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Confira as novidades no mercado industrial 


Hyundai inicia construção de Centro de Pesquisa & Desenvolvimento
Primeiro centro de P&D da montadora no hemisfério sul será dedicado ao desenvolvimento de motores flex. Durante a cerimônia, também foi assinado acordo com o Ministério do Trabalho para a erradicação do assédio moral e anunciada a renovação de apoio ao programa "Ciência Sem Fronteiras", do Governo Federal.
A Hyundai lançou no dia 24 de julho, a pedra fundamental de seu primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento no hemisfério sul, que será construído na planta brasileira de Piracicaba (SP), onde é fabricado o HB20, modelo desenvolvido exclusivamente para o país. Quinto laboratório de P&D da montadora no mundo - ao lado da Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Alemanha -, terá como objetivo viabilizar o desenvolvimento de motores com tecnologia flex.
Com previsão de início de operação no segundo semestre de 2016 e investimentos de R$ 100 milhões, o centro atende às demandas do Inovar-Auto, regime automotivo do Governo Federal que estimula a produção local de conteúdo e tecnologia.
"A construção do Centro de P&D da Hyundai no Brasil demonstra nosso comprometimento com os clientes e com os programas do Governo Federal para estímulo da pesquisa e desenvolvimento. Será um recurso fundamental para tornar nossos produtos cada vez mais competitivos, eficientes e modernos", afirma William Lee, presidente da Hyundai Motor Brasil.
A estrutura terá como principal objetivo desenvolver tecnologias voltadas ao mercado brasileiro, amplamente dominado pelos motores flex. Para tanto, contará com laboratórios para teste de desempenho e durabilidade de motores, redução de emissões e melhoria da eficiência energética e da partida de motores em baixas temperaturas, crítico para combustíveis como o etanol.
Participaram da cerimônia, realizada na fábrica da Hyundai em Piracicaba, o prefeito da cidade, Gabriel Ferrato; membros do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); e da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo).
Programa Ciência Sem Fronteiras: Na mesma oportunidade, a Hyundai anunciou a renovação do patrocínio ao programa do Governo Federal "Ciência Sem Fronteiras". Única montadora de automóveis a apoiar o projeto, a Hyundai fará um investimento de R$ 3 milhões, durante o período de 2015 a 2017, para atender cerca de 300 estudantes de áreas como Engenharia, Tecnologia da Informação e Comunicação, entre outras.
Durante a primeira vigência do acordo, de 2012 a 2014, a Hyundai financiou 254 bolsas de estudo para alunos brasileiros na Coreia do Sul, o que incluiu estágio de quatro semanas em uma das seis empresas do Grupo Hyundai Motor.
O "Ciência Sem Fronteiras" é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento - CNPq e Capes -, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
Empresa livre de assédio moral: Complementando o evento, a Hyundai Motor Brasil assinou junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), representado pelo próprio ministro Manuel Dias, compromisso para erradicar o assédio moral no ambiente de trabalho.
A montadora conta com um programa contínuo de cursos de conscientização sobre o tema para os 2,7 mil colaboradores, desde o primeiro dia de trabalho, além da distribuição de materiais informativos e reuniões para encorajar a denúncia de qualquer possível caso por meio de um canal sigiloso chamado "Ethics Line".





GM dobra plano de investimento para R$ 13 bilhões no Brasil
A General Motors anunciou no dia 28 de julho que está ampliando seu plano de investimentos no Brasil para R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2019.
O aporte extra, de R$ 6,5 bilhões, tem como objetivo fortalecer o negócio da GM através do desenvolvimento de uma nova família global de veículos Chevrolet especialmente concebida para atender as novas demandas do consumidor.
Essa nova família de veículos está sendo desenvolvida por um time multinacional de engenheiros e designers para que esses produtos atendam perfeitamente as expectativas dos consumidores a quais serão destinados, como Brasil, China, Índia e México. Não há planos de exportá-los para mercados maduros, como os Estados Unidos.
A Chevrolet anunciou que investirá US$ 5 bilhões (R$ 16 bilhões) globalmente neste novo projeto para fortalecer a sua competitividade em mercados em desenvolvimento.
"No Brasil, este novo investimento permitirá à marca Chevrolet continuar a renovação de sua linha de automóveis com foco em conectividade, segurança, eficiência energética e valor atraente", detalhou Jaime Ardila, presidente da General Motors América do Sul.
Desde o último anúncio, feito em agosto de 2014, a empresa vem atualizando seu portfólio de produtos e está preparando o lançamento de duas novas tecnologias: o OnStar e a segunda geração do MyLink, que possibilitará ampliar a integração entre motorista, smartphone e o carro de uma forma sem precedentes em produtos nacionais.
De acordo com Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil, este é o maior plano de investimentos já feito pela companhia no país e demonstra o compromisso e a confiança que a empresa tem no Brasil e no potencial de crescimento do mercado local.
Com esse novo anúncio, a GM dobrará seus investimentos no país nos próximos quatro anos, o que dará uma média de quase R$ 2 bilhões investidos anualmente no Brasil.





Delphi conclui a venda da divisão Thermal
Os termos da venda são consistentes com os anunciados em 19 de fevereiro de 2015. Naquela época, a Delphi e a Mahle também assinaram uma carta de intenção separadamente para a venda da Delphi em Xangai, a Delphi Automotive Air-Conditioning System Co., Ltd.; esta transação deve se fechada em 2016.
"A venda integral de nossos negócios térmicos para a Mahle é um grande resultado para todos os envolvidos", afirmou Kevin P. Clark, Presidente e chief executive officer (CEO) da Delphi. "A Mahle é uma das líderes globais de fornecimento de sistemas térmicos automotivos e, agora, estará ainda melhor posicionada para oferecer ainda mais oportunidades para seus funcionários e mais valor para seus clientes no que tem sido um negócio muito forte. Para a Delphi, esta transação nos posiciona estrategicamente para focar em setores de alto crescimento de Powertrain, Eletrônicos & Segurança e Arquitetura Eletro/Eletrônica, abordando as tendências da indústria para veículos seguros, ecológicos e que permitam a conectividade.
O faturamento da divisão térmica da Delphi em 2014 foi de US$ 1,6 bilhões, com aproximadamente 7.500 funcionários e 13 fábricas em todo o mundo. A Barclays está assessorando a Delphi para assuntos financeiros e a Latham & Watkins LLP para assuntos legais.



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