Automec 2015 Movimenta Mercado Automotivo
Por Anderson V. Da Silva
Edição Nº 74 - Maio/Junho de 2015 - Ano 14
No mês de abril aconteceu em São Paulo a 12º edição da Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços (Automec)
No mês de abril aconteceu em São Paulo a 12º edição da Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços (Automec).
O evento é o principal ponto de encontro do setor automotivo da América Latina e contou com cerca de 1200 marcas participantes da exposição.
A Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços foi marcada pela presença de público altamente qualificado e satisfação dos expositores com a geração de negócios realizada dentro do evento. Prova disso é que, somente no Premium Club Plus - Programa de Compradores e Rodada de Negócios, foram gerados R$ 6,8 milhões em apenas um dia de negociações com público de 68.830 mil visitantes.
Organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a Automec apresentou, ao longo dos cinco dias do evento, novidades e soluções para o mercado de autopeças e equipamentos, o qual esteve presente no evento diversas empresas do segmento de filtração. Participaram desta edição da Feira mais de 62 países, sendo 80% de visitantes da América do Sul, o que representa um crescimento de 12% na presença de compradores deste continente em relação a 2013, e 20% divididos entre Europa, Ásia, e América do Norte. "Essa edição foi um grande sucesso. Estamos muito satisfeitos com os resultados. Além de lançar novidades para o mercado de reparação automotiva, tivemos espaços para debates e aprimoramento dos profissionais. Algo que também chamou a nossa atenção e dos expositores, a partir de conversas que tivemos ao longo da Feira foi a presença de um público bastante qualificado, interessado em fechar negócios. De acordo com nosso pesquisa, 96% dos expositores ficaram satisfeitos. Foram 70 mil visitantes e podemos garantir que a grande maioria interessada em firmar parcerias e iniciar negócios", avaliou João Paulo Picolo, diretor da feira.
Um dos diferenciais desta edição da Automec foi a setorização da feira. "Com isso, os profissionais puderam ir direto para o setor de seu interesse. Foi uma forma de facilitar a comunicação dentro do evento", contou.
Um dos grandes destaques do evento deste ano foi o lançamento do aplicativo Carro 100%, idealizado pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA) e divulgado pelo Sindipeças. Disponível para smartphones IOS e Android o sistema tem o intuito de orientar o motorista sobre a necessidade de manutenção preventiva e checagens dos itens de segurança como: pastilhas de freio, amortecedor, filtros, entre outros componentes de uma lista de 25 itens. O sistema é gratuito e contribui ainda para que os motoristas se informem sobre os cuidados necessários com a manutenção do veículo.
Outro importante destaque do evento foi a apresentação do Estudo do Mercado Brasileiro de Reposição Automotiva, realizado pela Roland Berger, pelo Sindipeças, Sincopeças e Sindirepa. O estudo consiste em entrevistas realizadas com empresas do setor automotivo de todos os elos da cadeia, como fornecedores, fabricantes, distribuidores, oficinas, entre outros e de acordo com a pesquisa, a frota brasileira de veículos leves e pesados crescerá 3% ao ano até 2020. "A frota irá aumentar significativamente até 2020 criando uma base para o crescimento do mercado de reparação. Ela está passando por mudanças importantes devido às vendas de veículos novos e outros fatores", diz o estudo.
O mercado total de reposição foi estimado em
R$ 23,1 bilhões em 2014, incluindo peças e fluidos. Ele deve crescer 4,6% ao ano, podendo chegar a R$ 104 bilhões. Os desafios enfrentados pelo setor são disponibilidade de peças, complexidade tributária, integração de informações, gerenciamento de estoque, entre outros. As recomendações para driblar isso são excelência de operações; integração da cadeia; relação com o consumidor, entre outros.
Já no mercado de filtros e seus sistemas grandes e médios fabricantes estiveram no evento trazendo as novidades para o segmento de reposição automotiva.
Affinia
A Affinia detentora das marcas Nakata, Spicer e Wix trouxe ao evento o lançamento da campanha "HG Nakata, Pista dos Sonhos nos EUA" que irá sortear uma viagem com acompanhante para conhecer um dos quatro circuitos norte-americanos, considerado templos do automobilismo, as inscrições iniciaram-se durante o evento e poderão ser realizadas até 30 de junho no hotsite da campanha.
