10 Anos De Paixão E Informação
Por Marco Antônio Simon - Conv
Edição Nº 55 - Março/Abril de 2012 - Ano 10
Revista e portal Meio Filtrante comemoram uma década como principal referência do mercado de filtros no país
O mês de abril de 2002 marcou a chegada ao mercado da Revista e portal Meio Filtrante, a realização de um sonho do empresário João Batista Moura que, mesmo sem vivência editorial anterior, montou uma equipe coesa e hoje comanda a maior publicação do setor no país e a terceira maior no mundo a abordar exclusivamente, o mercado de filtros. Profissional com grande experiência em marketing e vendas, Moura vislumbrou uma oportunidade e compensou a falta de conhecimento na edição de revistas com outras habilidades: perseverança e a vontade de fazer.
O que poucos sabem é que a ideia da revista voltada ao mercado de filtros surgiu muito tempo antes e data do início da década de 80, quando Moura foi contratado para a área comercial da Donaldson do Brasil para atuar no segmento de filtros automotivos pesados. Logo nos primeiros dias de trabalho, percebeu que enfrentaria grande dificuldade pela falta de informações técnicas e comerciais referentes ao mercado, de uma forma geral.
"As informações eram restritas a cada empresa em seu segmento e transferidas de pessoa para pessoa, sendo de domínio principalmente das multinacionais. O pouco que dispúnhamos era fruto dos contatos com fornecedores dos meios filtrantes", lembra Moura. "Para trabalhos mais aprofundados, era preciso procurar literaturas técnicas publicadas por editoras na Europa e nos Estados Unidos". Foi diante desse cenário que idealizou uma revista que retratasse a realidade do mercado nacional, de cunho informativo e técnico, que foi ganhando forma até o projeto começar a sair do papel no ano 2000.
Nesse meio tempo, Moura passou a integrar e representar a Donaldson no grupo setorial das empresas de filtros automotivos do Sindipeças, do qual também faziam parte Hercules Guilardi, Alderige Silva e Thiago Rodrigues (Filtros Irlemp); Mario Milani, Oleg Szymansky e Cláudio Truffi (Filtros Fram); Werner Wüstner, Antônio Olivarez Sanches e Roberto Dente Motta (Filtros Mann); Araldo Carneiro (Filtros Inpeca); Arthur e Abílio Gurgel (Tecfil); Yanis Lavans e José Teles (Filtros Logan). Os trabalhos realizados evidenciavam a necessidade de informações para o mercado e mantiveram a ideia viva.
No decorrer dos anos seguintes, Moura foi coletando aliados além do setor automotivo/industrial e buscando apoio para colocar a revista em prática – o que muitos diziam ser impossível. "O mercado era muito mais fechado do que hoje. Salvo raríssimas exceções, as empresas e profissionais do setor não conversavam entre si, as informações eram difíceis de serem obtidas, principalmente em relação a valores e estimativas".
Foi somente no ano 2000 – vinte anos após a ideia original – que a revista começou a tomar corpo. "Nessa fase foram aproximadamente dois anos de trabalho, que envolveu um estudo de mercado por meio de visitas e contatos telefônicos, até obter as condições para desenvolver o planejamento e as ações para lançar o primeiro exemplar".
Nessa época, a ideia da revista já era vista com bons olhos por alguns profissionais e empresários. "Eles perceberam a nossa disposição em fazer uma revista que trouxesse informações e suprisse essa necessidade cada vez maior do mercado. Entre eles, destaco como incentivadores João Luiz Buitron, ex-Merck Millipore; Paul Gaston Cleveland, ex-Cuno/3M Purification, atual Camfil Farr; André Magalhães, ex–diretor geral da MSA do Brasil; André Luis Moura, DBD Filtros; José Muradian Neto, ex-Merck Millipore, atual Pall do Brasil; Ricardo Saad, MRA Serviços Ambientais e Edgard Luiz Cortez, Iteb."
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Além de Moura, integravam a equipe inicial sua esposa, Rogéria Sene Cortez Moura, e os irmãos Anderson e Cleberson Vicente da Silva. A equipe reduzida teve que trabalhar duro para superar as dificuldades de lançar uma revista técnica segmentada, para um mercado que não tinha a cultura de compartilhar informações. Consultaram algumas editoras acerca do interesse na publicação, mas o resultado foi negativo. A saída foi criar a própria editora, inicialmente denominada L3 Publicidade e Propaganda, atual L3ppm – L Três Publicidade, Propaganda e Marketing Ltda.
