Filtrado

O que acontece no mercado de filtros





A Mann+Hummel desenvolveu um novo design de skid modulares de microfiltração e ultrafiltração para até 50 módulos de filtro em paralelo, que pode ser adaptado facilmente para atender às necessidades específicas de cada cliente e suas aplicações.
Dentre as diversas vantagens apresentadas pelo sistema da Mann+Hummel ganha destaque o conceito de cross-flow aplicado nestes novos módulos, que proporcionam economia de energia, facilidade de limpeza e aumento da flexibilidade operacional. O modo de cross-flow gera alta velocidade ao longo da membrana proporcionando assim o arraste de produtos que geram incrustações (fouling), com isto menos agentes de limpeza são necessários para a regeneração da membrana.
Outro destaque dos módulos Mann+Hummel é a utilização de ar de processo para auxiliar na limpeza das membranas, melhorando assim a eficiência  da limpeza. Este fluxo de ar, que é dividido em duas fases, aumenta a força exercida sobre as partículas de sujeira que são depositadas na superfície da membrana ou nos poros. As duas fases do fluxo reduz o consumo de água necessária para lavagem, levando a um menor consumo de energia para a bomba. Dependendo da aplicação a ser utilizada o sistema permite ainda o fluxo da água em sentido dead-end.


A empresa apresentou ainda uma nova gama de membranas de fibra oca feita do PES (poliéster sulfona) para uso em filtragem de água. O PES tem uma maior estabilidade química, estabilidade melhorada com relação a cargas mecânicas e permite o funcionamento em temperaturas mais elevadas do que o PAN (poliacrilonitrila), afirma Mann+Hummel.
As paredes das fibras ocas de PES são parcialmente permeáveis e funcionam como uma membrana com microfiltração e ultrafiltração o que permite um processo de separação mecânica. As membranas de microfiltração PES oferecem tamanhos de poros de 100-200 nm, enquanto as membranas de ultrafiltração tem poros de 10-20 nm.
Mann+Hummel planeja utilizar as membranas de PES em novas áreas e aplicações dentro de seu negócio de água, tais como a indústria de alimentos e bebidas assim como no campo da biotecnologia. As membranas de PES possuem o conceito de filtragem cross-flow e são aplicados nos novos módulos da Mann+Hummel, acima citados.
As membranas PES assim como os skids de filtragem estarão disponíveis na série Klar da Mann+Hummel, adequada para o tratamento de água de processo e de serviço para pequenas comunidades rurais, vilas e aldeias, hotéis e resorts e também para o tratamento de água de reúso e águas residuais. Saiba mais: www.mannhummel.com


Filtrado



A tecnologia de membranas UOP SeparexTM da Honeywell UOP será aplicada em navio FPSO (Floating Production, Storage e Offloading) para processamento de 5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia no campo de petróleo Lula na bacia de Santos, operado pela Petrobras.
Segundo o fabricante a tecnologia UOP Separex melhora o fluxo de gás natural por meio da remoção do dióxido de carbono e do vapor de água, proporciona ainda fatores de produção muito altos, com fluxos de gás difíceis de tratar em locais remotos podendo ser aplicados em instalações em terra (on-shore) ou no mar (off-shore), na cabeça dos poços ou ainda em instalações mistas.
Uma segunda unidade FPSO está em construção e já terá a tecnologia  UOP Separex em sua composição, a empresa afirma ainda que conta com 130 unidades de membrana UOP instaladas em todo o mundo até o presente momento.
Em 24 de agosto de 2011 a  Honeywell UOP anunciou a abertura de um escritório de vendas no Rio de Janeiro para prestar apoio e suporte técnico a seus clientes da America Latina e para expandir suas participações no mercado de óleo & gás, Jodir Marprates, gerente geral de negócios da Honeywell Process Solutions no Brasil comenta "a Honeywell tem dado passos importantes para fornecer suporte de classe mundial para o petróleo e gás brasileiro, bem como outros segmentos importantes como produtos químicos, celulose e papel, metais e mineração e biocombustíveis".
Localizado na bacia de Santos, o campo petrolífero Lula contém a maior descoberta de petróleo no hemisfério ocidental dos últimos 30 anos. Segundo estudos a previsão é de conter 8,3 bilhões de barris de petróleo e de gás natural.


