Publicidade

Mercado De Filtração E Os Profissionais Que Atuam Na Área

O conturbado ano de 2014, cheio de incertezas, parece ser águas passadas. Apesar dos problemas atuais, como a crise hídrica, as empresas do mercado de filtração se projetam com otimismo para 2015


Mercado De Filtração  E Os Profissionais Que Atuam Na Área


Sabemos da importância que tem o processo de filtração e como influencia o nosso dia-a-dia sem que percebamos. Sem os filtros, e os processos que os envolvem, não teríamos água potável, o motor do carro funcionando, etc. Portanto, há vários tipos de filtros para diversas finalidades e, por isso, requer mão de obra especializada para atender à demanda nas diversas áreas.
Cada processo de filtração é realizado de maneira diferente, isso porque, cada um é feito para atender um objetivo. Na área industrial, por exemplo, o processo de filtração é um dos processos responsáveis por garantir a vida útil de ferramentas, dos lubrificantes usados e no acabamento dos produtos no processo fabril. O dimensionamento e desenvolvimento correto do meio filtrante, bem como a qualidade do material usado, são muito importantes, porque influencia diretamente na qualidade do produto.
Com toda essa gama de especificações e opções, não é demais dizermos que existe oferta de trabalho para diferentes perfis de profissional para atuar nesses segmentos.
O site indexador de anúncios de emprego Adzuna encontrou 278 vagas abertas (data de pesquisa 4/2) no setor de filtros em todo o Brasil. As cidades com o maior número de vagas anunciadas online são: São Paulo, que reúne 25% dos anúncios, seguida por Rio de Janeiro 16,18%, Campinas 3,59%; Curitiba, 2,51% e Belo Horizonte 2,15%. Entre os anúncios encontram-se vagas para operador de filtro decantador, auxiliar de produção e operador de rolo.
Hoje, o profissional em busca de uma dessas vagas pode contar com a internet, através de sites como é o caso do Adzuna. É uma ferramenta de pesquisa de empregos online usada por mais de 5 milhões de visitantes em diversos países, incluindo Brasil, Inglaterra, Rússia, Canadá, África do Sul, Alemanha e França. A vantagem do site é a proposta de busca por vagas de trabalho reunindo milhares de vagas em um só lugar, com facilidade e agilidade. No Brasil, o Adzuna atua desde abril de 2013 e reúne mais de 300 mil vagas de emprego dos principais sites e consultorias de recrutamento no país.
Outra opção são por agências especializadas, como a Hays recruiting experts worldwide. É um grupo global de recrutamento, colocando candidatos profissionais em cargos permanentes, temporários e interinos. A Hays é parceira oficial de recrutamento do Manchester City Football Club. No Brasil, a Hays atua apenas com vagas permanentes. O grupo tem consultores especializados para cada área. O manager de recrutamento e seleção de engenharia & manufatura da empresa, Diego Galvão, explica que, em seleções como esta, é papel do headhunter traçar o perfil do negócio do cliente e entender as possibilidades para encontrar tal profissional no mercado. "Em geral, cria-se um pool de possibilidades para encontrá-lo em verticais ou horizontais ao negócio do cliente. Caso seja um profissional da área de produção, por exemplo, podemos olhar indústrias com linhas de produção parecidas, outros tipos de filtros que utilizem processos e tecnologia similares".
De acordo com o consultor, este mercado, em geral, é bem especializado: "Junto ao aumento das exigências do cliente final vem a necessidade de profissional qualificado tecnicamente para atender os mercados divididos por suas especialidades", completa.
Uma vantagem desse mercado é o campo de atuação, que é bastante amplo. Pode ser para produção, engenharia, vendas, área técnica, etc, de diferentes especialidades, como já dito.


Mercado De Filtração  E Os Profissionais Que Atuam Na Área


Na Tecfil, por exemplo, o profissional poderá atuar no mercado de reposição, montadores, e marcas privadas, podendo ser na área técnica ou comercial. Profissionais com conhecimentos técnicos aliados à experiência na função são os que mais têm chances de serem contratados. Há engenheiros – todas as habilitações – que atuam nos projetos de filtros ou manutenção das máquinas e equipamentos, que é tão importante quanto a fabricação deles.
A Tecfil possui um programa anual de treinamento, onde a maioria dos colaboradores tem a oportunidade de fazer cursos, participar de congressos, visitas de benchmarking, entre outros. "Sempre que há mudança no processo, de forma geral, ela é planejada para que os envolvidos possam estar cientes do ocorrido e aptos a desenvolver a nova função ou atividade", afirma a gerente dos recursos humanos da empresa, Ana Paula de Oliveira. A empresa também prioriza profissionais pró-ativos, que se preocupam com o próprio desenvolvimento e saiba aproveitar as oportunidades que a companhia oferece: "Assim como em qualquer empresa, temos o grupo de profissionais técnicos e administrativos que requer uma formação específica ou especializada. Internamente, temos uma equipe capacitada para treinar e desenvolver seus profissionais nas funções mais específicas da companhia. Por outro lado, também, incentivamos que os próprios colaboradores busquem cursos de formação, entre outros, para seu próprio desenvolvimento, e, assim, estejam preparados para novos desafios", diz Ana Paula.
A Camfil também é uma das empresas preocupadas com a capacitação de seus funcionários e adota os treinamentos periódicos para todas as áreas.
"A área técnica passa por treinamentos de novos produtos, por exemplo, e é a área responsável por cascatear a informação para a área comercial. A produção também acaba indo para outras unidades da empresa para conhecer e aprender sobre os equipamentos, depois cascateia para os operadores de produção. Enfim, a reciclagem é constante frente às atualizações e melhorias que acontecem", comenta a gerente de recursos humanos da Camfil Sandra Zveibil Michelsohn.