Segundo Moura, "o nome Meio Filtrante foi escolhido pelo objetivo de unir e integrar pessoas e empresas ao nosso meio, e também por ser o meio filtrante a parte mais importante de um filtro, responsável pela separação de sólidos, líquidos e gases, partículas não desejáveis e pela qualidade do filtrado. Meio Filtrante nasceu para ser referência e a principal fonte de informações técnicas e comerciais do mercado, com o compromisso de disponibilizá-las de forma acessível, prática e simples, a todos os envolvidos com o mercado de filtros em geral".
Em conjunto com a revista, o projeto trazia uma inovação para a época: o lançamento simultâneo com um portal do mesmo nome, trazendo as notícias da edição impressa e atualidades do mercado. "A internet ainda ganhava força no Brasil e poucas empresas trabalhavam dessa forma. Mas nós queríamos inovar", lembra Anderson, responsável até hoje pelo portal no endereço www.meiofiltrante.com.br.
E exatamente em 1º de abril de 2002 foram lançados a primeira edição e o portal Meio Filtrante. Com periodicidade trimestral e 32 páginas, trouxe como destaques Mario Milani, com a história da FRAM e dos filtros automotivos no Brasil; João Luiz Buitron e a trajetória da Millipore do Brasil; uma apresentação dos portais na internet de empresas do setor; calendário de feiras e eventos; e entre outras matérias, um artigo que já antecipava a necessidade de cuidados com o descarte de filtros e seus sistemas, assunto muito em voga na atualidade.
"Foi uma grande vitória. Nessa oportunidade, agradeço a todas as empresas que de uma forma ou de outra nos apoiaram, colaborando e participando da edição inaugural e do portal, com matérias e entrevistas. E em especial, aos nossos primeiros anunciantes, que confiaram em nossa proposta de fazer a revista e portal Meio Filtrante: Millipore, DBD Filtros, Filtrando, Cuno – 3M Purification, Beckins, Hayward, Tech Filter, Fluicom, Filtros Barra e MSA do Brasil", diz Moura.
Editora da revista, Rogéria lembra a repercussão: "O saldo foi positivo, mesmo com certa descrença de algumas empresas em relação à continuidade da publicação. O mercado necessitava de conteúdo de qualidade com informações técnicas e comerciais, porém sabíamos que ainda não estava preparado para absorver essa mudança de cultura em curto prazo", comenta. "De maneira geral, os empresários tinham um pé atrás. Eram temerosos e não queriam divulgar seus trabalhos ou opiniões com receio de um veículo sem a certeza de continuidade, e buscamos exatamente essa mudança de cultura, a conscientização de quem faz e atua nesse mercado: fabricantes, fornecedores, distribuidores, revendedores, representantes, clientes e acadêmicos, que fazem parte da nossa gama de leitores. Desde o início, o nosso compromisso sempre foi fazer uma revista com linguagem simples e prática, sem perder e comprometer a importância da informação técnica e comercial".
Em meio à alegria da primeira edição, a nota triste ficou pelo falecimento repentino de Cleberson, vítima de um ataque cardíaco fulminante e que foi homenageado nas páginas da segunda edição. "Foi uma perda inestimável para todos. Ele atuava na área comercial e mesmo diante das dificuldades, tinha sempre um sorriso no rosto e palavras de otimismo. Era um grande companheiro, que sempre fará parte da nossa história", diz Moura.
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A partir da terceira edição, Meio Filtrante registrou os primeiros acessos vindos do exterior, o que renovou o ânimo da equipe e trouxe a certeza de que estavam no caminho certo.
"Sabíamos que o crescimento seria lento, mas viria. Quando lançamos a revista e portal Meio
Filtrante, o mercado já experimentava um aumento constante, amparado também pelas leis ambientais, as exigências e necessidades apontadas pelas novas tecnologias das montadoras de veículos leves, pesados e motos, pressionadas a fabricar veículos menos poluentes. Nosso trabalho contribuiu para a abertura do mercado e o intercâmbio de informações, mas foi só a partir do terceiro ano que a revista passou a ter maior representatividade e aceitação no mercado".
