Editorial

Já faz algum tempo que o Brasil deixou de ser o “país do futuro”, para ser um “país de futuro”. A mudança parece pequena, mas indica que temos condições de seguir em frente e manter a política de crescimento e o fortalecimento da economia.




Já faz algum tempo que o Brasil deixou de ser o "país do futuro", para ser um "país de futuro". A mudança parece pequena, mas indica que temos condições de seguir em frente e manter a política de crescimento e o fortalecimento da economia.
Notícias animadoras não faltam. Basta ver as primeiras páginas dessa edição, que reúnem um grande número de empresas que anunciam novos investimentos no país. Qual o motivo de tantas organizações acreditarem no Brasil? Sem dúvida, é ser um país de futuro de fato, com grandes possibilidades de êxito para quem efetuar a lição de casa – planejar para investir – passo fundamental para ações bem sucedidas.
O empresariado e a indústria compartilham da sensação de otimismo, registrando altos índices de confiança no Brasil. Segundo a Confederação Nacional da Indústria, o ICEI – Índice de Confiança do Empresário Industrial - foi de 68,7 pontos em janeiro, o maior em 11 anos. Segundo a FIESP, o ICEI paulista de janeiro também foi recorde, com 69,4 pontos. E o que chama atenção é o maior índice de confiança das indústrias de grande porte – 74,2 pontos, com 67,9 para as pequenas e 64,6 pontos nas médias empresas. Sem dúvida, índices respeitáveis, que indicam perspectivas bastante promissoras, inclusive do ponto de vista de geração de empregos e renda.
Novos investimentos e crescimento também é o que nos mostra a matéria de capa, com a história de sucesso de dez anos da Hengst no Brasil, que investiu no país e encontrou o caminho do sucesso para a internacionalização de suas operações. Também trazemos em Filtrado, o que acontece no mercado de filtros e sistemas correlatos; na seção Filtros Residenciais e Purificadores, os 26 anos do EUROPA; em Eventos, o Encontro Comercial da HYDAC; em Filtração do Ar, como manter a qualidade do ar comprimido; em Filtros Automotivos, um panorama do mercado de filtros automotivos nos Estados Unidos; em Tecnologia, a biotecnologia a serviço da sustentabilidade, e como reduzir custos operacionais com osmose reversa; em Certificação, a chegada da certificação compulsória para filtros, purificadores, bebedouros e ozonizadores; e ainda, matérias sobre a importância dos filtros para a indústria de bebidas; eficiência energética aplicada em filtros manga; e uma abordagem aprofundada sobre a incineração de resíduos perigosos.

Boa leitura e bons negócios!


Editora


Editorial



Alexandre Borges; Antonio José Monte; Atsushi Gomi; Carlos Augusto de Souza; Cláudio Chaves; Denis Beber Frada; Eduardo Pacheco; Francisco Gomes Neto; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Hercules Guilardi; Helmut Zschieschang; Hermann Queiser; Jeffrey John Hanson; José Luis Tejon Megido; Julio Trujillo; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Aurélio Rangel; Nelson Roberto Cancellara; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Plínio Centoamores; Tarcisio Costa; Valter Medina; Vinícius Stoco Patrício e Walter Luiz Polônio


Dácio Múcio de Souza, Antonio Carlos Camargo, Marco Antônio Simon, (Grupo Europa); André Luis Moura, Valdir Montagnoli (DBD Filtros); Marlene Dorigon, Alex Peixoto (Hydac Tecnologia); Carlos Thomsem Jr. (Polytec); Willian S. Castro, Luiza Machado – WMF Solutions Ltda - (Hy-Pro); Moacyr J. Domingues, Dr. Hélio Cavicchio e diretoria (Abrafipa); Cláudio Chaves, Marcela Bantle (Hidro Filtros); Eng. Edison Ricco Júnior, Flávia Gil (Apexfil); Ricardo Pessoa, Simone Minhoto Queiroz, Ricardo Meneses Brandão, Carlos Mourão, Júlio César, Alexandre Borges (Tecfil); Cynthia Schultz de S. Thiago, Ralph Felsmann, Daniel Galiotto, Diego de Freitas, Marley da Silva Klock, Klaus Walter Schwind, Pablo Soboleff (Hengst); Airton Montesso, Aldenir C. Montesso (Poli-Filtro); Edgard Luiz Cortez (Iteb); Nelson Roberto Cancellara (RECAP); Paula Zampoli (Abrafiltros); Me. Luciano Peske Ceron (Renner), Sérgio Monteiro (Parker); Arno Rothbarth (RTH - Consultoria Técnica Ltda); Willy Davis Bordigon (Ahlstrom); Sergio Geissler Prince (Air Supply); Francisco Gomes Neto (Mann+Hummel); Gregg Poppe (Dow); Marco Cattaruzzi (Parker); João Carlos Mucciacito (FSA); Christian Barbosa (Tríade); Assessorias de imprensa.

Publicidade