A História Dos Filtros No Brasil <Br> Do Telegrama À Internet, Del Rey Mostra Porque Faz Juz Ao Nome
Por Dayane Cunha
Edição Nº 42 - Janeiro/Fevereiro de 2010 - Ano 8
A união entre experiência e uma nova idéia podem definir a distribuidora mineira de filtros Del Rey, que em outubro de 2009, completou 35 anos de atividade.
Na época, início da década de 70, Wanderley era sócio da Comércio e Representações Joelbraz Ltda., representante comercial da Irlemp em Minas Gerais. Os idealizadores da Del Rey foram pessoas responsáveis pela área comercial da Irlemp, mas os primeiros fundadores, já falecidos, foram Marcelo M. Nascimento e Ramon Balboa Tomé, até que Alderige Benedicto da Silva, José Ferreira Leite e Wanderley tiveram a participação societária implementada e assumiram a direção.
"Como representantes, trabalhávamos em equipe com visitas aos revendedores, e com outros profissionais divulgando o produto diretamente junto aos compradores e usuários. Havia muitas dificuldades, próprias da época, tanto na comunicação, como na locomoção até nossos clientes, em suas obras ou em minas. Da mesma maneira, a comunicação com o fabricante se dava principalmente através de correspondências, já que o setor de telefonia se mostrava incipiente. Hoje em dia é até engraçado lembrar, mas o telegrama era a maneira mais rápida de nos comunicarmos".
O empresário relembra que entre as décadas de 60 e 70, Minas Gerais possuía uma grande concentração de construtoras, com almoxarifados e oficinas centrais sediadas em Belo Horizonte, que geriam e abasteciam obras em todo o país. Por esta razão, era onde estavam também seus departamentos de compras e suprimentos. Os principais, segundo Miranda, eram a locomoção e a comunicação.
Segundo ele, no entanto, o trânsito no mercado serviu de inspiração e base para empreender o próprio negócio: passar de representante para distribuidor, deixando a antiga empresa, Joelbraz, e assumindo a Del Rey.
"Quando foi finalmente implementado o sistema de distribuição, com a minha transferência para a nova Del Rey, finalizei uma trajetória de mais de 10 anos de venda direta de fábrica aos revendedores, principalmente em casas de autopeças. A mudança encerrou uma trajetória de 18 anos como funcionário e sócio da Joelbraz. A partir daí, dei continuidade na direção de uma empresa de objetivos distintos, mas com o mesmo produto e clientes já conhecidos, visitados constantemente e trabalhados com seriedade".
O empresário conta que o acúmulo de experiência e conhecimento de mercado conquistado como representante comercial da Irlemp, e um projeto de divulgação dos produtos e de marketing, garantiram já naquela época, a liderança entre os clientes do segmento.
Segundo Miranda, o mercado de filtros evoluiu muito, tanto pela tecnologia e gerência de processos, como pelo desenvolvimento de novos materiais utilizados.
"O filtro, no início de sua existência em razão da própria exigência dos motores, era rudimentar, mas apesar das evoluções, o conceito permanece atual, ou seja, permitir que passe por ele qualquer que seja o fluido, retendo as impurezas e contaminações que possam causar danos ao equipamento", conta.
"O mercado evoluiu ainda no gerenciamento, tanto de manutenção, como de suprimentos. Os controles são mais eficientes, as informações mais precisas, os valores envolvidos são maiores. Somando a esses fatos, houve no país a abertura para o capital internacional, com a chegada de novas tecnologias e de novos fabricantes no mercado. Assim, tanto o filtro como o mercado sofreram alterações importantes que diferenciam bastante aquela época para os dias atuais".
Para ele, a qualidade dos produtos, a informação disponível aos usuários e a rapidez de decisões, foram as maiores mudanças neste período, e ao pensar no futuro, Wanderley fala sobre os principais desafios e oportunidades.
"Certamente que o futuro reserva para o mercado novos conceitos de filtração, com utilização de meios filtrantes mais desenvolvidos como já acontece atualmente, já que motores e sistemas serão, também mais sofisticados, com menor tolerância a contaminações, além do desenvolvimento no setor de combustíveis, lubrificantes e óleos hidráulicos. É evidente que haverá obstáculos, mas que serão certamente superados com a capacitação e a criatividade dos recursos humanos envolvidos neste segmento, como no passado". Ele confia na participação dos novos sócios na empresa. "A Del Rey está preparada para o futuro, principalmente sob a direção dos jovens empresários Rodrigo Dias de Miranda e Gustavo Dias de Miranda, que juntos empregam nova dinâmica aos seus destinos".