Mercado De Filtração  E Os Profissionais Que Atuam Na Área


Onde e como atuar nesse mercado?
Quando falamos do mercado de filtros logo pensamos em toda a parte técnica, e, na hora de procurar uma vaga nessa área a maioria foca nesse quesito. Acabam esquecendo ou não co-relacionando que toda empresa tem um departamento comercial – que não isenta o conhecimento técnico – mas requer outros atributos. Exemplo disso são os vendedores externos, que devem preencher alguns requisitos básicos, segundo Sandra: "Para vender soluções em ar limpo é preciso entender alguns conceitos técnicos. Portanto, a formação técnica alinhada à experiência com vendas B2B - Business to Business (departamento de vendas de uma empresa vendendo produtos ou serviços à outras empresas) fazem a diferença. Quando falamos da área comercial, as competências comportamentais contam muitos pontos. E, muitas vezes, é uma arte encontrar pessoas com um perfil mais técnico, que conheçam de filtragem, e ao mesmo tempo possuam competências comportamentais importantes para atuar como vendedor,  como: dinamismo e boa comunicação verbal".
Já para trabalhar na produção de filtros a experiência na função pesa mais no currículo. O departamento de engenharia ganha destaque, pois é onde está a oportunidade para engenheiros de várias especialidades.
Além dos conhecimentos técnicos específicos da área, outros requisitos podem facilitar o preenchimento da vaga. A fluência em algum idioma pode ser o diferencial que muitas empresas procuram: "Por sermos uma multinacional, o que mais dificulta na contratação é conseguir bons profissionais e que tenham fluência no idioma, mas, talvez, para os concorrentes brasileiros, ou com menos interface com os países, não seja tão importante. Já se o inglês for algo inegociável e a formação técnica também, sem dúvida haverá uma demora maior na contratação do que nas demais vagas que possuímos", complementa Sandra.
Alguns cargos têm responsabilidades e funcionam como porta-voz da empresa. Saber se expressar, ter conhecimentos específicos podem garantir uma posição de destaque no grupo que atua.
"Contratamos, por exemplo, um engenheiro de manutenção, que é responsável por fazer com que todas as máquinas tenham um bom funcionamento. Este profissional viajou para conhecer outras unidades da Camfil e conhecer como funcionam as fábricas. Obviamente, ele tinha que ter inglês fluente para poder absorver o conhecimento e, no dia-a-dia, poder reportar algum problema para outra unidade também em inglês. Durante a nossa start-up na nova fábrica, diversos colaboradores de fora também estiveram aqui acompanhando a montagem, sendo necessária a comunicação entre eles", diz ela.
Entretanto, além de conhecimentos específicos da área, a gerente de recursos humanos a Camfil acredita que as vantagens de um candidato à vaga no mercado de filtração são muito mais comportamentais do que técnicas: "Se o profissional tiver uma boa formação técnica (ensino técnico ou formação em engenharia ou em química, por exemplo) e algumas outras exigências como experiência na função e outros requisitos como o inglês, além das competências requeridas, ele será capaz se ser treinado para executar a atividade em questão. Mas não adianta o profissional ter uma ótima formação e experiência na área se não tiver uma boa comunicação e conseguir se vender durante a entrevista, por exemplo", garante.
Por ser referência na região de Guarulhos, além de estar na lista de Melhores Empresas para Trabalhar – Guia Você S.A, a Tecfil não encontra dificuldades na contratação de pessoal qualificado.
"O profissional qualificado dificilmente terá alguma dificuldade em se recolocar ou ter promoções e méritos na empresa na qual trabalha", diz a gerente de recursos humanos da Tecfil, Ana Paula Oliveira. Além do mais, a empresa conta com parcerias de agências de emprego, consultorias e empresas da região para contratar com mais rapidez, conforme a necessidade.


