Meio Filtrante Para Ar E Água
Por Kristina Soderstrom
Edição Nº 41 - Novembro/Dezembro de 2009 - Ano 8
Ar limpo e água limpa são necessários em processos industriais. Atualmente, seis das 12 plantas de Filtration da Ahlstrom produzem material para filtros de ar, enquanto quatro servem o segmento de filtragem de líquidos.
Ar limpo e água limpa são necessários em processos industriais, em locais de trabalho e nas casas. Atualmente, seis das 12 plantas de Filtration da Ahlstrom produzem material para filtros de ar, enquanto quatro servem o segmento de filtragem de líquidos.
Estações de energia, diversas indústrias de processamento, as indústrias de materiais para construção e habitação são apenas alguns exemplos de usuários finais de meios filtrantes da Ahlstrom. Utilizando uma ampla gama de tecnologias nonwoven, de Trinitex® wetlaid até drylaid e needlepunch, a empresa desenvolve produtos de alta eficiência e com bom custo-benefício para fabricantes de filtros.
Os meios filtrantes de ar são usados para controle de poeira em aplicações HVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado), na geração de energia e em uso doméstico. Utilizando a tecnologia drylaid nonwoven, com fibras como algodão e sintéticos, esses produtos oferecem excelente processabilidade para os fabricantes de filtro. A possibilidade de acrescentar tratamentos especiais, como retardador de chamas e proteção antimicrobiana, por exemplo, agrega valor ao produto.
A tecnologia microglass oferece alto rendimento para filtragem de ar em aplicações HVAC, tais como em produtos HEPA (alta eficiência em partículas do ar) e ULPA (partículas do ar ultrabaixas).
Utilizando a tecnologia patenteada Trinitex®, a planta Tampere desenvolveu uma série de meios de filtro de carbono ativado. Esses produtos destinam-se a fortes odores e à absorção de gás, e são adequados para diversas aplicações HVAC residenciais, comerciais e industriais.
A planta Bethune fabrica meios que filtram emissões no ambiente. Seu principal uso final é em aplicações de filtragem de poeira do ar de descarga. Filtros feitos desse meio são instalados nas fábricas e usados para coletar a poeira das emissões nas indústrias de alimentos, asfalto, cimento, celulose e outras, bem como em plantas com energia a carvão e incineradores.
Muitas dessas aplicações exigem produtos para altas temperaturas, para os quais a planta utiliza fibras especiais que podem apresentar um alto custo. Por exemplo, as fibras Aramid, PPS ou P84 podem custar de 6 a 17 dólares por libra.
Outros sintéticos (PET = polietileno, PP = polipropileno) também são utilizados para produzir nonwovens needle punched para filtragem em fábricas, e para outros filtros usados na coleta de poeira e no controle de emissões.
Para plantas com energia de turbinas a gás, a qualidade da entrada de ar é muito importante. Usando a tecnologia Trinitex®, a Ahlstrom oferece uma série de meios sintéticos especificamente destinados a atender os requisitos de desempenho para filtros de entrada de ar em turbina a gás. Esses produtos podem ser usados em filtros com minipregas e em filtros de cartucho.
Para filtros de entrada de ar em turbina a gás, a Ahlstrom também vende uma gama completa de meios de celulose saturada, com durabilidade e eficácia reconhecidas.
Um interessante produto da empresa é o meio fotocatalítico para a eliminação de compostos orgânicos de efluentes, por exemplo, na agricultura e no tratamento de emissões em vôo.
A Ahlstrom produz meios filtrantes de líquidos em Bethune e Mount Holly Springs, nos EUA, em Barcelona, na Espanha, e em Tampere, Finlândia. A oferta de produtos em filtragem de líquidos é tão variada quanto as aplicações encontradas nesse mercado.
Os materiais de filtragem de líquidos são utilizados para a filtragem de água potável e processada, nas indústrias de alimentos e bebidas, como base para membranas em processos de separação, como os encontrados na purificação de água ou na osmose inversa, e para finalidades de absorção, como em produtos farmacêuticos.
Um exemplo cotidiano de filtragem de alimentos e líquidos é a filtragem de óleo comestível. Em restaurantes fast food de grandes cadeias internacionais, a Ahlstrom fornece o meio filtrante para limpar gordura, o que estende a vida do óleo e melhora a aparência e o sabor da comida. Na planta Mount Holly Springs, esse é um produto fabricado há muitos anos. O meio filtrante da Ahlstrom também é utilizado em manufatura e processamento de óleo de oliva e outros óleos vegetais.
Para a produção de leite, a empresa fornece meios para atender a diversas exigências da produção. Na planta Tampere, esse produto já está no programa há três décadas, e ainda é um best-seller. Agricultores de todo o mundo estão filtrando seu leite com o meio de Tampere.
