Filtrado
Por Meio Filtrante
Edição Nº 47 - Novembro/Dezembro de 2010 - Ano 9
O que acontece no mercado de filtros
O grupo Ahlstrom concluiu oficialmente as negociações para a aquisição de sua nova planta em Binzhou, no nordeste da China.
A fábrica produz meios filtrantes para o segmento de filtração automotiva e emprega atualmente 170 pessoas. A Ahlstrom adquiriu recentemente a fábrica do grupo Purico, como parte da aquisição da Puri Filtrar e Produtos de Papel Ltda. O CEO da Ahlstrom, Jan Lang, diz que a compra tem um papel fundamental na estratégia do grupo para este mercado.
"Além da forte presença da Ahlstrom na Europa e nas Américas, também estamos começando a estabelecer uma sólida plataforma de produção na Ásia. A presença reforçada da Ahlstrom na China nos ajudará a melhor servir nossos clientes globais, aumentar a nossa participação de mercado e a construir uma plataforma de crescimento na região. Como a China está entre os mercados de mais rápido crescimento no mundo, os segmentos de filtração automotiva devem ter um aumento de demanda significativa nos próximos anos", disse Lang.
A Donaldson Filtration ampliou suas instalações em Leuven, Bélgica ampliando em 3.700 m2 as áreas de testes, operações administrativas e de engenharia.
Esta expansão proporcionou a Donaldson duplicar sua capacidade da unidade de testes existentes para tecnologia de motores, filtração para cárter e filtragem do ar, bem como: vibração, ruído e gases de escape pós-tratamento.
A Donaldson inaugurou o centro com sede na Bélgica em 1976, para técnicas de suporte de vendas e operações na Europa, Oriente Médio e nos mercados do Norte Africano. A unidade também oferece testes de conhecimentos de engenharia, para as linhas da empresa de produtos de filtração industrial e motor.
"A Donaldson está empenhada em fazer investimentos em tecnologias de filtragem que apoiem os nossos clientes globais e regionais. A expansão das nossas instalações na Bélgica garante maior capacidade de testes globais, enquanto melhora a nossa capacidade de conceber novas tecnologias de filtragem", disse Tod Carpenter, vice-presidente da Donaldson
Europa e Oriente Médio.
A Purolator, marca da MANN+HUMMEL voltada ao mercado de reposição, lança sua linha de filtros do óleo e elementos filtrantes do ar para motocicletas e passa a contar com um portfólio que atende 70% dos modelos dos principais fabricantes de motos em atividade no País, como Honda, Suzuki, Yamaha, Kawasaki, Sundown, Kasinski e Daelim. A linha de filtros para motocicletas da Purolator se destaca pelos preços competitivos e pela qualidade garantida da MANN+HUMMEL.
A empresa preparou uma campanha de divulgação para essa nova linha de filtros da Purolator que alerta o consumidor para a importância dos filtros para motocicletas. "Muitos proprietários de motos retiram o filtro do ar de suas motos para obter um ganho de cerca de 3% em potência. Esse pequeno aumento, no entanto, pode causar muitos problemas, pois sem o filtro do ar o motor fica exposto à entrada de partículas de poeira, água e pequenos objetos que podem comprometer seu funcionamento", afirma
André Gonçalves, engenheiro responsável pela assistência técnica para o mercado de reposição da MANN+HUMMEL.
O lançamento é uma revolução dentro da cozinha. O sistema Grohe Blue apresenta, em uma única peça, a função de filtro e de misturador monocomando, dispensando a necessidade de um filtro adicional na cozinha ou mesmo o estoque de garrafas de água. Fabricado pela empresa alemã Grohe, líder mundial em metais, este lançamento de última geração chega agora ao Brasil e está à venda em todas as lojas de cozinhas Kitchens.
Além da praticidade, um dos principais diferenciais do sistema está na qualidade da filtragem. Ou seja, a água filtrada pela Grohe Blue é tão saborosa quanto a água mineral, atingindo um desempenho superior na categoria frescor e sabor. Isso se deve ao uso de dois processos de filtragem, com carvão ativo e a exclusiva tecnologia de permutador de íons, que tem regulagem manual do volume de íons de cálcio e de magnésio, que permite assim neutralizar e até mesmo "regular" o gosto da água.
A Grohe Blue ainda conta com pré-filtro e quatro fases de limpeza, que eliminam todas as impurezas sólidas.
Internamente, a "supertorneira" Grohe Blue conta com dois canais independentes – um para a água da torneira e que mistura a água quente e a fria, e outro, exclusivamente para a água potável. A separação também ocorre dentro da bica. A água filtrada e a água que vem do encanamento não passam pelo mesmo local, garantindo que nenhuma impureza possa vir com a água filtrada.
Para completar, o sistema possui ainda um prático sensor luminoso que indica o momento de troca do filtro. Antes que a autonomia do equipamento chegue ao final (os últimos 10%), o led de água filtrada acende automaticamente. Cada filtro tem capacidade para 600 litros.
Os sistemas Microflow XL-Brine foram projetados especificamente para atender as necessidades e exigências de purificação de salmouras em instalações modernas de fabricação de queijos. Pode-se obter a clarificação sem a necessidade de filtros ou centrifugas. O sistema automatizado Microflow oferece uma solução ecologicamente correta que proporciona vida útil mais longa para as salmouras, com estabilização microbiana confiável. Isso reduz o risco de contaminação do queijo por microrganismos prejudiciais e patogênicos durante o processo de salga em salmoura.
O sistema utiliza as membranas de fibra oca de grande área de filtração comprovada da Pall, com força mecânica exclusiva e excelente resistência química, que proporcionam alta produtividade e exposição repetida a regimes de limpeza agressivos. Quando acoplados ao software amigável ao usuário com programação de ciclo e com um footprint compacto, a série Microflow XL-Brine é a solução inteligente para a recuperação confiável de salmouras de queijos.
Saiba mais: www.pall.com