Editorial
Por Meio Filtrante
Edição Nº 68 - Maio/Junho de 2014 - Ano 13
Recentemente a Anfavea divulgou queda de 3,6% nos veículos produzidos em março em relação ao mês anterior, o que resultou num grande volume de notícias sobre o futuro da indústria automobilística e mexeu o mercado
O filtro e o mercado
Recentemente a Anfavea divulgou queda de 3,6% nos veículos produzidos em março em relação ao mês anterior, o que resultou num grande volume de notícias sobre o futuro da indústria automobilística e mexeu o mercado, que já vinha apresentando sinais e perspectivas de queda, principalmente com o anunciado fim da redução do IPI. Segundo a Anfavea, a obrigatoriedade de inclusão de airbags e freios ABS também impactou no aumento do preço dos veículos leves e contribuiu com a queda nas vendas.
O fato é que alterações no mercado sempre existiram e sempre existirão. Quem não se lembra dos altos e baixos do setor nas décadas de 80 e 90? E a indústria automobilística sempre soube se reinventar e buscar soluções para retomar o crescimento, principalmente por sua importância e representatividade no desenvolvimento do país.
Nesse sentido, o mercado de filtros de maneira geral, deve estar sempre preparado para atender novas demandas de mercado e não se deixar levar por situações passageiras. Segundo informação divulgada pelo site G1 no mês de março, mediante análise de dados do IBGE e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes, com 45,4 milhões de veículos. Um crescimento expressivo, sendo que há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por carro.
Independente das oscilações do mercado, os carros têm que rodar, as indústrias têm que produzir. E como lembramos continuamente, onde houver ar, gases, sólidos e líquidos, haverá sempre a necessidade de filtros, um mercado em especial que frequentemente dá mostras de crescimento no Brasil e no mundo. Nesta edição da Meio Filtrante, como tem sido comum em edições anteriores, trazemos novas notícias de investimentos para o mercado de filtros, que numa estimativa ainda conservadora, movimenta mais de 9,3 bilhões de dólares anualmente no Brasil e tem muito ainda o que crescer.
Como matéria de capa, apresentamos sistemas de filtragem para sala limpa e ambientes controlados e sua importância para diversos segmentos, desde a produção de medicamentos a alimentos e satélites; e trazemos ainda um panorama e projeções sobre a indústria de papéis filtrantes; as novidades em filtros mostradas na Automec 2014; uma previa dos produtos em exposição na Mecânica 2014; mudanças e inovações em filtração industrial; a variedade no mercado de máquinas e equipamentos para filtração; a importância do filtro de cabine; Seções: Filtrado Mercado e muito mais.
Boa leitura!
Rogéria Sene Cortez Moura
Editora
Conselho Editorial:
Alexandre Borges; Alice Maria de Melo Ribeiro; Atsushi Gomi; Caio Mello de Abreu; Carlos Augusto de Souza; Cláudio Chaves; Denis Beber Frada; Eduardo Pacheco; Francisco Gomes Neto; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Hercules Guilardi; Helmut Zschieschang; Hermann Queiser; Jeffrey John Hanson; José Luis Tejon Megido; Julio Trujillo; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Antônio Simon; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Plínio Centoamore; Ricardo Saad; Tárcia Rita Davoglio; Tarcisio Costa; Valter Medina; Vinicius Stoco Patricio e Walter Luiz Polônio.
Colaboraram nesta edição:
Antonio Carlos Camargo, Sueli Curti e Manuella Curti de Souza (Grupo Europa); Abrafiltros (Diretoria); Claudio Chaves, Anderson Alves Oliveira e Thais Mazzucatto (Pentair); Willian S. Castro e Luiza Machado (WMF Solutions); Renata Pirolo e Daniel G. de la Fuente (InbraTextil); David Siqueira de Andrade e Gabriela Oppermann (Supply Service); Juliano Frizzo (Filtros Planeta Água); Cindy Fernandez (Reed Exhibitions); Luciana Beneton e Fernando B. Queiroz (Tecitec); Dirk Huber e Rafael Sherman (Junker); André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi); Sérgio Moreira Monteiro e Vinicius Stoco Patrício (Parker); Edgard Luiz Cortez (Iteb); Edison Ricco Júnior e Flávia Gill (Apexfil); Aldenir C. Montesso, Perla Volner e Ivo Tsumura (Poli-Filtro); Juliana Degane (Cabot); Dirk Muller (GKN); Luciano Ponzio da Silva (Freudenberg); Márcia Martins (Brats); Simone Minhoto Queiroz, Carlos Alberto T. Mourão e Ricardo Brandão (Tecfil); Sérgio Gazarini (Wega Motors); Eduardo S. Zanizzelo (Linter); J. Fernando B. Brito (Adriferco); Adriano Villarmosa (Grupo Veco); Jürgen Gaudry (Hollingsworth & Vose Company); Willy Davis Bordignon (Ahlstrom); Alex P. Alencar (Hydac); (Kaeser); Jayme M. Bydlowski (HB Ar Comprimido); Gisele Berto (Metalplan); Christian Stauch (Remae); José Roberto Piccolo (Bosch Rexroth); Carolina Bonete (3M); Gabriel Oliveira (Original Filter); Carlos Alberto Carvalhedo (Delkraft); Marley Klock (Hengst); Carlos Henrique Apezzatto (Guarda Bem); Sérgio Montagnoli (Affinia); Lucio Lacerda (Idelmax); Rodolfo Cafer (Mahle) e Raul Cavalaro (Mann-Hummel).
