Camfil, Uma Empresa Que Há 51 Anos Se Preocupa Com A Qualidade Do Ar
Por Vicente De Aquino
Edição Nº 72 - Janeiro/Fevereiro de 2015 - Ano 13
A Camfil é líder mundial na produção e desenvolvimento de filtros de ar e soluções em ar limpo, com 23 fábricas ao redor do mundo e centros de Pesquisa e Desenvolvimento nas Américas, Europa e Ásia
Fundada em 1963, com a visão de que o ar limpo é um direito do ser humano, a Camfil busca sempre a proteção de pessoas, processos e ambientes através de soluções que otimizam a eficiência energética de forma sustentável e rentável. Baseada nos valores globais de confiabilidade, compromisso, satisfação do cliente, trabalho em equipe e presença local, a nova estrutura da Camfil Latinoamérica irá reforçar ainda mais sua presença nos segmentos de atuação como o Farmacêutico, Alimentício, Bebidas e Energia.
Abrindo o cerimonial de inauguração da nova unidade em Jaguariúna - SP, Paul Gaston Cleveland, diretor da Camfil Latinoamérica comenta "milhares de pessoas morrem no mundo devido a problemas respiratórios. E nossa missão é garantir ar puro nos diversos segmentos de mercado para os quais atuamos".
Foco no crescimento
Para Sergio Sato, gerente de vendas & marketing, "o mercado de filtros vem crescendo por volta de 20% desde 2006 e demonstrando um nível de evolução técnica e profissional." O gerente técnico Edmilson Alves complementa e diz "este crescimento e avanço ocorre devido a publicação das novas normas NBR 16101 (filtros grossos, médios e finos), série NBR ISO29463 partes 1 e 5 (filtros EPA, HEPA e ULPA, os chamados Absolutos) e os novos estudos que estão sendo realizados não só pela ABNT, como também por fabricantes e universidades. Esse salto tecnológico nos leva a acreditar que o mercado seguirá essa tendência e isso deverá fazer com que o mercado continue a crescer e tornando nossos clientes mais exigentes".
Com relação às perspectivas do mercado da Camfil (atual e futuro), Edmilson Alves e Sergio Sato concordam em todos os pontos: "A Camfil atende clientes nos mercados farmacêuticos, alimentício, bebidas e energia principalmente, e cada um deles apresenta comportamentos particulares de crescimento. Mas como oferecemos soluções de produtos e serviços customizados para cada cliente, as oportunidades que buscamos tendem a ser muito maiores que as perspectivas de crescimento médio do segmento. Nosso crescimento médio nos últimos anos tem sido de cerca de 35% e o cenário nos mostra que manteremos a média nos próximos 4 anos.
Junto a isso, nós estamos lançando diversos produtos e evoluímos produtos já consagrados para extrair ainda mais seu uso. Nos últimos dois anos lançamos mais produtos que nos 10 anos anteriores", dizem.
A Camfil é hoje uma das principais empresas do mercado de filtros no mundo. Sato e Alves explicam como foi possível atingir esse patamar: "Desde a fundação em 1963, a Camfil possui a visão de que o ar limpo é um direito do ser humano, e assim sempre focou seus esforços em pesquisa e desenvolvimento para criar soluções altamente tecnológicas e sustentáveis aos clientes e meio-ambiente. Aliado a isso, possuímos valores globais fortes como a credibilidade, compromisso, satisfação do cliente, trabalho em equipe e presença local que guiam nosso dia-a-dia.
Além disso, em nosso DNA está a marca da sustentabilidade que desde a nossa fundação em 1963 nos fez ter preocupação constante com o impacto que nossos produtos possam ter no meio ambiente. Por isso nós desenvolvemos produtos que proporcionam menor consumo de energia e menores impactos no descarte. Isso somado à equipe bem preparada que temos em atendimento aos nossos clientes, nos permite atingir esse patamar".
Edmilson Alves explica as ações mais relevantes da Camfil junto ao mercado atualmente: "A mais relevante foi a inauguração de nossa nova fábrica, uma das mais modernas de nossa empresa no mundo, desenvolvida como um enorme show room onde nossos clientes podem ver não apenas a produção, como também aplicações de nossas soluções. Junto com isso, uma grande reestruturação em todas as áreas foi realizada de forma a melhorar nosso atendimento ao cliente e nossas respostas de prazo de entrega de produtos e serviços".
