Publicidade

Sua Inteligência É Infinita

A inteligência não é fixa. Estudos tem demonstrado repetidamente que com treinamentos, suplementos, alimentos e tempo, a nossa inteligência sempre pode ser melhorada


A inteligência não é fixa. Estudos tem demonstrado repetidamente que com treinamentos, suplementos, alimentos e tempo, a nossa inteligência sempre pode ser melhorada. Essa habilidade presente em qualquer ser humano saudável é chamada de neuroplasticidade cerebral, que nada mais é do que moldar o nosso sistema nervoso e o nosso cérebro. A boa notícia é que existem inclusive métodos comprovados para isso. Compreender esse fato é de suma importância para qualquer ser humano, pois no fim das contas, é a nossa mentalidade que define as fronteiras da nossa capacidade intelectual.
Carol Dweck, autora do livro "Mindset", separa a população em dois grupos segundo a maneira de encarar obstáculos, derrotas e críticas. Os que possuem mentalidade fixa e os que possuem mentalidade de crescimento. Em resumo, ter uma mentalidade fixa significa acreditar que todos nascemos com uma quantidade definida de habilidades e inteligência. Ou você tem, ou você não tem. Todas as situações da nossa vida passam então a servir como testes para ver se "temos ou não temos", se "somos ou não somos". O resultado é uma vida com medo de cometer erros e de parecer ignorante. Partimos do ponto que precisamos sempre provar algo a alguém e a nós mesmos. A mentalidade de crescimento, ao contrário, parte do pressuposto de que a forma como nascemos e como somos é apenas o ponto de partida. Com paciência, diligência e esforço persistente (que ela chama de "anos de paixão, trabalho árduo e treinamento") a longo prazo somos capazes de desenvolver quantidades enormes de habilidades e conhecimento.
Pessoas de mentalidade fixa são aquelas que nunca alcançam seu total potencial. Pessoas que acreditam que podem alcançar qualquer coisa geralmente são as que alcançam. Um estudo na Universidade do Estado de Michigan descobriu que estudantes que acreditavam serem capazes de aumentar sua inteligência aumentaram-na mais do que os que não acreditavam.
Malcolm Gladwell, autor de "Outliers" sugere que como sociedade, fomos condicionados a valorizar objetivos alcançados sem esforço ou de forma natural ao invés dos alcançados através de muito esforço. Costuma-se dizer que foi devido a possuírem habilidades sobre humanas que grandes heróis fizeram grandes coisas. Essa é a essência da mentalidade fixa. Vivemos em um mundo que acredita que pessoas nascem ou não tem nenhuma chance. Isso não é verdade.
Além disso, há um traço em comum entre muitos C.E.O.s, músicos, escritores, cientistas e atletas que possuem mentalidade de crescimento, eles amam o "fazer". Muitos deles nunca planejaram chegar ao topo, poderiam até ser considerados vencedores ou milionários "eventuais". Eles chegaram lá fazendo o que amam. Segundo Dweck: "O topo é onde os de mentalidade fixa querem chegar a todo custo mas é onde os de mentalidade de crescimento chegam como consequência do entusiasmo que sentem pelo que fazem."
A própria epidemia de depressão que vivemos hoje (excluindo-se casos onde existe alguma alteração fisiológica ou neurológica e há a necessidade do uso de medicamentos) pode ser caracterizada como uma forma fixa de encarar a vida, onde o pensamento que prevalece é de que "não sou forte o suficiente para encarar essa situação" ao invés de "ainda não desenvolvi as habilidades necessárias para conseguir lidar com essa situação, vou trabalhar nisso".
Uma das frases mais incríveis foi dita por ninguém menos do que Michael Jordan em um comercial onde ele diz com orgulho: "Eu errei mais de nove mil arremessos. Perdi quase trezentos jogos. Vinte e seis vezes confiaram em mim com o arremesso final que ganharia o jogo e eu errei." Garanto que a cada erro, ele não pensava "puxa, acho que não sei jogar basquete". A maior probabilidade é de que pensava "aqui está mais uma oportunidade para aprender e melhorar". Com certeza, Jordan voltava e treinava mais depois de cada erro.
Parece que o ideal é mudar nossa mentalidade com relação a nossos erros e falhas. Quando passamos por algum teste, entregamos um relatório, terminamos um projeto, disputamos algum esporte, ou até xingamos alguém no trânsito, pode ser uma boa ideia ao invés de enxergar o resultado como sendo absoluto e imutável, enxergá-lo simplesmente como uma informação sobre o ponto no qual você se encontra hoje. E caso seu objetivo seja melhorar sua performance (espero que seja), descobrirá a área que mais precisa da sua atenção e do seu treinamento. Somos e sempre seremos todos imperfeitos, mas podemos ser imperfeitos estagnados ou imperfeitos em constante evolução.


Sua Inteligência É Infinita
Rodrigo Clemente Kherlakian

Formado na Escola Politécnica da USP, trabalhou no Credit Suisse Hedging Griffo e saiu para assumir as empresas da família. Atualmente administra os negócios da família, empreende, atua como coach pessoal e investidor anjo.

Publicidade