Crise da água traz mudança no comportamento do consumidor, que está mais consciente
Os filtros e purificadores de água residenciais acompanham as mudanças de mercado e as tendências mundiais trazidas pela escassez, racionamento, qualidade e segurança da água, que cada dia mais desperta no consumidor a consciencia destes itens. O apelo para a praticidade e a modernidade, a preocupação com a saúde, a necessidade de consumir menos energia e a conservação do meio ambiente são outros fatores que também fazem parte do perfil dos novos produtos que são lançados. Mas, no fundo, o que o cliente quer é um filtro ou purificador moderno que caiba no bolso em ambos os sentidos.
Segundo Manuella Curti de Souza, diretora-geral do Grupo Europa, a purificação de água residencial no Brasil continua alicerçada em elementos filtrantes à base de carvão ativado que promovem o tratamento físico-químico da água. "Diante do cenário crítico de escassez da água em São Paulo e alguns outros estados brasileiros, percebemos clara mudança no comportamento do consumidor, que agora se mostra muito mais interessado no tema. Hoje ele busca entender qual é o sistema que abastece sua residência e passou a acompanhar o nível de água disponível nele. Por isso, procura saber quais são as melhores e mais seguras tecnologias disponíveis para o tratamento da água de sua residência", aponta. Este movimento, de acordo com Manuella, permite que o consumidor efetue uma escolha mais consciente do que quer ter em casa, fazendo com que produtos mais eficientes tenham vantagem no mercado.
René Saleme, diretor da Mastertec, parceira da Masterfrio em assistência técnica e industrialização, afirma que, na prática, as tecnologias de filtração utilizadas são as mesmas há anos. "Não há grandes novidades neste mercado e as empresas não parecem estar empenhadas em desenvolver novas tecnologias. Diante desta crise, o mercado cada vez mais luta por ‘preço’ e, neste cenário, não há espaço para desenvolvimentos que acarretariam um aumento que o consumidor não pode nem quer pagar", adverte.
Por outro lado, Carlos Eduardo, diretor do negócio água da Whirlpool, acredita na tecnologia e inovação para obter diversidade de produtos e diz que a principal entrega que eles devem ter atualmente é capacidade de purificação da água. "O desenvolvimento de novas tecnologias vem ampliando a oferta de produtos mais inovadores no mercado de purificadores.
A qualidade é o fator determinante para escolha do consumidor, que quer beber água transparente, insípida (sem sabor) e leve, além de não ter cheiro", enfatiza.
Na opinião dele, a preocupação das pessoas com a saúde, a qualidade da água e o aumento da renda vem impulsionando o mercado. Segundo o diretor, devido à crise hídrica, alterações no comportamento do consumidor são esperadas. "Nas regiões abastecidas pelo volume morto, em que a qualidade da água é duvidosa, os consumidores irão buscar purificadores com maior eficiência de filtragem para tratar a água recebida em casa e garantir que está própria para consumo’, salienta.
Mudanças e avanços
Quanto às mudanças e avanços ocorridos no mercado de filtros residenciais nos últimos anos, Hélio Cavicchio, da Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos para Tratamento de Água (Abrafipa) afirma: "A mudança foi a obrigatoriedade de certificação pelo Inmetro nos produtos. Já o avanço foi a melhoria da qualidade dos produtos."
|
Sobe a procura por um filtro ou purificador moderno que não ocupe muito espaço, com baixo custo de energia e eficiente para oferecer uma água de qualidade. "Observamos um crescimento de filtros e purificadores residenciais com dimensões mais reduzidas e design melhorado, além da procura de purificadores de água gelada com baixo consumo de energia", analisa Anderson Alves Oliveira, gerente de marketing de produtos sênior da Pentair Water Quality Systems.
Lançamentos da Pentair ao longo dos anos:
- Filtros para chuveiro que reduzem o cloro e metais pesados;
- Filtros portáteis tipo jarra com alto nível de eficiência bacteriológica;
- Filtros para torneira muito fáceis de instalar;
- Purificador de água gelada com sistema de refrigeração por compressor e baixo consumo de energia;
- Filtro abrandador doméstico, lançado em 2015, reduz a dureza da água e conta com sistema de controle automático que evita o entupimento da tubulação devido à concentração de cálcio na água.
