Conheça A Importância Dos Filtros De Cabine
Por Daiana Cheis
Edição Nº 68 - Maio/Junho de 2014 - Ano 13
O filtro de ar de cabine por vezes passa despercebido pelo usuário, que por sua vez, pode vir a ter vários problemas de saúde ocasionados pela falta de atenção na troca deste equipamento
Originalmente, foi criado para auxiliar o funcionamento do ar-condicionado. O filtro de cabine (ou antipólen) é similar ao filtro de ar do motor e são de dois tipos: poliester - que filtra apenas o particulado sólido – e carvão ativado - que filtra as partículas sólidas e aumenta a capacidade de reter gases, odores suspensos na atmosfera. O de carvão ativado é o mais utilizado na Ásia e Europa. No Brasil predominam os filtros simples de poliéster.
Um detalhe importante, segundo o técnico da Freudenberg Filtration Technologies, Luciano Ponzio da Silva, é que muitos veículos já saem da fábrica com os filtros de carvão ativado, mas depois são trocados por filtros de partícula normal, pois muitos aplicadores não têm esses filtros no mercado e como o usuário desconhece que seu carro está equipado com esse filtro especial, acaba passando despercebido.
Por não ter prazo de troca ou quilometragem pré-estabelecida, como os demais filtros, o motorista deve ficar atento a circulação do veículo. "Não é possível fazer manutenção nestes filtros de cabine, por isso, a troca é essencial. Em cidades como São Paulo, por exemplo, recomenda-se a troca em períodos de 3 meses, pois a concentração de partículas nocivas à saúde suspensas no ar chega a ser cinco vezes maior do que em outras localidades", diz o diretor administrativo industrial, da Idelmax Filtros Automotivos, Lucio Lacerda. Para a linha pesada (caminhões, máquinas agrícolas, etc) a troca do filtro deve ser mais frequente, uma vez que as condições de tráfego são diversas.
Além das condições de tráfego dos veículos, como, por exemplo, rodar sempre em vias urbanas ou estradas de terra, o nosso clima também influencia na necessidade de troca dos filtros. Afinal, o filtro de cabine filtra o ar que vem do exterior do veículo, e, normalmente, nos períodos de seca tendem a ficar mais obstruídos.
Outra dica para saber quando deve fazer a troca do filtro antes dessa média, é a percepção do odor. O mau cheiro que o motorista pode achar que é alguma sujeira que ficou impregnada no estofamento pode, na verdade, vir do filtro de cabine.
Independente do estado do filtro, segundo o especialista técnico da Mahle Metal Leve S.A, Rodolfo Cafer, aproveitar a manutenção de 10.000 km do carro pode ser uma oportunidade de não passar despercebido um eventual problema: "Se fizermos a troca dos filtros do motor (ar, óleo e combustível) na ordem de 10.000 km por troca, por que motivo o filtro que protege não a um motor - que pode ser substituído -, mas, sim, nossos pulmões, não deve ser trocado com uma periodicidade maior? Considerando que o veículo está na manutenção, sou a favor de trocar todos os filtros e fluidos no mesmo período. Ou seja: óleo, filtro do óleo, filtro do ar, filtro do combustível, e, por consequência, o do ar condicionado, direção hidráulica, fluido hidráulico, e de freios, assim como outros elementos. Desta forma vamos preservar o motor, o veículo e a saúde do usuário".
E essa periodicidade de troca do filtro de cabine é indicada para qualquer veículo da linha leve, não importando se o carro tem ou não o sistema de ar condicionado: "Ao contrário do que muitos pensam o uso do filtro de cabine não está relacionado ao fato de o veículo ter ar condicionado. O simples acionamento do sistema de ventilação faz com que o ar passe pelo elemento filtrante. Neste caso, é sempre bom verificar se o veículo possui este filtro instalado e fazer a troca sempre que necessário", afirma o gerente de vendas reposição da Mann-Hummel Brasil Ltda, Raul Cavalaro.
A troca dos filtros é, no geral, simples e pode ser feita pelo próprio usuário. Todos os filtros de cabine Mann-Filter, por exemplo, acompanham um manual detalhado de instalação. Inclusive este mesmo manual pode ser acessado no catálogo eletrônico no site da empresa, o que auxilia qualquer pessoa no procedimento de troca.
Manutenção
Contudo, Cafer ressalta a importância da esterilização da caixa do ar condicionado, o que envolve equipamento especializado. "Tudo que existe em matéria de manutenção pode ser realizada por qualquer pessoa, mas considerando que existe a necessidade de fazer essa esterilização, muitas vezes de elevado valor, o recomendado é que o trabalho deva ser feito por um profissional especializado para garantir uma esterilização adequada e não somente a introdução de um "Cheirinho" de carro novo no interior do habitáculo do veículo", alerta.
Tanta preocupação não é a toa. O mal estado do filtro de cabine pode ocasionar várias doenças respiratórias, como renite, sinusite, irritação da mucosa nasal, etc, e, em casos mais graves, até mesmo a legionelose.