Recentemente a Anfavea divulgou queda de 3,6% nos veículos produzidos em março em relação ao mês anterior, o que resultou num grande volume de notícias sobre o futuro da indústria automobilística e mexeu o mercado, que já vinha apresentando sinais e perspectivas de queda, principalmente com o anunciado fim da redução do IPI. Segundo a Anfavea, a obrigatoriedade de inclusão de airbags e freios ABS também impactou no aumento do preço dos veículos leves e contribuiu com a queda nas vendas.
O fato é que alterações no mercado sempre existiram e sempre existirão. Quem não se lembra dos altos e baixos do setor nas décadas de 80 e 90? E a indústria automobilística sempre soube se reinventar e buscar soluções para retomar o crescimento, principalmente por sua importância e representatividade no desenvolvimento do país.
Nesse sentido, o mercado de filtros de maneira geral, deve estar sempre preparado para atender novas demandas de mercado e não se deixar levar por situações passageiras. Segundo informação divulgada pelo site G1 no mês de março, mediante análise de dados do IBGE e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes, com 45,4 milhões de veículos. Um crescimento expressivo, sendo que há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por carro.
Independente das oscilações do mercado, os carros têm que rodar, as indústrias têm que produzir. E como lembramos continuamente, onde houver ar, gases, sólidos e líquidos, haverá sempre a necessidade de filtros, um mercado em especial que frequentemente dá mostras de crescimento no Brasil e no mundo. Nesta edição da Meio Filtrante, como tem sido comum em edições anteriores, trazemos novas notícias de investimentos para o mercado de filtros, que numa estimativa ainda conservadora, movimenta mais de 9,3 bilhões de dólares anualmente no Brasil e tem muito ainda o que crescer.
Como matéria de capa, apresentamos sistemas de filtragem para sala limpa e ambientes controlados e sua importância para diversos segmentos, desde a produção de medicamentos a alimentos e satélites; e trazemos ainda um panorama e projeções sobre a indústria de papéis filtrantes; as novidades em filtros mostradas na Automec 2014; uma previa dos produtos em exposição na Mecânica 2014; mudanças e inovações em filtração industrial; a variedade no mercado de máquinas e equipamentos para filtração; a importância do filtro de cabine; Seções: Filtrado Mercado e muito mais.
Boa leitura!
Rogéria Sene Cortez Moura
Editora
Conselho Editorial:
Alexandre Borges; Alice Maria de Melo Ribeiro; Atsushi Gomi; Caio Mello de Abreu; Carlos Augusto de Souza; Cláudio Chaves; Denis Beber Frada; Eduardo Pacheco; Francisco Gomes Neto; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Hercules Guilardi; Helmut Zschieschang; Hermann Queiser; Jeffrey John Hanson; José Luis Tejon Megido; Julio Trujillo; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Antônio Simon; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Plínio Centoamore; Ricardo Saad; Tárcia Rita Davoglio; Tarcisio Costa; Valter Medina; Vinicius Stoco Patricio e Walter Luiz Polônio.
Colaboraram nesta edição:
Antonio Carlos Camargo, Sueli Curti e Manuella Curti de Souza (Grupo Europa); Abrafiltros (Diretoria); Claudio Chaves, Anderson Alves Oliveira e Thais Mazzucatto (Pentair); Willian S. Castro e Luiza Machado (WMF Solutions); Renata Pirolo e Daniel G. de la Fuente (InbraTextil); David Siqueira de Andrade e Gabriela Oppermann (Supply Service); Juliano Frizzo (Filtros Planeta Água); Cindy Fernandez (Reed Exhibitions); Luciana Beneton e Fernando B. Queiroz (Tecitec); Dirk Huber e Rafael Sherman (Junker); André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi); Sérgio Moreira Monteiro e Vinicius Stoco Patrício (Parker); Edgard Luiz Cortez (Iteb); Edison Ricco Júnior e Flávia Gill (Apexfil); Aldenir C. Montesso, Perla Volner e Ivo Tsumura (Poli-Filtro); Juliana Degane (Cabot); Dirk Muller (GKN); Luciano Ponzio da Silva (Freudenberg); Márcia Martins (Brats); Simone Minhoto Queiroz, Carlos Alberto T. Mourão e Ricardo Brandão (Tecfil); Sérgio Gazarini (Wega Motors); Eduardo S. Zanizzelo (Linter); J. Fernando B. Brito (Adriferco); Adriano Villarmosa (Grupo Veco); Jürgen Gaudry (Hollingsworth & Vose Company); Willy Davis Bordignon (Ahlstrom); Alex P. Alencar (Hydac); (Kaeser); Jayme M. Bydlowski (HB Ar Comprimido); Gisele Berto (Metalplan); Christian Stauch (Remae); José Roberto Piccolo (Bosch Rexroth); Carolina Bonete (3M); Gabriel Oliveira (Original Filter); Carlos Alberto Carvalhedo (Delkraft); Marley Klock (Hengst); Carlos Henrique Apezzatto (Guarda Bem); Sérgio Montagnoli (Affinia); Lucio Lacerda (Idelmax); Rodolfo Cafer (Mahle) e Raul Cavalaro (Mann-Hummel).