Filtros Das Aeronaves: Uma Questão De Segurança

Presença de contaminantes reduz a confiabilidade do equipamento



Filtros Das Aeronaves: Uma Questão De Segurança


Imagine um veículo automotor que ao pegar a estrada para uma viagem enfrenta um problema ocasionado pela má manutenção do filtro. Como se trata de um carro ele pode, facilmente, estacionar em um acostamento até encontrar ajuda ou a melhor solução. No entanto, essa opção não está disponível para as aeronaves. Os aviões necessitam que todos os seus equipamentos funcionem corretamente e de forma adequada. Isso porque, qualquer falha nas alturas pode resultar em uma verdadeira catástrofe. Filtros Das Aeronaves: Uma Questão De Segurança
Nesse sentido, os filtros utilizados pelas aeronaves desenvolvem um papel importante e devem ser substituídos conforme preconiza o manual do veículo aéreo. "O cuidado está relacionado com o grau de limpeza a ser atingido e também a presença de água. Os filtros trabalham em conjunto para atingir o grau de pureza necessário e garantir a segurança do combustível da aeronave", afirma o engenheiro da Avi Mach Equipamentos, George Roger Garcia.
O especialista explica que as aeronaves contam, basicamente, com três tipos diferentes de filtros: Micrônico, utilizado para remover o material particulado, conforme a norma EI1590; Coalescedor / Separador, que remove e atua no particulado, por separação física, de acordo com a norma EI1581; e o Monitor, utilizado para remover água por absorção, conforme previsto na norma EI1583. "A presença do material particulado pode entupir filtros a bordo da aeronave e restringir o volume de combustível chegando ao motor. Já a presença de água pode provocar congelamento do combustível ou apagar a turbina durante a queima. Qualquer que seja a falha o resultado pode ser catastrófico", comenta George Roger.
Na opinião do diretor técnico da WMF Solutions, Willian Castro, os equipamentos de filtragem mais importantes são: "os filtros hidráulicos e de combustíveis. Isso porque, queimas inadequadas, devido à contaminação do combustível, são consideradas como um fator de custo, além de comprometer a preservação ambiental".


Como todo o sistema hidráulico, é imprescindível que o óleo seja limpo e seco, o que reforça a importância do cuidado com o sistema de filtração da aeronave. "Os principais tipos de filtros são aqueles voltados para a manutenção dos sistemas hidráulicos que controlam a aeronave e aqueles que tratam da limpeza do combustível utilizado", explica o diretor técnico da WMF Solutions.
Ainda de acordo com o diretor técnico da WMF Solutions, o óleo hidráulico utilizado pelas aeronaves possuem características específicas e necessitam de atenção redobrada e cuidados especiais. "Quanto ao sistema de filtragem de óleo hidráulico utilizado um fato se sobressai: o óleo utilizado não possui as mesmas características de um óleo lubrificante ou hidráulico comum. As variações de temperatura a que estes sistemas estão sujeitos, aliadas à rápida degradação do óleo pelas próprias condições de serviço, tornam a remoção de partículas, água e verniz essenciais", destaca Willian.
Para George, o bom funcionamento desse sistema de filtração está diretamente relacionado à confiança e segurança do avião. "A presença de contaminantes reduz a confiabilidade do equipamento e aeronave", enfatiza o engenheiro da Avi Mach.


Filtros Das Aeronaves: Uma Questão De Segurança



A manutenção e cuidados com os filtros de uma aeronave é um ponto muito importante. As informações fornecidas pelo fabricante do equipamento devem ser seguidas à risca para evitar possíveis acidentes que podem comprometer a segurança e a vida dos passageiros. "Mais do que em qualquer outra situação, as recomendações do fabricante devem ser seguidas", alerta Willian Castro.
Os cuidados vão depender primeiramente do tipo de filtro utilizado na aeronave. "Nos filtros de combustível de solo a manutenção depende do tipo de filtro empregado. No geral elementos micrônicos são substituídos a cada dois anos ou quando o diferencial de pressão atingir 22 psi. Filtros coalescedores separadores também são substituídos a cada dois anos ou 15 psi ou ainda quando houver qualquer sinal de mau funcionamento como, por exemplo, presença de água na saída, alteração brusca do diferencial de pressão etc.", comenta George Roger.
O mesmo ocorre com os filtros que são instalados nas unidades abastecedoras, também conhecidas como caminhões. "Filtros monitores são instalados nas unidades abastecedoras e são substituídos uma vez ao ano ou quando atingem 25 psi ou ainda quando impedirem o fluxo de combustível", explica o especialista da Avi Mach.


O sistema de filtração das aeronaves tem conquistado nos últimos anos importantes avanços, que garantem a segurança do veículo aéreo e a preservação ambiental. "Podemos destacar como as principais inovações dos sistemas de filtração das aeronaves os sistemas de reabastecimento com microremoção de partículas e água para o combustível e o tratamento do óleo hidráulico em terra, sem necessidade de substituição por uma nova carga", indica o diretor técnico da WMF Solutions, Willian Castro.
As normas impostas para o setor também evoluíram, como explica o representante da Avi Mach, George Filtros Das Aeronaves: Uma Questão De SegurançaRoger. "Inovação é pouca! O que existe é evolução da norma correspondente. Por exemplo, a norma EI1581 referente a filtros Coalescentes/Separadores mudou de edição em 2002 e as alterações têm a ver com melhoria na performance dos elementos na presença de surfactantes, tolerância dos elementos a aditivos no combustível, formas de teste, formas de homologação, unificação de norma civis e militares. Já a norma EI1583 vem sendo atualizada e o principal objetivo é limitar a migração de SAP (Super Absorbent Polimer), endereçar problemas eletrostáticos, e trabalhar para melhoria dos elementos".


A WMF comercializa equipamentos direcionados ao tratamento do óleo hidráulico e de lubrificação de sistemas de turbinas. "Normalmente são aplicados às turbinas em terra (geração de energia), mas também são aplicáveis para tratamento de óleo de aeronaves", afirma Willian Castro.
Já a Avi Mach produz no Brasil vasos filtrantes de todos os tipos sobre licença da Velcon, que é o fornecedor americano da empresa. "O objetivo é reduzir custo, prazo de entrega e atender melhor a legislação local. Para aviação todos os elementos são importados tendo em vista a necessidade de homologação de acordo com as normas vigentes válidas para todo o mundo e a aprovação das principais companhias de petróleo do planeta", declara George Roger.

Publicidade