Mann+Hummel Completa 60 Anos No Brasil

Em 2014, pela segunda vez o grupo Mann+Hummel foi escolhido como o maior fabricante de filtros no mundo por um órgão independente. Mas 2014 é também o ano da celebração dos 60 anos da chegada ao Brasil


Em 2014, pela segunda vez o grupo Mann+Hummel foi escolhido como o maior fabricante de filtros no mundo por um órgão independente. Mas 2014 é também o ano da celebração dos 60 anos da chegada ao Brasil e a filial brasileira é uma contribuidora importante para a posição de líder do grupo Mann+Hummel. Durante esse período a empresa brasileira se consolidou no mercado nacional pela qualidade e tecnologia de seus produtos e pelo reconhecimento de seus clientes. Prova disso são os vários prêmios recebidos, em particular o de 2013, quando foi nomeada (pela 19º vez) fornecedora do ano pela GM. 
Ser reconhecido como um dos principais fabricantes de filtros automotivos é fundamental para a empresa, que considera um ponto estratégico a manutenção de sua forte presença e participação, fazendo constantes investimentos tanto para os equipamentos originais quanto para o mercado de reposição.    
Mann+Hummel Completa 60 Anos No Brasil

A Mann+Hummel acredita que o investimento em pesquisa e desenvolvimento - que permite oferecer soluções inovadoras e de alta performance e a presença próxima aos clientes - são os principais responsáveis pelo sucesso. "Durante esses 60 anos, a Mann+Hummel estabeleceu uma proximidade com seus parceiros. Nossa relação é de muito profissionalismo, sempre visando o crescimento dos negócios através da confiança de nossos clientes e de nossos fornecedores sobre nossa qualidade e nossa competitividade. Acreditamos que estar próximo do mercado nos ajuda a entender e atender melhor às necessidades de nossos parceiros", diz Marc-François Mousset, gerente geral da Mann+Hummel Brasil.
Atualmente, são quatro unidades fabris (três para atender a indústria automotiva e uma para atender sistemas de filtragem de água industrial), sendo que o aumento da capacidade existente e a melhoria dos sistemas produtivos vêm sendo constantemente realizados. "A Mann+Hummel investe continuamente em melhorias dos processos produtivos e está à frente das tendências mundiais em tecnologia dos produtos conforme as demandas solicitadas pelas montadoras. Nossas parcerias e know-how ao redor do mundo fazem com que sejamos capazes de propor a nossos clientes as inovações tecnológicas necessárias para que eles possam atender perfeitamente as necessidades de seus clientes. Nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento nos oferece suporte com o que há de melhor e mais moderno em termos de tecnologia e inovação. A empresa também tem investido em aumento de sua capacidade ao redor do mundo com a aquisição da companhia americana Purolator, maior fabricante de filtros automotivos dos EUA", complementa Marc-François Mousset.


Mann+Hummel Completa 60 Anos No Brasil
   
Mercado brasileiro e perspectivas de crescimento

O mercado automotivo no Brasil teve um forte crescimento nos últimos anos e o segmento de reposição de filtros vem acompanhando esse processo. A conscientização dos consumidores da necessidade de fazer a manutenção preventiva nos veículos em circulação também contribui para a impulsão das vendas.
Apesar do momento instável que o país atravessa, Marc-François Mousset revela sua confiança para o futuro. "O Brasil passa por um período de baixo crescimento econômico, o que vem afetando o mercado automotivo. Apesar disto, entendemos a sua importância no cenário mundial e acreditamos que este momento será superado e voltaremos a crescer", afirma.
Para manter o ritmo e vencer a instabilidade, a empresa pretende continuar trabalhando no que a fez alcançar o patamar atual. "Há 60 anos a empresa veio ao Brasil para atender as montadoras que aqui estavam e desde então não paramos de investir em tecnologias, processos e pessoas. No mercado de reposição também investimos em marketing e distribuição para fortalecer nossas marcas e melhor atender nossos clientes. Com isto conseguiremos superar os desafios de um mercado instável. Manter e melhorar o alto nível de qualidade dos nossos produtos para atender os projetos cada vez mais ousados das montadoras e às exigências do mercado de reposição tem sido nosso fator motivacional para crescer neste ambiente competitivo", detalha Mousset.
Maria Luisa Ferrareto, diretora financeira explica que a Mann+Hummel participa nos segmentos de equipamentos originais (linha leve, pesada e motocicletas), OES, mercado de reposição, mercado agrícola e filtros industriais e que o direcionamento da empresa não é só o crescimento do mercado. "Estamos focados em ações para crescimento de participação de mercado em cada segmento. Acreditamos que com as mudanças nos motores e com os projetos automotivos com plataformas globais e de alta tecnologia, os consumidores vão cada vez mais entender a importância da utilização de produtos de qualidade para a boa performance e a longevidade dos motores. Com este cenário a Mann+Hummel tem planos de expandir sua participação no mercado de reposição baseado na alta qualidade e tecnologia de seus produtos", conta.
A Mann+Hummel transferiu a planta localizada em Contagem/MG para uma fábrica muito maior em Betim/MG, com investimentos em injeção de peças plásticas e peças sopradas.
A Mann+Hummel tem investido continuamente em equipamentos de alta tecnologia, com foco nas melhorias de processos e atendendo aos padrões de qualidade estabelecidos pelo grupo. "Temos o mesmo nível de qualidade que os filtros fabricados na Alemanha e investimos em equipamentos para teste e desenvolvimento com o foco na inovação do nosso produto", explica Maria Luisa Ferrareto.


