Conheça O Sistema De Filtragem Do Tipo Bolsa
Por Bruna Lavrini
Edição Nº 67 - Março/Abril de 2014 - Ano 12
Com o conceito de filtragem de dentro para fora, esse sistema é muito eficiente para determinados setores da indústria, como, bebidas, tintas e óleos
Os sistemas de filtragem do tipo bolsa ou bag, como o próprio nome já diz, é composto por um corpo metálico que recebe uma grande bolsa onde acontece a filtragem do produto desejado.
"O filtro bolsa consiste em um vaso de pressão, que contém internamente um cesto suporte para colocação do elemento filtrante (bolsa/bag). O fluido a ser filtrado entra pela parte superior do vaso, onde é direcionado para dentro da bolsa onde flui de dentro para fora, saindo filtrado pela parte inferior do vaso", explica Valdir Montagnoli, gerente de produtos da Laffi Filtration.
Um dos diferenciais deste sistema de filtragem é o fato dele funcionar como uma espécie de "coador de café", Rogério de Luca, da equipe da Pentair Filtration e Process. "Filtros bolsas ou bags, são meios filtrantes com grande volume interno, proporcionando grande retenção/acúmulo de partículas. Alguns modelos podem ser lavados e reutilizados. O sentido da filtração é de dentro para fora", detalha de Luca.
Construção do sistema de filtragem do tipo bolsa e uso na indústria
Primeiramente, por conter um vaso de pressão, segundo Montagnoli, deve ser construído visando atender à norma NR13, do Ministério do Trabalho. A norma define alguns pré-requisitos básicos para o operador deste tipo de equipamento, formas de instalação, equipamentos de segurança na utilização e manutenção dos vasos, inspeção de segurança do equipamento e todos os equipamentos devem conter uma placa de identificação com os seguintes dados: fabricante, número de identificação, ano de fabricação, pressão máxima de trabalho admissível pelo equipamento, pressão de teste hidroestáticos, código do projeto e ano de edição.
Esse tipo de sistema de filtragem comporta diversos tipos de meios filtrantes para a bolsa. Essa "bag", de acordo com de Luca, pode ser de PP, PE, Nylon, entre outros materiais. A bolsa pode ser costurada ou termosoldada com grau de filtragem absolute ou nominal. Tudo depende da necessidade de cada projeto.
Os sistemas de filtragem do tipo bolsa podem ser utilizados por diversos setores da indústria, em especial, aqueles que trabalham com líquidos – químicos ou não químicos – que buscam um sistema de filtro que retire partículas sólidas de seus produtos. Por exemplo: processo de desengraxe em montadoras, torres de resfriamento para evitar acúmulo de sólidos no tanque, filtração em água de processo, indústria de bebidas, óleos, tintas, alimentos e produtos químicos em geral.
Manutenção do sistema de filtros tipo bolsa
Outra grande vantagem deste tipo de sistema de filtragem é o baixo índice de manutenção. Existe a necessidade de monitoramento da pressão do equipamento, pois é daí que parte o indício de que é necessária a troca do elemento filtrante, a bolsa.
"A manutenção mais rotineira é troca do elemento filtrante que é realizada de forma manual, por um novo. Quanto a reparos no equipamento, eles, normalmente ocorrem quando há algum dano no anel vedação ou nos parafusos de fechamento da tampa do vaso. Por ser construído em aço, o corpo geralmente tem vida de muitos anos sem a necessidade de nenhuma manutenção", explica do gerente de produtos da Laffi Filtration.
Concorrentes
O sistema de filtragem do tipo bolsa é bem semelhante ao processo que ocorre nos filtros do tipo cartucho, mas, existem particularidades de cada indústria que determinam as vantagens e desvantagens de implantar um destes sistemas. Contrário ao sistema de bolsa, os filtros do tipo cartucho têm o fluxo de funcionamento de fora para dentro. Ou seja, o produto precisa atravessar o elemento filtrante e, assim como o sistema do tipo bolsa, ele atende indústrias como: alimentícias, vernizes e tintas, bebidas, entre outras.
Segundo Rogério de Luca, da equipe da Pentair
Filtration e Process, para saber qual tipo de filtragem é ideal para cada necessidade, o filtro do tipo bolsa é mais indicado quando volume de contaminante é grande. "Filtros bolsas podem ser aplicados em algumas situações similares a filtros tipo cartucho, apenas existem diferenças entre eles no aspecto dimensional, materiais de construção, porosidades e eficiência. Geralmente, filtros bolsas são aplicados com vantagem quando existem grande volume de contaminante sólido em suspensão, com praticidade na operação e substituição das bolsas. Filtros bolsas, também devido a sua área interna maior, tem maior capacidade de vazão em relação ao sistema de filtros cartuchos".
"O processo de filtração que mais se assemelha ao princípio de filtragem do filtro bolsa é o filtro cesto, porém este último não utiliza elemento filtrante substituível, já que o próprio cesto já faz a filtragem. O filtro cesto tem área filtrante muito inferior ao filtro bolsa, quando comparado dois modelos que atendem à mesma vazão. Por isso, o filtro bolsa é mais indicado onde há grande concentração de contaminantes. O filtro cesto deve ser utilizado onde há sólidos eventuais, para que ele atue como filtro de segurança", explica Montagnoli.
Contato das empresas:
Laffi Filtration: www.Laffi.com.br
Pentair: www.pentair.com.br