Como recente invenção na filtragem de água, a Ahlstrom lançou o meio filtrante submícron DisruptorTM e DisruptorTM PAC para água potável, água industrial composta, sobra de água e pré-filtragem em osmose inversa (RO).
No mercado científico, a Ahlstrom – principalmente a planta Mount Holly Springs – fornece produtos de filtragem para uso em laboratórios e diagnósticos. Os filtros podem ser utilizados para preparação de amostras, captura de partículas, testes biológicos, separação de amostras e clarificação, como na separação de plasma do sangue e na purificação de DNS/RNA. Os filtros também podem ser utilizados como componentes em instrumentos de teste para diagnósticos médicos, como gravidez, HIV, parada cardíaca, diabetes e análise de urina.
Na produção de diferentes meios filtrantes, a empresa emprega uma gama variada de tecnologias: drylaid, needlepunch, spunlace, spunmelt, wetlaid, microglass, fibras leves e nanofibras.
O processo drylaid oferece muitas vantagens. Entre sua habilidade de combinar fibras naturais e sintéticas e a flexibilidade de produzir uma ampla gama de bases de pesos e densidades, essa tecnologia oferece um método com bom custo-benefício para atingir metas de desempenho de filtragem.
Na tecnologia drylaid, é utilizado um método de cardação, pelo qual a maioria das fibras sintéticas é misturada e então posicionada em uma rede por meio de uma máquina de cardação. Por fim, uma tira de resina ou um tratamento de temperatura é aplicado para atingir as propriedades exigidas. O meio filtrante Drylaid é usado, por exemplo, na filtragem HVAC com pregas para aplicações residenciais e industriais.
A finalidade do processo needlepunch é criar um meio filtrante unificado. Quando agulhas pontiagudas são inseridas verticalmente na rede, elas se prendem a tufos de fibras e as unem. Ao acrescentar tiras, esses materiais unificados se tornam tecidos fortes, apropriados para aplicações HVAC, filtragem de poeira e meio filtrante de ar com carga triboelétrica.
Originalmente, a tecnologia wetlaid foi desenvolvida para produzir papel. Ela combina uma variedade de fibras naturais e artificiais em tecidos uniformes. Por exemplo, na planta Mount Holly Springs, essa tecnologia é usada para meios especializados com base em celulose de alta pureza, como fibras de madeira de sulfito alvejado, fibras de algodão de celulose alfa e fibras de microvidro. Muitas classes são feitas utilizando água de processo purificada por osmose inversa.
A Ahlstrom emprega a tecnologia patenteada Trinitex® para nonwovens wetlaid de três camadas, produzidos na planta Tampere, que possibilita a formação simultânea de três camadas wetlaid em uma operação. A tecnologia proporciona muita liberdade. Tampere usa 50 fibras diferentes e a gramatura do produto final pode variar de 10 a 550 g/m2. Em "materiais sanduíche", as duas camadas da superfície podem ser diferentes, com granulado de carbono ativado encapsulado entre elas.
A tecnologia microglass é conhecida como a melhor tecnologia de alta eficácia na filtragem de ar. Usando as capacidades de manufatura de camada wetlaid dupla de última geração da planta Sassoferrato, na Itália, a tecnologia da empresa oferece um meio de alta qualidade e consistência. É usada atualmente no mercado crescente de ASHRAE, HEPA E ULPA.
A tecnologia de fibra leve é utilizada na planta da Ahlstrom em Turin, Itália, para produzir fibras sintéticas de microdenier. Na filtragem, essa tecnologia proporciona ótimas oportunidades para aumentar os níveis de eficiência, enquanto mantém o fluxo de ar em alcances utilizáveis. Usando o polímero PBT, é possível criar uma rede uniforme de fibras leves prensadas. Mais de 50 por cento das fibras empregadas pela empresa possuem diâmetro de menos de um mícron.
As plantas de Filtration da Ahlstrom têm capacidades únicas para combinar redes, como diversos nonwovens ou papéis, e para acrescentar características a elas. Podem ser fabricados compostos com a utilização de extrusão, laminação ou adesivo que se funde com calor. Para aperfeiçoar ou modificar a rede com tratamentos adicionais, a empresa ainda oferece várias possibilidades on-line ou off-line, como ranhura, calandragem, microcrepe, modelagem e abertura, retardamento em relação a fogo, carga eletrostática ou tratamento antibacteriano.
A Ahlstrom é uma empresa de origem finlandesa. Atualmente, seis das 12 plantas de Filtration produzem material para filtragem de ar, enquanto quatro servem o segmento de filtragem de líquidos. |