Tech Filter, Profissionalização Busca Caminho Da Liderança
Por João B. Moura
Edição Nº 42 - Janeiro/Fevereiro de 2010 - Ano 8
Henry Ford disse que uma indústria só poderia ser considerada grande se seu maquinário batesse no mesmo compasso do coração dos seus proprietários e funcionários. A definição não poderia ser melhor para a Tech Filter Tratamento e Filtração.
Basta conhecer a história e dar uma volta pelas instalações da fábrica para perceber que, certamente, ela ainda pulsa no ritmo do fundador Elio Pietrobon Tarran, engenheiro de 65 anos - com pós-graduação em Administração e Marketing. Ainda na fase de planejamento, foi dele a idéia do nome da futura empresa:
"Eu queria aproximar a indústria da imagem internacional, nós começávamos a falar em globalização. Então, fiz a opção pelo inglês", diz, convicto.
50 anos, fundar uma empresa: "Eu era um executivo bem remunerado na iniciativa privada, mas resolvi que queria mais para a minha família. Comecei numa sala de 15m2 na Galeria Ouro Preto e, inicialmente, estávamos focados só na compra e venda. Éramos distribuidores da linha de filtros Parker para ar comprimido e filtros de processos, e também da linha Ametek de carcaças de polipropileno e cartuchos para filtração de água e líquidos", esclarece. Com o crescimento dos negócios, em 1998 a empresa mudou para o endereço atual, devido a necessidade de instalações maiores.
Elio absorveu muito do conhecimento e visão da mãe Josefina, que percebendo o potencial do filho, trouxe-o para estudar nas melhores escolas de São Paulo.
Do pai, herdou o lado empreendedor e tino comercial, deixando para trás a então progressista Londrina, no Paraná. Desde os 6 anos, o pequeno Elio já tinha fascínio pela água, como que num prenúncio do seu futuro.
Amparada em modernas ferramentas de gestão e muito profissionalismo - marca registrada de seu fundador, a Tech Filter cresceu a ponto de estar apta a disputar a posição de líder no seu segmento de mercado em curto prazo, algo raro para uma organização ainda jovem, com 16 anos de existência. Certamente, o segredo do sucesso da empresa está em seu plano de gestão, que faz com que a marca se destaque num mercado dominado por grandes grupos, onde a Tech Filter atua com desenvoltura e projetos extremamente competitivos, reconhecidos pela qualidade e competente suporte técnico.
Nada disso foi fruto do acaso. Justamente por obedecer a essa cultura moderna de trabalho, que a empresa - de predominância inicialmente familiar - cresceu sempre de forma estruturada e amparada por novos profissionais com amplo conhecimento de mercado e muita disciplina, para dar nos últimos anos, um passo fundamental em termos de gestão e profissionalização, criando um grupo de negócios apto a atuar no mercado nacional e internacional.
Para isso, foram fundamentais estudos que ocorreram durante os dez primeiros anos da empresa, que analisou diferentes mercados, oportunidades de parcerias comerciais e produtos em eventos do setor no Brasil e no exterior, buscando soluções modernas e acessíveis ao seu cada vez maior portfólio de clientes, sem perder de vista o crescimento sustentável da organização e as oportunidades proporcionadas pela globalização.
Com passos firmes de quem se preparou para uma maratona, a Tech Filter fez valer a pena todo o empenho na estruturação de seu crescimento contínuo, que prossegue de forma sólida e sempre trazendo novidades diversificadas para a satisfação das necessidades de seus clientes.
A história da Tech Filter é um exemplo de sucesso em família, onde Elio encontrou os profissionais necessários para dar início ao negócio. Na estruturação da empresa, período crítico para qualquer empreendimento - teve apoio total da esposa Maria Luiza e dos dois filhos – Thiago, formado em Administração e com pós-graduação em Finanças, e Bruno, também formado em Administração e com pós-graduação em Marketing. "O Bruno ficou com a área técnica, a Maria Luiza com a administração, enquanto o Thiago cuidava das finanças. Era muito importante essa cooperação, principalmente pelo fato de o caixa estar entregue a um dos meus filhos", disse Elio.
Quando houve a mudança para a nova sede, a empresa foi buscar novas tecnologias. Bruno lembra muito bem dessa época: "Começamos a procurar novidades também no mercado de água e líquidos, e iniciamos nossa distribuição com a Trojan (grande fabricante de esterilizadores ultravioleta), com quem temos parceria até hoje. Passamos a fabricar filtros cartucho e bag em aço inox e aço carbono, a distribuir bombas dosadoras e ainda mantivemos os produtos que já vínhamos comercializando".