"Para a Affinia, é muito importante estar presente mais uma vez na Automec. Conseguimos apresentar ao público a campanha de amortecedores pressurizados HG, inclusive com a novidade de produtos para motocicletas, entre outros lançamentos da marca Nakata, além da linha Spicer e Wix. Recebemos os principais clientes no estande, entre eles, os que participam do PAC – Programa Auto Centers Nakata. O público pôde conversar com nossa equipe para obter orientação sobre a linha de produtos e receber material técnico. Os visitantes também se inscreveram na campanha "Pistas dos Sonhos nos EUA" para concorrer a uma viagem para um dos quatro circuitos de automobilismo dos EUA, além de conhecerem o carro do piloto do Campeonato de Marcas, Nonô Figueiredo, patrocinado pela Nakata, que também fez sessões de autógrafo no estande. A experiência de fazer um estande totalmente aberto aumentou a interação com o público, facilitando ainda mais o contato com nossa equipe. Foi um avanço significativo que gerou ótimos resultados" - Sabrina Carbone, gerente de marketing da Affinia. Hotsite da campanha: http://promocaohgnakata.com.br
Bosch
"Para a Bosch, a Automec 2015 foi muito boa. Como sempre, o nosso estande recebeu um grande público, bastante interessado em nossos produtos, serviços e soluções. A Bosch investiu em uma ampla e convidativa estrutura para receber os visitantes, com o objetivo de que todos se sentissem à vontade. Além disso, também recebemos caravanas e inúmeros participantes nas palestras que promovemos ao longo do evento. Em uma análise preliminar, a participação nesta edição da Automec superou nossas expectativas, sendo positiva para os negócios, especialmente considerando o atual contexto do mercado. O evento veio contribuir para dar novo ânimo e perspectivas mais otimistas para os próximos meses, afinal, como temos constatado, as demandas existem e devemos aproveitar as oportunidades" - Delfim Calixto, presidente regional automotive aftermarket da Bosch para a América Latina.
Delphi
"A Delphi trouxe para o evento deste ano o conceito "Delphi 360º - Do mercado original para o Aftermarket", uma campanha que reforça o comprometimento da Delphi em ir além da venda de peças, oferecendo ao mercado soluções completas que vão desde treinamentos até a mais alta tecnologia. Nós vemos a Automec como uma grande vitrine para os nossos clientes e como um evento que ganha força e qualidade a cada edição. E este ano não foi diferente. Fechamos negócios, reforçamos e ganhamos parcerias e estreitamos o relacionamento. A feira foi uma ótima oportunidade para apresentarmos alguns de nossos principais lançamentos como bobinas e cabos de ignição, velas aquecedoras, bicos injetores diesel, aditivos de radiadores, bombas d’água, sensores de oxigênio e equipamentos de diagnóstico para pesados. Todos esses lançamentos, juntos, cobrem mais de duas mil aplicações adicionais. O evento foi o mais importante encontro do ano para o nosso setor e temos a certeza de que vai movimentar nossas negociações e gerar bons resultados ao longo dos próximos meses também" - Amaury Oliveira, diretor de operações da Delphi Soluções em Produtos e Serviços.
Freudenberg
A micronAir, marca da Freudenberg Filtration Technologies, apresentou durante o evento os filtros flexíveis e de carvão ativado. Produzidos com alta tecnologia, os produtos originais da micronAir também estão disponíveis no mercado de reposição automotiva e são reconhecidos por bloquearem a entrada de microrganismos prejudiciais à saúde no interior dos veículos, além do maior conforto que geram aos passageiros.
Acerca dos diferenciais dos produtos, o responsável pelo aftermarket da marca, Luciano Ponzio, cita a facilidade de aplicação dos filtros flexíveis e, no caso dos filtros de carvão ativado, a capacidade de impedir a entrada de odores desagradáveis no interior dos veículos, como cheiros de fumaça ou poluição. Em ambos os casos, porém, há ainda o benefício da maior durabilidade quando comparados aos concorrentes. "Nossos filtros originais disponíveis para a reposição têm alta tecnologia e, portanto, apresentam alto desempenho e excelência em termos de qualidade. São peças que contribuem para o funcionamento adequado dos sistemas de ar-condicionado e aquecimento dos veículos e que devem ser substituídas apenas uma vez ao ano ou a cada 15.000 quilômetros, um período que representa o dobro dos outros produtos", diz Ponzio.
