Tecfil Faz Entrega Do Prêmio “Projeto Fornecedor 2011”
Por Alexandre De Aquino - Da R
Edição Nº 54 - Janeiro/Fevereiro de 2012 - Ano 10
Sempre a procura de estreitar e fortalecer os laços com seus fornecedores, a Tecfil realizou no dia 28 de novembro à partir das 13h, o “Projeto Fornecedor 2011”, que chegou a sua 14ª edição.
Sempre a procura de estreitar e fortalecer os laços com seus fornecedores, a Tecfil realizou no dia 28 de novembro à partir das 13h, o "Projeto Fornecedor 2011", que chegou a sua 14ª edição. A empresa resolveu mudar um pouco o conceito do evento em relação aos anos anteriores, quando só eram convidados a participar, empresas que seriam premiadas. Nesta última edição, 70 empresas foram convidadas a estar presente no hotel Caesar Park International Airport, em Guarulhos, gerando assim, certa expectativa no auditório em relação a quais empresas seriam premiadas por sua excelência em seu trabalho.
Ricardo Brandão, diretor de administração e suprimentos explica o porquê da mudança: "Entendemos que é um desafio para quem não foi premiado buscar este título no próximo ano", afirma. "A empresa hoje estimula seus fornecedores na busca pela inovação, na busca pela melhoria contínua", avalia. "Por isso entendemos que era importante a participação de todos os nossos parceiros", finaliza.
Apresentado pelo mestre de cerimônias, Eder Luiz, diretor de conteúdo esportivo da rádio Transamérica, o evento começou com a palavra dos diretores da empresa: Alexandre Borges, Carlos Mourão, Ricardo Brandão e Ricardo Pessoa. Todos, sem exceções, fizeram suas considerações sobre a 14ª edição do Projeto Fornecedor e também falaram um pouco sobre o seu ramo de atuação, apresentando as expectativas de crescimento do mercado automotivo e também o aumento da demanda de produção da Tecfil para os próximos anos.
"Este é particularmente o segundo ano em que participo deste evento. É algo extremamente importante para a nossa empresa. Isto não está apenas relacionado a parte de finanças, mas abrange um ponto de vista maior que é o de estabelecer parcerias com os fornecedores para que possamos construir o futuro da nossa empresa", disse Felipe Trench, controller da Tecfil. "Eu entendo que sempre primamos por estimular este tipo de evento e que devemos continuar estimulando. Aqui podemos trocar ideias com os fornecedores, podemos estar mais próximos deles e também podemos até viabilizar novos negócios", acrescentou.
Durante a realização da cerimônia de premiação, a Tecfil apresentou números e falou sobre o crescimento do setor automobilístico e também sobre o aumento da demanda na fabricação de filtros para os próximos anos. Antenado ao crescimento de sua cliente, a JB Equipamentos Industriais, vencedora do prêmio pela nona vez e também vencedora do prêmio destaque em qualidade do produto promete investimentos fortes para suprir as necessidades e acompanhar as exigências do seu cliente.
"A JB tem como principal referência os índices que a Tecfil tem definido com ela mesmo e que chegam ao nosso conhecimento. Como parceiros da empresa, o nosso propósito maior é atender a Tecfil em toda a extensão da linha de juntas e borrachas. Estamos preparados para atendê-los hoje e estaremos preparados para investir e acompanhar o crescimento da demanda", afirmou Carlos Loira, diretor industrial da JB.
|
---|
Os fornecedores somente são premiados e aprovados após uma análise constante de desempenho e eficiência, conforme sistema de gestão e acompanhamento dos fornecedores, através do IQF – Índice de Qualidade do Fornecedor, medido em três quesitos: qualidade do produto final, que corresponde a 50% da nota; pontualidade de entrega, 44% da nota; e atendimento comercial e saúde financeira do fornecedor, que equivalem a 6% da nota.
A premiação é concedida à cadeia de fornecedores que se destacaram no cumprimento das metas anuais, atualmente composta por 77 fornecedores, e dividida em oito segmentos, sendo: aço, papel, estampados, embalagens, tintas, adesivos/colas, componentes e filtros. Para conquistar a premiação, o fornecedor deve atingir e manter um IQF superior a 90 pontos por mês.
"Se este fornecedor fez 95 pontos durante 11 meses e em um mês 89 pontos, ele não tem direito ao prêmio. Além disso, nosso sistema avalia dentro das oito cadeias, o quanto cada fornecedor corresponde dentro desse grupo", comenta Gerson Ferrante, do departamento de qualidade.
A performance de entrega do fornecedor é medida e acompanhada de perto pela Tecfil. Para obter índices altos neste quesito, o fornecedor além de entregar na data prevista, tem que apresentar inovações em logística e melhoria contínua. "Avaliamos como cada fornecedor atua com seu sistema de logística, qual o tipo de gestão aplicada, o que é fundamental para mantermos a qualidade do fornecimento", afirma Flavio Boni, do departamento de logística.
Foram convidados também alguns prestadores de serviços que se destacaram em 2011.
Nesta edição, além do certificado dado a todos aqueles que atingiram suas metas, também foram entregues mais quatro troféus de destaque nas categorias: inovação, qualidade do produto, atendimento comercial e pontualidade na entrega.
Após as considerações da diretoria da Tecfil, o evento seguiu para o grande momento da tarde. O mestre de cerimônias, Eder Luis, anunciou uma a uma as 21 empresas que atingiram o IQF e que conquistaram o certificado pelo seu bom desempenho durante o ano.
A única a ganhar pela primeira vez o prêmio foi a gráfica e editora Unic. O restante dos participantes já haviam chegado ao topo em pelo menos uma oportunidade. É o caso, por exemplo, da
Exper, fabricante de chapas perfuradas e expandidas, que oferece a Tecfil peças montadas em tubo soldado e que levou nesta edição do Projeto Fornecedor 2011 a sua segunda certificação.
"Com esse prêmio somos obrigados a melhorar e ganhar, de novo, no ano que vem. A conquista será apresentada à diretoria e aos funcionários para que o nosso padrão de qualidade seja mantido ou aprimorado", garante João E. Severino, gerente comercial da Exper. "Para nós foi ótimo receber esta certificação. Foi um grande presente e nos deixa muito felizes e motivados para o próximo ano", ressalta.
|
---|
O grande diferencial da edição 2011, no entanto, foi a criação de troféus para os destaques do ano, o que gerou mais ansiedade e surpresa para os participantes da festa. Entre os vencedores estiveram a Armco (destaque de inovação), a JB (destaque em qualidade do produto), a Exper (destaque em atendimento comercial) e a Gráfica Rex (destaque em pontualidade na entrega).
João E. Severino, gerente comercial da Exper falou sobre a parte comercial de sua empresa: "Somos bem rápidos para o cliente. Qualquer problema nós corremos atrás e buscamos uma solução."
Manuel M. G. Lopes, diretor técnico comercial da Armco que ficou com o troféu de destaque em inovação agradeceu: "É com grande satisfação que a gente procura estar envolvido em todo este processo para atender da melhor maneira possível as necessidades do nosso cliente. A gente sabe da dificuldade que existe em função do que a cadeia automotiva necessita. Então estamos preparados para atender todas as necessidades técnicas que a Tecfil possa vir a precisar", concluiu.
"Logicamente foi uma agradável surpresa termos sido premiados com o prêmio de destaque em qualidade do produto. Nosso trabalho é feito com bastante consciência, nós trabalhamos com tecnologia de ponta para este tipo de material que impõe uma série de dificuldades", explicou
Carlos Loira, diretor industrial da JB. "Por um lado para nós não é uma surpresa no ponto de vista de material de qualidade, porque sabemos que fazemos um produto de qualidade. Mas por outro lado, existem outros fornecedores que também trabalham com bastante qualidade, o que enaltece e torna ainda mais agradável sermos chamados para receber o prêmio", emendou. "Vamos continuar dentro da nossa linha de trabalho para ver se no próximo ano continuamos com as conquistas" encerrou.
|
---|
Após a entrega dos prêmios, Ricardo Brandão, diretor administrativo e de suprimento fez suas considerações finais sobre o evento e sobre o sistema Kaizen implantado na empresa: "Este evento já faz parte da nossa cultura. Notamos que um dos efeitos principais da implantação do Kaizen, obviamente, além dos ganhos de produtividade e reduções de custos nas nossas fábricas é o estímulo aos nossos colaboradores, a motivação que podemos dar a eles. A partir do momento que as pessoas sentem que são valorizadas, que suas ideias são ouvidas, ela tem mais prazer em trabalhar", encerrou.