Ibbl Completa 28 Anos De Sucesso E Traça Planos Para O Futuro

No mercado desde outubro de 1986, quando foi fundada para fornecer produtos de refrigeração, a IBBL (Indústria Brasileira de Bebedouros) conta atualmente com uma linha de produtos


No mercado desde outubro de 1986, quando foi fundada para fornecer produtos de refrigeração, a IBBL (Indústria Brasileira de Bebedouros) conta atualmente com uma linha de produtos, que inclui purificadores de água, filtros e refis, bebedouros, hot dispensers (HD5) e refresqueiras.
Após sofrer um incêndio que consumiu suas instalações no ano de 2013, a IBBL consolidou em maio deste ano a sua transferência para o novo parque fabril. Um espaço total de 104 mil metros quadrados (18 mil de área construída), oficialmente inaugurada em 12 de setembro de 2014, abriga todas as linhas de montagem fabril e também as expectativas de crescimento da empresa. 
Para planejar e gerenciar estas atividades, a empresa conta com a diretoria formada pelo presidente Guilherme Antônio Müller - com experiência de 59 anos na área de refrigeração, a diretora administrativa e comercial, Patrícia Cortez Müller Gazzola e o diretor industrial Ricardo Cortez Müller. No ano de comemoração do 28º aniversário da empresa, Guilherme Antônio Müller nos conta a história da IBBL, suas ações e planos para o futuro.  

Ibbl Completa 28 Anos De Sucesso E Traça Planos Para O Futuro


Histórico
Em 8 de outubro de 1986, com 42 colaboradores, a empresa foi fundada na cidade de Itu, inicialmente para fornecer produtos de refrigeração. Com apenas seis anos de vida, já mostrava disposição em ser pioneira no mercado de bebedouros, lançando o modelo Compact (garrafão) para residências. "Desde então, a empresa vem se consolidando no mercado e apresentando projeções de crescimento", ressalta Guilherme Müller.
Em 1994, com a abertura do mercado, inovou a sua forma de produção e conseguiu garantir superioridade em qualidade e design diante dos produtos importados. De 1996 a 1999, concentrou seus esforços no desenvolvimento de um novo laboratório, novos produtos e na preparação para a normatização destes. "Em 2000, nos tornamos pioneiros entre as empresas do segmento a obter certificação de seus produtos de acordo com a norma IEC (International Electrotechnical Commission)", complementa Müller. A certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) também é obtida para todas as suas linhas, de forma espontânea e voluntária.

Participação no mercado
Preocupada com o fornecimento de água de qualidade a clientes residenciais ou corporativos e com 200 colaboradores diretos e três mil indiretos, a empresa abastece o mercado brasileiro por meio do grande e pequeno varejista e lojas especializadas. Possui mais de cinco mil clientes diretos distribuídos pelo país e ainda exporta para diversos países da Europa, América (do Norte, Central e do Sul) e África.  Para atingir o patamar de uma das principais empresas do setor manteve, desde a sua fundação, a preocupação de oferecer produtos de qualidade que atendessem às necessidades de exigentes consumidores.
Com a visão de ser reconhecida como a melhor e mais lucrativa empresa brasileira de seu segmento, a missão de oferecer soluções para produtos e serviços relacionados à água e os princípios de fazer mais com menos, respeitando clientes, fornecedores, colaboradores, comunidade e meio ambiente a IBBL criou uma base sólida que permitiu o crescimento acompanhando o mercado brasileiro e internacional. "Hoje temos uma empresa forte, capaz de suprir as necessidades dos consumidores de forma inovadora e satisfatória, porém nunca perdendo as características de uma empresa regional, que valoriza seus colaboradores e contribui com ações sociais na comunidade a qual está instalada", diz Guilherme Müller.
Atualmente é a terceira marca mais vendida no país segundo o canal alimentar, de acordo com resultado divulgado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados), na edição líderes de vendas de março/14.  E se mantém em crescimento, à medida que oferece ao mercado produtos modernos, qualidade garantida e certificada. "Quando analisamos internamente a venda de purificadores de água, bebedouros e filtros, o crescimento é significativo. A preocupação com a saúde e a praticidade em obter água de qualidade, faz com que a categoria de purificadores ganhe cada vez mais espaço. Uma de nossas metas é manter o crescimento em dois dígitos, assim como temos feito nos últimos anos", conta Guilherme Müller.