Inflow
A empresa de Santa Catarina esteve pela primeira vez no evento e trouxe a Automec os sistemas de filtragem de ar de alta performance. Geralmente aplicados em veículos de competição e de alto rendimento a empresa está trazendo ao mercado de reposição a implantação destes filtros em veículos de passeio.
Segundo Márcio L.B. da Silva, diretor técnico da empresa os filtros de ar desenvolvidos pela empresa proporcionam ganho de potência, menor consumo de combustível, diminuição dos custos de manutenção, fluxo de ar otimizado e filtragem eficiente.
Resultado de anos de estudos realizados nos Estados Unidos, durante tese de doutorado do diretor técnico da empresa, os filtros de Ar Inflow segundo o fabricante foram submetidos a diversos testes de performance e apresentaram alto desempenho de filtragem e eficiência e podem vir a substituir os filtros convencionais de papel.
"Nossos filtros são desenvolvidos com meio filtrante em espuma, para que possamos obter um fluxo contínuo e padronizado de ar para dentro do motor, um dos fatores que limita o desempenho da potência e torque do motor é a mistura ar/combustível. Então, uma das medidas iniciais para que um motor tenha mais potência, é que se tenha um fluxo de ar sem restrições. Da mesma forma o ar deve ser proveniente de regiões protegidas do calor para garantir melhor desempenho do motor" afirma Márcio e complementa sobre a Automec, "Estamos surpreendidos com a qualidade do evento e do público que tem nos procurado durante o evento. A Automec nos impactou muito positivamente e esperamos estar presentes em eventos posteriores", finaliza Márcio.
KSPG
A MS Motorservice Brazil, divisão de aftermarket do Grupo KSPG, trouxe como destaque no evento as novidades nas linhas de produtos das marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e B.F.
São marcas que abrangem itens como pistões, anéis de segmento, camisas de cilindro, bronzinas, válvulas, bombas de água, bombas de óleo, filtros, kits de motor, bielas, virabrequins e eixos de comando, além da linha de produtos Marwal, comercializada no mercado de reposição com bombas de combustível e sensores de nível.
O diretor geral da MS Motorservice Brazil, Claus von Heydebreck, destaca a importância deste evento para o setor de autopeças, "Este evento é marcado pela presença das principais empresas do segmento, o que permite uma visão global sobre as expectativas do setor para o ano."
O foco do Grupo KSPG para os próximos anos visa o fortalecimento da sua divisão de aftermarket e muitos dos seus esforços estão voltados para os mercados brasileiro e latino-americano. A reestruturação das suas unidades de negócio, intensificação das atividades de apoio ao cliente e aceleração na venda via internet, são medidas adotadas pela empresa para dar ênfase aos objetivos de expansão no mercado de reposição.
Mahle Metal Leve
A Mahle Metal Leve trouxe ao evento sua ampla linha de filtros para o mercado automotivo, composto por filtros de óleo, filtros de cabine, filtros para ARLA, filtros de ar e filtros de combustível.
Como destaque a empresa apresentou os diversos lançamentos recentes para a linha de reposição automotiva, para atender as marcas nacionais e importadas.
Mann+Hummel
A Mann+Hummel uma dos maiores fabricantes de filtros no mundo, detentora das marcas Mann-Filter e Purolator trouxe ao evento 7 novos produtos para a linha leve e pesada, que irão atender as demandas das montadoras. Foi apresentado ao mercado os filtros da linha leve e pesada incluindo filtros de combustível, filtros de ar e filtros de óleo.
"A feira é muito importante, pois permite a apresentação de novos produtos, além do contato com distribuidores e principais clientes para troca de informações e gerações de novos negócios" - Carlos Farinha, gerente de marketing da Mann+Hummel.
Seineca
Diretamente da Ásia a Seineca Brasil, fabricante de filtros de óleo, ar, combustível e filtros de cabine, também esteve no evento em sua segunda participação. A empresa esteve na Automec com o intuito de divulgar a linha completa de produtos e promete até o final do ano chegar a mais de 200 lançamentos no mercado nacional para atender as linhas leve, pesado e utilitários.
