Pioneira Na Gestão De Resíduos No Brasil, Supply Service Comemora 18 Anos
Por João B. Moura
Edição Nº 45 - Julho/Agosto de 2010 - Ano 9
Empresa já devolveu à natureza 325 milhões de litros de água e 21,6 milhões de litros de óleo
Nos anos 90, o químico David Siqueira de Andrade atuava na fabricação de aditivos para lubrificantes e óleos solúveis, em parceria com um sócio. Entretanto, a sociedade não evoluiu satisfatoriamente e David viu a necessidade de abandonar o empreendimento e buscar uma nova linha de ação.
Detentor de grande conhecimento da química dos óleos e gorduras, mas preocupado em atuar numa atividade que não conflitasse com a empresa de seu ex-sócio por questões éticas, vislumbrou uma possibilidade que inaugurou um novo segmento no país: a prestação de serviços na gestão de resíduos.
"A idéia era ser um facilitador para os usuários de óleos solúveis, oferecendo o tratamento e descarte das emulsões aquosas de óleo solúvel
out company", explica David, que tornou-se pioneiro no Brasil no setor.
A nova empresa com o nome Química Industrial Supply Ltda., iniciou as atividades em agosto de 1992 em Tapiraí (SP), enfrentando dificuldades típicas para o estabelecimento de um novo negócio num setor ainda inexplorado. "Começamos fazendo reciclagem de lubrificantes industriais por não ser necessário adquirir a matéria-prima, visto esta ser fornecida na forma de óleo lubrificante usado e/ou contaminado, não necessitando assim dispor de capital de giro", observa. "Na época, o investimento em equipamentos de produção e laboratório era baixo, muito diferente das exigências de qualidade e necessidades ambientais de hoje, o que nos permitiu prosseguir no negócio".
Curiosamente, um dos problemas iniciais da empresa foi o próprio nome. A razão social - Química Industrial Supply Ltda. - não ajudava a empresa a decolar. "A razão social foi criada por duas diferentes dificuldades. A primeira delas foi o fato de sermos pioneiros neste seguimento e não sabermos que tipo de indústria seríamos, e a melhor classificação era de indústria química. Como havia dificuldades na época em encontrar um nome que fosse aceito e aprovado junto aos órgãos de registro, era praxe ter que apresentar ao menos de três a quatro sugestões para ver se uma delas era aceita. Foi assim que conseguimos que Química Industrial Supply Ltda. fosse registrado", lembra David.
Mas o nome representou um novo obstáculo. "Soava como fabricante ou fornecedor de produtos químicos, o que não era nosso negócio nem objetivo. Se chegássemos em uma empresa para visitar e disséssemos ser da Química Industrial Supply Ltda., muitas vezes éramos dispensados já na portaria sem a chance de dizer o que realmente pretendíamos. Eles acreditavam que íamos oferecer produtos químicos. Verificamos então que precisávamos de algo que nos identificasse e, ao mesmo tempo, despertasse curiosidade ou interesse sobre quem éramos e o que fazíamos. Daí surgiu o nome Supply Service, de fornecedor de serviços", diz o executivo.
Com o nome fantasia foi criado o logotipo, sempre remetendo ao tema limpeza. "O logotipo também foi objeto de estudo. Nosso desejo ao criá-lo era de levar a um conceito, noção ou sensação de limpeza, clean, claro e por esta razão, ele é escrito sobre superfície branca e assim também são nossos veículos, todos brancos".
A partir daí, o negócio evoluiu. Visando sempre o mercado ambiental, a Supply Service passou a trabalhar também com outros resíduos oleosos como borras, terra, panos, estopas, serragem, areia, equipamentos de proteção individual contaminados com óleos, graxas e solventes, onde a empresa também foi a primeira a desenvolver esse tipo de atividade no Brasil.
Em novembro de 2000, com a publicação da Resolução Conama 273 sobre a adequação ambiental de postos de combustíveis, teve início a prestação de serviço ao segmento, uma vez que a resolução estipula a substituição dos tanques normais por tanques ecológicos. "Percebemos que na troca de tanque, o antigo deveria ser removido e continha restos de combustível, necessitando serem lavados antes da retirada para prevenir incêndio ou explosão ocasionada pelo combustível residual, em caso de se cortar com maçarico ou eletrodos, além da própria questão ambiental", ressalta David. "Para auxiliar nesse tipo de trabalho, no início de 2001 adquirimos um veículo hidrovácuo (hidrojateamento e vácuo), com tecnologia alemã e passamos a oferecer este serviço. Hoje temos dez desses veículos trabalhando em diferentes segmentos".
