Europa Planeja Crescer 15% Em 2010
Por Marco Antônio Simon
Edição Nº 42 - Janeiro/Fevereiro de 2010 - Ano 8
Força de vendas e lançamento de produto minimizaram efeitos da crise
Por tudo isso, há grande expectativa de que o Brasil volte a crescer entre 4,5 e 5% já em 2010. Ciente desse quadro, a Brasfilter, fabricante dos purificadores de água e filtros de entrada Europa, projeta um crescimento para a empresa ainda maior, da ordem de 15% para o período, em sintonia com o planejamento administrativo-financeiro e operacional da organização, que lidera o mercado de purificadores de água para uso residencial e comercial no país.
Em 2009, a empresa pouco sentiu a crise e cresceu 13% - índice superior à média de muitos mercados e do próprio setor. Mesmo no auge da crise mundial no final de 2008, a empresa registrava crescimento surpreendente em vendas de 20% no período, impulsionado pelo lançamento da linha de purificadores Noblesse Flex. Mas qual o segredo para esse crescimento contínuo, que já faz parte da história da organização?
"Nos quase 26 anos do Europa, jamais fechamos um ano com prejuízo. Nascemos nos anos 80, na chamada Década Perdida e temos know how para atravessar as oscilações da economia, o que faz falta aos países desenvolvidos", explica o Diretor-Presidente Dácio Múcio de Souza. "É importante registrar que nossa força de vendas e colaboradores estão habituados a demonstrar muita garra nos momentos difíceis, o que ajudou a minimizar os efeitos da crise. Por isso, dedicamos esse resultado a todos que vestem e honram a camisa do Europa, distribuidores autorizados, equipes comerciais e colaboradores, além de nossos clientes e fornecedores".
A marca Europa tem investido continuamente para acompanhar o aumento da demanda. "Acreditamos no crescimento e investimos na aquisição de novos equipamentos e ferramentais, sempre focando a qualidade e a melhoria da tecnologia, nossos diferenciais de mercado", diz Antônio Carlos Camargo, Diretor Industrial. "Cogitamos até um eventual aumento das instalações para o terreno anexo à fábrica, de nossa propriedade, destinado a essa finalidade".
Em abrangência geográfica, o Europa segue ampliando seu quadro de representantes autorizados no país, mantendo uma área no portal da organização - www.europa.com.br - com a identificação "Campanha Sucesso Europa 2010", para recepcionar inscrições de candidatos a Distribuidor ou Revendedor, que após o processo de seleção, recebem treinamento e acompanhamento diretamente do Centro Empresarial Europa e da fábrica, numa excelente oportunidade de negócio.
Primeira das tradicionais campanhas de marketing da empresa em épocas sazonais e datas comemorativas, o Europa busca alavancar as vendas do início do ano com a nova campanha para o verão, quando já se espera aumento nas vendas. Com o tema "QUE VENHA O VERÃO – água pura nele!" a campanha foi disponibilizada aos Distribuidores em todo o Brasil, para lojas e pontos de vendas e para anúncios a serem veiculados em mídias de alcance nacional e regional.
"As pessoas têm a necessidade de melhor hidratação no verão e devem buscar água de qualidade para evitar contaminações, comuns nessa época do ano em função das altas temperaturas que favorecem a proliferação de bactérias. Por isso, é o momento ideal para destacar nossos purificadores, de qualidade reconhecida no Brasil e no exterior, com 30 modelos e opção de fornecimento de água natural, fresca e gelada", explica Irineu Padiglione, Diretor de Criação da house agency Europa Comunicação & Propaganda.
Padiglione acrescenta: "Como vínhamos fazendo desde o segundo semestre de 2009, continuaremos a evidenciar na mídia a facilidade de substituição dos refis (câmaras de purificação), que podem ser trocadas de forma muito simples e rápida pelo próprio cliente nos modelos By Hebe e Noblesse".
Os purificadores de água e filtros de entrada Europa são comercializados em excelentes condições de pagamento, disponíveis para vendas e locação. Informações através do SAC Europa ou no portal www.europa.com.br.