Wanderley conta que a atuação da empresa não se restringe a Minas Gerais, já que possuem uma carteira de clientes de vários outros estados brasileiros. "Atuamos em diversos segmentos de mercado, uma vez que o filtro é aplicado onde se encontra um motor, seja combustível diesel, gasolina ou álcool. Desta forma, estamos presentes no setor automotivo, de transportes, de construção, de siderurgia, de ferrovia, de mineração, industrial, terraplenagem e reflorestamentos. A linha de distribuição é composta basicamente filtros para motores, compressores e sistemas hidráulicos.
Preocupados com a evolução, a Del Rey procura se atualizar por meio de cursos, publicações, treinamentos, e de encontros patrocinados por clientes, fornecedores, entidades de classe, além da mídia em seus múltiplos aspectos.
"Nosso market share é bem representativo nas áreas principais de nossa atuação, muito embora não possa ser medido em percentuais pela insuficiência de dados estatísticos, como população de equipamentos, previsão de consumo do produto, e outros fatores. Todavia, pelos controles internos da empresa e outras informações de mercado, sabemos de nossa importante participação no consumo final do produto".
Sobre o atendimento aos clientes, Wanderley conta que a empresa fornece informações precisas e seguras, com serviço de assistência técnica especializada interna ou de campo, com pessoal experiente e treinado.
"Além destes fatores, contamos com um portfólio de fornecedores de qualidade, com produtos de excelente aceitação no mercado, o que nos garante e transmite aos clientes a segurança necessária ao fechamento de um bom negócio. Ainda colocamos à disposição, estoques de materiais atualizados e compatíveis com as necessidades do mercado, para melhor atendimento da demanda existente".
O empresário defende que transmitir confiança e segurança por meio das informações ao cliente, é o melhor atendimento.
"A confiança é um dos maiores aliados entre o cliente e o fornecedor, e deve ser sempre cultivada, nunca desprezada. Esse é um dos diferenciais da Del Rey, que sempre se pautou exatamente no enfoque e no preparo de sua equipe para o melhor relacionamento com o cliente. Para isso, temos sempre o cuidado quanto à preservação e a melhoria de seus conhecimentos, o que resulta em benefícios para os dois lados envolvidos no negócio, ou seja, o cliente e a empresa".
A logística de vendas da Del Rey se fundamenta nos meios de comunicação, como telefonia, internet, portais e em visitas diretas. Entre os principais parceiros como fornecedores estão a Donaldson do Brasil, Unifilter, Parker - divisão de filtros, Mann, Purolator, Tecfil, Vox, Engemai e Hidrafil.
"Contamos ainda, em início de operações, com a parceria da Unotech, graxa de alto desempenho, e a Aderco, empresa canadense de tratamento de combustível. Todos os nossos parceiros possuem diversas certificações, o que nos dá bastante segurança no desenvolvimento das atividades da empresa".
O empresário fala sobre preocupação com o meio ambiente. "A Del Rey tem preocupações com o meio ambiente, não se pode fugir disso na atualidade", mas desconhece uma legislação específica relativa ao consumo e destino final dos filtros. "Por esta razão, não dispomos de nenhum programa efetivo e próprio para esta atualíssima questão, embora nossa atenção seja permanente".
Aos 35 anos e a todo vapor, a Del Rey vê novas oportunidades de mercado para agregar valor ao trabalho e serviço ao cliente final. Uma delas foi o início de transações com produtos como a graxa de alto desempenho e o tratamento de combustível.
Miranda conta que os projetos para o futuro envolvem também melhoria em instalações, aprimoramento profissional dos funcionários e ferramentas a serviço dos clientes.
"Esta forma de ver o que acontece no segmento também nos conduz ao crescimento constante de nosso faturamento e de nossa participação no mercado, por extensão. Este crescimento tem se dado de forma sustentável, e as freqüentes conquistas de nossa empresa são frutos claramente do senso profissional e seriedade empregados no dia-a-dia", afirma.
Assim, com ousadia, bom relacionamento com clientes, parceiros e visão de futuro, a empresa Del Rey tem buscado fazer juz ao nome, buscando majestade no que faz, própria "do rei".
"Nossa mensagem final é de otimismo em relação ao nosso país, na esperança de maiores oportunidades para todos. Desejamos que todos os empreendedores tenham confiança em seus projetos, mas que se preparem adequadamente para a execução de suas atividades. Obviamente, utilizando os princípios da moral e da razão, da lei e da justiça", conclui Miranda.