Catalisador De Automóveis: Uma Peça Essencial Ao Meio Ambiente
Por Suzana Sakai
Edição Nº 57 - Julho/Agosto de 2012 - Ano 11
Equipamento reduz em até 98% a poluição emitida pelos veículos
Considerado como uma das mais importantes inovações tecnológicas dos veículos automotivos, o catalisador é uma peça essencial para a preservação da saúde, da qualidade de vida e do meio ambiente. Isso porque, o equipamento consegue converter em até 98% dos gases nocivos dos automóveis em gases inofensivos ao meio ambiente.
O produto foi desenvolvido para as montadoras americanas na década de 70. No Brasil, no entanto, só passou a ser adotado 20 anos mais tarde, quando foi implantado o Programa de Controle da Emissão Veicular (PROCONVE). Apesar no atraso em sua implantação no território brasileiro, o equipamento tem ganhado cada vez mais destaque no país. Em abril de 2010, por exemplo, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) colocou em vigor a portaria 346/2008, que obriga a aplicação de selo de avaliação de conformidade nos catalisadores de veículos leves com motores a gasolina ou álcool. A exigência foi implantada com o objetivo de preservar o meio ambiente e combater o comércio de peças falsificadas ou de baixa qualidade.
Obrigatoriedades como esta, imposta pelo Inmetro, não representam grandes problemas para as indústrias que estão dispostas a oferecer o que há de melhor no mercado para os seus clientes, considerando a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população, como é o caso da Johnson Matthey Catalisadores, que possui 15 fábricas e nove centros de desenvolvimento espalhados pelo mundo, além de muitas outras de diferentes divisões, que trabalham na produção de equipamentos que prezem pela redução da poluição. "Nossos produtos são projetados e produzidos para permitir que os fabricantes de veículos atendam às mais rigorosas exigências das legislações ambientais em vigor no país e no mundo. O catalisador automotivo produzido pela Johnson Matthey reduz em mais de 90% a emissão de gases poluentes pelos veículos automotores, contribuindo para a saúde da população em geral e para o meio ambiente", afirma Rogerio Souza, representante da Johnson Matthey South América.
Outra indústria de destaque na produção de catalisadores de qualidade é a Umicore, empresa que investe cerca de 80% do orçamento da área de Tecnologias Limpas em P&D, desenvolvendo produtos limpos tais como catalisadores para controle de emissões, materiais para baterias recarregáveis e fotovoltaicas, células de combustível e reciclagem de metais preciosos. A fabricante produz seus catalisadores dentro das exigências da legislação e conta com diversos certificados que comprovam a qualidade dos produtos, como explica o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Umicore, Carlos Eduardo Moreira. "No nosso laboratório trabalhamos produtos de acordo com a legislação e prestamos serviços às montadoras. A Umicore atende a todos os padrões internacionais de qualidade e meio ambiente. A empresa conta com importantes certificados, como a NBR ISO/TS 16949:2009 (Sistema de Qualidade na Indústria Automotiva), a NBR ISO 14001:2004 (Sistemas de Gerenciamento do Meio Ambiente) e a OHSAS 18001:2007 (Segurança e Saúde). A Umicore também é signatária do Programa de Atuação Responsável, da Associação Brasileira das Indústrias Químicas - ABIQUIM, que é baseado em 92 diretrizes ligadas aos temas: segurança de processos industriais, segurança do trabalhador, segurança de produtos, segurança de transportes, meio ambiente, social, todas voltadas e alinhadas com a missão, visão e valores da Umicore. No final de dezembro de 2010, a Umicore submeteu sua fábrica de Americana ao processo de certificação SA 8000, a mais importante norma internacional para ações de responsabilidade social. O processo foi finalizado em meados de junho de 2011 com a emissão do certificado SA 8000", revela.
O Brasil, hoje, é um dos mercados de produção de catalisadores automotivos que mais cresce no mundo, o que gera a perspectivas das empresas de realizar novos investimentos nessa área para atender a crescente demanda.
