Mercado De Filtros Tem Visão Realista, Mas Espera Crescimento Em 2015
Por Vicente De Aquino
Edição Nº 72 - Janeiro/Fevereiro de 2015 - Ano 13
O mercado de filtros seja no setor automotivo, industrial ou residencial tem, como quase toda cadeia produtiva da indústria brasileira, uma visão muito realista para o ano de 2015
O mercado de filtros seja no setor automotivo, industrial ou residencial tem, como quase toda cadeia produtiva da indústria brasileira, uma visão muito realista para o ano de 2015. Enquanto algumas empresas apostam em crescimento que pode chegar até 20%, outras esperam, mais cautelosas, por uma definição da política econômica do governo da presidente Dilma Rousseff para fazer suas projeções. A crise hídrica sofrida por São Paulo (a pior dos últimos 84 anos) é outro ponto apontado para se ter cautela ao falar do futuro. De qualquer forma, todos acreditam que o mercado, vencido os primeiros meses de 2015, tem tudo para se solidificar e continuar crescendo como nos anos anteriores.
Visão otimista
A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais, criada em 2006, para reunir os fabricantes de filtros automotivos e industriais, com o objetivo de defender os interesses e promover o desenvolvimento sustentável do setor, está ampliando sua atuação para 2015.
Para João Moura, presidente da Abrafiltros, a associação tem grande importância no fortalecimento do mercado. "Temos uma diretoria comprometida e reunimos mais de 40 associados entre empresas de pequeno porte, multinacionais e prestadores de serviço. Hoje, mais integrados, os fabricantes de filtros automotivos e industriais contam com uma representação sólida junto ao governo e a sociedade", comenta.
O presidente da Abrafiltros prefere adotar uma postura mais positiva em relação ao mercado em 2015. "Estamos vivendo momentos de incertezas que têm como consequência o pessimismo e o desânimo, sentimentos que se alastram e enfraquecem a economia. Precisamos resgatar a confiança no país, e estas ações envolvem a todos, desde a sociedade, empresários e o governo, pois somente com otimismo é possível identificar as oportunidades de mercado. Quero citar como exemplo a questão do desabastecimento hídrico em São Paulo, que evidenciou a necessidade de buscarmos técnicas práticas e simples que favoreçam o reúso com custo acessível. Esse é apenas um exemplo, pois onde temos filtros, temos progresso. As próprias modificações no planeta fazem com que haja uma necessidade cada vez maior de filtração. Isso está cada dia mais evidente e os empresários precisam enxergar essa realidade premente para gerar condições e negócios sustentáveis ao longo dos anos", comenta o presidente da Abrafiltros.
Para Edmilson Alves, gerente técnico da Camfil, "é difícil prever quanto será o percentual de crescimento no mercado de filtros em 2015, mas há uma tendência de aumento, principalmente pelo fato de estar dentro das novas normas, e de serem produtos exigidos para que não haja contaminação. E o pré-requisito da Camfil é produtos com excelência em resultado, que evitam contaminação, com garantia, e que ainda ajudam na economia de energia. Acreditamos que possamos ter um crescimento de 20% no próximo ano", explicou.
Segundo Edmilson algumas estimativas apontam que a indústria de vacinas no Brasil tem atingido crescimentos por volta de 20% desde 2006 e ele prevê crescimentos significativos neste nicho de mercado. "Este é um mercado promissor e em especial pelos laboratórios farmacêuticos mundiais que estão se instalando no Brasil cada vez mais. Esse segmento hoje no Brasil é considerado maior que na Alemanha, e está se tornando sólido e com projeção de crescimento significativo, principalmente no ramo de salas limpas, que é um dos que mais atendemos", disse.
"A Camfil vem crescendo cada vez mais a cada ano e investindo em pessoas e infraestrutura. No início de dezembro inauguramos nossas novas instalações no Brasil, sendo a planta mais moderna de todo o grupo Camfil", disse Edmilson.
Os investimentos ajudarão a competir de forma eficaz no mercado latino-americano: "Comparando o mercado de fora com o Brasil, notamos que o mercado que mais se aproxima com o nosso é o da América Latina, pois muitos ainda não veem o mercado de filtros com a importância que deveriam ver; diferente do mercado alemão, o qual também temos uma unidade fabril instalada, e lá o mercado valoriza muito o quesito de qualidade dos produtos. No Brasil pretendemos seguir a mesma ideologia, trazendo o que tem de melhor em nossas plantas no mundo, tornando-os nacionais", afirmou.
E para completar, o engenheiro fala da nova fábrica da Camfil: "Por isso estamos instalando nossa nova fábrica na cidade de Jaguariúna/SP, trazendo uma linha totalmente automática de alta tecnologia, desenvolvida pela própria Camfil. A linha de produção do Brasil, por exemplo, será mais desenvolvida e automatizada que nossa unidade nos Estados Unidos e nosso equipamento de vedação será o mais moderno de todo o grupo Camfil", finaliza.
