Europa Implementa Nova Estratégia De Gestão
Por Marco Antônio Simon
Edição Nº 46 - Setembro/Outubro de 2010 - Ano 9
Conselho de Administração assume e planeja ampliar atividades
Há 26 anos a marca líder em purificadores de água, o Europa estabeleceu um novo sistema de gestão em prosseguimento às operações do grupo após o falecimento de seu Diretor-Presidente, Dácio Múcio de Souza, no dia 7 de julho.
Conforme reunião entre os sócios, foi instituído o Conselho de Administração Europa, formado por Sueli Curti, esposa de Dácio e Presidente do Conselho; Antônio Carlos Camargo, Diretor Industrial; Carlos Quioshi Yasumura, Diretor Administrativo Financeiro, que assume também o cargo de Diretor Comercial; Manuella Curti de Souza e Nathalia Curti de Souza, que atuarão em aspectos consultivos.
Há cerca de dois meses em atividade, o Conselho de Administração avalia como positiva a iniciativa. "Os principais objetivos iniciais foram tranquilizar nossa rede de Distribuidores Autorizados e o mercado, mantendo a normalidade das operações", explica Carlos Quioshi Yasumura. "O processo de transição transcorreu sem complicações, graças à gestão profissionalizada da empresa e o objetivo comum de todos os envolvidos em dar continuidade ao legado de sucesso da marca Europa".
Pioneiro no mercado de purificadores de água, o
Europa sempre teve o arrojo comercial de Dácio como uma de suas marcas registradas, aliado às inovações tecnológicas que impulsionaram o setor através de Antônio Carlos Camargo no comando da área industrial, numa parceria bem sucedida iniciada em 1984, com a fundação da fábrica Brasfilter.
"Iremos continuar a trazer as principais novidades de mercado, seguindo o planejamento estabelecido anteriormente", diz Antônio Carlos Camargo. "Nos próximos meses, faremos o lançamento de um novo produto que irá redefinir o mercado de purificadores de água, como tem sido nossa característica desde o início da empresa. E continuar em frente e de cabeça erguida, impulsionando o crescimento da marca, é a maior homenagem que podemos prestar ao Dácio, que nunca se deixou abater por qualquer dificuldade e
tinha uma grande paixão pelo Europa".
Sueli Curti, Presidente do Conselho de Administração, esteve presente ao lado de Dácio absorvendo todos os ensinamentos sobre a organização e foi também, uma das responsáveis diretas pela administração de lojas Europa, tendo atuado inclusive, na condução de treinamentos para equipes de vendas, conhecimento importante em sua nova ocupação.
"Estamos finalizando a fase de atualização quanto às operações e iremos nos concentrar agora no desenvolvimento estratégico de uma nova era de crescimento para o Europa, valorizando a marca, colaboradores e a rede de distribuição, pilares importantes para o sucesso da nossa organização", diz Sueli Curti. "Como diz o hino Europa, nossa história sempre foi marcada por lutas e vitórias e foi assim que construímos uma marca sólida, com produtos reconhecidos no Brasil e no exterior em termos de qualidade e inovação de mercado. Vamos dar sequência a esse trabalho e inclusive, buscar a ampliação dos negócios".
Saiba mais acessando: www.europa.com.br, ou pelo SAC Europa: Grande São Paulo – (11) 3017-8400, demais localidades – 0800-131413.
