Automação: Medidor inteligente de energia já é realidade em SP
Por Carla Legner
Edição Nº 131 - Novembro/Dezembro 2024 - Ano 23
Os avanços tecnológicos e a transformação digital têm transformando a forma como as indústrias operam e como as pessoas interagem com a tecnologia. Esses avanços estão moldando o futuro da automação, permitindo processos mais eficientes, inteligentes
Os avanços tecnológicos e a transformação digital têm transformando a forma como as indústrias operam e como as pessoas interagem com a tecnologia. Esses avanços estão moldando o futuro da automação, permitindo processos mais eficientes, inteligentes e adaptáveis.
Apenas para contextualizar, a automação se refere ao ato de realizar tarefas ou processos de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana contínua. Ademais oferece uma série de benefícios que podem transformar a forma como as empresas operam, melhorando a eficiência, a qualidade e a capacidade de resposta.
Aumento da Eficiência: Aqui há dois pontos importantes, a redução de tempo e operação contínua. Tarefas que costumavam levar horas ou dias podem ser realizadas em minutos ou até segundos, sem falar que processos automatizados podem funcionar sem necessidade de pausas ou intervalos.
Maior Precisão e Consistência: A automação reduz significativamente a margem de erro humano, garantindo resultados mais precisos, além de oferecer qualidade consistente, uma vez que processos automatizados seguem rigorosamente os mesmos parâmetros, garantindo que o resultado seja sempre o mesmo.
Redução de Custos: Menor necessidade de mão de obra manual pode resultar em economia de custos operacionais e economia de recursos, otimizando o uso de materiais e energia, reduzindo o desperdício.
Aumento da Produtividade: A automação acelera a produção, permitindo que mais trabalho seja concluído em menos tempo, além de permitir que os funcionários se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas, em vez de atividades repetitivas.
Escalabilidade: Processos automatizados facilitam a expansão, pois podem ser facilmente ampliados para lidar com um aumento na demanda. É importante destacar ainda que esses sistemas podem ser ajustados rapidamente para responder a mudanças nas necessidades de produção ou mercado.
Mais Segurança: A automação pode ser usada em ambientes perigosos, reduzindo o risco para os trabalhadores, já que sistemas automatizados podem monitorar constantemente o desempenho e a segurança, identificando problemas antes que se tornem graves.
Melhor Experiência do Cliente: Processos automatizados permitem uma resposta mais rápida às solicitações dos clientes, como no atendimento ou no processamento de pedidos. Sem falar na personalização em massa, já que permite a personalização de produtos e serviços em larga escala, atendendo melhor às necessidades individuais de cada um.
Tomada de Decisões Baseada em Dados: Esse processo facilita a coleta e análise de dados em tempo real, permitindo decisões mais informadas e rápidas, podendo se unir ao uso Inteligência Artificial para prever tendências, detectar padrões e otimizar processos com base em grandes volumes de dados.
Compliance e Governança: A automação pode ajudar a garantir que as operações sigam todas as normas e regulamentos aplicáveis, registrando automaticamente as atividades e mantendo registros precisos. Processos automatizados geram relatórios detalhados, facilitando auditorias e a rastreabilidade.
Sustentabilidade: A redução do desperdício é outro ponto importantíssimo. A automação pode otimizar processos a fim de reduzir o uso de materiais e energia, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Ademais, sistemas automatizados podem ser programados para operar de maneira mais eficiente, economizando energia.
Com tantos benefícios é evidente que diversas áreas já fazem uso dessa ferramenta. Na indústria, máquinas automatizadas e robôs são usados em linhas de produção para fabricar produtos de maneira rápida e eficiente.
Há também a automação de processos empresariais (BPA), envolvendo o uso de software para automatizar tarefas como o processamento de faturas, o gerenciamento de inventário, e a análise de dados. Automação de TI, por sua vez, inclui scripts e ferramentas que realizam tarefas de manutenção de servidores, monitoramento de sistemas, e deploys de software.
O Marketing não fica de fora, ferramentas de automação podem programar e enviar campanhas de e-mail, gerenciar redes sociais e monitorar o comportamento dos clientes. Ainda podemos citar a Automação residencial, que pode controlar sistemas como iluminação, climatização, segurança e aparelhos domésticos, geralmente por meio de um smartphone ou assistente virtual.
O fato é que a automação é uma peça-chave na transformação digital, permitindo a integração de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e Big Data. Com ela, empresas podem coletar e analisar dados em tempo real, facilitando a tomada de decisões estratégicas.
E é nesse contexto que a Enel Distribuição São Paulo está trocando os equipamentos tradicionais, que medem o consumo de energia nas residências, por um medidor inteligente. O Smart meter, além de melhorar a eficiência dos serviços, promete mudar a forma como os clientes gerenciam o uso de eletricidade em suas casas.
Trata-se de um dispositivo avançado que permite o sensoriamento remoto da rede de distribuição e do ponto de conexão com a rede elétrica nas casas ou nos estabelecimentos dos clientes, o que traz maior agilidade na atuação em caso de falta e monitoramento detalhado da qualidade do fornecimento da energia.
