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O que acontece no mercado de filtros


Caminho inverso faz óleo lubrificante voltar a ser matéria-prima
O óleo lubrificante, utilizado em veículos e indústrias, é derivado do petróleo e pode ser reciclado em um processo chamado rerrefino. Inclusive, as embalagens de óleo lubrificante que são classificadas como resíduos perigosos (classe I) também precisam ser recicladas. Dados do Sindirrefino (Sindicato Nacional da Indústria do Rerrefino de Óleos Minerais) indicam que, em 2013, foram coletados e reciclados 473.567.000 que corresponde a 38% do volume comercializado, deduzido o volume de óleo dispensado de coleta. Já no Sudeste, são 253.889.631 litros e, no Estado de São Paulo, o volume é de 137.750.164.
A reciclagem do óleo usado é definida pela Resolução 9 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), de 1993. É preciso que população, empresas e governos municipais atentem às medidas sustentáveis, pois o prazo para expirar a data limite de execução do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê entre as medidas o fechamento de lixões até 2014, dando lugar à construção de aterros controlados ou aterros sanitários, está acabando e ainda há um longo caminho a seguir.
Segundo David Siqueira de Andrade, presidente da Supply Service, que está localizada na cidade de Tapiraí (60 km de Sorocaba-SP) - mesmo antes de todas as leis já existentes em torno desse tema, a Supply já realizava o trabalho de reciclagem. "Desde 1992 nos tornamos especialistas no tratamento final de materiais contaminados com óleo e no rerrefino de óleoFiltrado lubrificante. A lei da logística reversa já está em vigor, mas ainda não sentimos uma modificação relevante por parte da cadeia de valor com relação à necessidade de fechar o ciclo", completa.
Segundo ele, os diversos setores empresariais devem fazer todo o ciclo independente do sistema público de coleta e isso implica em certificar a destinação final dos resíduos até a fase final do descarte. "Na Supply Service, tudo o que é coletado no posto de combustível ou indústria, por exemplo, é pesado e, em seguida, informado à CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), inclusive com certificado de destruição", complementa Andrade.

Sobre a logística reversa
Alguns produtos de consumo já foram apontados pela logística reversa. São eles: embalagens em geral; óleos lubrificantes usados ou contaminados; embalagens de agrotóxicos e óleos lubrificantes; pilhas e baterias; lâmpadas; pneus; medicamentos e produtos eletroeletrônicos.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, "a logística reversa é instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação". Ela é uma parte, talvez a mais importante, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que busca reestruturar a cadeia produtiva nacional introduzindo a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e logística reversa dos resíduos.


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Cummins Filtration lança novo filtro para motores leves e semileves
A Cummins Filtration, fabricante de sistemas de filtração e fluidos com sua marca Fleetguard, lança no mercado um novo filtro de combustível para motores de 2 a 5 litros, incluindo os Cummins Série F.
FiltradoBatizado como módulo de combustível Fleetguard LD-95, o filtro, aplicado inicialmente no mercado automotivo, traz interior de plástico e redução de componentes metálicos na parte externa, tornando-o mais leve e ecológico.
O novo LD-95 evita o descarte de materiais desnecessários ou não reaproveitados que podem agredir o meio ambiente, pois com o uso do cartucho ecológico requer apenas a troca do elemento filtrante que pode ser reciclado. Vale acrescentar que além de manter as condições padrões de performance de resistência e durabilidade, o material do conjunto completo é cerca de 55% mais leve que os filtros Spin-On.
"Nosso objetivo é colocar um filtro diferenciado no mercado que atende as aplicações de veículos leves com apelo ecológico, facilidade de manutenção e linha feita em composite (plástico)", diz Marcio Auada, gerente de engenharia da Cummins Filtration.
O meio filtrante do Fleetguard LD-95 é o Stratapore, tecnologia que filtra até 5 micra, desenvolvida e patenteada pela Cummins Filtration. O novo produto está disponível na Nova Série F da Ford e pode ser utilizado também em qualquer motorização leve e semileve. A fabricante de filtros indica a primeira troca com o LD-95 aos 20 mil quilômetros e afirma que o novo produto é compatível com o biodiesel. "O usuário poderá ainda em condições menos severas prolongar o uso e ser avisado pelo sensor de restrição disponível no módulo filtrante. O filtro está certificado pelas normas ISO e SAE", informa Auada.