Ainda em 1998, percebeu-se que a estrutura havia mudado e que a empresa poderia proporcionar muito mais aos clientes: "Como já tínhamos contato com diversos segmentos do mercado na área de filtração, notamos que a água, por ser um bem essencial, nos daria grande oportunidade de crescimento e, ao mesmo tempo, nos tornaria uma empresa de soluções e não apenas de distribuição", segue Bruno.
Hoje com 116 colaboradores, a empresa atua em uma área bastante diversificada englobando vários segmentos, entre os quais petroquímicas e químicas, alimentos e bebidas, farmacêuticas e cosméticas, usinas de açúcar e álcool, fabricantes de equipamentos, papel e celulose.
Na atual família de produtos destacam-se a filtração de ar e gases, filtração de água e outros líquidos, sistemas de tratamento de água e efluentes, reúso de águas e efluentes, sistemas de desinfecção da água por ultravioleta, gerador de ozônio, bombas dosadoras, sistemas de ultrafiltração, microfiltração, osmose reversa, desmineralização, eletrodeionização, e vasos de pressão. A Tech Filter projeta e fabrica 91% de sua linha de produtos, com certificação ISO 9001:2008, além de seguir normas como ASME e NR-13, exigidas pela maioria de seus clientes no setor.
Os números demonstram o sucesso da Tech Filter: "Em 2007 aumentamos nosso volume em 37%, em 2008 mais 55%, e em 2009, quase 100%", diz Bruno. "Esse crescimento é o resultado de uma série de ações ao longo do tempo, de uma empresa que se preparou para crescer".
Impulsionados pelo crescimento da Tech Filter, os negócios da família se expandiram e passaram a agregar novas empresas: a Acqua Máxima, voltada a comercialização e prestação de serviços nos mercados comercial e residencial; e a Walab, laboratório de análise de águas e efluentes. Em 2008, a família decidiu criar uma holding denominada Prime Spring Holding, para estruturar o controle acionário e profissionalizar a gestão das empresas do grupo. Além da holding, a família também diversificou sua área de atuação investindo em moda, atualmente com quatro lojas em Campinas.
Assim, a nova estrutura organizacional passou a contar com um grupo de empresas voltadas para o segmento de água, denominado Brazilian
Water Group, onde estão a Tech Filter, Acqua Máxima e Walab; e um grupo para as empresas de moda, o
Fizzy Fashion Group.
Contratado em 2007 para fazer parte do plano de profissionalização da empresa, Fernando Damasceno é Administrador de Empresas, com MBA em Gestão Comercial pela FGV – Fundação Getulio Vargas - trazendo
20 anos de experiência industrial no segmento de automação. Em 2009, foi promovido a Gerente Geral da Brazilian Water Group.
"Quando iniciei meu trabalho na Tech Filter, percebi a enorme potencialidade da empresa e de toda sua linha de produtos no mercado nacional. Nosso maior desafio foi estruturar algumas áreas para não só continuar o desenvolvimento dos produtos, mas principalmente fidelizá-los em clientes estratégicos. Desenvolvemos nestes últimos anos relacionamentos de longo prazo que nos asseguram a continuidade das vendas e, principalmente, poder estar presente nos principais projetos de crescimento e expansão do mercado", diz Fernando.
Os fundadores da Tech Filter falam com orgulho que um dos maiores patrimônios da empresa são as pessoas: "Elas são nosso patrimônio. Por isso damos oportunidades para estagiários, com investimentos em treinamento e desenvolvimento pessoal, preparando-os para assumir novos desafios, com planos de cargos e salários, benefícios, remuneração e PLR muito atrativos", afirma Bruno.
A Tech Filter avança sem esquecer de um detalhe muito importante e vital no mundo moderno, que são as ações para preservar o meio ambiente: "Temos o cuidado de conscientizar nossos profissionais com palestras, realizamos a reciclagem de lixo direcionando a arrecadação para instituições de caridade, e também fazemos o reaproveitamento da água de chuva em alguns processos dentro da própria empresa", informa Fernando.
Em meio a todas as conquistas alcançadas, Elio segue firme um dos principais objetivos do Brazilian Water Group, através das empresas da organização: "Sempre estar entre as melhores do Brasil em filtração, tratamento de água e de efluentes, nos segmentos industriais, municipais, comerciais e residenciais, proporcionando aos nossos clientes os melhores produtos e serviços; e aos nossos profissionais, o melhor local para trabalhar".
Crente no futuro do País, acredita que seremos a maior potência emergente mundial nos próximos 50 anos: "Não estarei aqui para ver, mas tenho certeza que ultrapassaremos os demais emergentes para brilhar em primeiro lugar, pela grandeza do Brasil em todos os sentidos".