A Legionella pneumophyla, é umas das bactérias que habita em dutos de ar-condicionado, torres de refrigeração de água e bebedouros e que causa a legionelose, podendo se manifestar de duas formas: doença do legionário – um tipo grave de pneumonia – e a febre de Pontiac.
O contágio da doença do legionário ocorre pela inalação de gotas de água contendo a Legionella, que se aloja nos alvéolos pulmonares. O período de incubação é de dois a dez dias, surgindo em seguida os sintomas de febre, tremores, tosse seca ou purulenta e dores de cabeça. Nos EUA a mesma bactéria foi responsável pela morte de 34 pessoas. No Brasil, o caso mais conhecido foi a morte do ex-ministro das Comunicações Sérgio Motta, em 1998.
O preço da saúde
Os preços variam de veículo para veículo podendo iniciar com R$ 30 e/ou passar de R$ 100 reais, contudo, o custo-benefício compensa bem mais que o risco à saúde no uso de um filtro comprometido.
Comicamente, para o especialista da Mahle é preferível gastar R$ 40 ou R$ 50 reais em um filtro novo do que pagar, em média, R$ 80 reais na compra de um antialérgico. "Eu costumo fazer a seguinte conta: R$ 50,00 / 10.000 km ou seja R$ 0,005 por quilometro para gastarmos 1 (um) centavo precisamos rodar 2 km. Para custar R$ 1,00 precisamos rodar 200 km, ou, mais ou menos, uns três dias de idas e vindas do trabalho de um profissional normal - que roda por volta de 35 km para ir trabalhar e a mesma distância no retorno-", exemplifica.
Sem contar que o filtro fora do prazo de validade não exerce sua função corretamente, como acrescenta o responsável pelo mercado de reposição da micronAir no Brasil, marca da Freudenberg Filtration Technologies, Luciano Ponzio da Silva: "Além dos problemas de saúde, um filtro vencido também gera problemas técnicos como aquecimento do sistema, obstrução da passagem de ar, maior consumo de combustível, e possível queima do ventilador que suga o ar para o sistema".
Vale ressaltar que, apesar da troca, na maioria dos casos, acaba sendo feita pelo consumidor sem problemas, em alguns automóveis o usuário pode ter um pouco mais de dificuldade: "Tem carros que se o filtro não for colocado de forma adequada ele pode ser puxado para dentro do sistema de ar condicionado e assim causar um custo alto", diz o diretor administrativo industrial da Idelmax Filtros, Lucio Lacerda.
Para evitar gastos excessivos e como o custo varia conforme o tipo de serviço oferecido, Cavalaro da Mann-Hummel Brasil, lembra que é sempre recomendado fazer uma cotação antes de realizar a troca dos filtros.
Filtros de ar de cabine
Os filtros de cabine Mann-Filter também têm que ser trocados regularmente. Como regra geral, eles devem ter intervalos de troca de um ano ou a cada 15.000 km percorridos. Janelas embaçadas, cabine abafada e um sistema de condicionamento de ar com defeito também são sinais de que a substituição é necessária. Os filtros de ar de cabine Mann-Filter estão disponíveis em duas versões:
Filtros de partículas (meio filtrante branco): eliminam as partículas nocivas presentes no ar.
Filtros combinados com carvão ativado (meio filtrante escuro): além da função de filtrar o ar, também eliminam os maus cheiros.
Instruções de instalação: que tornam a troca fácil.
A nova geração dos filtros do ar para cabine da Mahle Sistemas de Filtração, modelos "LAK", conta ainda com uma camada de carvão ativado que protege os passageiros dos odores desagradáveis, assim como de gases e vapores tóxicos presentes no ar externo. Até mesmo altas concentrações de ozônio no ar são reduzidas a níveis inofensivos por esse processo.
A Idelmax é especialista em diversos tipos de filtros de cabine, como por exemplo: linha leve e pesada, agrícola, carvão ativado, linha industrial. Como no Brasil ainda não há uma lei regulamentadora que obrigue as montadoras a fabricarem seus veículos com filtros de cabine, a Idelmax, com base nesta "necessidade" do mercado, dispõe de kits para adaptação e instalação em vários veículos nacionais, trazendo assim o mesmo conforto e qualidade no ar existente em veículos com filtros originais de fábrica.
A micronAir é uma marca de filtros do grupo alemão Freudenberg. Dentre as vantagens dos filtros de ar de cabine micronAir estão:
- Qualidade OEM Certificada;
- Variedade abrangente: a cobertura de mercado de Alfa a Volvo, inclusive utilitários e veículos comerciais;
- A qualidade OEM garante uma instalação fácil, rápida e sem problemas, etc.
Contato das empresas:
Freudenberg: www.freudenberg.com.br
Idelmax: www.idelmax.com.br
Mahle: www.mahle.com.br
Mann-Hummel: www.mann-hummel.com