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Com apoio da Investe SP, BYD anuncia a fabricação de painéis solares fotovoltaicos em Campinas
Serão investidos R$ 150 milhões na expansão, gerando 200 empregos diretos 
Em cerimônia realizada na Prefeitura Municipal de Campinas, a fabricante chinesa de ônibus elétricos BYD anunciou que vai produzir placas de geração de energia solar em unidade a ser instalada na cidade. A empresa conta com o apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Na ocasião, Investe SP e a BYD assinam um memorando de entendimentos. De acordo com o documento, a empresa vai investir R$ 150 milhões no empreendimento, criando 200 postos de trabalho.
"Os projetos da BYD têm sido atendidos com prioridade por nossa equipe, porque a empresa investe não só em tecnologias de baixo impacto ambiental mas também em inovação por meio de um centro de P&D. 
O investimento nas placas solares vem complementar ainda mais esse quadro", explica o presidente da Agência paulista, Juan Quirós.
O presidente da BYD no Brasil, Tyler Li destaca o papel da cidade de Campinas como centro de excelência e inovação para a atração da BYD para a região. "Somos uma empresa de inovação por isso queremos estar próximos das melhores universidades e centros de pesquisa do Brasil", afirma.
Quirós ressalta que a Investe São Paulo tem recebido diversos projetos relacionados a formas renováveis de energia. "Estamos em um momento propício para o desenvolvimento dessa indústria, já que a geração solar e eólica está se tornando mais competitiva. Temos certeza de que anunciaremos diversos projetos como este nos próximos dois anos", afirma.
Para o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o novo investimento reforça a vocação de polo de tecnologia do município. "A iniciativa da BYD é muito bem-vinda e traz, além de empregos de qualidade para o município, mais uma opção de geração de energia sustentável. Trabalhamos duro para fazer Campinas crescer ainda mais com qualidade de vida", disse.  


Três sonhos da BYD: Ônibus elétricos, armazenamento de energia e painéis solares
Em junho de 2014, a BYD anunciou a instalação de sua primeira fábrica na América Latina, que será construída junto de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Campinas. A obra já está na fase final e o empreendimento inclui investimento de R$ 200 milhões com a geração de 450 empregos diretos. A unidade será responsável pela montagem de chassis de ônibus elétricos, de baterias de fosfato de ferro (veículos e sistemas de armazenamento de energia).
A nova unidade da BYD Energia abrigará a montagem de painéis solares em unidade também em Campinas. O Centro de P&D da empresa no Brasil será focado em estudos e tecnologias para veículos elétricos, baterias, smart grid, energia solar e iluminação pública eficiente (LED).
Considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo, a BYD está trazendo a tecnologia de baterias de ferro, de ônibus elétricos e agora a mais eficiente geração de painéis solares fotovoltaicos – tecnologia "double glass". A empresa acredita também no desenvolvimento da matriz solar para gerar energia limpa e barata, e também soluções fora da rede (off grid - a BYD dispõe de sistemas de geração descentralizada com painéis solares, baterias de ferro e iluminação LED).











Mahle Metal Leve lidera número de patentes depositadas no segmento automobilístico brasileiro

Responsável mundial pelo desenvolvimento de anéis e camisas, itens que pertencem à unidade de negócios de Componentes de Motores do Grupo Mahle, o Centro Tecnológico de Jundiaí (SP) também está entre os 10 maiores depositários de patentes em meio às principais empresas e universidades brasileiras 
Os números obtidos no decorrer dos últimos três anos de atividades do Centro Tecnológico de Jundiaí (SP), ou seja, entre 2012 e 2014, mostram que a unidade de excelência brasileira depositou 82 novos pedidos de patentes e muitos deles no Patent Cooperation Treaty (PCT), órgão internacional que oferece assistência aos solicitantes que buscam proteção internacional para suas inovações.
Segundo dados do PCT, essa cifra consolida a Mahle Metal Leve como líder nacional na solicitação de patentes para novas invenções no segmento automobilístico nacional, à frente tanto de fabricante de automóveis como de fornecedor de componentes para a indústria. 
O Tech Center Mahle também está entre os dez maiores depositários de pedidos de patentes brasileiros, grupo onde se encontram empresas do calibre de Petrobras e de algumas das principais Universidades brasileiras.
Ao requerer um pedido de patente internacional ao PCT, os solicitantes têm a possibilidade de resguardar sua invenção praticamente em nível mundial, já que essa proteção abrange 148 países. No mesmo período de tempo, a unidade mundial de Componentes de Motor do Grupo Mahle - da qual o Centro Tecnológico de Jundiaí é responsável global por anéis e camisas - depositou 387 pedidos de patentes mundiais. 
A inauguração do Centro Tecnológico, em 2008, foi fundamental para criação de condições específicas para o aprimoramento de um grupo que trabalha focado em inovação. Está na origem tecnológica da empresa, e dessa unidade de excelência, incentivar seus funcionários a desenvolver soluções cada vez mais criativas que posteriormente serão aplicadas aos novos produtos da marca localmente e globalmente. Os atuais pedidos de patentes do Centro Tecnológico Mahle estão diretamente ligados a projetos em desenvolvimento com perspectiva de serem integrados a produtos que em breve chegarão ao mercado mundial.


Sobre o Tech Center de Jundiaí
A unidade brasileira do Centro de Tecnologia da Mahle, um dos dez existentes ao redor do mundo, é fruto de investimentos da ordem de R$ 100 milhões. O Tech Center de Jundiaí trabalha com o desenvolvimento de todos os produtos do portfólio global da Mahle e é o responsável mundial pelas linhas de anéis de pistão, camisas de cilindros e filtros para aplicações em motores flexíveis. Em suas instalações trabalham 297 colaboradores entre técnicos, graduados, pós graduados, mestres e doutores. Está instalado em uma área de proteção ambiental permanente de 125 mil m2, e seu principal foco é o desenvolvimento de componentes e soluções tecnológicas para motores de combustão interna, visando à redução de atrito, de emissões e do consumo de combustível.




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