Prêmios De Mercado Consolidam Europa Na Liderança Em Recall De Marca
Por Marco Antônio Simon
Edição Nº 47 - Novembro/Dezembro de 2010 - Ano 9
Pesquisas independentes reafirmam o Europa como nº1 em purificadores de água
A importância em estabelecer uma marca de sucesso é um dos grandes desafios do marketing moderno, num mundo cada vez mais dominado por uma profusão de empresas e produtos. Ao longo do tempo, mesmo com toda a competição cada vez mais agressiva para conquistar evidência e espaço, algumas marcas tornaram-se clássicas a ponto de representar toda uma categoria de produtos, como os cases conhecidos que envolvem os nomes Gillette, Danone, entre outros.
No segmento de purificadores de água, a marca Europa é também vista pela grande maioria dos consumidores no Brasil como sinônimo de purificador de água, graças a um intenso trabalho de marketing e divulgação realizado ininterruptamente desde 1984, e que foi essencial para disseminar o conceito do "purificador de água" frente ao termo "filtro", que dominava a mente dos consumidores e não era suficiente para retratar o então novo e revolucionário sistema de tratamento de água empregado pelos purificadores Europa.
E 26 anos depois de sua chegada ao mercado, prêmios e pesquisas independentes continuam a demonstrar que a marca Europa segue como o principal referencial de mercado para o setor, fato comprovado pelos cerca de 50 prêmios já recebidos pela Brasfilter, fabricante dos purificadores e filtros de entrada Europa, ao longo dessa trajetória vitoriosa e autêntico case de marketing, alicerçado pelos investimentos constantes em mídia, tecnologia, certificações de qualidade e processo de fabricação, onde o Europa é responsável pelas principais inovações utilizadas pelo segmento na atualidade, fatores que impactam positivamente na percepção do consumidor.
A constatação desse fato pode ser verificada pelos mais recentes prêmios conquistados pela marca através de pesquisas tradicionais, idôneas e em setores que prezam e dependem da qualidade da água, sendo interessante notar que o termo "purificador" tem forte associação com a marca, que também é mencionada como líder mesmo quando a denominação utilizada na pesquisa passa ser "filtro".
Para citar alguns exemplos, em levantamento realizado pela Data Foods para Revista Panificação Brasileira na Pesquisa Nacional de Preferência de Marcas, o Europa atingiu o expressivo percentual de 59,21% dos votos entre as oito marcas mais citadas na categoria, com larga vantagem para a segunda colocada. Na 11ª edição da Marca Preferida na Área Hospitalar da Revista HOSP VIP 2009/2010, o Europa também obteve o primeiro lugar, totalizando 49,44% dos votos na categoria "Purificador de Água" e 41,98% na categoria "Filtro de Água".
No setor hoteleiro, na 11ª edição da Pesquisa Nacional de Marcas Preferidas no Mercado de Hospedagem, a liderança do Europa chegou a 82,54% das menções na categoria "Purificador de Água". Entre os síndicos, a preferência também é pela marca Europa, como apontou a Revista Pró-Síndico na Pesquisa Nacional de Preferência de Marcas – Pesquisa Licita Mais, de julho de 2009, onde o Europa ficou com 46,96% dos votos e mais de 30% de vantagem para a segunda colocação na categoria "Filtros Centrais", com o produto Filtro de Entrada. Em diversas pesquisas, a marca é campeã consecutivamente há quatro, cinco ou mais edições, sem contar ainda as premiações regionais recebidas através de Distribuidores Autorizados em todo o Brasil.
Como diz o norte-americano Al Ries, um dos papas do marketing moderno e autor do best seller
Marketing de guerra, "marketing é criar uma marca e fixá-la na mente dos possíveis clientes". Nesse conceito, os números demonstram o sucesso da estratégia a cargo da house agency Eurocom traçada pelo Europa, que ultrapassa mais de 5 milhões de purificadores de água comercializados no Brasil e em mais de 30 países, estimando-se que os produtos sejam utilizados por mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo, entre consumidores residenciais e empresas que investem em qualidade de vida e no consumo de água saudável, com a confiança de optar pela marca líder de mercado.
Grande São Paulo – (11) 3017-8400 Demais localidades – 0800-131413 www.europa.com.br |