Mudanças E Inovações Em Filtração Industrial
Por Cristiane Rubim
Edição Nº 68 - Maio/Junho de 2014 - Ano 13
Em constante evolução, o segmento de filtração industrial tem investido em mudanças de processo, utilização ou de aplicação. Meio Filtrante consultou empresas do setor para acompanhar de perto as inovações já em fase de implantação e as perspectivas
Em constante evolução, o segmento de filtração industrial tem investido em mudanças de processo, utilização ou de aplicação. Meio Filtrante consultou empresas do setor para acompanhar de perto as inovações já em fase de implantação e as perspectivas para um mercado no qual as empresas fabricantes de filtros investem continuamente e se empenham em fazer produtos que tragam sempre novidades tecnológicas e praticidade, com o objetivo de atender às necessidades dos clientes e superar os desafios da indústria.
Compactos e com filtração de qualidade
Uma das grandes tendências do mercado é diminuir o tamanho dos sistemas de filtragem, seja tornando-o mais compacto, na área do filtro ou no peso. Quem afirma toda essa mudança é Vinicius Stoco Patricio, gerente de marketing e vendas da Parker Hannifin. Ele explica que há uma forte demanda por sistemas de filtração compactos, feitos com materiais mais leves que o ferro fundido e o próprio aço. "Há também uma melhora considerável de performance no meio filtrante, o que permite redução da área do filtro e, consequentemente, no tamanho do sistema. Existe ainda uma grande preocupação com a redução do peso, principalmente em aplicações mobil, por isso, ligas de alumínio têm sido cada vez mais utilizadas", aponta Stoco.
Outra tendência citada pelo gerente de marketing e vendas da Parker Hannifin é a utilização de fibras sintéticas nos meios filtrantes, além de camadas de pré-filtração, que compõem as midias, chamadas de multi-layer que é a formação de duas ou mais camadas de meios filtrantes que servem, em sua maioria, como pré-filtros, onde se tem um ganho considerável em termos de vida. A capacidade de retenção de partículas, neste caso, é pouco afetada de acordo com ele.
"Avalio também que os clientes têm necessidade cada vez maior de monitorar e controlar os níveis de contaminação dos fluidos, o que garante uma performance muito maior do sistema e, consequente, redução nos custos de manutenção", diz Stoco. O sistema é o conjunto de equipamentos, como tanque, bomba hidráulica, conjunto de válvulas, filtros, etc., pelo qual passa o fluido, que, no caso, é o óleo hidráulico.
Na opinião de Stoco, a filtração, de uma maneira geral, pode ser resumida em prevenção, controle e terapia do fluido. "Há uma crescente preocupação das empresas em melhorar a prevenção e o controle de contaminação dos sistemas, o que sai muito mais barato que a troca de um componente defeituoso, por desgaste e falhas de contaminação. O mercado está se tornando mais consciente da necessidade de uma filtração de qualidade", ressalta o gerente de marketing e vendas.
|
Eficiência energética e segurança
Para José Roberto Piccolo, chefe de vendas da Bosch Rexroth no Brasil, as principais tendências no segmento hidráulico industrial são a eficiência energética e a segurança de máquinas. As mudanças de processo, de utilização ou de aplicações nos sistemas de filtragem ou filtros industriais fazem parte de toda uma transformação que a demanda pede. "Se você é um dos milhões de pessoas que, de alguma maneira, fazem parte de algum dos elos da cadeia produtiva industrial mundial, seja como usuário, seja como fabricante de máquinas e componentes, pode facilmente perceber em seu dia a dia ou visitando seus clientes a evolução dos processos. Com a escassez de recursos naturais, energia e necessidade de otimização da produção, a demanda por soluções integradas tem aumentado frequentemente", explica.
Falando em termos de energia, segundo Piccolo, atualmente, as empresas têm direcionado seus esforços para o desenvolvimento de máquinas e processos mais eficientes. A utilização de sistemas de filtragem eficientes garante a manutenção do desempenho. "Se a máquina tem um filtro de má qualidade ou mal dimensionado, rapidamente ele pode saturar o elemento, o que fará com que fluido não seja mais filtrado da maneira necessária. Isso consequentemente irá acelerar o desgaste dos componentes hidráulicos, ocasionando também aquecimento e perda de rendimento – traduzida na redução da produtividade, além de maior consumo de energia no processo", adverte.
Outro ponto que o chefe de vendas da Bosch Rexroth chama a atenção é que, devido à necessidade de diminuição e mitigação dos acidentes de trabalho nos parques fabris brasileiros, os equipamentos com acionamentos hidráulicos passaram a ser projetados de acordo com a norma regulamentadora NR12 para proporcionar maior confiabilidade da segurança. "Os filtros hidráulicos desempenham um papel crucial neste aspecto, pois, mesmo com todos os dispositivos de redundância para garantir a segurança, a manutenção correta do grau de contaminação do fluido é obrigatório para uma operação segura." Para atender aos requisitos acima citados, elementos filtrantes eficientes com múltiplas camadas (multi-layer), valor βx(c)≥1000 e alta capacidade de retenção, segundo Piccolo, são primordiais.
|
Produtos otimizados
A utilização de produtos otimizados, ou seja, produtos que permitam maiores vazões e vida útil com designs mais compactos de elementos e vasos de pressão é mais uma tendência do mercado, conforme Carolina Bonete, gerente de produto da 3M Purification. Segundo ela, em alguns segmentos de mercado, como de Oil & Gas, o espaço é algo muito precioso quando se trata de uma plataforma offshore a quilômetros da costa. "A 3M possui uma linha de elementos filtrantes de alta vazão (High Flow) que tem apresentado ótima performance em remoção de partículas. Além disso, dispomos de uma grande gama de mídias, o que favorece a compatibilidade química e também a variedade de micragem para adequar-se ao processo do cliente de forma precisa", destaca.
Carolina diz que, como o mercado está em constante mudança, de tempos em tempos, há sempre um produto inovador, um produto diferente ou até mesmo um mesmo produto, mas com uma "cara" diferente. "Tudo isso para atender de forma precisa e otimizada às mais diversas aplicações. Portanto, os filtros industriais mudam conforme o que o cliente necessita filtrar e quanto", esclarece.
Contato das empresas:
3M Purification: www.cunolatina.com.br
Bosch Rexroth: www.boschrexroth.com.br
Parker Hannifin: www.parker.com.br