Mercado De Filtração  E Os Profissionais Que Atuam Na Área


Otimismo e oportunidade em 2015
O enorme interesse nos assuntos em torno da conscientização do Meio Ambiente e o ar limpo, Sustentabilidade e, recente, economia e reúso de água nunca foram tão discutidos como nesses últimos anos. Já faz tempo que a abordagem deixou de ser teoria entre os cientistas e passou a virar prática no meio da sociedade. Agora, em 2015, com a crise hídrica, já existe demanda pelos processos de tratamento de água e seu reúso  nas grandes metrópoles. Com o problema vem as alternativas – e tentativas - para solucionar a questão. Também abre portas para se criar novas especializações nos diversos segmentos que passam a ganhar valor e disputa no mercado. Embora a crise atual possa afetar a economia, o que já vem acontecendo desde o ano passado, algumas empresas tem esperança de que essas "alternativas" possam ser o caminho para um novo mercado em ascensão.
As empresas de abastecimento de água, por exemplo, tem enfatizado a importância do reúso de água. Obviamente, empresas especializadas para realizar este processo, como as de filtração, terão demanda de projetos. Sem contar, a oportunidade que terão para explorar novas tecnologias em torno disso, e que serão necessárias.
Com posição solidificada no mercado, a Camfil seleciona profissionais de alta qualificação para atuar nas unidades e, desta forma, manter a qualidade de seus produtos. Desde 1963, a Camfil é líder mundial na produção e desenvolvimento de Filtros de Ar e Soluções em Ar Limpo. É a maior especialista global em filtragem de ar, com unidades de produção ao redor do mundo e centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico.
Enfrentam a concorrência de fabricantes nacional e multinacional, que vem se intensificando nos últimos 10 anos. A gerente de recursos humanos da empresa, Sandra Z. Michelsohn, atribui a esse fato a chegada de grandes players, que tem movimentado o mercado de maneira saudável, proporcionando melhorias nas soluções em ar limpo.
Apesar dessa perspectiva, em entrevista à Meio Filtrante, na edição anterior, o gerente técnico da Camfil, Edmilson Alves, disse ser difícil prever quanto será o percentual de crescimento no mercado de filtros em 2015. Mas sabe que há uma tendência de aumento.
Além do mais, para a gerente de RH da empresa, "o mercado está em franca expansão, em especial nos segmentos de geração de energia, farmacêutico, hospitalar e alimentos e bebidas. Novas normas e regulamentações mais firmes acabam exigindo mais dos produtos e isso leva ao aprimoramento do mercado e consequente crescimento sustentado".
De acordo com Alves, algumas estimativas apontam que a indústria de vacinas no Brasil tem atingido crescimentos por volta de 20% desde 2006 e ele prevê crescimentos significativos neste nicho de mercado. "Este é um mercado promissor e em especial pelos laboratórios farmacêuticos mundiais que estão se instalando no Brasil cada vez mais. Esse segmento hoje no Brasil é considerado maior que na Alemanha, e está se tornando sólido e com projeção de crescimento significativo, principalmente no ramo de salas limpas, que é um dos que mais atendemos", disse.
 

Mercado De Filtração  E Os Profissionais Que Atuam Na Área


"A concorrência tradicional é de fabricantes nacionais e algumas multinacionais, o que vem se intensificando nos últimos 10 anos. A chegada de grandes players tem movimentado o mercado de maneira saudável, proporcionando melhorias nas soluções em ar limpo", completa a diretora de RH da Camfil, Sandra Michelsohn.
Atualmente, a Tecfil é considerada especialista em filtros automotivos e é líder na reposição. Com 60 anos, no segmento se tornou a maior fábrica de filtros da América Latina. E, por mais um ano, listou como uma das melhores empresas para se trabalhar, confirmando assim o valor que a empresa dá aos seus colaboradores.
Apesar do ano de 2014, de forma geral, ter sido bastante conturbado com Copa do Mundo, eleições, etc, a Tecfil teve um ano de muitas ações internas. Além de formar parcerias para conseguirem atingir os objetivos propostos e alcançar muitas conquistas, como o orgulho de listar pelo 7° ano entre as Melhores Empresas para Trabalhar – Guia Você S.A.
O manager de recrutamento e seleção de engenharia & manufatura da Hays, Diego Galvão, também não esconde o otimismo para expansão do mercado nos próximos anos: "Caso este nicho de mercado se mantenha ainda aquecido ao longo de 2015, e tenhamos efetivamente uma retomada das atividades industriais ao longo de 2016, temos um cenário extremamente positivo onde certamente teremos muita oportunidade". Isso porque, Galvão acredita que as exigências ampliadas das normas reguladoras farão a diferença: "Historicamente temos demandas comuns para o mercado de filtros, separadores, aditivos e elementos filtrantes. Demandas estas que sofreram sensível diminuição recentemente, provavelmente atrelada à diminuição de atividade industrial em diversos segmentos da economia. Talvez a diferença maior seja no perfil da demanda. Enquanto nos últimos anos o aumento do mercado se deu por expansão da atividade industrial, a baixa recente pode ser compensada com o aumento da rigidez dos órgãos reguladores e busca por certificações reconhecidas pelo mercado, como a série de normas da ISO 14000", finaliza.


Contato das empresas:
Adzuna:
www.adzuna.com.br
Camfil: www.camfilfarr.com
Hays: www.hays.com.br
Tecfil: www.tecfil.com.br


Publicidade