Setor De Filtragem Marca Presença Na 3ª Automec

Além de atender às exigências das novas normas do Proconve 7, as linhas de filtros vão além e mostram na Feira sua importância para preservar o meio ambiente e garantir mais vida útil ao veículo pesado em seus vários elemento


Setor De Filtragem Marca Presença Na 3ª Automec

A característica de toda feira, entre outras que possam ser citadas, é trazer as novidades tecnológicas e últimos lançamentos para conhecimento do público-alvo porque nos chama a atenção o avanço e modernização dos produtos que estejam expostos. Estar presente à 3ª Automec Pesados & Comerciais Feira Internacional especializada em peças, equipamentos e serviços para veículos pesados e comerciais, realizada entre 10 e 14 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, foi mais uma destas oportunidades. Recebendo o apoio de entidades representantes do setor, como Sindipeças, Sindirepa-SP, Sincopeças-SP, Andap e Sicap, os visitantes puderam ver os lançamentos, fazer contatos e fechar negócios, em um ambiente descontraído que reinou dentro dos estandes no qual muitos já se conhecem. O importante também foi apresentar um diferencial aos clientes.
Para Francisco Rafael Bastiani, gerente de Vendas IAM da Hengst, empresa que oferece soluções em filtragem e gerenciamento de fluidos, o movimento estava acima das expectativas e quem procurasse por autopeças para pesados conseguiria encontrar de tudo na Feira. Na opinião dele, não se tratou de uma feira de negócios, mas, sim, para fazer contatos e networking. "O importante é estar presente com a marca na Feira. Por isso, coloquei toda a minha força de vendas aqui no estande. Organizei um time mesmo para trocar informações." A equipe que montou deu suporte para os clientes durante a feira em diversas áreas. "Tenho engenheiros consultores para tirar dúvidas dos produtos e pessoal de marketing para ouvir mais de perto as solicitações dos clientes e levantar diferenciais do mercado, além de profissionais da área comercial, ou seja, fornecemos todo o suporte que o nosso visitante precisasse", afirma, empolgado com a ação. A empresa, que conta com market share de 1% na linha de pesados, pretende aumentar em 23% suas vendas para 2012 e, para isso, tem, entre seus planos, aumentar seu portfólio e lançar 25 produtos durante o ano da linha pesada motor P7.


Setor De Filtragem Marca Presença Na 3ª Automec

Setor De Filtragem Marca Presença Na 3ª Automec

Setor De Filtragem Marca Presença Na 3ª Automec


Balanço
Foram 542 marcas expostas e cerca de 30 mil pessoas presentes à 3ª Automec, segundo dados da assessoria de imprensa da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento. A Feira apresentou os últimos lançamentos da indústria de autopeças para veículos pesados, equipamentos de manutenção, acessórios e tuning, distribuidores, fornecedores, equipamentos de segurança, logística, reparação e manutenção, distribuidoras de petróleo e derivados, etc. O destaque foi para as novas tecnologias desenvolvidas com a chegada do Euro V, chamado Proconve 7 no Brasil, que acabou movimentando todo o mercado de pesados. Devido ao lançamento de novos modelos de veículos e aumento da frota que circula, o mercado acaba se transformando e empresários e setor de reparação precisam acompanhar estas mudanças. A Feira foi o momento de buscar informação, perceber as tendências e se atualizar.


Segundo Laine Cracco, gerente de vendas, e Mauro Urbinatti, gerente comercial, ambos da Polifiltros, fabricante de filtros da marca Turbo e distribuidora de produtos de diversas empresas de filtração, é muito importante estar presente com a marca na Feira pela visibilidade e exposição que traz. Assim como nas anteriores, conforme disseram, na de 2012, houve maior participação dos parceiros e lançamentos acompanhando a evolução do mercado, além de novos clientes. A comprovação do que afirmaram veio pelo aumento do estande da empresa nas três feiras. "Na primeira, nosso estande tinha 25 metros, 50 metros na segunda e aumentamos para 100 metros em 2012", explica Laine. O sucesso se deve, como esclarece a gerente de vendas, à visibilidade junto ao cliente. Para 2012, a empresa quer aumentar em 10% as vendas. Seu foco para acompanhar o mercado agora é fazer filtros para caminhões chineses, não no mesmo volume que para os nacionais, e máquinas de construção linha amarela. "A Polifiltros também está investindo R$ 500 mil em modernização e ampliação da capacidade produtiva", afirma Laine.
Paulo Nascimento, supervisor de Vendas OEM da Parker Hannifin, provedora de soluções tecnológicas no setor de filtragem, teve outra percepção da feira. "Os clientes compareceram, apesar de a feira ter diminuído em relação às outras", afirma. Ele comenta que a presença da empresa no evento é para encontrar os clientes e apresentar os novos produtos OEM/OES. "Queremos aumentar as vendas em 15% em 2012 em pesados. Para que as vendas cresçam, nosso foco maior é no mercado de reposição de peças", enfatiza. Nascimento explica que, devido à entrada em vigor da adequação dos motores às normas do Proconve 7, Euro 5, as montadoras estão com dificuldade de escoar a produção e o mercado está retraído. "A previsão é que na metade do ano tudo se normalize", aponta, confiante.  
Com nova estrutura, portfólio e posicionamento, a Donaldson Filtros, empresa que fornece sistemas de filtragem e peças de reposição, pretende aumentar em 40% as vendas em 2012, média que vem mantendo desde 2006, ou seja, há seis anos. Para Silvio Louro Filho, gerente de vendas EAFM da empresa, a 3ª Automec é mais uma nova oportunidade de mostrar toda a tecnologia que a companhia oferece mundialmente para o mercado brasileiro. Segundo ele, para garantir este diferencial, a empresa investe de 2% a 3% em pesquisas e desenvolvimento envolvendo 550 engenheiros no processo em vários países. A empresa fabrica 64 mil itens no mundo todo. No Brasil, são 1.500 com possibilidade de mais 3 mil itens novos. Conforme explica o gerente de vendas, 70% dos produtos são feitos fora do País e 30% no Brasil produzidos em uma fábrica própria. Presente de diferentes formas desde que chegou ao Brasil e com market share de 2%, o objetivo da empresa agora é se tornar mais conhecida no País e a área de Vendas conta hoje com três coordenadores regionais para apresentar a tecnologia. "É um trabalho de campo realizado junto aos frotistas e demais clientes para mostrar a tecnologia dos produtos Donaldson e a relação custo por km, entre outros atributos", destaca Louro Filho. 