A Resolução Conama 273 determina a correta destinação de frascos vazios usados de lubrificantes, filtros usados de lubrificantes e combustíveis, panos, estopas e EPIs e a instalação e limpeza das caixas separadoras de água e óleo. "Vimos uma nova oportunidade e a partir de 2004, passamos a prestar aos estabelecimentos um serviço completo, auxiliando na coleta, transporte e destinação dos resíduos, permitindo assim a adequação e licenciamento dos postos de serviço por parte dos órgãos ambientais".
Com o desenvolvimento crescente da empresa, a Supply Service passou a atender os mais diversos segmentos na área de resíduos, com trabalhos envolvendo montadoras de automóveis, autopeças e auto partes, máquinas e equipamentos, metalurgia, siderurgia, transportes, papel e celulose, petroquímicas, química, farmacêutica, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, concessionárias de veículos leves e pesados, e praticamente todo e qualquer segmento ou atividade que gere resíduos oleosos, mesmo que pós-consumo.
Sempre investindo em tecnologia e aprimoramento técnico, a Supply Service necessitou realizar muita pesquisa no mercado internacional para atingir o estágio atual. "Até há poucos anos atrás, havia pouca tecnologia disponível em nossa área, até mesmo por ser um segmento novo no mercado. Isso nos obrigava a criar soluções caseiras, desenvolvendo e implantado nossa própria tecnologia, mas atualmente contamos com feiras internacionais voltadas para o meio ambiente no mundo todo, oferecendo tecnologia e equipamentos cada vez mais produtivos e eficientes. Por isso, participamos dos eventos internacionais e adquirimos o que há de melhor em equipamentos, nos antecipando ao mercado em geral em benefício aos nossos clientes", comenta David.
A sede da Supply Service está instalada em Tapiraí – SP num parque industrial de 26.000 m² e 7.300 m² de área construída no coração da mata atlântica, contando ainda com unidades fabris em São José dos Pinhais (PR), denominada Geoquímica, Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), ambas denominadas Eco Supply, que além das atividades de tratamento e descarte de resíduos oleosos, as duas últimas operam também com a coleta e trituração de pneus inservíveis. A empresa possui escritórios nas cidades de Campinas, São Paulo,
São Bernardo do Campo e Rio de Janeiro, além dos escritórios nas unidades de negócio. No total, são 160 funcionários em Tapiraí e 42 nas demais unidades.
Na área da qualidade, a Supply Service detém as certificações ISO 9001 e 14001, obtidas em setembro de 2002, sendo a primeira empresa do segmento a receber tais certifições. O know how da empresa fez com que desenvolvesse importantes trabalhos junto aos órgãos governamentais nas esferas municipal, estadual
e federal. "Temos presença marcante junto a esses órgãos e procuramos sempre que possível, participar de Grupos de Trabalho para elaboração de Projetos de Leis e Resoluções, como no caso da coleta de filtros de óleo automotivo usado - onde já atuamos há oito anos na coleta e reciclagem - e só recentemente começaram a surgir leis sobre o assunto. Por isso, temos grande satisfação em emprestar nossa experiência na elaboração de normas e procedimento legais, visando sempre minimizar custos ao gerador e maximizar os benefícios ao meio ambiente", revela David.
A empresa executa o trabalho adequado a cada tipo de resíduo, conforme a lei específica. No caso dos filtros coletados ou recebidos para a reciclagem, devem ser desmontados de forma a separar metal, óleo e o elemento filtrante para descarte, obedecendo as documentações exigidas para coleta, transporte e o processamento dos metais em siderúrgica, onde o teor de óleo lubrificante contido nos filtros é um fator limitante, visto a queima deste ser considerado prática proibida, porque o óleo além de ser usado no rerrefino, ao queimar no forno da siderúrgica exala dioxinas e outras toxinas potencialmente carcinogênicas, sendo essa questão regulada pela Resolução CONAMA 362/05. Portanto,é proibido por lei enviar para siderúrgicas, lixões ou aterros, filtros inteiros sem a correta separação de suas partes.
Com equipamentos de tecnologia avançada, o laboratório da Supply Service realiza análises e ensaios necessários para garantir o controle de produção, a qualidade dos produtos reciclados e o controle da água e dos resíduos processados.