Para Ricardo Pessoa, diretor comercial da Tecfil, não se pode falar de projeções para 2015 sem antes falar de 2014: "Falando inicialmente sobre o ano de 2014, é adequado afirmar que operamos dentro de um cenário econômico hostil, com performances de volume de negócios abaixo do projetado, o que exigiu esforços redobrados na condução da gestão das empresas, visando minimizar os efeitos desse cenário de retração. O setor automotivo de forma global registrou indicadores de crescimento abaixo dos obtidos em 2013, porém o nosso resultado até outubro/14 foi positivo, o que nos faz acreditar em um cenário otimista para 2015", disse.
Pessoa acredita que aspectos positivos da economia deverão orientar o ano de 2015: "Considero que aspectos positivos devam orientar o mercado para o próximo ano, como por exemplo um cenário político definido, aliado ao tamanho do mercado nacional, que se posiciona como o quarto maior produtor de veículos automotivos do mundo e portanto nos oferece enormes oportunidades de crescimento. Porém, precisamos de políticas governamentais que nos ajudem a ser competitivos, a fim de defender o nosso mercado interno e ao mesmo tempo, viabilizar condições para disputar o mercado internacional através do aumento das exportações, pois sem essas condições, corremos riscos de tornar a indústria automotiva nacional frágil diante de países altamente competitivos, como, por exemplo, a China", explicou.
Ao finalizar, Pessoa falou sobre o novo centro de distribuição da Tecfil: "Gostaria de ressaltar que a Tecfil trabalha com visão de crescimento para 2015, por isso inaugurará o seu novo centro de distribuição no início do próximo ano, com maior capacidade de eficiência na sua logística para atender com mais qualidade as demandas do mercado".
Visão conservadora
Para Manuella Curti, diretora geral do Grupo Europa, "2015 ainda é uma incógnita para nós, pois não sabemos o que acontecerá com a economia e tão pouco com a questão da disponibilidade da água em São Paulo. Ao longo de nossa história seguimos crescendo em relação aos anos anteriores, o que acreditamos não será diferente também em 2015. Acreditamos que o mercado de filtros e purificadores seguirá crescendo nos próximos anos e projetamos um crescimento de 10% para os próximos 12 meses, mas com certeza estamos apreensivos e cautelosos com o que nos espera no novo ano".
O executivo Marcelo Simionato, diretor de País da Donaldson, tem uma opinião muito semelhante da de Manuella Curti, da Europa. Ele também está reticente com o futuro da economia do país em 2015, mas continuará a investir para consolidar sua operação no Brasil: "Apesar do baixo crescimento econômico, variações do câmbio que afetam diretamente nosso negócio e barreiras técnicas impostas a produtos importados, acreditamos que o ano de 2015 será o ano de consolidação de nossa operação no Brasil onde continuaremos a investir no reconhecimento de nossa marca para aumentarmos nossa participação de mercado. Estamos executando um investimento de US$ 3,6 milhões em uma nova fábrica, com novas linhas, laboratório de testes e ampliação dos escritórios para suportar este crescimento. A nova fábrica entra em operação no dia 5 de janeiro de 2015, com o dobro da capacidade atual e previsão de novos investimentos para ampliação", explicou Simionato.
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Oportunidades
Para Anderson Alves Oliveira, gerente de marketing da Pentair Aquatic Systems, a crise hídrica é séria e precisa ser encarada de frente para que o mercado tenha possibilidades de crescimento em 2015: "Para um país como o Brasil, que sempre teve água em abundância, esta escassez nos reservatórios alertou ainda mais os brasileiros quanto ao seu consumo e a qualidade da água que ingerimos. Esta nova percepção e o maior conhecimento faz com que a procura por filtros seja cada vez maior", explicou.
Além deste fator, Anderson ressalta outro que considera de suma importância: "O maior poder aquisitivo, principalmente da classe C e a preocupação com o meio ambiente devido ao descarte das garrafas plásticas de água mineral, fazem com que os consumidores procurem por filtros para instalarem em suas residências.
Embora as projeções econômicas para o 2015 sejam abaixo dos 2% para o crescimento do PIB, o mercado de filtração deve crescer cerca de 2 a 3 vezes esse número e deve ocupar uma posição importante no faturamento das revendas de materiais hidráulicos, com novas opções de modelos para conquistar ainda mais o gosto dos brasileiros", finalizou Anderson.
Moura da Abrafiltros diz que "vivemos uma pressão por necessidade de mudanças. Talvez não estivéssemos preparados para alterações tão profundas, mas acredito que cada um tem que fazer sua parte para que possamos retomar a confiança e o crescimento. Tenho uma prática simples no mundo dos negócios, a qual utilizo nas situações mais adversas: sem abrir mão do planejamento, temos que "ir fazendo", realizar sempre. A história tem registrado que as maiores realizações são fruto de seres humanos abnegados, que acreditaram nas suas convicções e transformaram adversidades em oportunidades de sucesso", disse Moura.
E para finalizar, o presidente da Abrafiltros foi direto no seu recado: "Eu sou daqueles que, em qualquer situação, acredita muito no potencial do Brasil. Acho que estamos atravessando um período de turbulência, próprio de qualquer voo, mas essa fase será superada".
Contato das empresas:
Abrafiltros: www.abrafiltros.org.br
Camfil: www.camfilfarr.com.br
Donaldson: www.donaldson.com
Europa: www.europa.com.br
Pentair: www.pentair.com.br
Tecfil: www.tecfil.com.br