Certificação de autopeças de reposição
A Automec também foi espaço para informar e buscar conscientizar os fabricantes de autopeças, distribuição, vendas no varejo e oficinas sobre a importância da certificação das autopeças de reposição de veículos vendidas no Brasil. A certificação torna-se obrigatória à partir de 1º de janeiro de 2013 pela Portaria 301/2011, do Inmetro, para algumas autopeças, já que existem certificações de outras autopeças em vigor. O Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), do qual faz parte Sindipeças, Andap/Sicap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP, entidades representantes do setor da reposição automotiva, dirigiu as ações do tema na Feira.
O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), certificado pelo Inmetro, fará avaliação. Com a certificação, as peças receberão o selo do Inmetro. O varejo terá até 2014 para vendê-las com o selo. Esta exigência faz com que se evite comercializar peças de origem duvidosa no mercado que acabam colocando em risco a vida das pessoas, combatendo, assim, a falsificação e pirataria por meio de um rigoroso controle de qualidade. Pela Portaria 301/2011, as autopeças a serem certificadas são: amortecedores de suspensão; bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto; buzinas; pistões de liga leve de alumínio; pinos e anéis de trava (retenção); anéis de pistão; bronzinas; e lâmpadas.




Filtros na estocagem
Nos sistemas de filtragem a granel que a Donaldson dispõe, é preciso aplicar o número certo de filtros voltados a uma viscosidade específica para obtenção de queda de pressão mínima. A filtragem de grande escala faz a remoção de contaminantes dos fluidos antes do bombeamento para o equipamento. A filtragem de entrada, por exemplo, reduz o risco de contaminação na estocagem de fluídos em grandes tanques, mantendo os níveis de limpeza, e pode ser configurada para altas taxas de fluxo, minimizando as quedas de pressão. Durante a estocagem, o papel dos filtros próprios para esta fase é reduzir o risco de entrada de bolor e contaminantes nos tanques. A filtragem final de saída, em razão do próprio tanque muitas vezes se constituir em fonte de contaminação, garante níveis de limpeza de ISO.


A Donaldson fez oito lançamentos de filtros de ar para todo o mercado de caminhões nacionais. A linha de filtros de ar é nova e a empresa fabrica somente para o mercado brasileiro. Um deles é o filtro Ultra-Web® Nanofibra, que captura maiores quantidades de poluentes finos, chegando a reter cinco vezes mais volumes de poluentes que os filtros de ar de celulose convencionais. A diferença entre as duas é que fibras de celulose convencionais são grandes e têm espaços maiores entre si, deixando penetrar mais contaminantes, dificultando a passagem do fluxo de ar e resultando em maior restrição e menos capacidade. Já as nanofibras têm submicron de diâmetros e espaços pequenos, que conseguem capturar mais contaminantes, liberando o fluxo e protegendo mais o motor.
Na linha de filtragem de combustíveis, o destaque é a nova válvula de dreno para filtro separador Twist & Drain™, que leva metade do tempo para drenar a água, um benefício para os pesados que têm que fazer a drenagem da água todos os dias porque torna a prática mais fácil.

Setor De Filtragem Marca Presença Na 3ª Automec
Setor De Filtragem Marca Presença Na 3ª Automec
Setor De Filtragem Marca Presença Na 3ª Automec
Setor De Filtragem Marca Presença Na 3ª Automec

 

Neste produto, também existe uma cuba por onde se pode visualizar a água e perceber quando a drenagem está terminando. Entre os produtos para as normas do Proconve 7 oferecidos pela empresa, estão a filtragem a granel, que serve para garantir o nível de contaminantes exigido pelos novos motores P7 e reduzir os gastos com injetores de combustíveis e os filtros com mídia sintética de três camadas que também atendem às exigências de contaminantes. Outro modelo citado são os filtros de ureia, que evitam cristais de ureia chegando ao injetor. "O que a Donaldson quer é entregar aos frotistas um combustível melhor e mais límpido, garantindo uma carga menor para o injetor e custo de reposição dos caminhões, o que auxilia ainda no Proconve 7", afirma Louro Filho.
São três lançamentos que a Parker apresentou durante a Feira, o Arla 32 do Proconve 7, aditivo para radiador e oxidante para diesel, conforme esclarece Paulo Nascimento. Na área de filtros, a preocupação da empresa também é fabricar produtos com baixo impacto ambiental, com a linha LEIF, Low Environmental Impact Filter, que permite a incineração depois do fim do seu ciclo de vida, o que ajuda a diminuir a emissão de resíduos no ambiente. Os destaques apresentados na Feira foram o Lube Green Filter, de óleo lubrificante para 520 CV, de mídia sintética, Beta 10 = 200 (ISO/6889), cuja capacidade foi prolongada de 30 mil km para 60 mil km, e os separadores de água Green Maxx, para caminhões pesados, e o Snapp, utilizado para utilitários.

Publicidade