas em equipamentos que permitem a perfuração em grandes profundidades por conta da sua resistência extrema, baixa densidade, flutuabilidade e capacidade de isolamento térmico. O produto é quimicamente inerte e, portanto, resistente à corrosão, e pode ser aplicado para auxiliar no isolamento de tubos, fluidos de perfuração, brocas que precisam flutuar, além de operações de cimentação para exploração e desenvolvimento da operação.
Em terra, as Microesferas de Vidro Ocas 3M são cada vez mais usadas no lugar de fluidos gaseificados convencionais para operações de melhoria e recuperação de campos empobrecidos. Com a simplicidade de utilização como uma característica dominante, o produto pode ser adicionado a praticamente qualquer tipo de sistema existente de fluidos para reduzir sua densidade e criar um fluido incompressível e leve. A tecnologia tem sido adaptada com sucesso nos últimos anos em outras aplicações e podem proporcionar por exemplo a redução do peso das peças de plástico de 10% a 20%, além de reduzir o tempo de produção, melhorando assim a produtividade.
A nova planta integra o projeto de expansão das operações da 3M no Brasil e reforça a estratégia da empresa em fornecer novas tecnologias para o setor de energia. "Ao inaugurar esta planta, colocamos nossa expertise no desenvolvimento das mais avançadas tecnologias à disposição do mercado brasileiro e reforçamos nossa intenção de ampliar a atuação no país, já que chegamos ao quinto lugar entre as subsidiárias da 3M globalmente", declara Afonso Chaguri, diretor de operações industriais da 3M do Brasil.
"A indústria está muito receptiva a esta nova tecnologia em todo o mundo, pois oferece maior confiabilidade e eficiência nas operações. Uma unidade de produção adicional é necessária para atingir o nível projetado de demanda", explica Chaguri.
A Pall Corporation anunciou recentemente um avanço importante na filtração para usina nuclear com o lançamento de um filtro que reduz a exposição de partículas radioactivas. Segundo o fabricante o novo filtro Ultipor® GF é o único filtro descartável do mundo a atingir retenção de 0,05 micron em 99,98% de eficiência e que pode ser usado para todas as usinas nucleares de vapor existente.
"Estes filtros avançados permitirá a redução de resíduos radioactivos de baixo nível e as exposições a radioatividade que os trabalhadores das usinas nucleares sofrem, reduzindo custos trabalhistas, melhorando a segurança das instalações e confiabilidade do equipamento.", comenta Greg Collins, presidente de água e energia.
A energia nuclear deverá desempenhar um papel fundamental no atendimento à demanda crescente por energia. No seu último relatório, a Agência Internacional de Energia prevê um aumento na capacidade nuclear global por mais de 70 por cento até 2035.
Para mais informações sobre soluções Pall para a energia nuclear, visite http://www.pall.com/power.
Profissionais da indústria de fabricação e comercialização de peças, acessórios e componentes para veículos pesados estarão reunidos na 3ª Automec Pesados & Comerciais - Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados e Comerciais. A Feira acontece de 10 a 14 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
As empresas estão apostando no mercado brasileiro, como mostram os números divulgados pelo Sindipeças que estima que a indústria de autopeças deve investir no País cerca de 2,5 bilhões de dólares em 2012, o que representa 26,14% de crescimento. Em 2011, os resultados apontam que os investimentos foram 35,5% maiores que no ano anterior.
Com expectativa de receber 30 mil visitantes, a Automec Pesados é um evento exclusivo para profissionais do setor, como compradores da indústria automobilística nacional e internacional, comerciantes de autopeças e acessórios, profissionais de logística, empresários da indústria, frotistas e oficinas mecânicas.
Saiba mais no site www.automecpesados.com.br, e conheça a relação das empresas expositoras.
João Everton de Souza chega à empresa para reforçar a presença da multinacional nos países sul-americanos.
A multinacional americana Eaton comunica a chegada de João Everton de Souza, que assume a posição de diretor de desenvolvimento de mercado e negócios América do Sul a partir desta semana. Souza será responsável pelas atividades de desenvolvimento de negócios e mercado, comunicação corporativa e relacionamento governamental.
O executivo ingressa na Eaton vindo da GE (General Electric), onde sua última função foi Diretor de Serviços Industriais. Sua experiência inclui posições nas áreas Comerciais, Projetos e Logística, em empresas tais como GE, Westinghouse e Planova. Souza é formado em Economia pela Universidade Metropolitana, Matemática (Universidade Bandeirante), possui MBA em Gestão Industrial (USP), MBA em Gestão de Negócios (FGV) e Mestrado em Negócios (Universidade Mackenzie).
A chegada de João Everton de Souza reforça a importância crescente da América do Sul e do Brasil nos negócios da Eaton.
Na FEIRA DE HANNOVER serão apresentadas todas as soluções e desenvolvimentos tecnológicos da indústria mundial.
A Hannover Messe 2012 principal feira e evento do segmento industrial, apresentará as novidades nas áreas de Indústria de Automação, Tecnologia de Energia, Equipamentos Industriais e Serviços, Pesquisa e Desenvolvimento e Sustentabilidade.
O evento ocorre entre os dias 23 à 27 de abril na cidade de Hannover na Alemanha e este ano conta com uma divisão em nove diferentes áreas.
"A sustentabilidade e a inteligência ecológica será o principal tema da edição 2012. Os fabricantes têm percebido que a união entre processos eficientes, materiais ecologicos e produtos sustentáveis são fundamentais para a sobrevivência no mercado atual, altamente competitivo e dinâmico", comentou o Dr. Wolfram von Fritsch, presidente do conselho da Hannover Messe, "A HANNOVER MESSE fornece uma janela para o futuro das indústrias do mundo. Nenhum outro evento apresenta tantas inovações e soluções integradas em um só local", complementa Fritsch.
A Revista Meio Filtrante possui parceria com a Hannover Messe no Brasil, acesse o site da Meio Filtrante e imprima o seu e-ticket para entrada gratuita no evento, ou acesse diretamente pelo endereço - http://www.hannovermesse.de/en/promo?eoob5
Maiores informações sobre a FEIRA DE HANNOVER 2012, visite: www.hannovermesse.de
A Ahlstrom, fabricante mundial de papeis filtrantes, vêm investindo constantemente em seu centro técnico mundial de testes e produção de produtos para filtragem localizado em Turin – Itália. O centro técnico está equipado com diversos equipamentos de teste e simulação de condições de filtragem, os testes podem ser realizados com os produtos já acabados ou somente com as folhas de papel desenvolvidos pela Ahlstrom.
Além dos vários equipamentos destinados a testes e ensaios de filtração, o centro técnico fornece acesso a equipamentos de fabricação de filtros e elementos filtrantes, a fim de construir protótipos e simular condições de filtração da vida real, obtendo assim o desempenho específico necessário para as normas de filtração e aplicações.
Os investimentos realizados no Centro Técnico da Ahlstrom proporciona o apoio técnico e a experiência necessária para todos os clientes Ahlstrom globais do segmento de filtragem. "Nossos investimentos para a instalação de testes e desenvolvimento é outro exemplo de nosso compromisso com o mercado de filtração. Estamos mais preparados para colaborar com nossos clientes e trabalharmos juntos para desenvolver idéias de filtragem de última geração", afirma Tommi Björnman, Vice-Presidente Executivo de Filtração.
A Ahlstrom possuí ainda outros cinco Centros Técnicos para auxiliar seus clientes do segmento de filtragem, localizados na América do Norte, América do Sul e Asia.
Saiba mais - www.ahlstrom.com