É interessante notar que a Supply Service não exige quantidade mínima de produtos para realizar o processo de descarte, atuando nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais (parcial), Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre. A empresa anuncia para breve o início das atividades no Distrito Federal e Goiás.
A frota própria da Supply Service merece um destaque especial, com caminhões e carretas do tipo baú, tanques, autovácuo, hidrojateamento e veículo urbano de carga - VUC. "Temos uma frota impecável, desde a manutenção à limpeza, pois é com ela que se inicia o nosso trabalho de reciclagem", lembra o fundador da Supply Service, que detém todo o licenciamento exigido junto aos órgão federais, estaduais e municipais, e também a autorização de agências reguladoras, como por exemplo a ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Integram a frota unidades especiais exclusivas que garantem mais comodidade, qualidade e rapidez no atendimento. A Smart System é uma unidade móvel de ultrafiltração que vai ao ponto de geração de águas contaminadas com derivados de petróleo e faz o tratamento in loco, sem a necessidade de transportar a totalidade do volume até a fábrica, sendo empregada para distâncias superiores a 600 km e volumes não inferiores a 200 m3. Já o Hydrojeting Supply é uma unidade móvel de hidrojateamento, que pode ser acoplada a qualquer outro veículo da empresa, oferecendo maior agilidade no execução dos serviços que necessitam de alta pressão e grandes volumes de água.
"Oferecemos aos cliente uma solução completa, que abrange o licenciamento do processo de destinação, coleta com frota própria e atendimento dedicado", explica David. "Dispomos de pessoal qualificado e em constante atualização para proporcionar suporte e assistência aos nossos clientes, disponibilizando químicos, engenheiros ambientais, de saúde e segurança do trabalho, além dos serviços de transporte, assistência documental e legislação". Todo o transporte compreende a documentação requerida pela Resolução 420 da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, como Certificado de Coleta de Resíduos, Cadri e documentos da ISO 9001 e 14001 relativos ao manuseio e transporte dos resíduos, além do fornecimento para pequenos, médios e grandes geradores, de kits contenedores para o correto acondicionamento dos filtros usados até o momento da coleta para o transporte e tratamento.
David Andrade estima que no Brasil existam cerca de 37.000 postos de combustíveis e aproximadamente 155.000 outros pontos de geração de filtros usados de óleo, tais como oficinas mecânicas, concessionárias de veículos, casas de troca de óleo, auto centers, e que sejam gerados anualmente em torno de 50 milhões de filtros usados de óleo e combustível.
Levando-se em conta que um filtro automotivo geralmente é constituído em peso por 55% de metal, 25% elemento filtrante e 20% de óleo lubrificante usado contaminado, tem-se a dimensão do impacto ambiental que estes causam se não forem coletados e corretamente processados, com a devida recuperação do metal e óleo, ambos itens de interesse econômico por se tratar de materiais de fontes não renováveis, escassos e cada vez mais consumidos.
Nas palavras de seu fundador, "tudo o que a Supply Service faz está relacionado com o compromisso e a responsabilidade com o meio ambiente, por isso procuramos fazer cada vez melhor o que nos propusemos. Lembramos sempre aos nossos clientes que tudo o que eles nos enviam como resíduos, foi antes adquirido por suas empresas como matéria-prima e processado, portanto devem sempre praticar a política do Reduzir, Reutilizar e Reciclar".
Em dezoito anos de atividade, a Supply Service já devolveu à natureza 325 milhões de litros de água removidos das emulsões aquosas de óleo solúvel e 21,6 milhões de litros de óleo retirados de borras oleosas, frascos vazios de lubrificantes, filtros de óleo, além de outros milhões de frascos e filtros usados de lubrificantes, retirados e reciclados através do programa Kit Posto, desenvolvido pela empresa. E o executivo é otimista quanto ao futuro, apostando em crescimento contínuo.
"A tendência em nosso setor são tecnologias que transformem resíduos em algo reutilizável, mesmo que seja a geração de calor ou energia elétrica. O Brasil é um país de oportunidades e o tão falado ‘país do futuro’ está aqui, diante de nós. A hora é de empreender, crescer, manter e consolidar, pois o futuro chegou e quem espera vive no passado".
Tel.: (15) 3277-4700 Fax.: (15) 3277-4709 www.supplyservice.com.br |