Filtrado




A micronAir, líder mundial em filtros de ar-condicionado para veículos, apresenta ao mercado nacional os novos produtos de seu portfólio. Pertencente ao Grupo Freudenberg, a empresa oferece ao mercado independente de reposição os mesmos produtos que fornece para as montadoras para que os consumidores possam contar com a qualidade de peças originais na hora da reposição.
Os filtros, disponíveis para diversos modelos das marcas Suzuki, Ford, Hyundai, Mitsubishi, Volkswagen, Porshe, Audi, Citroen, Peugeot, Honda e Kia impedem o acesso de pólens e partículas respiráveis, como fuligem (diesel), microrganismos (bactérias, fungos) e odores no interior dos veículos. Além disso, são produtos que contribuem para a redução dos custos de reparos e manutenção ao auxiliar a evitar o superaquecimento do sistema.
A micronAir produz filtros de partícula e também filtros com carvão ativado, que têm como principal diferencial a maior capacidade de filtrar gases e odores. Esta característica diminui significativamente a entrada de monóxido de carbono no interior do veículo, reduzindo odores como o cheiro de fumaça de caminhão e poluição. Entre os modelos de montadoras como Volkswagen, Fiat, Ford e GM que contam com esta tecnologia, está também o Honda Civic, cujo filtro de carvão ativado está disponível para o mercado de reposição com exclusividade.
Além dos lançamentos, a empresa anuncia novas aplicações para produtos já pertencentes ao seu portfólio, como o caso do filtro MP196, que também passa a atender ao novo Hyundai Veloster.
Site micronAir tem tudo sobre ar-condicionado de veículos-mecânicos e motoristas podem conhecer melhor os filtros de ar-condicionado que equipam os carros no site da micronAir [www.micronair.com.br], líder global na fabricação do produto. A página traz informações completas sobre os produtos, inclusive, com divulgação de vídeos que ensinam sobre a troca correta dos filtros, que devem ser substituídos pelo menos uma vez ao ano.
Com know-how de mais de 20 anos de fabricação de filtros de ar-condicionado de cabines de veículos, a micronAir atua no Brasil e na Argentina como subsidiária da Freudenberg Não Tecidos e, em âmbito global, da Freudenberg Filtration Technologies. Fonte: Revista Fator


Filtrado



Pall Corporation introduziu o Pall Acrodisc MS, a primeira seringa de filtro certificada para baixo extraíveis em aplicativos de alto desempenho para cromatografia líquida/massa em espectrometria (LCMS). Projetado especificamente para LCMS, o filtro de seringa Acrodisc MS melhora a precisão dos testes, melhora o desempenho de LCMS e estende a longevidade do teste de instrumentação.Filtrado
Os baixos níveis extraíveis do novo Acrodisc MS minimiza a interferência com o processo de ionização e reduz a necessidade de um novo ensaio. Isso diminui os custos e minimiza o tempo de inatividade devido à contaminação inesperada. Para garantir alta performance, tubos de produtos são embalados individualmente para que os filtros não atuantes  permaneçam fechados e protegidos da contaminação externa.
Construído com a nova membrana Pall WWPTFE em uma caixa de polietileno de alta densidade, o Acrodisc MS Syringe Filter pode ser usado com solventes orgânicos e aquosos. Oferece excelente resistência química, retenção de partículas e mínima adsorção de proteínas. Isso protege a coluna de instrumentos de acúmulos de partículas e reduz a frequência e os custos de substituição. Ele também permite testes de desempenho mais consistente LCMS.
"Acrodisc MS Syringe Filter é a mais recen-te inovação em nossa linha completa de filtros de seringa e é certificada que é baixa em extraíveis", disse Larry O’Connell, vice-presidente, Produtos Lab Pall Global. "Isso vai melhorar a precisão, custo e confiabilidade de testes de alta performance LCMS e as aplicações para este avanço são extensas."
Para saber mais sobre o MS Acrodisc seringa filtro e outros produtos de laboratório Pall Life Sciences, visite www.pall.com/lab.


Publicidade