Além de coletar a leitura de consumo das residências e estabelecimentos de forma remota, também fornece informações sobre interrupções e falta de energia. Isto possibilita melhorar consideravelmente a qualidade do fornecimento, o tempo de localização e reposição de avarias. A tecnologia ainda armazena as medidas dos consumos de energia, permitindo coletar informações sobre a situação da rede elétrica em tempo real.
Segundo diz Guilherme Lencastre, presidente da Enel São Paulo, os novos medidores não apenas eliminam a necessidade de leitura manual, mas também oferecem uma efetividade na execução da leitura remota de 99%, reduzindo o faturamento, por média, do consumo. Eles também permitem que as operações de alguns serviços, como reconexões, sejam feitas de forma online. Se ocorrer uma falta de energia, a detecção é imediata, permitindo uma resposta mais ágil para resolver o problema.
“Além das vantagens práticas, o medidor inteligente representa um avanço na transição energética, preparando o terreno para futuras inovações como tarifas diversificadas e a integração de veículos
elétricos. Também reitera o compromisso da companhia com a sustentabilidade, por meio da redução da emissão de papel e da necessidade de deslocamentos para leituras manuais” - destaca Lencastre. Vale lembrar que a Enel é a primeira empresa no mundo a lançar o sistema de medição inteligente no Brasil, tecnologia já utilizada em grande escala na Europa.
A mudança e o futuro
A troca dos medidores vem sendo realizada de maneira estruturada. Inicialmente, os consumidores recebem um SMS informando sobre a visita da equipe para a substituição. As equipes responsáveis pela execução do serviço chegam uniformizadas, com crachás da empresa, e fornecem um folheto explicativo sobre o Smart meter e suas funcionalidades.
A iniciativa de aplicar a tecnologia de medição começou no início de 2021, com a instalação de 300 mil medidores nos bairros de Perus, Pirituba, Freguesia do Ó e Brasilândia. Em maio de 2024, a companhia atingiu a marca de 810 mil equipamentos instalados em sua área de concessão e já tem o maior parque de medição inteligente do país.
Do total de medidores instalados, cerca de 634 mil já estão sendo operados remotamente com todas as funcionalidades disponíveis: leitura de consumo de energia para faturamento, execução de cortes por inadimplência ou a pedido do cliente, religações e reconexões comerciais, identificação de falta de energia na casa do cliente, alarmes antifraudes, serviços comerciais para migração e ferramenta para gestão do consumo pelo app.
Com essa marca, a Enel SP chegou a 8% dos clientes com medição inteligente, tendo emitido mais de 7 milhões de faturas, 220 mil cortes, 180 mil religações entre outros serviços, tudo de forma remota. A expectativa é alcançar 1,3 milhão de medidores instalados até o final do ano.
Lencastre explica que o processo de substituição é rápido, levando de 10 a 20 minutos. A equipe realiza testes de conectividade antes de ativar o medidor, garantindo que tudo funcione corretamente. “O cliente pode acompanhar todas as etapas da substituição, o que assegura transparência e segurança. Caso haja dúvidas sobre a veracidade da visita, o consumidor pode verificar a informação no canal de atendimento da Enel, neste caso via telefone” - afirma o presidente da Enel.
Se o presente dos medidores inteligentes é prometedor, o futuro é ainda mais. As novas gerações desses equipamentos terão funcionalidades agregadas, entre as quais se destaca a capacidade de proporcionar informação aos clientes de imediato (em torno a dezenas de segundos), através dos sistemas centrais ou de um canal de comunicação.
Outro função prevista é o aumento dos parâmetros de rede medidos e da frequência de medição, melhorando o gerenciamento da rede de BT: curvas de quarto de horas que, entre outras coisas, permitem melhorar os processos de planejamento, eventos adicionais, curvas de tensão, etc.
É possível citar também a capacidade de processamento distribuído (edge computing) com muito mais granularidade e permitindo casos de uso adicionais, entre os quais se destacam: detecção da geração distribuída ou veículo elétrico, identificação de linha e fase dos medidores, desagregação de cargas, gestão da demanda, etc.
Espera-se ainda, que o Smart Meter seja a porta de entrada de uma série de novas possibilidades de serviços. Uma delas é a abertura do Mercado Livre de Energia, já que o medidor de energia inteligente é preparado para uma abertura total do mercado, em que os clientes poderão escolher de quem comprar energia elétrica.
Depois podemos destacar que o equipamento pode se conectar com sistemas de geração de energia solar e ainda estará preparado para ser integrado aos carregadores de bateria de carros elétricos.
Definitivamente, as características dos medidores inteligentes permitem proporcionar um serviço superior, melhorando a qualidade de fornecimento e oferecendo uma série de novas funcionalidades para que o cliente seja capaz de controlar e otimizar seu consumo elétrico.
Contato da empresa
Enel: www.enel.com.br