Ibbl Completa 28 Anos De Sucesso E Traça Planos Para O Futuro

Novas instalações e investimentos
O incêndio que aconteceu em 12 de setembro de 2013 confirmou a solidez da IBBL que precisou contar com o auxílio de seus colaboradores, fornecedores, clientes, distribuidores e todo público consumidor para se reestruturar.  "No momento do incidente, houve a necessidade de tomadas de decisões rápidas e execução de planos de emergência para que a produção fosse retomada no menor tempo possível. A IBBL possui em seu quadro colaboradores com longo tempo de casa e a participação dessas pessoas no momento do incidente foi fundamental na retomada do negócio", explica Guilherme. O retorno das atividades aconteceu em apenas 20 dias em um galpão temporário, essa agilidade impediu o desabastecimento do mercado e fez com que a empresa conseguisse obter um crescimento de 3% em 2013, apesar do incêndio.
Em maio de 2014, oito meses após o fogo ter consumido a sua construção, a IBBL consolidou sua mudança para a nova unidade fabril. O local foi preparado para receber todas as linhas de montagem e permitir uma futura ampliação de mais de 100% na atual capacidade produtiva. A nova instalação também abrigará a área para estoque de produtos e matérias-primas, docas para escoamento da produção e recebimentos de materiais, estacionamento para colaboradores e visitantes, toda a área administrativa com salas de reuniões, salas de treinamento, refeitório, além de uma ampla área verde de preservação permanente, que será mantida. 
Atualmente os investimentos da IBBL estão voltados para a mudança e modernização da unidade fabril e a implantação de novas tecnologias nos produtos caminha paralelamente.
Para o marketing, os investimentos estão direcionados na divulgação das atividades e produtos, além de ações regionais, que contribuem para melhoria na distribuição dos produtos. Prevê também lançamento de novos produtos para ampliar o atual portfólio de sua linha, exercendo o posicionamento da marca junto aos canais de venda. Além disso, vem fortalecendo sua comunicação com o público consumidor, por meio de ações nas redes sociais.

Ferramentas de gestão
Implantada desde 2002, a ferramenta ERP, da TOTVs passou recentemente por um processo de migração para sua nova versão, que integra e mantém o controle de todas as áreas da empresa, facilitando análise das informações e auxiliando na tomada de decisão. Essa tecnologia, aliada a filosofia Lean Manufacturing e Lean-Office e do sistema Telecontrol garantem o alto desempenho nos processos da empresa. O Lean atua por meio do mapeamento dos processos internos. Foi implantado há mais de dois anos e, além de identificar todos os desperdícios, propõe planos de ação para reduzi-los ou minimizá-los. Dessa forma, a empresa pode focar nas atividades que agreguem valor aos seus produtos e serviços.
Já o Telecontrol monitora as ocorrências em campo para os produtos em garantia junto aos consumidores. "A empresa tornou-se referência devido a excelência na utilização e desempenho deste software. Isto garante a melhor administração junto aos postos de assistência técnica no Brasil e apresenta solução, garantindo a satisfação do consumidor", relata Guilherme Müller.

Ibbl Completa 28 Anos De Sucesso E Traça Planos Para O Futuro


Preocupação com o meio ambiente

A IBBL está envolvida em diferentes projetos que focam na melhoria contínua do meio ambiente e incluem APP (área de preservação permanente), tratamento de efluentes, logística reversa e coleta seletiva. 
Na área total compreendida para a nova instalação (104 mil metros quadrados) está presente uma vasta área verde coberta por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar o recurso natural de água pluvial. A área preservada mantém a estabilidade geológica do terreno que, além de proteger o solo, assegura o equilíbrio da biodiversidade local.
Também nas novas instalações foi implantado um método moderno para o tratamento de efluentes, feito por processos de armazenamento asséptico e filtros anaeróbicos. É biológico, garante o tratamento de matéria orgânica e, por consequência, a liberação da água para o reúso.
Inovando na adoção de medidas sustentáveis a empresa implantou um sistema de logística reversa para os filtros e refis. Os consumidores podem descartar os elementos filtrantes que substituíram em suas residências ou ambientes comerciais, em locais previamente indicados para a coleta. "O projeto utiliza a rede de assistências técnicas IBBL distribuídas pelo país e tem como objetivo, além de evitar o descarte de forma inadequada, dar o destino correto aos filtros para posterior reciclagem", diz Guilherme.
Por fim, a empresa estimula a coleta seletiva disponibilizando lixeiras adequadas para separar todo resíduo gerado no ambiente de trabalho e ainda oferece aos colaboradores um local para descarte adequado do que cada um produz em suas residências.
Dessa forma a empresa busca incentivar e promover o hábito da separação dos resíduos, disseminando conhecimentos para comunidade e tornando o colaborador um multiplicador. "Todo valor arrecadado com a venda do material reciclável é revertido em benefícios para os próprios colaboradores, tais como a compra de material escolar, organização da festa junina, festa em comemoração ao dia das crianças, entre outros", detalha Guilherme Müller.


Pesquisa e desenvolvimento
A empresa possui um laboratório de pesquisa, que mantém profissionais altamente especializados. "Essa equipe é responsável pela identificação, criação e desenvolvimento de tecnologias, tanto para os bebedouros e purificadores de água, como para os sistemas de filtragem. O trabalho desenvolvido por estes profissionais visa aperfeiçoar os produtos já lançados pela empresa, assim como trazer novidades ao mercado consumidor", explica Guilherme Müller.


Ibbl Completa 28 Anos De Sucesso E Traça Planos Para O Futuro


Qualificação e benefícios aos colaboradores
A IBBL tem por característica oferecer treinamentos específicos aos seus profissionais assim que detectada a necessidade. São ministradas atualizações internas para o público operacional industrial com objetivo de desenvolver habilidades para suas funções.
"As ferramentas de gestão Lean Manufacturing e Lean Office permitem ministrar treinamentos que exercitem a sua filosofia e em que os colaboradores consigam assimilar seus princípios como parte da cultura organizacional", relata Guilherme Müller.
Já o Lidera IBBL é um programa de desenvolvimento de competências voltado aos gestores de pessoas e de processos. Ele tem por objetivo desenvolver competências comportamentais como, trabalho em equipe, foco em resultados e comunicação.
Ainda como parte da capacitação dos colaboradores é realizada anualmente a  SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) que visa alertar e esclarecer os colaboradores sobre assuntos relacionados à segurança do trabalho. Nesta ocasião, também são feitas ações de recreação e exames médicos, tudo para melhorar ainda mais a qualidade de vida do colaborador, dentro e fora da empresa.
Em relação à valorização do colaborador em parceria com o SESI e UNIMED, a empresa desenvolve ações que visam a saúde do trabalhador e seu bem-estar, com acompanhamento antropométrico e  circuito de palestras relacionadas ao tema.  
O programa Atitude mais IBBL foi idealizado para oferecer condições e informações para os colaboradores obterem qualidade de vida em todos os segmentos da sua vida, equilibrando o corpo e a mente. "Ações como o fracionamento das refeições, controladas por nutricionistas, oferecendo lanches no período da manhã e da tarde, e-mails com dicas e informações relevantes para o desenvolvimento de qualidade de vida, palestras informativas e vacinação contra gripe fazem parte desta iniciativa", explica Guilherme Müller.

Ações sociais
A IBBL marca seu apoio na luta contra o câncer infanto-juvenil participando da ação beneficente do Mc Dia Feliz, onde os filhos dos colaboradores de 2 a 14 anos recebem um vale Big Mac para ser utilizado no dia da ação e que reverte a renda dos sanduíches para o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) e Casa Ronald Mc Donald.
Além disso, é promovida anualmente na sede da empresa a festa junina beneficente com o objetivo de auxiliar as entidades da cidade de Itu e região. "Na ocasião, as entidades comercializam produtos típicos da festa e arrecadam verbas para suas instituições. Além disso, também acontece a tradicional quadrilha para grupos da melhor idade local, proporcionando uma grande festa para todos", conta Guilherme Müller.


Ibbl Completa 28 Anos De Sucesso E Traça Planos Para O Futuro


Expectativas e planejamentos para o futuro
Trabalhando para aperfeiçoar cada vez mais o seu portfólio e a qualidade dos produtos oferecidos, investindo na qualificação dos colaboradores e em ações ambientais e sociais o grande objetivo da IBBL é manter-se em crescimento e na liderança em tecnologia. "Um dos principais desafios que enfrentamos é manter o equilíbrio dentro de um ambiente instável como o do Brasil. Mas como empresário, tenho como propósito continuar apostando e acreditando no país", finaliza Guilherme Müller.

Publicidade