Parker Hannifin Inaugura Terceira Linha De Produção Automatizada E Dobra Capacidade Fabril

A Parker Hannifin, reconhecida em todo o mundo por criar soluções diversas e inovadoras, inaugurou em fevereiro de 2015 a “Linha Três” de produção de filtros, no complexo localizado em São José dos Campos (SP)


A Parker Hannifin, reconhecida em todo o mundo por criar soluções diversas e inovadoras, inaugurou em fevereiro de 2015 a "Linha Três" de produção de filtros, no complexo localizado em São José dos Campos (SP), que iniciou as operações em 2006 com a premissa de trazer ao país a mais moderna fábrica de filtros da América Latina.
A nova linha segue a política de ampliação das operações e visa a fabricação de filtros separadores de água Spin-on, destinados a veículos movidos a óleo diesel. Totalmente automatizada, a Linha Três é equipada com robôs e manipuladores e dobra a capacidade de produção da fábrica, que já conta com duas outras linhas exclusivas para filtros separadores.

Produtividade aliada a qualidade
Reunindo conceitos entre os mais modernos na atualidade e diversos dispositivos à prova de falhas, que impedem que os filtros sejam montados fora dos padrões especificados, a nova linha contribui para a elevação do nível de segurança e confiabilidade do processo produtivo, aliado ao fato dos testes de qualidade serem aplicados automaticamente aos produtos, e diretamente na linha de produção, o que resulta em ganhos significativos no já elevado padrão de qualidade Parker.
Segundo Candido Lima, presidente do Grupo Latino-Americano da Parker, os investimentos na Linha Três somados aos realizados no novo processo automatizado de pintura, que passa a atender todas as linhas, estão avaliados em US$ 5 milhões. "Os números validam as expectativas da companhia no mercado brasileiro e nossa busca por melhoria contínua. Como resultado, teremos ganhos expressivos nos rígidos padrões de qualidade dos produtos e maior agilidade nos processos de entrega e atendimento aos clientes, ampliando nossa competitividade no mercado".
Sérgio Monteiro, gerente geral da Divisão de Filtração, também comentou sobre a nova linha de produção: "O objetivo principal é suprir as necessidades do mercado brasileiro na área de reposição, com melhorias que irão proporcionar um aumento significativo de produtividade, dobrando nossa capacidade produtiva. Assim, reunimos condições para num curto prazo, conquistar novos clientes e ampliar a participação de mercado no país. Estamos preparados para atender todo o território nacional. Onde houver um caminhão circulando no Brasil, queremos estar presentes", afirma o executivo, que vai além: "A Parker está trabalhando na montagem de uma linha na Argentina para atender aquele mercado, projeto com início previsto ainda no mês de março", complementa.


Parker Hannifin Inaugura Terceira Linha De Produção Automatizada E Dobra Capacidade Fabril

Parker Hannifin Inaugura Terceira Linha De Produção Automatizada E Dobra Capacidade Fabril Parker Hannifin Inaugura Terceira Linha De Produção Automatizada E Dobra Capacidade Fabril


Lançamentos Parker Hannifin Inaugura Terceira Linha De Produção Automatizada E Dobra Capacidade Fabril
Monteiro comenta acerca da chegada de novos produtos: "Estamos lançando o filtro ecológico e-max, futuro substituto dos filtros spin. São filtros que seguem o conceito LEIF – Low Environmental Impact Filter, ou seja filtros de baixo impacto ambiental, por não possuir partes metálicas, componentes que dificultam o descarte. Os filtros são dotados de sistema anti-vazamento, que evitam o gotejamento de óleo diesel no momento da troca do elemento e que também impede a passagem de combustível se o elemento filtrante instalado não for o correto. Com a linha e-max, a Parker é precursora no emprego dos filtros ecológicos em pré-filtros no segmento automotivo pesado.
Paulo Roberto Nascimento, gerente de vendas para a linha móbil, fala sobre outros lançamentos da marca: "No mercado de reposição e distribuição, temos os kits de manutenção para a linha móbil, compostos por um conjunto de filtros para máquinas agrícolas. Inicialmente, o projeto atenderá colheitadeiras da Jonh Deere, e em breve, lançaremos kits para as colheitadeiras da marca Case, novidades que facilitarão em muito a manutenção das máquinas, contribuindo para garantir a integridade do sistema".
Nascimento prossegue: "A Parker foi escolhida para o projeto do novo sistema de filtragem da Amarok, que passamos a fornecer para a Volkswagen em fevereiro deste ano. Fruto das pesquisas e inovações desenvolvidas por nossa empresa, o filtro possui alta eficiência com índice de 99% na separação da água do diesel, com três camadas de filtragem e coalescência. Trata-se de um projeto brasileiro desenvolvido em conjunto com a Parker nos Estados Unidos e Alemanha, que estará em breve disponível para a reposição e distribuição", destaca.

