Filtrado - O que acontece no mercado de filtros
Por Curadoria Revista Meio Filtrante
Edição Nº 132 - Janeiro/Fevereiro 2025 - Ano 23
O que acontece no mercado de filtros
Donaldson destaca produtos e investimentos em videocast da Abrafiltros
Entrevista aborda sustentabilidade, inovações tecnológicas e o impacto de suas soluções no mercado industrial e automotivo.
O décimo terceiro episódio do videocast “Conversa com o Associado”, transmitido no canal do YouTube da ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso entrevistou Vanderson Medeiros, Líder País e Líder de Aftermarket e Giovani Ribeiro, Líder vertical Life Science & Food and Beverage da Donaldson, que se estabeleceu, inicialmente, em 2006, em Atibaia/SP, com a produção de filtros focada em motores, e, em 2015, migrou para Itatiba/SP já atendendo o segmento industrial e outros mercados com importações de outras filiais.
Medeiros abordou diversos temas, entre eles, a interação da empresa com a comunidade. “Trabalhar numa empresa de filtração traz muito a questão da sustentabilidade, como a colaboração com o meio ambiente já que o produto está ligado a um mundo mais limpo”, afirmou Medeiros, que também comentou sobre a importância do Descarte Consciente Abrafiltros e a participação da Donaldson neste programa e em outros projetos relacionados a resíduos poluentes e também à questões sociais.
Durante a entrevista, destacou a Unidade Mobile Solutions que atende grandes montadoras com produtos originais, reposição em período de garantia e a Mobile Solutions Aftermarket que atende à frota, pós período de garantia. Validação de produtos, tecnologia e investimentos também foram outros assuntos abordados. “Só neste ano, mais de 94 milhões de dólares foram investidos em pesquisa e desenvolvimento”, ressaltou Medeiros, citando que a empresa centraliza grande parte dos laboratórios em Minnesota, mas em Itatiba tem também laboratório para fazer testes dos filtros de ar.
Também falou sobre o aumento do percentual do biodiesel no diesel. “Usar um combustível é interessante, mas traz algumas dificuldades e demanda muita tecnologia. Por isso, a Donaldson desenvolveu uma linha de filtragem a granel que ajuda bastante neste caso”, disse.
Ribeiro falou sobre as soluções industriais da Donaldson, como a direcionada ao controle ambiental. “Isto traz qualidade de vida para os colaboradores e clientes”, diz. Ressaltou também as soluções de tratamento de gases e ar-comprimido, filtragem de diversos líquidos para os mercados essenciais, como alimentos, bebidas, farmacêuticos e cosméticos, sobre o desafio do período da pandemia, capacitação etc.
Para acessar na íntegra esse episódio do videocast que é patrocinado pelo grupo Supply Service, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=tDTlav_qvAc&t=391s.
Criada em 2006, a ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
Fonte: Verso Assessoria de Imprensa
Hengst Filtration expande sua presença no Brasil com a aquisição da Aeroglass, especialista em filtros de ar industrial
Com a Aeroglass, a Hengst está impulsionando sua transformação e fortalecendo sua posição na área de filtragem de ar industrial no Brasil
A Hengst Filtration adquire a Aeroglass, empresa especializada em filtros de ar industrial. Esta é a segunda aquisição da Hengst no mercado brasileiro de filtragem de ar industrial, após adquirir a Linter em 2022.
“Estamos muito satisfeitos com o fato de a Aeroglass agora fazer parte do Grupo Hengst. Para nós, é mais uma peça do quebra-cabeça em nossa transformação de um fornecedor automotivo para um especialista em diversas áreas da filtragem”, diz o CEO da Hengst, Christopher Heine. “Com a Aeroglass, estamos ganhando muita experiência e ampliando o acesso a novas áreas de aplicação em filtragem de ar industrial.”
A Aeroglass foi fundada em 1967 e, desde então, estabeleceu uma posição sólida no mercado brasileiro. As áreas mais importantes de aplicação de suas soluções de filtragem são sistemas de ventilação, hospitais, cabines de pintura e outras áreas e aplicações industriais. A empresa tem cerca de 90 funcionários e está sediada na cidade de Cotia, zona oeste de São Paulo.
“A Aeroglass é uma empresa sólida que está totalmente alinhada com os nossos valores de fazer do nosso planeta um lugar mais puro através de tecnologias em filtração”, enfatiza Marco Bertolin, CEO da Hengst no Brasil e América Latina.
De acordo com o executivo, a Aeroglass integra um portfólio de filtragem industrial de alto padrão, com uma linha excelente e variada de produtos, promovendo as melhores soluções e alternativas aos clientes, somadas a uma longa história de sucesso e consolidação no mercado, além de uma equipe de profissionais altamente capacitada.
Juntamente com a Aeroglass, a Linter e o negócio de filtros de ar industrial da Hengst Air Filtration (anteriormente Delbag), que existe desde 2018, a Hengst agora possui uma grande expertise no ramo e está ativa em muitos mercados em todo o mundo.
Ulrich Eich, Vice-Presidente Global para a unidade de negócios FIE (Filtration for Industrial and Environment) e Marco Bertolin, CEO da Hengst Brasil, são responsáveis pela integração da Aeroglass ao Grupo Hengst. Além disso, os atuais diretores, Waldemar Manso e Francisco Lopes, que lideraram com sucesso a Aeroglass por muitos anos e a estabeleceram no mercado, farão parte desta transição como um elo muito importante entre as empresas.
Inovação e sustentabilidade global no gerenciamento de fluidos
Como uma empresa familiar com atualmente 3.600 funcionários em 25 localidades, a Hengst Filtration é sinônimo de inovação em filtragem e gerenciamento de fluidos em todo o mundo.
Os produtos da empresa contribuem para tornar o mundo um lugar mais limpo. A companhia fornece sistemas de filtragem que são líderes em tecnologia para as áreas de engenharia mecânica e de instalações, filtragem industrial, hidráulica, ciências biológicas e saúde.
As soluções personalizadas são usadas em salas médicas, sistemas de ar-condicionado, equipamentos de limpeza, plantas industriais, ferramentas elétricas e robôs.
Tornando o planeta um lugar mais puro
Mobilidade, saúde, economia, proteção ambiental e sustentabilidade: A Hengst Filtration trabalha diariamente nas principais questões do nosso tempo. E isso com o objetivo de tornar o planeta um lugar mais limpo. Ao fazer isso, torna possíveis as tecnologias voltadas para o futuro em todos os setores do mundo.
A empresa também é fornecedora de série para a indústria internacional de veículos e motores e parceira de desenvolvimento para conceitos de unidade e mobilidade com foco no futuro.
Fonte: CW Consult