Editorial
Por Meio Filtrante
Edição Nº 47 - Novembro/Dezembro de 2010 - Ano 9
Chegamos ao final de mais um ano de trabalho e como sempre passamos por uma série de turbulências, mas não podemos negar e nem nos queixar: 2010 foi mais um ano de crescimento com o PIB perto da casa dos 8%...
Chegamos ao final de mais um ano de trabalho e como sempre passamos por uma série de turbulências, mas não podemos negar e nem nos queixar: 2010 foi mais um ano de crescimento com o PIB perto da casa dos 8%, e com uma percepção média de desenvolvimento para os próximos cinco anos de aproximadamente 6%. Esse crescimento está sustentado pelas novas OEMs que estão chegando e com elas, mais indústrias de autopeças e novas empresas que nascerão para atender toda essa demanda. Com certeza, as empresas que se prepararam e se estruturaram são as que mais vão desfrutar desse crescimento, que dá sinais de que deverá seguir nessa linha por um período extenso no futuro.
A proximidade com as festas de fim de ano sempre é um período propício para refletir acerca do que realizamos e visualizar os desafios ainda por vir, tanto na esfera pessoal quanto profissional. É uma época em que muito se prega a união entre os povos, a diminuição das diferenças sociais em prol de um bem maior. Essa mesma linha de raciocínio pode ser empregada na atual realidade vivenciada pelo mercado de filtros, que passa a ter um novo propósito com a necessidade de adequação às determinações legais representadas no âmbito estadual pela Lei SMA 024 e no âmbito federal pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ainda são poucas as empresas em nosso setor que se deram conta que essas determinações afetarão profundamente o futuro das indústrias, que não poderão deixar de incluir um planejamento adequado de descarte em suas operações, envolvendo toda a cadeia logística. Sem dúvida, trata-se de um trabalho que trará melhores resultados e menores custos se for realizado em grupo do que de forma individualizada. Nesse sentido, como representante do setor, a Abrafiltros tem participado das reuniões convocadas pelo Conama, Fiesp e Secretaria do Meio Ambiente, visando melhor compreensão das leis, dos prazos e das necessidades logísticas para o cumprimento das metas a serem definidas no decorrer do processo. Entretanto, apenas a união das empresas em apoio ao trabalho realizado pela Abrafiltros poderá trazer os resultados esperados em benefício do setor, sendo mais do que nunca necessária e bem-vinda a participação de associados interessados no desenvolvimento dos trabalhos, com o objetivo de facilitar o cumprimento das leis e reduzir custos e necessidades logísticas, o que certamente resultará em benefícios tanto para o meio ambiente quanto para as empresas envolvidas no trabalho em grupo.
Nessa edição, trazemos como matéria de capa: Nanofibras, o meio filtrante do futuro e muitos outros temas, como: Atenção com a água; Polimerização de resinas em não tecidos de poliéster; Fornecimento de produtos certificados passa a ser obrigatório; Abrafiltros representa setor nas reuniões da SMA 024; Resfriando os custos; Metalurgia 2010: mercado de fundição em crescimento; Competências que fazem a diferença; Filtro Automático RF3 é a nova solução para reúso da água; Prêmio de mercado consolidam Europa na liderança em recall de marca; Remoção de verniz, a última fronteira; Pall amplia estrutura no Brasil; Controle dos compostos orgânicos voláteis em cabines de pintura para veículos leves; filtrado, o que acontece no mercado de filtros; mercado e visão empresarial.
Desejamos a todos boas festas e um próspero 2011!
Boa leitura e bons negócios!
Editora
Alexandre Borges; Alice Maria de Melo Ribeiro; Antonio José Monte; Atsushi Gomi; Caio Mello de Abreu; Carlos Augusto de Souza; Carlos Thomsem Junior; Cláudio Chaves; Denis Beber Frada; Eduardo Pacheco; Francisco Gomes Neto; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Hercules Guilardi; Helmut Zschieschang; Hermann Queiser; Jeffrey John Hanson; José Luis Tejon Megido; Julio Trujillo; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Aurélio Rangel; Nelson Roberto Cancellara; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Plínio Centoamores; Ricardo Saad; Tárcia Rita Davoglio; Tarcisio Costa; Valter Medina; Vinicius Stoco Patricio e Walter Luiz Polônio.
Antonio Carlos Camargo, Marco Antônio Simon (Grupo Europa); André Luis Moura, Valdir Montagnoli (DBD Filtros); Helmut Zschieschang, Kurt Josef Dannegger, Marlene Dorigon, Alex Peixoto, Flavio Luiz Dalavia (Hydac Tecnologia); Carlos Thomsem Jr. (Polytec); Willian S. Castro, Luiza Machado (WMF Solutions Ltda - Hy-Pro); Moacyr J. Domingues, Dr. Hélio Cavicchio e diretoria (Abrafipa); Eng. Edison Ricco Júnior, Flávia Gil (Apexfil); Aldenir C. Montesso (Poli-Filtro); Edgard Luiz Cortez (Iteb); Me. Luciano Peske Ceron (Renner); Gilberto Albertini, Márcio Garcia, (Mann+Hummel); Sérgio Moreira Monteiro, Marco Cattaruzzi, Vânia Correia (Parker); João Eduardo Laudisio (Pall Corporation); Abrafiltros (Diretoria); David Siqueira de Andrade, Iva Lima de Souza (Supply Service); Sauro Armani (Mahle Filtroil); Juliana Araújo, Fabian Udo Beims (Bosch Rexroth); Gabriel Le Pera (Filtros Saraiva); Vinicius Stoco Patricio (Ahstrom Louveira); Cledson Burlin (Millipore); Milton Scoriza (Maxclean do Brasil); Me. Tárcia Rita Davoglio; Klaas De Waal (Filtration News); Me. João Carlos Mucciacito, Ana Olivia Thomaz Bertoldo, Bianca Aguilera de Carvalho, Leonardo Camilo da Silva, Pâmela Suelen Fiorentini e Rafael Caño dos Santos; Drª. Sandra Mara Oliveira Einloft; Dr. Marcus Seferin e André Vinícius.