Prestígio internacional

Além dos representantes brasileiros, executivos norte-americanos estiveram presentes na solenidade de inauguração da Linha Três: Rob Malone, presidente do Grupo Filtração; Michael Kurlich, vice-presidente e controler; e Dale Bayley, diretor de Lean do Grupo Filtração.
Referência em inovação e tecnologia, a unidade em São José do Campos celebrou também o recebimento do certificado Lean & Quality Model Plant (planta modelo Lean e qualidade), sendo a primeira dos grupos de Filtração e Latino Americano a receber o certificado, distinção obtida por apenas outras oito plantas de um total de 330 da Parker no mundo. 

 

Parker Hannifin Inaugura Terceira Linha De Produção Automatizada E Dobra Capacidade Fabril


Números globais

Com vendas globais de US$ 13,2 bilhões (ano fiscal 2014), a Parker Hannifin é líder mundial no desenvolvimento de tecnologias para movimento e controle. É reconhecida como a mais diversificada provedora de soluções de engenharia para uma ampla variedade de mercados, incluindo aplicações industriais, móbil e aeroespaciais. No mundo, a Parker está presente em 150 países, com mais de 58.000 colaboradores diretos. Com rede de distribuição autorizada, a maior do segmento, conta com mais de 13.000 distribuidores, atendendo mais de 500.000 clientes em todo o mundo.
A Parker é dividida em sete grupos de produtos, todos com respectivas divisões no Brasil. No caso particular de Filtração, há uma segmentação estratégica dividino sua atuação em sete plataformas de produtos; Filtração de Motores, Filtração Hidráulica, Tratamento de Ar Comprimido, Geradores de Gases, Filtração de Processos, Aerospace e Filtração de Água; todas elas com participação no Brasil em duas plantas de manufatura, São José dos Campos e Arujá.
Em 1984 a Parker Hannifin Corp., localizada em Cleveland, Ohio (EUA), adquiriu a Racor, que passou a integrar o grupo. No Brasil, a marca Racor era comercializada e representada pela Irlemp, que administrava a marca e superava constantemente as crises que assolavam o Brasil na década de 80. A Parker, desta forma, passou a se interessar mais profundamente pelas atividades da Irlemp e acabou adquirindo a empresa em 1987.
Para agregar ainda mais ao grupo, além da Racor e Irlemp, a Parker adquiriu uma série de empresas nos anos posteriores, como por exemplo, Domnick Hunter (conceituada fabricante mundial de filtros para a linha de ar comprimido e processos), Velcon (filtros para aviação e motores diesel), Zander (fabricantes de secadores e filtros para ar comprimido), Kittiwake (empresa especializada em sistemas de filtração hidráulica), Twin Filter (filtração de processos e sistemas para a indústria de óleo e gás), entre outras. Com estas aquisições, a Parker agregou um portfólio extremamente abrangente de produtos e estabeleceu um ciclo contínuo de crescimento.
A Parker atua também com as linhas de automação pneumática e eletromecânica, refrigeração industrial, comercial e automotiva, tubos, mangueiras e conexões, instrumentação, hidráulica, filtração e vedações. No Brasil reúne 1.800 funcionários diretos e mais de 300 distribuidores autorizados por todo o país.

 

Parker Hannifin Inaugura Terceira Linha De Produção Automatizada E Dobra Capacidade Fabril Parker Hannifin Inaugura Terceira Linha De Produção Automatizada E Dobra Capacidade Fabril

 


História da Parker

A história da empresa é um interessante retrato da transformação da tecnologia ao longo de um período de praticamente 100 anos. Fundada em 1918, a evolução da Parker Appliance Company para Parker Hannifin Corporation ilustra um legado de inovação.
Foi em 1957 que as coisas começaram a mudar radicalmente com a aquisição da Hannifin. Em 1960, foi inaugurada a divisão internacional da empresa que se consolidou, em 1964, com a abertura de ações na Bolsa de Valores. Em 1970 iniciou a expansão das atividades mundiais, registrando em 1990, a presença do grupo em mais de 30 países.
Um dos princípios que constitui uma base sólida da Parker é a integridade, fruto da dedicação de Arthur Parker em "transações justas", até os valores atuais que direcionam a forma de agir dos colaboradores com honestidade e respeito. Essa herança é baseada no compromisso de tratar todos de forma justa e com consideração, princípios integrantes da própria política de negócios.
O programa "Vencendo com Integridade" e o Código Global de Conduta de Negócios refletem o compromisso da organização em manter os mesmos valores em âmbito global. Como premissa, o programa "Vencendo com Integridade" contribui para preservar a reputação e proteger a força financeira do grupo, reconhecendo que as ações e o trabalho diário promovem o crescimento ponderado e a tomada de riscos inteligentes, guiando a gestão de atividades empresariais para superar de forma ética, os desafios de engenharia em nível mundial.


 

 


Publicidade