Sogefi
A empresa detentora das marcas Fram, Sogefipro e atualmente Purflux trouxe ao evento mais de 500 lançamentos, além de anunciar a chegada dos filtros Purflux no Brasil. A Purflux foi criada em 1956 e segundo a Sogefi foi responsável pela criação do conceito de elemento filtrante em V, além de ser pioneira na pesquisa de materiais sintéticos e adotar a filtragem gradual em multicamadas, a empresa afirma ainda que os produtos da marca Purflux estarão disponíveis para venda a partir de junho, com diversas opções para veículos nacionais e importados.
Outro grande destaque anunciado recentemente pela empresa foi a divulgação das novas instalações da companhia previstas para início de operação no segundo semestre de 2015. Localizada em Jarinu, interior de São Paulo a nova unidade será uma das mais modernas unidades fabris da empresa em todo o mundo e ocupará uma área de 32.000 m2 às margens da rodovia Dom Pedro I e será dedicada a fabricação de filtros de ar, óleo, combustível e cabine e empregará cerca de 300 pessoas.
"Podemos afirmar que foi uma das melhores participações da empresa em toda a história do evento. Além de recebermos um número impressionante de visitantes, o público era muito qualificado. Mais do que uma ação de relacionamento, a Automec está se tornando, cada vez mais, um local estratégico para se apresentar novos produtos, fechar negócios e estabelecer futuras parcerias comerciais. Todo o segmento automotivo do continente espera a sua realização e comparece em massa.
É impressionante as distâncias percorridas por muitos de nossos clientes apenas para participar do evento. Por todas essas razões, estar presente na Automec é fundamental para a Sogefi" - Luís Tocci – diretor comercial de aftermarket da Sogefi.
Tecfil
A Tecfil detentora das marcas Tecfil e Vox esteve presente no evento trazendo o conceito da loja modelo e centro de treinamento Tecstop, para formar e qualificar, de maneira prática e rápida os profissionais, permitindo o aprimoramento dos conhecimentos na troca segura e correta de filtros e lubrificantes.
Segundo Simone Queiroz, supervisora de Marketing da Tecfil/Vox, "A feira superou nossas expectativas, onde tivemos a oportunidade de apresentar o conceito da loja " Tecstop " fazendo uma pesquisa de aceitação com o nosso público que foi muito bem recebida. Conseguimos nosso objetivo que era estreitar ainda mais nosso relacionamento com os aplicadores e isso foi perceptível através das ações interativas que promovemos com o nosso aplicativo. Já esperamos 2017 ansiosos!"
Turbo
A Turbo trouxe ao evento uma ampla linha de filtros para linha leve e pesada. Dispondo de filtros do ar, óleo lubrificante, combustível, cabine, ecológicos entre outros. A empresa trouxe ainda como novidade para o evento uma reestilização de marca, com nova identidade visual e novas embalagens para obter ainda mais destaque nos pontos de venda.
Segundo Perla Volner, gerente de marketing da empresa, a Automec trouxe uma repercusão muito positiva para a exposição da marca, "O evento foi uma excelente oportunidade para apresentarmos ao mercado o diferencial da marca Turbo, expor o amplo portfólio de produtos e lançamentos, em especial, a Linha Ecológica" e complementa: "Estamos em busca de novos distribuidores e representantes para a marca e acredito que o evento nos proporcionou bons contatos e que em breve estaremos expandindo ainda mais nosso mercado de atuação em todo Brasil."
Wega Motors
A filtros Wega é uma empresa de autopeças de origem Argentina, e que está em terras brasileiras desde 2003 e conta atualmente com dois centros de distribuição, sendo: a Matriz que fica em Itajaí - SC, e atende às regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e o segundo CD está localizado em Recife - PE, e atende ao Norte e Nordeste, e escritório comercial localizado na região do Grande ABC em São Paulo.
A empresa trouxe ao evento os lançamentos e inovações das linhas leve e pesada do biênio 2013/2014 e as mais recentes inovações de 2015. Entre as novidades na linha de filtros estão os filtros para uréia/ARLA e os filtros da linha Ecológico, aproveitando ainda o evento a Wega apresentou a nova linha de Velas de Ignição e Aquecedoras para a área de reposição automotiva.
