Filtros De Entrada De Água Para Linha Residencial
Por Daiana Cheis
Edição Nº 74 - Maio/Junho de 2015 - Ano 14
Um dos enormes problemas que as grandes metrópoles, como São Paulo, têm enfrentado é, sem dúvida, a crise hídrica. Isso porque, com a falta das chuvas os reservatórios permanecem num nível abaixo do que precisamos para a demanda da cidade
Com os níveis dos reservatórios baixos, a água fica misturada com muita lama, sem contar nas demais alternativas de mananciais, outrora não explorado, mas que agora se faz necessário, porém a qualidade da água acaba comprometida por impurezas.
É aí que indústrias do segmento veem um crescimento no setor, já que são eles os responsáveis por trazer ao mercado inovações e até soluções para parte desse problema.
Mesmo antes não sendo uma opção, agora os elementos filtrantes se tornam indispensáveis e até prioridade, pois, com a qualidade da água cada vez mais sendo questionada, os filtros acabam influenciando na qualidade de vida do usuário.
Tipos de filtros de entrada de água
De acordo com a norma do Inmetro, existem dois tipos de filtros: de POE – Ponto de Entrada e os POU – Ponto de Uso.
Filtros de ponto de entrada são filtros para retenção de sedimentos presentes da água, e junto com eles podemos citar os tipos de filtros abrandadores, que especificamente, retiram a dureza da água, eliminam compostos dissolvidos na água como cálcio e ferro. O cálcio entope as tubulações e o ferro faz com que as tubulações metálicas enferrujem rapidamente. Os filtros de ponto de uso vão ao lado da máquina de lavar, junto às torneiras e purificadores, onde a água já está tratada para o uso.
Os benefícios dos filtros de entrada são: conservação da limpeza de caixas d’água (evitando constantes manutenções), aumento da vida útil de equipamentos ligados à rede hídrica (uma vez que não sofrerão com a possibilidade de depósito de sujeira) e o aumento da vida útil dos filtros e purificadores de água existentes em toda a casa.
Os dois tipos de filtros são necessários, pois, apesar de se complementarem, exercem funções diferentes. O gerente de produtos e marketing da Pentair, Anderson Alves Oliveira comenta as vantagens: "Enquanto o filtro POE não permite que a sujeira, presente na tubulação da rede de distribuição, entre na caixa d’água, evitando assim limpezas sucessivas na mesma. Já os filtros ponto de uso, como o filtro chuveiro, permite que seja retirado o cloro no banho que causa irritação na pele e danifica as fibras do cabelo. O modelo para máquina de lavar evita com que partículas finas de sujeira entrem na máquina diminuindo a sujeira nas roupas e permitindo uma lavagem mais eficiente".
Alguns fatores também determinam o tipo de filtro a ser usado, como a vazão da água, por exemplo. Segundo Oliveira, problemas podem ocorrer se o usuário não respeitar a questão da vazão mínima, como no caso do chuveiro elétrico, que pode queimar mais facilmente. A vazão máxima, em todos os casos, deve ser respeitada a fim de não estourar o filtro. "Claro que para todas as questões indicadas sobre os filtros possuem margens altas para um desempenho melhor do que o que se informa, uma vez que o próprio Inmetro quer assegurar ao consumidor a qualidade dos produtos oferecidos no mercado", diz ele.
Além disso, a norma de certificação do produto, estabelecido pelo INMETRO é bastante rigorosa em relação a vazão e pressão da água: "Normalmente, filtros de pontos de entrada são confeccionados para suportarem pressões de até 6kgf (ou 60 m.c.a.), para trabalho normal de até 4kgf (ou 40 m.c.a.). A vazão depende do tamanho do produto, temos produtos de até 6.000 litros por hora. Já os filtros de ponto de uso, normalmente, tem uma pressão de trabalho menor, e também a vazão. Para estes produtos a vazão é muito importante, pois quanto maior o tempo de contato da água com o carvão ativado, maior será o índice de decloração do produto (que pelo Inmetro deve ser superior a 75%)", explica Oliveira.
Apesar do filtro de entrada suprir muitas funções, não é substituto dos demais filtros, uma vez que existe indicação específica de cada tipo filtro para necessidade do usuário, como enfatiza o gerente de marketing da empresa Planeta Água, Juliano F. Frizzo: "Os filtros de entrada não reduzem o cloro e, sendo assim, perde-se um propósito importante que é proporcionado por filtros/purificadores específicos ou que podem ser adaptados para esse fim e que contenham carvão ativado com prata coloidal juntamente com camadas de Polipropileno Melt Blown. O carvão ativado permite a redução do cloro presente na água e as mulheres certamente entenderão qual é o prejuízo que o cloro infere sobre os cabelos." Por exemplo, um filtro para máquina de lavar – filtro ponto de uso – retém partículas finas de até 5µm. Já um filtro para o chuveiro, além de reter partículas presentes na água, pode reter o cloro.