Mercado cresce lento
Existe uma necessidade latente em melhorar a qualidade da água nas residências dos brasileiros. "Apenas 51% delas têm filtros, segundo dados do IBGE. Este mercado tende a aumentar de 2 a 3 vezes o crescimento do PIB. Porém, com a atual crise econômica, o mercado de filtros e purificadores se mostra estagnado", lamenta Oliveira. Apesar disso, ele acredita que o crescimento será retomado em breve. "A empresa continua investindo fortemente no Brasil, com a aquisição de novas máquinas produtivas e também o desenvolvimento de novos produtos com previsão de lançamento para o início de 2016", revela.
Diante da atual situação econômica e da água no Brasil, na análise de Manuella, o mercado de filtros residenciais segue crescendo, ainda que mais timidamente, uma vez que o custo da água mineral continua alto versus o de filtros e purificadores. "Já as perspectivas futuras são otimistas, porque o segmento tem alto potencial de crescimento pela confiabilidade desses produtos, ainda mais se comparados com os riscos potenciais do consumo regular de água de torneira ou galão", avalia.
Outro dado positivo para o setor apontado pela diretora-geral do Grupo Europa é que, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), o número de residências no país continua crescendo, o que alavanca a demanda reprimida por soluções em melhoria da qualidade da água neste segmento.
Saleme alerta o consumidor contra os aproveitadores e oportunistas do setor. "O mercado de filtros residenciais hoje é assombrado pelos ‘piratas’ que fabricam seus ‘cartuchos’ com baixíssimos custos e vendem livremente, prometendo altas eficiências de filtração e entregando, na verdade, água sem a mínima garantia aos consumidores. Esta situação se arrasta há anos sem que as autoridades tomem nenhuma atitude eficaz, prejudicando severamente aqueles que realmente seguem todas as normas e orientações do Inmetro", desabafa.
Xiaomi
A gigante chinesa Xiaomi, conhecida pelos desenvolvimentos de celulares de ponta com preços abaixo da média aplicada e que recentemente fincou raizes no Brasil, anunciou recentemente que entrará na briga pelo desenvolvimento e fornecimento de purificadores de água. Ainda com venda exclusiva somente pelo site da empresa, e sem previsão de lançamento para o Brasil a empresa lança o Mi Water Purifier que promete recolucionar o mercado. Composto basicamente por duas peças: o purificador, que tem o formato de uma caixa e fica na pia e é dotado de 4 etapas de filtragem sendo: 1ª etapa - filtro para retenção de sólidos de 5 micra, 2ª etapa - sistema de carvão ativado, 3ª etapa – sistema de osmose reversa e 4ª etapa – sistema de carvão ativado para polimento final, além de 6 adaptadores/conectores que poderão ser acoplado a todo tipo de torneira e faz a ligação com o encanamento da casa.
A grande novidade dos purificadores Mi Water fica por conta de um aplicativo para celular que irá mostrar, em tempo real, qual é a taxa de eficiência do processo de limpeza e avisa quando estiver na hora de fazer manutenção.
|
Novos parâmetros para 2016
Haverá uma alteração no próximo ano em relação aos produtos certificados pelo Inmetro, que, atualmente, exige apenas testes de cloro, partículas e bactérias. A partir de 2016, de acordo com Carlos Eduardo, os fabricantes também precisarão testar e informar em uma etiqueta colada ao produto a capacidade de refrigeração e o consumo de energia elétrica de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).
"O selo terá um papel importante na educação do consumidor quanto à tecnologia de refrigeração, já que ele conseguirá comparar os aparelhos e escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades", ressalta Carlos Eduardo. Segundo o diretor, existem duas tecnologias para refrigerar água: peltier, que são produtos com sistema de placas eletrônicas; e compressores, que usam gás refrigerante, semelhante à tecnologia dos refrigeradores. "Os produtos de Peltier têm preço mais acessível para os consumidores e capacidade de refrigeração para atender a uma família de até três pessoas. Entretanto, consomem mais energia elétrica durante o uso.