Contato das empresas:
Affinia Automotiva: www.affinia.com.br
Bosch: www.bosch.com.br
Delphi: www.delphi.com.br
Freudenberg: www.freudenberg.com.br
Inflow: www.filtrosinflow.com.br
KSPG: www.ms-motor-service.com.br
Mahle Metal: www.mahle.com.br
Mann+Hummel: www.mann-hummel.com.br
Seineca Brasil: www.seineca.com.br
Sogefi: www.sogefigroup.com
Tecfil: www.tecfil.com.br
Turbo: www.filtrosturbo.com.br
Wega Motors: www.wegamotors.com
O evento é o principal ponto de encontro do setor automotivo da América Latina e contou com cerca de 1200 marcas participantes da exposição.
A Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços foi marcada pela presença de público altamente qualificado e satisfação dos expositores com a geração de negócios realizada dentro do evento. Prova disso é que, somente no Premium Club Plus - Programa de Compradores e Rodada de Negócios, foram gerados R$ 6,8 milhões em apenas um dia de negociações com público de 68.830 mil visitantes.
Organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a Automec apresentou, ao longo dos cinco dias do evento, novidades e soluções para o mercado de autopeças e equipamentos, o qual esteve presente no evento diversas empresas do segmento de filtração. Participaram desta edição da Feira mais de 62 países, sendo 80% de visitantes da América do Sul, o que representa um crescimento de 12% na presença de compradores deste continente em relação a 2013, e 20% divididos entre Europa, Ásia, e América do Norte. "Essa edição foi um grande sucesso. Estamos muito satisfeitos com os resultados. Além de lançar novidades para o mercado de reparação automotiva, tivemos espaços para debates e aprimoramento dos profissionais. Algo que também chamou a nossa atenção e dos expositores, a partir de conversas que tivemos ao longo da Feira foi a presença de um público bastante qualificado, interessado em fechar negócios. De acordo com nosso pesquisa, 96% dos expositores ficaram satisfeitos. Foram 70 mil visitantes e podemos garantir que a grande maioria interessada em firmar parcerias e iniciar negócios", avaliou João Paulo Picolo, diretor da feira.
Um dos diferenciais desta edição da Automec foi a setorização da feira. "Com isso, os profissionais puderam ir direto para o setor de seu interesse. Foi uma forma de facilitar a comunicação dentro do evento", contou.
Um dos grandes destaques do evento deste ano foi o lançamento do aplicativo Carro 100%, idealizado pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA) e divulgado pelo Sindipeças. Disponível para smartphones IOS e Android o sistema tem o intuito de orientar o motorista sobre a necessidade de manutenção preventiva e checagens dos itens de segurança como: pastilhas de freio, amortecedor, filtros, entre outros componentes de uma lista de 25 itens. O sistema é gratuito e contribui ainda para que os motoristas se informem sobre os cuidados necessários com a manutenção do veículo.
Outro importante destaque do evento foi a apresentação do Estudo do Mercado Brasileiro de Reposição Automotiva, realizado pela Roland Berger, pelo Sindipeças, Sincopeças e Sindirepa. O estudo consiste em entrevistas realizadas com empresas do setor automotivo de todos os elos da cadeia, como fornecedores, fabricantes, distribuidores, oficinas, entre outros e de acordo com a pesquisa, a frota brasileira de veículos leves e pesados crescerá 3% ao ano até 2020. "A frota irá aumentar significativamente até 2020 criando uma base para o crescimento do mercado de reparação. Ela está passando por mudanças importantes devido às vendas de veículos novos e outros fatores", diz o estudo.
O mercado total de reposição foi estimado em
R$ 23,1 bilhões em 2014, incluindo peças e fluidos. Ele deve crescer 4,6% ao ano, podendo chegar a R$ 104 bilhões. Os desafios enfrentados pelo setor são disponibilidade de peças, complexidade tributária, integração de informações, gerenciamento de estoque, entre outros. As recomendações para driblar isso são excelência de operações; integração da cadeia; relação com o consumidor, entre outros.
Já no mercado de filtros e seus sistemas grandes e médios fabricantes estiveram no evento trazendo as novidades para o segmento de reposição automotiva.