Sato e Alves falam de forma detalhada como funciona a área de pesquisa e desenvolvimento. E como esta área atua com a parte de inteligência de mercado: "A Camfil conta com centros de pesquisa e desenvolvimentos Europa, Ásia e Américas que atuam em conjunto com um grupo de 60 engenheiros e pesquisadores. Há uma enorme interação entre os profissionais técnicos de cada região do mundo, que compartilham informações de seus mercados e debatem novas tecnologias para assegurar a busca contínua de novas soluções para o mercado".
Meio ambiente
Com relação ao meio ambiente, Edmilson, Samir e Sandra, falam quais as políticas que serão implantas pela empresa nos próximos anos: "Não há uma política ambiental específica. O que temos é o que está em nosso DNA desde 1963.
Nos últimos anos criamos um programa chamado Camfil Caring, que busca instalar, de forma sistêmica, ações que mostram cuidado pelos seres humanos e pelo meio ambiente. Em eventos anuais os resultados do ano obtidos pelo programa são mostrados mundialmente com o objetivo de inspirar os demais a buscarem maior cuidado. A Nova Planta Camfil já atende todos os requisitos legais (Licenças Cetesb + Cadri). Separamos parte do material sem utilização (lixo) para reciclarmos e com o lucro do material vendido ajudamos a Instituição APAE através de doações mensais." E concluem: "No Brasil, apesar de seguirmos, nunca fomos impulsionadores do programa Camfil Caring. O próximo passo será essa impulsão para nossos resultados também fazerem parte do relatório anual; além disso, novos produtos com menor impacto também serão lançados e essa tônica deve ser mantida nos próximos anos, assim como a certificação ISO 14000."
Visão de futuro
Na parte das melhorias e investimentos realizados pela Camfil nos últimos anos e sobre os investimentos e melhorias já planejados para os próximos anos, quem fala é Sandra Zveibil Michelsohn, gerente de recurso humanos, e Sergio Sato, de vendas e marketing: "Com um investimento de US$ 5 milhões, a Camfil inaugurou sua nova área industrial de 5.000 m2, dos quais 1.500 m2 está em ambiente controlado, ampliando a produção de filtros no Brasil e tornando a operação uma plataforma de exportação para os países latino-americanos.
Toda área administrativa também foi renovada e ampliada para absorver as novas contratações das equipes de venda, técnica e financeira. As salas de todos os gestores da empresa, incluindo o diretor geral são 100% em vidro, assegurando o contato (mesmo que visual) entre todos os colaboradores. A instalação inclui ainda infra-estrutura para receber e ministrar treinamentos e palestras internamente".
É a própria gerente de recursos humanos, Sandra Zveibil Michelsohn, quem fala sobre a visão de futuro e plano de crescimento da organização para os próximos anos: "No último ano, a Camfil Latinoamérica praticamente dobrou de tamanho em termos de número de funcionários. E o plano é que nos próximos 4, 5 anos tenhamos algo em torno de 100 colaboradores".
A Camfil montou no Brasil a planta mais moderna do grupo com alto nível de automatização, ambiente controlado para evitar contaminação dos produtos e laboratório de análise. O gerente de produção, Samir Costa, explica o porque isso aconteceu em terras brasileiras: "Além de acreditamos muito na potencialidade do mercado brasileiro, que vem crescendo constantemente, o Brasil é um ponto estratégico para expansão e atendimento na América Latina, trouxemos ao Brasil o mesmo padrão de excelência das fábricas dos EUA e Europa, que fabricam a mesma linha de produtos, já que muitos de nossos clientes são globais e as exigências de qualidade seguem criteriosos pontos de controle." Segundo Samir, a empresa já dispunha de uma pequena operação e carteira de clientes consolidada no país, "além disso, do Brasil nós vínhamos cuidando de alguns clientes nos demais países da América Latina (exceto México) desde 2006, e esses fatores, somados ao tamanho do mercado brasileiro, que é o foco das operações na região, levaram a empresa a decidir pela construção no Brasil. Outras localizações foram estudadas e o Brasil acabou sendo o desejo da corporação", finaliza Samir.
Linha do tempo
Clique na foto para ampliar