Tecfil Faz Entrega Do Prêmio “Projeto Fornecedor 2009”
Por Vicente De Aquino
Edição Nº 42 - Janeiro/Fevereiro de 2010 - Ano 8
Charme, sofisticação, descontração e compromisso com a qualidade. Essas quatro palavras podem definir bem o que foi a festa de entrega do prêmio “Projeto Fornecedor 2009”
A premiação, que chegou ao 12º ano, teve no diretor de administração e suprimentos da Sofape-Tecfil,
Ricardo Menezes Brandão, de 46 anos, o seu idealizador e um dos maiores entusiastas: "Começamos o Projeto Fornecedor em 1997. No ano seguinte, resolvemos fazer a primeira cerimônia de premiação. Ele representa para nós um reconhecimento à parceria e sinergia existentes entre a Sofape e os seus fornecedores. Na realidade, gostamos de chamá-los de parceiros estratégicos, pois com eles desenvolvemos projetos de melhoria contínua", disse Ricardo.
O trabalho com os fornecedores, segundo o executivo, é feito de forma intensa para estimular a criatividade: "Quando consultados, ajudamos com idéias para tentar a maximização de todo o processo. Procuramos estimular o fornecedor a conseguir melhorias. E, por esse motivo, todo final de ano premiamos os melhores", afirmou.
E para medir quem são realmente os melhores, a Sofape-Tecfil utiliza um parâmetro próprio: o IQF (Índice de Qualidade do Fornecedor), que apresenta três pontos básicos: o QP, Qualidade do Produto; o PE, Pontualidade na Entrega; e o AC, Atendimento Comercial. Esses pontos recebem notas e é feita uma média para serem escolhidos os premiados.
A Sofape-Tecfil também se preocupa com os fornecedores que não conseguiram atingir as metas para serem agraciados: "Duas semanas após a premiação é feito um workshop. Nele, procuramos encontrar soluções para os problemas detectados. É dessa forma que procuramos agregar valores para uma participação comercial maior e um desenvolvimento daqueles que não atingiram as metas estabelecidas", explica Ricardo.
A opinião do diretor administrativo é endossada pelo diretor industrial, Carlos Mourão, de 45 anos: "Esse prêmio é extremamente importante. É a busca do reconhecimento de mercado para manter uma base de fornecedores sólidos. Costumamos fazer uma brincadeira e utilizamos uma frase que mostra bem esse espírito: precisamos estar junto dos fornecedores para conseguirmos a qualidade esperada", explica.
Para Mourão, a tríade qualidade, preço e prazo de entrega é fundamental para ser premiado no Projeto Fornecedor: "O trabalho com os nossos parceiros é constante, mês a mês. Se percebemos que ele não está atendendo as expectativas, o chamamos. Colocamos a área técnica da Sofape em contato com a área técnica da empresa fornecedora. Fazemos de tudo, inclusive treinamentos, para que ele possa atender a todas as especificações da demanda. A nossa prioridade número um é manter a qualidade", afirmou.
A festividade da entrega do prêmio "Projeto Fornecedor 2009" começou às 9h30 com a recepção aos convidados. Em seguida foi servido um coffee break e, às 10h30, as apresentações foram iniciadas com palavras dos diretores da Tecfil, Ricardo Menezes Brandão, diretor administrativo e de suprimentos; Ricardo Pessoa, diretor comercial; Carlos Mourão, diretor industrial; Júlio César, diretor financeiro; e Alexandre Borges, diretor de exportação, montadoras e marcas privadas.
Às 11h30 aconteceu a palestra de Maurício Banzato, diretor fundador do IMAM - Inovação e Melhoramento na Administração Moderna, que versou sobre o tema "Como Você Entende a Qualidade". A partir das 12h10, foi feita a entrega dos prêmios aos 27 fornecedores premiados. Logo depois aconteceu um show com o quarteto "The Guardians", que executou músicas clássicas ao violino, acompanhadas por uma batida tecno. Na seqüência, houve o almoço e logo em seguida, a volta do "The Guardians" para o show de encerramento.
Um total de 27 empresas foram premiadas no "Projeto Fornecedor 2009". Algumas pela primeira vez e outras que já possuem uma bagagem e experiência de edições anteriores. É o caso da Armco, que trabalha com relaminação de aço. Foi a quarta premiação da empresa, que conseguiu um padrão de qualidade que é enaltecido pela sua parceira. "Decidimos que faríamos alianças estratégicas para buscar um crescimento contínuo. Com a Tecfil, conseguimos acertar a área de segmentos e houve uma afinidade industrial muito grande. Identificamos neles a mesma ambição industrial que temos", disse o diretor-presidente da Armco, Carlos Rotella, de 46 anos.