Mann+Hummel Completa 60 Anos No Brasil

Participação no mercado de reposição

Pedro Geraldo Ortolan, diretor de vendas, reposição e marketing da Mann+Hummel, explica que a empresa é o maior fabricante de sistemas de filtragem no mundo, e no Brasil é destaque no mercado de reposição. "Somos um dos líderes do mercado brasileiro, considerando os segmentos de filtros do óleo, ar, combustível e cabine tanto para veículos leves como pesados. Também somos reconhecidos pelo mercado como sinônimo de qualidade e referência em tecnologia e inovação. Dispomos de um amplo portfólio de produtos para atendimento da frota circulante no Brasil tanto para veículos nacionais como para veículos importados", diz.
Em relação à rede de distribuição de linha leve ou pesada, Pedro Ortolan, afirma que ela é excelente e atende todas as regiões do país. "Nossos clientes finais, sejam postos de combustíveis, frotas de ônibus ou caminhões, lojas de autopeças, centros automotivos ou super trocas de óleo têm a sua disponibilidade a facilidade para encontrarem nossos produtos conforme sua necessidade. Dispomos também do atendimento 0800, para orientação dos clientes finais auxiliando-os em caso de dúvidas técnicas, de aplicações e na identificação de nossos distribuidores", complementa.


Mann+Hummel Completa 60 Anos No Brasil

Pesquisa e desenvolvimento

Gilberto Albertini, diretor de vendas e engenharia para caminhões, ônibus, motores diesel, máquinas agrícolas/construção e equipamentos industriais, explica que a área de pesquisa e desenvolvimento de produtos é um dos pontos mais fortes da empresa. "Nosso foco está no desenvolvimento de novas tecnologias, produtos inovadores e mais eficazes, para levar a mais alta qualidade e performance dos nossos produtos e atendimento das necessidades de nossos clientes. A Mann+Hummel Brasil tem larga experiência e competência para a realização do desenvolvimento completo de sistemas de filtragem para as mais diversas aplicações de caminhões, ônibus, motores diesel, máquinas agrícolas, máquinas de construção, compressores e equipamentos industriais, e é referência dentro do grupo e mundialmente, com produtos desenvolvidos 100% no Brasil, aplicados em veículos globais", detalha.
"A Mann+Hummel tem equipes de desenvolvimento de produtos e engenharia específicos para as pesquisas e desenvolvimentos, alinhadas com a matriz na Alemanha e outras plantas do grupo, atuando ativamente nas definições, execuções e validações de novos produtos e tecnologias, bem como no desenvolvimento dos planejamentos estratégicos de novos produtos, de forma a buscar sempre a otimização dos sistemas de filtragem para as demandas dos mercados e clientes", complementa.


Mann+Hummel Completa 60 Anos No Brasil

Novos investimentos no Parque Fabril
Luis Amstalden, diretor industrial, diz que a Mann+Hummel Brasil tem feito investimentos constantes no parque fabril. "Somente em 2014, em Indaiatuba, adquirimos uma nova sopradora para atender projetos no segmento "original equipment" (equipamentos originais) e iniciamos a modernização da estamparia de canecas metálicas, fornos de cura de papel filtrante e linhas de montagem com as conclusões previstas para o primeiro trimestre de 2015, visando atender nosso crescimento no "aftermarket" (mercado de reposição). Para as plantas de Betim e Manaus estão sendo adquiridas máquinas de injeção plástica e novas linhas de montagem para atender às demandas por novas tecnologias de nossos clientes", conta.