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Reciclagem de filtros: Tecfil preocupada com o meio ambiente
Atenta não somente com a utilização de materiais biodegradáveis e recicláveis na fabricação de seus produtos mas também com o destino final e descarte dos filtros usados, a Tecfil participa desde dezembro de 2012 do programa piloto "Descarte Consciente", promovido e organizado pela Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais) no Estado de São Paulo e desde fevereiro de 2013 no Estado do Paraná.
Atualmente o programa conta com pontos de coleta em 25 municípios de SP e 20 no Paraná, perfazendo um total de mais de 1000 pontos, atendendo principalmente postos de combustíveis.
Participam do programa 15 empresas que assinaram Termos de Compromisso com os respectivos governos estaduais, onde se comprometem a seguir os objetivos propostos pela Resolução SMA 038/2011 da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, e o Edital de Chamamento 01/2012 da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, relativos ao descarte de metal (encaminhado para siderúrgicas), de óleo lubrificante usado (que segue para rerrefino) e dos rejeitos (incinerados em cimenteiras e utilizados na composição do cimento), não havendo nenhum tipo de destinação para aterros sanitários, ou seja, com 0% de agressão ao meio ambiente.
O programa ainda tramita em caráter "piloto", pois está sendo avaliada toda a parte de questões logísticas e de viabilidade econômica envolvida. Segundo a Abrafiltros, de julho de 2012 a julho de 2014, o volume de filtros de óleo lubrificantes automotivos usados, coletados e processados perfazem um total de 849.000 kg e até o final de 2014, a previsão é que sejam reciclados mais de 1.000.000 kg, o equivalente a mais de 2.500.000 filtros processados e destinados pelo programa (peso médio por filtro: 0,4 kg).
"Podemos afirmar que a Tecfil está entre as empresas que têm contribuído de maneira destacada para o desenvolvimento do programa desde a sua concepção, denotando sua preocupação com as causas relacionadas ao meio ambiente", afirma Marco Antonio Simon, gestor de projetos na Abrafiltros.


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Empresa sueca aposta em ecoeficiência e inaugura fábrica em São Paulo
Nederman, líder mundial em filtragem de ar industrial, investiu US$ 1 milhão em nova fábrica no interior de São Paulo e está de olho em novas parcerias e aquisições. Empresa oferece soluções para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera e que contribuam para um posto de trabalho mais saudável e seguro. A Nederman vem experimentando um crescimento contínuo ao redor de 20% ao ano no mercado brasileiro.
A empresa presente no Brasil desde 1996, decidiu reduzir a concentração no mercado europeu e investir em regiões com maior potencial de expansão, em especial Ásia-Pacífico e Américas. Tanto que a empresa inaugura fábrica no Brasil, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. A ideia é consolidar a liderança mundial em filtragem de ar na indústria, marca que a empresa conquistou com a aquisição da Dantherm Filtration em 2010 e da EFT em 2012.
"Entendemos que as novas instalações são essenciais para o crescimento da empresa em terras brasileiras e, por isso, investimos cerca de US$ 1 milhão na nova fábrica para atender melhor os nossos clientes e parceiros. Queríamos ser mais competitivos tanto que estamos de olho em novas parcerias e aquisições", explica José Maurício Sampaio, diretor geral da Nederman no Brasil.
A intenção da empresa é aumentar sua carteira de clientes (hoje conta com 2.000 clientes ativos) e manter o crescimento de 20% ao ano nos próximos cinco anos. Segundo José Maurício Sampaio, os sistemas e produtos comercializados pela empresa poderão ser entregues agora com mais rapidez e competitividade.
Sustentabilidade – O mercado favorece os planos da Nederman. Isso porque a questão da ecoeficiência no mundo corporativo está cada vez mais presente: sustentabilidade ambiental (ecológica) e sustentabilidade econômica. A Nederman possui soluções que diminuem a emissão de poluentes para atmosfera nos processos de produção dos mais diversos segmentos industriais, contribuindo para preservação do meio ambiente, para um posto de trabalho mais saudável e seguro, além de impactar positivamente a produtividade das empresas. "Hoje a redução da poluição, trabalhadores mais saudáveis e locais de trabalho mais seguros fazem parte de qualquer política de sustentabilidade das empresas", explica José Maurício.
Entre a ampla gama de soluções ambientais oferecidas pela empresa, que possui clientes como Embraer, Nestlé e Volkswagen, ganham destaque os filtros de ar modulares que atendem às mais rigorosas aplicações industriais, como áreas classificadas com riscos de explosões, por exemplo.
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