Affinia
A Affinia detentora das marcas Nakata, Spicer e Wix trouxe ao evento o lançamento da campanha "HG Nakata, Pista dos Sonhos nos EUA" que irá sortear uma viagem com acompanhante para conhecer um dos quatro circuitos norte-americanos, considerado templos do automobilismo, as inscrições iniciaram-se durante o evento e poderão ser realizadas até 30 de junho no hotsite da campanha.
"Para a Affinia, é muito importante estar presente mais uma vez na Automec. Conseguimos apresentar ao público a campanha de amortecedores pressurizados HG, inclusive com a novidade de produtos para motocicletas, entre outros lançamentos da marca Nakata, além da linha Spicer e Wix. Recebemos os principais clientes no estande, entre eles, os que participam do PAC – Programa Auto Centers Nakata. O público pôde conversar com nossa equipe para obter orientação sobre a linha de produtos e receber material técnico. Os visitantes também se inscreveram na campanha "Pistas dos Sonhos nos EUA" para concorrer a uma viagem para um dos quatro circuitos de automobilismo dos EUA, além de conhecerem o carro do piloto do Campeonato de Marcas, Nonô Figueiredo, patrocinado pela Nakata, que também fez sessões de autógrafo no estande. A experiência de fazer um estande totalmente aberto aumentou a interação com o público, facilitando ainda mais o contato com nossa equipe. Foi um avanço significativo que gerou ótimos resultados" - Sabrina Carbone, gerente de marketing da Affinia. Hotsite da campanha: http://promocaohgnakata.com.br
Bosch
"Para a Bosch, a Automec 2015 foi muito boa. Como sempre, o nosso estande recebeu um grande público, bastante interessado em nossos produtos, serviços e soluções. A Bosch investiu em uma ampla e convidativa estrutura para receber os visitantes, com o objetivo de que todos se sentissem à vontade. Além disso, também recebemos caravanas e inúmeros participantes nas palestras que promovemos ao longo do evento. Em uma análise preliminar, a participação nesta edição da Automec superou nossas expectativas, sendo positiva para os negócios, especialmente considerando o atual contexto do mercado. O evento veio contribuir para dar novo ânimo e perspectivas mais otimistas para os próximos meses, afinal, como temos constatado, as demandas existem e devemos aproveitar as oportunidades" - Delfim Calixto, presidente regional automotive aftermarket da Bosch para a América Latina.
Delphi
"A Delphi trouxe para o evento deste ano o conceito "Delphi 360º - Do mercado original para o Aftermarket", uma campanha que reforça o comprometimento da Delphi em ir além da venda de peças, oferecendo ao mercado soluções completas que vão desde treinamentos até a mais alta tecnologia. Nós vemos a Automec como uma grande vitrine para os nossos clientes e como um evento que ganha força e qualidade a cada edição. E este ano não foi diferente. Fechamos negócios, reforçamos e ganhamos parcerias e estreitamos o relacionamento. A feira foi uma ótima oportunidade para apresentarmos alguns de nossos principais lançamentos como bobinas e cabos de ignição, velas aquecedoras, bicos injetores diesel, aditivos de radiadores, bombas d’água, sensores de oxigênio e equipamentos de diagnóstico para pesados. Todos esses lançamentos, juntos, cobrem mais de duas mil aplicações adicionais. O evento foi o mais importante encontro do ano para o nosso setor e temos a certeza de que vai movimentar nossas negociações e gerar bons resultados ao longo dos próximos meses também" - Amaury Oliveira, diretor de operações da Delphi Soluções em Produtos e Serviços.
Freudenberg
A micronAir, marca da Freudenberg Filtration Technologies, apresentou durante o evento os filtros flexíveis e de carvão ativado. Produzidos com alta tecnologia, os produtos originais da micronAir também estão disponíveis no mercado de reposição automotiva e são reconhecidos por bloquearem a entrada de microrganismos prejudiciais à saúde no interior dos veículos, além do maior conforto que geram aos passageiros.
Acerca dos diferenciais dos produtos, o responsável pelo aftermarket da marca, Luciano Ponzio, cita a facilidade de aplicação dos filtros flexíveis e, no caso dos filtros de carvão ativado, a capacidade de impedir a entrada de odores desagradáveis no interior dos veículos, como cheiros de fumaça ou poluição. Em ambos os casos, porém, há ainda o benefício da maior durabilidade quando comparados aos concorrentes. "Nossos filtros originais disponíveis para a reposição têm alta tecnologia e, portanto, apresentam alto desempenho e excelência em termos de qualidade. São peças que contribuem para o funcionamento adequado dos sistemas de ar-condicionado e aquecimento dos veículos e que devem ser substituídas apenas uma vez ao ano ou a cada 15.000 quilômetros, um período que representa o dobro dos outros produtos", diz Ponzio.
