Automação Dos Filtros Atende À Demanda De Eficiência
Por Cristiane Rubim
Edição Nº 70 - Setembro/Outubro de 2014 - Ano 13
Primeiro, a industrialização se desenvolveu pela mecanização, depois veio a automação e agora a robotização está presente com força nos processos industriais
Primeiro, a industrialização se desenvolveu pela mecanização, depois veio a automação e agora a robotização está presente com força nos processos industriais. No caso dos filtros, a automação trouxe muitas vantagens, benefícios e melhorias para atender à demanda de eficiência. Toda essa bagagem nova impactou de forma direta nos custos, redução de desperdícios, aumento de confiabilidade, diminuição da complexidade e facilidade de operação e manutenção, entre outros. Os filtros de ar estão entre os sistemas automatizados.
O uso de novas tecnologias e a modernização dos equipamentos permitiram aos sistemas de filtragem alcançarem uma maior eficiência. Criada no Japão e estabelecida no Brasil desde 1998, a SMC Brasil produz filtros e, desde 1959, mantém-se como referência em sistemas de tratamento de ar e automação pneumática. "O filtro, popularmente conhecido como tratamento de ar, é responsável pela longevidade de todo o sistema pneumático que vem depois dele,", diz Eduardo Mariano, gerente de engenharia e marketing da empresa.
Vários componentes fazem parte do sistema pneumático, como por exemplo, válvulas, conexões, atuadores e instrumentos. "Os instrumentos de medição sempre são sensíveis a impurezas encontradas em linhas pneumáticas e nos informam as condições de operação: temperatura do ar, quantidade de fluxo, pressão do fluido etc."
O principal objetivo é fazer a filtragem correta para tornar o ar adequado. "De acordo com cada necessidade, é preciso utilizar filtros independentes para cada grau de filtragem, a partir de 0,01 mícron. Um sistema de tratamento de ar eficiente garante a vida útil dos componentes que estão na sequência do circuito pneumático", ressalta.
Os processos de automação dos filtros podem ser realizados por sensores que verificam sua eficiência. "Nossos filtros industriais modelo FN1 utilizam sensores para diferencial de pressão. Quando há uma queda de pressão na saída em relação à entrada, ele envia um sinal ou aciona o sistema de retrolavagem ou ‘By-pass’", afirma.
Fluidos industriais
Em seu leque de produtos, a SMC Brasil dispõe de filtros para atender a todas as necessidades da indústria. Os benefícios que estes produtos proporcionam ao cliente são o fácil manuseio, o funcionamento, a manutenção e a máxima eficiência em sua função. Apresentam vantagens também para quaisquer sistemas de automação pneumática, entre elas, mais durabilidade dos componentes e, consequentemente, mais economia, além da garantir bom funcionamento do sistema.
"A parte do segmento na qual mais encontramos a automação é a de sistemas de filtragem de fluidos industriais." Segundo Mariano, o motivo é que, neste sistema, são utilizados filtros regenerativos que conseguem identificar o momento de realizar a retrolavagem e retornar ao seu estado de máxima eficiência. "Na usinagem, é necessário utilizar fluido refrigerante nas máquinas, porque, durante o processo, ele suja e sai com cavacos e outras impurezas. Por se tratarem de fluidos caros que agridem o meio ambiente, é preciso usar um sistema de filtragem que o torne limpo e reaproveitável. Assim, há conscientização sobre o meio ambiente, além da redução de custos."
Inovação tecnológica
Especializada e focada em automação pneumática, a SMC investe 8% do seu faturamento anual em pesquisas e desenvolvimento. "São mais de 1.500 engenheiros em todos os continentes que contribuem, constantemente, com ideias inovadoras e desenvolvimento de novos produtos," informa o gerente de engenharia e marketing. O objetivo da empresa é inovar tecnologicamente tanto nos sistemas de filtragem como em outros equipamentos. Atualmente, dispõe de 12 mil componentes e, aproximadamente, 640 mil variações. Dentro desta perspectiva, tem também como prioridade investir em economia de recursos naturais, acompanhando a tendência de preservação ambiental do setor.
As fotos dos filtros que ilustram a matéria são lançamentos da SMC. Eles foram reformulados para atender à demanda mundial, com design atual, ótima eficiência e menor tempo para manutenção. Outro destaque já citado acima é o modelo FN1, filtro industrial regenerativo para líquidos, que pode ser automatizado e aumentar a economia e preservação do meio ambiente.
Contato da empresa:
SMC Brasil: www.smcbr.com.br