![]() Criança "levada", saiu de casa aos 13 anos e foi para Belo Horizonte, onde com apenas 16 anos, trabalhou como gerente de hotel. Posteriormente, montou uma equipe para vendas de jóias. O negócio não deu certo e veio para São Paulo em 1970 praticamente sem dinheiro, e atendeu a um único anúncio de emprego para venda de livros na Divisão Volumes da Editora Abril. Começou no porta a porta e conquistou inúmeros prêmios e 72 troféus por desempenho, passando pelos cargos de Vendedor, Supervisor, Gerente, Vice-Diretor Executivo e Diretor Adjunto, sendo o recordista na história da Divisão Volumes, encerrada pela Abril em 1979. Nesse mesmo ano, montou a sua própria distribuidora de livros denominada DM Associados, com seis sócios e escritórios em São Paulo, Campinas, Santos e Belo Horizonte. Logo depois de uma grande compra de livros, o negócio foi – literalmente - por água abaixo. Uma enchente do Rio Arrudas inundou o depósito em Belo Horizonte. Ficou sozinho na empresa, mas saldou as dívidas em dois anos. Trouxe um caminhão com os livros em melhor estado para a Casa André Luiz em São Paulo, mas os volumes não serviram nem para doação. Graças ao empenho de Dácio, a DM Associados tornou-se a primeira distribuidora dos purificadores Europa e completou 31 anos no dia 16 de agosto. Em 1983, na busca de um novo produto para a DM Associados, conheceu o sócio Antônio Carlos Camargo, e, ironicamente, encontrou na água o novo negócio. Fundaram a Brasfilter em 1984 num pequeno sobrado no bairro da Casa Verde (SP), e passaram a produzir e comercializar sob a marca Europa, um equipamento praticamente desconhecido – o purificador de água. Evolução tecnológica muito superior aos filtros de barro, que dominavam o mercado na época, o purificador realizava o tratamento físico, químico e microbiológico (eliminação de bactérias) da água. Por esse motivo, Dácio sempre lutou pela adoção do termo "purificador de água" ao invés de "filtro", conseguindo transformar a marca Europa em sinônimo do produto e referência no mercado. O nome Europa foi adotado por retratar um continente com tradição, solidez, que representa o conhecimento e com grande credibilidade – características desejadas para a marca. De uma produção artesanal de 100 purificadores por mês em 1984, a produção cresceu de tal maneira que os empresários adquiriram em Guarulhos um ginásio de esportes, que foi modernizado e para onde a Brasfilter foi transferida em 1986. Mesmo nascido na chamada "década perdida", o Grupo Europa superou os planos econômicos e nunca apresentou prejuízo em sua história. Em 2009, a marca Europa ultrapassou mais de 5 milhões de produtos no Brasil e já exportados para 30 países, com mais de 790 pontos exclusivos de atendimento direto ao consumidor em todo território nacional, entre lojas, pontos de venda e escritórios, com força de vendas de mais de 3.000 pessoas. O Grupo Europa é formado por seis empresas, com duas fábricas em Guarulhos, prédio de 13 pavimentos na região da Paulista, agência de propaganda própria e outra empresa no Cambuci. A Brasfilter, em Guarulhos, é referência na América Latina e possui qualidade de fabricação certificada no padrão ISO 9001:2008. Os purificadores de água Europa receberam mais de 40 prêmios de mercado e todos são certificados com o selo Inmetro. Desde 1985, a marca Europa é presença constante em ações de mídia nas principais emissoras de TV, rádio e mídia impressa do país. Em 1999, Dácio foi desenganado pelos médicos, com tumores no cérebro, cerebelo, ombro e pulmão. Passou por cirurgias e durante a fase de recuperação seguiu trabalhando ainda com mais afinco na empresa, o que foi fundamental para seu restabelecimento, tendo inclusive participado de uma convenção de vendas nesse período, surpreendendo a todos pela força de vontade. "A dedicação, a seriedade e o entusiasmo em tudo o que fazemos, são as razões do nosso sucesso no trabalho e na vida", era uma mensagem marcante de otimismo que fazia questão de transmitir a todos. Por suas realizações em prol do setor, foi o único brasileiro indicado Diretor para a América Latina na Divisão Mundial da WQA – Water Quality Association. Era também fundador, vice-presidente e Diretor de Comunicação da Abrafipa – Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos Para Tratamento de Água, com importante papel no desenvolvimento do mercado e nos trabalhos de normatização dos produtos junto ao INMETRO e ABNT. Em 2004, foi finalista do prêmio Empreendedor do Ano, da Ernst & Young. Dácio tinha um estilo particular de gestão e tratava os colaboradores das empresas pelo nome, considerados por ele como parte da família. Empreendedor por excelência, Dácio Múcio de Souza teve como marcas registradas a obstinação e a perseverança em superar obstáculos para conquistar seus objetivos. Tinha paixão por vendas, sendo praticamente imbatível nessa arte, que considerava uma ciência. Seu exemplo de sucesso foi tema de matérias jornalísticas e seminários por todo o país e também no exterior. Como legado de seu espírito de realização, Dácio deixa a seguinte frase: "Ser empreendedor é algo que está no sangue. É conseguir olhar sempre em frente, acima das dificuldades, para atingir o êxito e contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do país". |