No decorrer dos 10 anos de vida, Meio Filtrante segue como referência no Brasil, sendo acessada regularmente por leitores em mais de 40 países. Tem grande importância na divulgação das novidades do mercado (veja box) e no registro da história com a seção "História dos Filtros no Brasil", e também contribuiu para o estabelecimento da divisão do mercado nacional em quatro segmentos, sendo: filtros residenciais (filtros, purificadores e bebedouros); filtros automotivos (linha leve, linha pesada e motocicletas); filtros industriais; e filtros para tratamento de água e efluentes.
A revista é responsável pelo levantamento do valor do mercado nacional de filtros, atualmente estimado em 8 bilhões de dólares. Suas matérias são lidas não só nos meios comerciais e técnicos, mas também utilizadas com fonte de pesquisa e divulgação de trabalhos no meio acadêmico, além de citadas por outros veículos de mídia impressa, eletrônica e digital.
Atualmente, a equipe principal é formada por João Batista Moura, Rogéria Sene Cortez Moura,
Anderson Vicente da Silva, Laissa Cortez Moura, Loiana Cortez Moura e Paula Zampoli. Conta ainda com a colaboração do Conselho Editorial formado por profissionais de mercado, e equipe de suporte com jornalistas, fotógrafos e consultores.
Além da edição impressa, divulga também a versão digital da revista no portal Meio Filtrante.
"A revista digital permite o acesso na íntegra das matérias, em formato igual ao publicado nas edições impressas, aumentando assim o retorno efetivo de nossos anunciantes e ampliando as possibilidades de consulta através da internet", diz Anderson. "O portal vai além da revista, com atualização constante sobre o que acontece no Brasil e no exterior", ressalta.
A revista e o portal têm por característica manter uma pauta dinâmica e diversificada de matérias, ao contrário de publicações técnicas que estabelecem uma programação anual de pautas. "Assim, temos liberdade em abordar as notícias de maior destaque no momento da publicação da revista, em conformidade com o compromisso de levar sempre informações atualizadas aos nossos leitores", explica Rogéria.
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Através da Meio Filtrante, Moura evidenciou a necessidade de maior união do mercado e buscou reunir empresários dos setores automotivo e industrial para a criação de uma entidade nos moldes da Abrafipa – Associação Brasileira da Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos para Tratamento de Água, em atividade desde o ano 2000.
"Com o apoio de Marco Antônio Simon, na época Diretor de Comunicação da Abrafipa, nos aproximamos da associação onde fomos muito bem recebidos pelo presidente Moacyr Domingues e demais integrantes da Diretoria, que não mediram esforços para que pudéssemos criar a nossa associação e nos cederam o estatuto como base e até a sala para a primeira reunião", lembra Moura.
Dessa forma, em junho de 2006 nasceu a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais. "Além da Abrafipa, também agradecemos o apoio recebido pela ACISA - Associação Comercial e Industrial de Santo André, que através de Wilson Ambrosio e Zoilo Assis, disponibilizou suas instalações para as reuniões seguintes da Abrafiltros.
"O estabelecimento da Abrafiltros tem sido de fundamental importância para o mercado, que trabalha para cumprir as exigências das leis federais, estaduais e municipais de reciclagem, principalmente dos filtros automotivos", diz Moura, eleito pelos empresários do setor como presidente da Abrafiltros e atualmente no terceiro mandato. "Sem dúvida, a revista e o portal Meio Filtrante tiveram papel de grande importância para o surgimento da Abrafiltros", ressalta.
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Consolidada no mercado nacional e no exterior, a revista e o portal Meio Filtrante ainda têm muito a acrescentar ao mercado, na visão de Moura. "Hoje há uma grande discussão acerca do futuro da mídia impressa, que acreditamos poder diminuir em volume, mas que nunca irá acabar. Meio Filtrante alia as forças do impresso, online e do digital, estratégia que tem se mostrado vitoriosa. Buscamos sempre inovar e manter a atratividade das nossas pautas, e em termos de representatividade, conseguimos desenvolver um trabalho sério e focado, conquistando a confiança do mercado brasileiro e internacional. Trabalhamos muito para manter a publicação, o que só é possível graças ao apoio dos nossos colaboradores, anunciantes e leitores, aos quais agradecemos nesse aniversário tão especial".
Moura finaliza com uma reflexão: "No mundo moderno, a informação de qualidade tem cada vez mais valor. Temos paixão pelo que fazemos e nos manteremos fiéis ao compromisso de levar aos nossos leitores, matérias que retratem a evolução dos filtros no Brasil e no exterior, contribuindo para o crescimento das empresas e profissionais ligados ao nosso mercado".
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