Atenta a essa necessidade, a Umicore, que tem suas atividades brasileiras centradas em três áreas de negócios - Catálise, Materiais de Performance e Reciclagem -, já tem investido nesse setor. "A Unidade de Catalisadores Automotivos no Brasil é de importância estratégica para a Umicore. No início de maio deste ano, anunciamos o investimento na expansão de nosso Centro Tecnológico de Emissões Veiculares, localizado em Americana (SP). O Centro Tecnológico tem a função de desenvolver soluções específicas para o mercado sul-americano, devido às características de combustível, legislação e motorização. O investimento visa atender às futuras legislações de emissões na América do Sul e as mais severas legislações internacionais atuais suportando tecnicamente todos os clientes localizados na América do Sul", comenta Carlos Eduardo.
Com esse investimento, a Umicore entrou em uma posição de destaque no mercado, sendo o único fabricante de catalisadores automotivos a possuir um centro de pesquisa e desenvolvimento na América do Sul. "A empresa possui todo o suporte para o desenvolvimento local para veículos leves e pesados, sendo de extrema importância pelas questões de combustíveis e tipos de veículos da América do Sul, bem como as motorizações com combustíveis alternativos", declara o gerente de Desenvolvimento de Negócios da empresa.
A Johnson Matthey Catalisadores também está atenta às perspectivas do mercado e aposta na combinação de especialistas competentes com a adoção das mais modernas tecnologias do mercado para suprir as demandas dos consumidores brasileiros e da legislação nacional. "Nossa empresa se diferencia no mercado porque conta com um time de especialistas com vasta experiência no setor automotivo nacional, e que aplica aqui as mais modernas tecnologias desenvolvidas em nossos centros de desenvolvimento do mundo todo, gerando alta performance a custos muito competitivos" afirma Rogério Souza.
A expertise adquirida pelas empresas no trabalho com os combustíveis brasileiros tem ganhado destaque no mercado mundial, como explica o representante da Johnson Matthey Catalisadores: "O uso de nossas tecnologias em veículos flex-fuel nos colocou na vanguarda mundial nesse seguimento, hoje em dia muitos profissionais dos Estados Unidos e Europa nos procuram para aprender com nossa experiência com o Etanol como combustível", revela Rogério.
O catalisador é uma peça que integra o sistema de exaustão dos veículos. Formado por um núcleo cerâmico com inteligência agregada, o equipamento tem a função de converter até 98% dos gases nocivos do automóvel em gases inofensivos ao meio ambiente. "O núcleo cerâmico do catalisador é impregnado dos metais nobres como Ródio, Platina e Paládio. Os gases tóxicos provenientes da combustão do motor reagem quando em contato com os metais numa reação química. A reação que ocorre dentro do catalisador transforma gases tóxicos (Monóxido de Carbono -CO, Hidrocarbonetos - HC e Óxidos de Nitrogênio - NOx) em gases inofensivos à saúde (Dióxido de Carbono - CO2, Nitrogênio - N2 e água - H2O)", informa Carlos Eduardo.
Um catalisador genuíno, que vem no veículo novo, tem durabilidade mínima de 80 mil quilômetros. Trincas, quebras, derretimento e entupimento da cerâmica também são sinais para a troca imediata, além da não conversão dos gases. A durabilidade de um catalisador automotivo depende muito das condições de manutenção do veículo. Fatores como: falhas de ignição, queima de óleo, qualidade do combustível afetam diretamente seu funcionamento.
Os catalisadores para o mercado de reposição têm durabilidade mínima de 40 mil quilômetros conforme regulamentação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A verificação deve ser feita por profissionais especializados em oficinas e centros automotivos. "Em caso de necessidade de troca da peça, o consumidor deve exigir o certificado de garantia, a nota fiscal e a embalagem padronizada do produto, garantindo a originalidade do catalisador e o perfeito funcionamento do motor", alerta o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Umicore.