O gerente da Pentair, Anderson A. Oliveira alerta sobre a escolha adequada de cada sistema, "O cliente deve avaliar sempre os tipos de problemas presentes na água de sua região. O que é aconselhado é na entrada da residência, antes do reservatório de água, um filtro de sedimentos com tecnologia melt blown e outro tipo abrandador, para retirar a dureza da água. É vital que ainda contenha cloro na água dentro da tubulação, antes de ser consumida, pois o cloro evita e mata bactérias. Ou seja, dentro da tubulação da residência, temos sujeira que vem da tubulação da rua, desgaste da tubulação dentre outros fatores, que facilita a proliferação de bactérias, principalmente quando a água está parada. A função do cloro é ser um bactericida que garante a qualidade da água dentro da residência, até o consumo humano. Somente no momento do consumo, deve-se então utilizar o carvão ativado", finaliza.
Opções de filtros de entrada
Filtro Central
Como mencionado, o filtro de entrada, também conhecido como filtro central dever ser instalado na entrada hidráulica, na área externa. Ou seja, instalado na rede de abastecimento de água evitando que toda a sujeira (ferrugem, sedimentos, barro, areia, etc.) e outras partículas sólidas ou contaminantes entrem em sua caixa e passem por toda a tubulação e equipamentos que utilizam água. O Filtro central pode duplicar a vida útil de tubulações, chuveiros, aquecedores, bombas de água, máquinas de lavar, etc, além de garantir água filtrada em todos os pontos de consumo.
Embora não tenha muita novidade em relação aos filtros de entrada, pelo menos no que se refere à "novas tecnologias", as opções que existe no mercado atendem com 100% de satisfação de qualidade.
Existem diversos tipos de filtros de entrada que podem ser aplicados nas residências e com diferentes tecnologias de filtragem as quais elencamos abaixo.
Tipos de filtros
Filtros tipo multicamadas
Geralmete construído em aço inox, é um filtro composto internamente por elementos filtrantes: camadas de quartzo cristalino (mineral de cor branca), com diferentes granulometrias que removem as partículas sólidas presentes na água.
Estes sistemas permitem a retrolavagem do elemento filtrante que em média é feita 1 vez por semana, mantendo assim o elemento filtrante limpo por mais tempo.
A manutenção do equipamento é feita preventivamente uma vez ao ano onde aconselha-se a remoção dos elementos filtrantes saturados e inserção de novos elementos, mantendo sua eficiência de filtragem. Contudo, o melhor sempre é seguir o manual do fabricante.
Filtros de pressão
Segundo Frizzo, da Planeta Água, estes sistemas são os mais usados normalmente. Estes sistemas são compactos e de fácil manutenção, possuem uma tampa conectada à rede hidráulica e, para fazer trocas do elemento filtrante, abre-se um "copo" que está rosqueado na tampa e substitui-se o elemento usado/saturado pelo novo. Os elementos de filtros de entrada são fabricados na tecnologia de processo Polipropileno Melt Blown ou Plissado, dentre os quais o primeiro possui maior capacidade de retenção de partículas e o segundo permite a sua reutilização quando lavado por até 3 vezes. Existem filtros centrais de plástico e de aço inox.
Anderson Oliveira da Pentair aponta que os elementos retrolavados para estes sistemas, geralmente são do tipo plissados. "Na retrolavagem não se consegue retirar totalmente a sujeira do produto, e, dependendo da pressão, pode danificar as fibras perdendo eficiência. Para os produtos Pentair recomendamos 2 a 3 retrolavagens e depois a troca do elemento filtrante", finaliza.
O filtro BIG da Pentair é ideal para instalações que necessitem alta vazão de água filtrada. Instale o filtro em qualquer ponto após o hidrômetro e antes da caixa d’água. Dessa forma, evita-se constantes manutenções nas caixas d’água e cisternas, devido ao acúmulo de sujeira. |
Os sistemas de abrandamento auxiliam na redução da dureza da água, geralmente causada pelo excesso de cálcio presente na água, ocasionando incrustações nas tubulações e arraste de particulado sólido aos equipamentos da residência, como chuveiros, aquecedores, máquinas de lavar, entre outros.
|
Produto nacional, desenvolvido pelo método Melt Blown com 5" de diâmetro, proporcionando água filtrada para toda casa e ampliando a vida útil de equipamentos hidráulicos. Retém partículas sólidas como barro, areia, ferrugem, entre outros. *Não possui capacidade de redução de cloro.
|
Possui alta durabilidade; rosca metálica de 3/4’’; acompanha elemento filtrante refil polipropileno (cód.1011); este filtro não reduz o cloro presente na água; sistema de tampa compatível com elemento filtrante de rosca ou de encaixe; etc. Aplicações: máquinas de lavar roupas e máquinas de lavar louças.
|
Com um elemento filtrante em KDF (Kinetic Degradation Fluxion) o Filtro para Chuveiro da Pentair elimina sujeiras sólidas como areia e barro, reduz o cloro e retira os metais pesados.
|
A Filtros Planeta Água, indústria especializada no desenvolvimento
|
Contato das empresas:
Filtros Planeta Água: www.planetaagua.ind.br
Pentair: www.pentair.com.br