Mann+Hummel Completa 60 Anos No Brasil

 


Mann+Hummel inova há 60 anos no Brasil
Fundada na Alemanha em 1941, pelo Dr. Erich Hummel e Adolf Mann, a companhia chegou ao Brasil no ano de 1954, quando concedeu uma licença para fabricação de filtros para a Naumann Gepp. Quase 10 anos depois, a Mann+Hummel adquiriu a empresa brasileira, dando início a Filtros Mann e em 20 anos, a empresa iniciava a construção da fábrica que hoje é a sede da empresa, em Indaiatuba/SP.
Durante 50 anos, acompanhou a evolução do mercado, sempre lançando produtos com alta tecnologia e qualidade, como o desenvolvimento dos filtros de combustível em plástico com meio filtrante em papel, em 1998, e os inovadores filtros Multi-Filtro, criados em 2005.
Em 2008, iniciou uma expansão mais ousada, com a inauguração da operação em Manaus/AM e no ano seguinte em Contagem/MG ambas as plantas focadas em atender grandes clientes automotivos localizados nas regiões.
Em 2012, adquire a empresa Fluid Brasil Sistemas e Tecnologia Ltda, de Jundiaí, ampliando o seu portfólio e capilaridade comercial.
Em 2013, adquiriu a marca americana Purolator que refletiu diretamente na operação mundial já que se torna a maior em capacidade produtiva no mundo.
Em 2014, a companhia vem reforçando cada vez mais a presença da marca no território nacional.
Hoje é uma das maiores fabricantes mundiais de filtros automotivos e conta com aproximadamente 1.400 colaboradores.


Políticas de Meio Ambiente

Desde 2001 a política de meio ambiente da Mann+Hummel está respaldada e contempla a certificação da ISO14001.  Dentre as medidas adotadas estão a coleta seletiva, a conscientização dos colaboradores e campanhas educativas para a comunidade. A empresa segrega e descarta corretamente os resíduos gerados, visando o seu reaproveitamento e a redução dos impactos ao meio ambiente, conscientiza os colaboradores para as questões ambientais, reforçando o uso consciente da água, energia elétrica e preservação dos recursos naturais, faz campanhas nas escolas e recebe seus alunos para incentivá-los a preservar os recursos naturais e proteger o meio ambiente; tem metas e objetivos definidos na busca do equilíbrio dentro de uma política sustentável.
Para um futuro sustentável a empresa tem como meta investir no desenvolvimento de trabalhos na área de manutenção com máquinas e equipamentos, para a redução do consumo de energia elétrica e consequentemente redução do uso dos recursos naturais, minimizando os impactos ao meio ambiente. Em relação à política de descarte, trabalhamos em conjunto com a Abrafiltros na logística reversa que tem como meta aumentar gradativamente a coleta e destinação adequada dos filtros após uso.


Mann+Hummel Completa 60 Anos No Brasil

Recursos humanos
As ações de recursos humanos seguem sempre alinhadas a visão e valores da empresa. "O plano de desenvolvimento de cada colaborador é construído durante a avaliação de desempenho, onde são reforçadas as fortalezas bem como as necessidades de desenvolvimento de cada colaborador. É nesse momento que se define os planos de desenvolvimento individuais, com acompanhamento no decorrer do ano", explica Lúcia Longatti, diretora de talentos humanos.
O desenvolvimento de toda a liderança da empresa está concentrado na "Escola de Líderes", criada há dois anos. "Nela todos os gestores passam por todos os módulos. Além dos programas em sala, a empresa investe ainda em processos individuais de coaching para gerentes e diretores. A empresa conta ainda com um sistema de comunicação interna integrada e programas permanentes de responsabilidade social através das leis de incentivo fiscal", adiciona Lúcia Longatti.


Mann+Hummel Completa 60 Anos No Brasil

Melhoria contínua
Marcelo Izidoro, diretor de compras, explica que a empresa trabalha com ferramentas de melhoria contínua junto aos seus fornecedores. "A empresa monitora mensalmente o desempenho nos quesitos de qualidade e entregas no prazo, executa workshops kaizens nas áreas produtivas e auxilia os fornecedores nos treinamentos de ferramentas de gestão da qualidade e produtividade. Há também o Programa Participação Ativa, no qual os fornecedores apresentam projetos de melhorias de qualidade e redução de custos. Anualmente, há premiação para os que obtiveram o melhor desempenho", conta.  
Segundo Marcelo, o maior desafio no setor de compras é assegurar que os produtos e serviços adquiridos dos fornecedores atendam às expectativas dos clientes da Mann+Hummel. "Qualidade, inovação, preços competitivos e prazos de entrega precisam estar dentro do esperado. Para isso, desenvolver equipes de alto nível de desempenho e mantê-las integradas às demais áreas de relacionamento é fundamental", diz.
Além disso, é esperado que os fornecedores tenham as competências essenciais para a gestão do seu negócio, responsabilidade com o meio ambiente e com o bem-estar e satisfação dos seus funcionários. A Mann+Hummel tem fornecedores que estão vigentes há décadas. "O segredo destas parcerias de longo prazo são o respeito, a seriedade, a confiança e o comprometimento no relacionamento", finaliza Marcelo Izidoro.


Mann+Hummel Completa 60 Anos No Brasil
Publicidade