"Eles têm uma cabeça parecida com a nossa. Estreitamos então esse relacionamento, com direitos e deveres. A parceria já existe há muito tempo, mas continuamos caminhando no sentido de fazer sempre mais ajustes", afirma Rotella.
Já o diretor técnico e comercial Manoel Marcos Guimarães Lopes, de 46 anos, acredita que o ano de 2008 foi excelente, enquanto 2009 teve uma demanda reprimida: "Mas muitos passaram pela crise como se ela não houvesse existido. E essa premiação, num ano em que todos falaram muito de crise, é especial. É uma honra mesmo, pela aposta feita na parceria e pela nossa filosofia de trabalho que é a de sempre valorizar fortemente os nossos funcionários", finalizou.
Para Willy Davis Bordignon, diretor-presidente da Ahlstrom, indústria de papéis especiais, o quarto prêmio recebido da Tecfil "foi muito importante, pois mostra que continuamos mantendo um trabalho muito próximo. Nossa parceria é muito valorizada e a Tecfil é hoje um dos nossos clientes mais importantes", falou.
A parceria existe desde 1995, data da instalação da Ahlstrom no Brasil: "Foi praticamente uma simbiose. Procuramos nos adequar aos pedidos feitos pela Tecfil, mas também impusemos um padrão de qualidade que nunca deixou a desejar. O princípio de acatamento de idéias funcionou de maneira perfeita e, por isso, podemos dizer que nosso relacionamento nunca sofreu um abalo", disse Willy Davis.
Já para Francisco Maio, de 73 anos, diretor-presidente da Mas-Tin, indústria química especializada em sistemas de poliuretano, o prêmio recebido da Tecfil é "sem nenhuma dúvida, um reconhecimento muito grande ao nosso trabalho. E para nós, um motivo de orgulho, já que na área automotiva, a Tecfil é o nosso maior cliente em toda a América Latina", afirmou.
Fábio Maio, diretor comercial da Mas-Tin, mostra que idade não representa capacidade. Aos 25 anos, ele comanda uma área vital da empresa e fala com orgulho do prêmio recebido: "A parceria começou há seis anos. Ela foi construída lentamente, mas de maneira sólida. E é um prazer, pois nos permite crescer. É um relacionamento que nos permite um desenvolvimento contínuo, de trabalho a longo prazo com sustentabilidade, e de diferenciação dentro do mercado".
A relação completa dos premiados na 12ª edição do "Projeto Fornecedor 2009" é a seguinte: Agel, vedações de borracha e plástico (4ª premiação); Ahlstrom, papéis especiais (4ª), Armco, distribuição de aço (4ª); Artecola, adesivos (5ª); Dacala, segurança patrimonial (2ª); Durlin, tintas e afins (4ª); Eletrotem, distribuição de materiais elétricos (1ª); Gerhir, consultoria (4ª); Inédita, transporte rodoviário de carga (3ª); JB, artefatos de borracha (7ª); Luguez, espumas técnicas (3ª); Mangels, distribuição de aço (7ª); Mas-Tin, indústria química (2ª); Miroal, estamparia de produtos metálicos (3ª); Newtec, máquinas e filtros (1ª); Poppe, artefatos de borracha (2ª); Pralana, chapéus e feltros industriais (6ª); Protech, recobrimentos em pó (5ª); Remapack, embalagens de papelão (5ª); Rex, gráfica (5ª); Rio Negro Usiminas, distribuição de aço (6ª); S10, serviços gerais (3ª); S-3, injeção e solda termoplástica (7ª); Solplas, selantes e artefatos em PVC (8ª); Soyama, fretamento contínuo e eventual de pessoas (3ª); Tecbril, química (2ª); e Tesla, automação industrial (1ª).
Conforme o Sistema de Gestão de Qualidade da Sofape determina, os fornecedores de matéria-prima são avaliados pelo IQF, o chamado Índice de Qualidade do Fornecedor. Ele é composto de três quesitos: qualidade do produto, pontualidade de entrega e atendimento comercial. Cada um deles possui uma meta específica, que é estipulada anualmente nas áreas envolvidas. O Projeto Fornecedor é um evento que ocorre anualmente na Sofape, desde 1998, e tem como principal objetivo premiar os melhores fornecedores, ou seja, aqueles que alcançaram ou ultrapassaram as metas e são certificados e reconhecidos pela excelência no fornecimento do período avaliado. Desde 2006, a premiação passou a abranger um número específico de fornecedores de serviços ou itens de MRO - Manutenção Reparos e Operações. Neste caso, a avaliação ocorre de forma diferenciada, porém, mantém o foco na Qualidade Total. No primeiro ano do evento foram certificados 12 fornecedores, e em 2009 foram premiadas 27 fontes de fornecimento. Até este ano, já foram premiadas mais de 60 empresas diferentes. |