Já os de compressor são mais econômicos e gelam maior quantidade de água, sendo recomendados para famílias com quatro ou mais pessoas, escritórios, comércios etc.", destaca.
Racionamento
Para ajudar os consumidores nas áreas onde o problema é o racionamento de água, a Whirlpool lançou o Bebedouro Refrigerado Consul, que facilita o consumo de água mineral em galões de 20 litros e garante água gelada, mesmo nos dias mais quentes, com refrigeração por compressor.
Por assinatura
A Brastemp oferece purificadores por meio de assinatura em que a troca de filtro é feita pela equipe técnica da empresa para garantir qualidade e tranquilidade ao consumidor. Em 2014, a marca entrou no mercado de franquias de assinatura de purificadores de água para atender a uma demanda nacional. Hoje, conta com franquias em Belo Horizonte, Brasília, Campinas e Curitiba. Nos próximos meses, a previsão é que sejam abertas em Goiânia, Fortaleza, Salvador e Recife.
Torneira
A empresa fez uma parceria com empresas nos Estados Unidos e China para desenvolver um filtro, o Purificador de Torneira Consul Facilite, que fosse pequeno e leve o suficiente para ser conectado à torneira e tivesse a máxima classificação do Inmetro e capacidade de remoção de bactérias.
|
No exterior
O Grupo Europa pesquisa continuamente os avanços do mercado e, para isso, visita, a cada dois anos, a principal feira da atualidade do setor, Aquatech China. Entre as novidades do mercado internacional, Manuella destaca:
- Filtros de ponto de entrada (POE) com válvulas inteligentes conectadas às centrais de monitoramento remoto; sistemas de osmose reversa (RO) de uso residencial com circuito de regeneração do volume concentrado; membranas de ultrafiltração fabricadas em cerâmica; consolidação do conceito minibar para produtos de uso doméstico: a água, além de purificada, pode ser refrigerada, aquecida, gaseificada ou até alcalinizada (alteração do pH) – como diferencial, alguns desses produtos contam ainda com o recurso de conectividade, a Internet das Coisas ou M2M (Machine to Machine), conferindo novas possibilidades ao usuário por meio de aplicativos para dispositivos móveis de diferentes plataformas.
Uma forte tendência na Europa e nos Estados Unidos, segundo Carlos Eduardo, são as jarras para purificar a água, praticidade que os consumidores já encontram no Brasil à venda no mercado. "O consumidor pode enchê-la com água da torneira e, após alguns minutos, a água é filtrada, tornando-se própria para consumo. É muito prática, pois pode ser colocada na geladeira enquanto filtra para obter água pura e gelada", explica.
Devido à preocupação com a saúde e longevidade, outra tendência de consumo neste mercado é a oferta de produtos que tragam benefícios extras à saúde. "Por exemplo, garantir nutrientes na água, como colágeno, vitaminas, sais e flúor," cita Carlos Eduardo. A Whirlpool tem um time dedicado ao desenvolvimento de novas tecnologias. A cada lançamento, buscamos o que há de mais moderno no mundo e adaptamos às necessidades do consumidor brasileiro", relaciona.
De acordo com Saleme, fora do Brasil, há um mercado que valoriza a qualidade da filtração. "Por isso, há espaço para diversas tecnologias: ultrafiltração, osmose reversa, nanofiltração, desenvolvimentos de membranas, entre outros", ressalta.
A dureza da água em outros países do mundo é muito alta. "Por isso, é muito comum a instalação de filtros com sistema de osmose reversa e abrandadores", aponta Oliveira. Na linha de abrandamento da água (remoção de Sólidos Totais Dissolvidos - TDS), a Pentair desenvolveu o Hybrid DI®, comercializado apenas nos Estados Unidos, que, em vez do tradicional sistema de retenção de sólidos por meio de resinas, utiliza placas eletrônicas que possuem um processo rápido de retenção como também de regeneração das placas quando saturadas.
Contato das empresas: