Filtros Hidráulicos: Importantes No Controle Da Contaminação

Um dos principais atributos dos filtros hidráulicos na linha de produção industrial é sua capacidade de impedir a contaminação dos produtos produzidos, sejam quais forem


Um dos principais atributos dos filtros hidráulicos na linha de produção industrial é sua capacidade de impedir a contaminação dos produtos produzidos, sejam quais forem.
Utilizados para acionar máquinas e sistemas que precisam transferir energia, trabalho realizado por meio de pequenos tubos ou mangueiras, mesmo estando em áreas difíceis, os sistemas hidráulicos são considerados eficazes por multiplicar a força exercida e gerar o máximo de energia para a execução da atividade industrial.
Com os atuadores de fluidos, executa diversas funções e dispõe de líquidos sob alta pressão, chamados líquidos hidráulicos, distribuídos por toda a máquina e entre seus componentes para produzir a energia. Embora seja uma tecnologia antiga, ainda permanece um sistema moderno na fabricação industrial e pode ser adaptado tanto para pequenas indústrias quanto para grandes.
Um sistema hidráulico é, basicamente, um conjunto de componentes interligados, cuja função é transmitir força de forma controlada através de um líquido confinado sob pressão: o chamado fluido hidráulico. Esse conjunto pode ser formado por bombas (geradores de fluxo hidráulico), motores e cilindros (atuadores de efeito mecânico) e válvulas (controles), conectados, na maioria das vezes, através de mangueiras flexíveis ou tubos rígidos que devem ser dimensionados e combinados de maneira apropriada, para obter a força e a velocidade dosadas na medida certa, de forma a obter o resultado pretendido. Além de permitir controles precisos de deslocamentos longitudinais, de rotação ou da força aplicada, um sistema hidráulico é a opção mais indicada para prover força rotativa (torque) ou linear, quando forem requeridos fatores de multiplicação elevados.


Filtros Hidráulicos: Importantes No Controle Da Contaminação

Grande importância
E, em todo esse processo, os filtros hidráulicos ganham uma importância enorme. O engenheiro mecânico Alex Peixoto de Alencar, gerente de produtos da divisão Mobil da Hydac, explica que os filtros hidráulicos podem ser usados em três situações distintas: "No controle de contaminação, que é aquele filtro instalado na linha de pressão, retorno, recirculação contínua ou proteção localizada e cuja função é manter o nível de limpeza do sistema hidráulico e/ou de lubrificação em patamares recomendados conforme a sensibilidade do sistema; no tratamento e serviços de limpeza, situação na qual são utilizadas unidades portáteis de filtração para fazer a remoção dos contaminantes sólidos durante uma intervenção no sistema hidráulico e/ou de lubrificação. Este recurso adicional é recomendado sempre que é feito este tipo de manutenção, uma vez que estas intervenções são fontes de ingresso de contaminação no sistema;  e no abastecimento, o que ocorre geralmente com uma única passagem do fluido hidráulico pelo filtro’’, diz.

Problemas
A aplicação errada no dimensionamento do filtro, ou uma pretensa economia desejada pelo grupo que opera os filtros hidráulicos podem gerar problemas sérios segundo Alex: "Aqui podemos citar dois diferentes tipos de problemas: os erros de dimensionamento ou aplicação dos filtros, que é quando o fabricante da máquina ou o aplicador de um novo filtro, seja por desconhecimento ou por uma ‘falsa’ economia, não utiliza a tecnologia mais adequada à necessidade do equipamento. Em segundo lugar, mas com maior incidência, o descuido com a manutenção dos filtros. Isso pode ser observado principalmente pela utilização de elementos filtrantes inadequados ou mesmo cópias dimensionais perfeitas dos elementos filtrantes, mas que não possuem a mesma tecnologia de construção do meio filtrante (pirataria). Muitas vezes o usuário final é induzido a utilizar um elemento filtrante de menor preço, quando na verdade ele deve procurar o elemento filtrante de menor custo’’, explica.
Os filtros hidráulicos são dispositivos de filtração de líquidos, especialmente projetados e construídos para remover e eliminar os contaminantes e as impurezas de fluidos hidráulicos. Já que mais de 70% de todas as falhas de sistemas hidráulicos são causados pela contaminação do fluido, pode-se dizer que esta é a fonte número um das causas de colapsos do sistema hidráulico ou de lubrificação? Alex não titubeia para responder essa questão: "Apesar de ser amplamente conhecido que a principal causa de mau funcionamento e falhas em sistemas hidráulicos é a contaminação, infelizmente observamos ainda que muitos usuários desprezam a importância do controle da contaminação. Não é raro encontrar problemas de alta demanda de manutenção e que em muitos casos poderiam ser eliminados como: instalações em que o indicador de saturação dos filtros está danificado; substituição prematura de componentes (bombas, válvulas, mancais, etc) desgastados em excesso devido à má filtração hidráulica; elementos filtrantes hidráulicos substituídos com alta frequência devido ao ingresso descontrolado de contaminação externa ao equipamento; falhas e erros de produção em sistemas de ajuste controlados por equipamentos hidráulicos de comando proporcional ou servo-controlados que causam acidentes, infelizmente,e em alguns casos fatais’’, dispara Alex.


Filtros Hidráulicos: Importantes No Controle Da Contaminação


Melhores resultados
Outra preocupação constante é saber em que área os filtros hidráulicos têm os melhores resultados. Ou será que ele funciona da mesma maneira para qualquer área industrial onde se aplica. E Alex Alencar novamente é contundente em sua resposta: "Sem dúvida, os resultados mais contundentes de um controle de contaminação bem realizado são observados em ambientes de produção com alta concentração de poluição por particulado sólido, como a indústria cimenteira, mineradora, siderúrgica e a de construção civil, pois apesar do ambiente ser agressivo, nestes locais encontramos sistemas hidráulicos muito sensíveis e além disso, alguns são muito críticos e uma falha pode representar uma custo indesejado de manutenção de milhares de dólares, sem contar a eventualidade de um acidente’’, diz.
E Alex ainda complementa:  "Em ambientes mais limpos, esta preocupação com o controle de contaminação no sistema hidráulico também existe. No Brasil há determinados segmentos da indústria que já identificaram a necessidade de se estabelecer este controle do nível de limpeza dos fluidos hidráulicos e lubrificantes, e os cuidados que se deve ter com o principal responsável por uma filtração adequada, que é a aplicação correta dos filtros hidráulicos e seus periféricos’’, finaliza.

Diversas funções
Para Airton Rockenbach, gerente técnico e comercial da Indústria de Filtros Barra, os filtros hidráulicos podem ser aplicados como filtro de sucção: proteção à bomba. Filtro de pressão: proteção de válvulas direcionais, servo válvulas. Filtro de retorno: retorno de óleo ao tanque hidráulico. Em equipamentos e sistemas que necessitam de alta performance garantindo a retenção de partículas sólidas.
Ele cita que a má conservação ou aplicação incorreta dos filtros podem carretar uma série de problemas: "Podemos citar alguns exemplos: perda de produção, custo em reposição de componentes, reposição de fluido com maior frequência. Situações estas que geram um alto custo em manutenção", diz.Filtros Hidráulicos: Importantes No Controle Da Contaminação
Rockenbach explica que hoje "os níveis de contaminação se apresentam de formas diferentes podendo ser de origem externa ou interna, ocasionando interferência na transmissão de energia, o que prejudica consideravelmente a lubrificação dos componentes e dificulta a atuação como trocador de calor’’, explica. Essas situações, segundo ele, podem ser apontadas como críticas e incidem nas principais ocorrências de perda de lucratividade.
O gerente técnico da Filtros Barra fala sobre a eficiência dos filtros hidráulicos: "Os resultados e eficiência dos filtros hidráulicos não são medidos pela área industrial em que ele atua e sim pela eficiência alcançada em diversos setores da hidráulica como: proteção a bomba hidráulica, proteção a servo válvulas, proteção a válvulas direcionais, integridade de cilindros entre outros’’, fala.
Segundo ele, somente a eficiência dos filtros hidráulicos não é sinônimo  de sistema hidráulico confiável, outros fatores como armazenamento correto do óleo, inexistência de vazamentos, filtros de respiro do tanque, manutenções preventivas e preditivas e unidades móveis de filtração colaboram substancialmente para garantir uma vida mais longa aos elementos filtrantes hidráulicos.

Proteção do sistema
Para Henrique Braiti de Souza, especialista de produto da Parker Hannifin, "a melhor aplicação para filtros hidráulicos é aquela que protege o sistema de acordo com as necessidades e especificações dos componentes mais sensíveis. Muitas vezes, a utilização de sistemas de filtragem não é reconhecida pelo usuário, pois a inserção do filtro não aumenta a performance do equipamento de  forma aparente, porém a filtragem  hidráulica tem um papel essencial para o bom funcionamento", explica.
Sem filtragem o óleo contaminado desgasta por atrito todos os componentes que têm contato, resultando em manutenção prematura, perda de eficiência e de produtividade. Segundo especialistas, mais de 75% das falhas são resultado direto da contaminação do óleo: "O sistema contamina o fluido hidráulico constantemente, por várias formas, sendo elas: abastecimento de fluido já contaminado pela poeira e umidade em suspensão no ambiente, aeração por componentes mal dimensionados, desgaste natural dos componentes e a própria operação do sistema. Os maiores vilões da contaminação são os particulados e a água, que possuem um forte efeito abrasivo, por isso é tão importante ter um sistema de filtragem balanceado que remova mais contaminantes do que a gerada pelo sistema’’, diz Braiti.

Filtros Hidráulicos: Importantes No Controle Da Contaminação Filtros Hidráulicos: Importantes No Controle Da Contaminação

Portanto manter o fluido hidráulico em boas condições e dentro da classe de contaminação exigida pelo equipamento é essencial, pois o mesmo resultará em baixo índice de desgaste, fazendo com que os componentes atendam as suas expectativas de vida e consequentemente reduza paradas de máquina não programadas: "Como resultado temos, produção em dia, melhor atendimento ao cliente com entregas no prazo, e redução no custo de manutenção’’, esclarece.
A gestão não adequada do fluido hidráulico impacta diretamente na vida útil do sistema e de seus componentes, resultando diretamente no aumento da frequência de paradas não programadas. Os impactos e danos aos sistemas são muitos, e o descontrole dos contaminantes se agravam ao longo do tempo: "Quebra de bomba, perda de eficiência do equipamento, entupimento de válvulas são resultados causados pela contaminação do fluido hidráulico’’, afirma Braiti.
Ele  explica que os filtros hidráulicos são importantes em todos os processos industriais: "Em todos os sistemas hidráulicos, sejam mobil ou industriais, os sistemas de filtração são essencialmente importantes, pois em qualquer aplicação que o fluido não estiver com a qualidade necessária pelos componentes do sistema, ele estará provocando o desgaste prematuro e impactando diretamente na performance e nos resultados esperados’’, completa Braiti.


Contato das empresas:
Filtros Barra:
www.filtrosbarra.com.br
Hydac: www.hydac.com.br
Parker Hannifin: www.parker.com.br


Publicidade