Inflow
A empresa de Santa Catarina esteve pela primeira vez no evento e trouxe a Automec os sistemas de filtragem de ar de alta performance. Geralmente aplicados em veículos de competição e de alto rendimento a empresa está trazendo ao mercado de reposição a implantação destes filtros em veículos de passeio.
Segundo Márcio L.B. da Silva, diretor técnico da empresa os filtros de ar desenvolvidos pela empresa proporcionam ganho de potência, menor consumo de combustível, diminuição dos custos de manutenção, fluxo de ar otimizado e filtragem eficiente.
Resultado de anos de estudos realizados nos Estados Unidos, durante tese de doutorado do diretor técnico da empresa, os filtros de Ar Inflow segundo o fabricante foram submetidos a diversos testes de performance e apresentaram alto desempenho de filtragem e eficiência e podem vir a substituir os filtros convencionais de papel.
"Nossos filtros são desenvolvidos com meio filtrante em espuma, para que possamos obter um fluxo contínuo e padronizado de ar para dentro do motor, um dos fatores que limita o desempenho da potência e torque do motor é a mistura ar/combustível. Então, uma das medidas iniciais para que um motor tenha mais potência, é que se tenha um fluxo de ar sem restrições. Da mesma forma o ar deve ser proveniente de regiões protegidas do calor para garantir melhor desempenho do motor" afirma Márcio e complementa sobre a Automec, "Estamos surpreendidos com a qualidade do evento e do público que tem nos procurado durante o evento. A Automec nos impactou muito positivamente e esperamos estar presentes em eventos posteriores", finaliza Márcio.
KSPG
A MS Motorservice Brazil, divisão de aftermarket do Grupo KSPG, trouxe como destaque no evento as novidades nas linhas de produtos das marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e B.F.
São marcas que abrangem itens como pistões, anéis de segmento, camisas de cilindro, bronzinas, válvulas, bombas de água, bombas de óleo, filtros, kits de motor, bielas, virabrequins e eixos de comando, além da linha de produtos Marwal, comercializada no mercado de reposição com bombas de combustível e sensores de nível.
O diretor geral da MS Motorservice Brazil, Claus von Heydebreck, destaca a importância deste evento para o setor de autopeças, "Este evento é marcado pela presença das principais empresas do segmento, o que permite uma visão global sobre as expectativas do setor para o ano."
O foco do Grupo KSPG para os próximos anos visa o fortalecimento da sua divisão de aftermarket e muitos dos seus esforços estão voltados para os mercados brasileiro e latino-americano. A reestruturação das suas unidades de negócio, intensificação das atividades de apoio ao cliente e aceleração na venda via internet, são medidas adotadas pela empresa para dar ênfase aos objetivos de expansão no mercado de reposição.
Mahle Metal Leve
A Mahle Metal Leve trouxe ao evento sua ampla linha de filtros para o mercado automotivo, composto por filtros de óleo, filtros de cabine, filtros para ARLA, filtros de ar e filtros de combustível.
Como destaque a empresa apresentou os diversos lançamentos recentes para a linha de reposição automotiva, para atender as marcas nacionais e importadas.
Mann+Hummel
A Mann+Hummel uma dos maiores fabricantes de filtros no mundo, detentora das marcas Mann-Filter e Purolator trouxe ao evento 7 novos produtos para a linha leve e pesada, que irão atender as demandas das montadoras. Foi apresentado ao mercado os filtros da linha leve e pesada incluindo filtros de combustível, filtros de ar e filtros de óleo.
"A feira é muito importante, pois permite a apresentação de novos produtos, além do contato com distribuidores e principais clientes para troca de informações e gerações de novos negócios" - Carlos Farinha, gerente de marketing da Mann+Hummel.
Seineca
Diretamente da Ásia a Seineca Brasil, fabricante de filtros de óleo, ar, combustível e filtros de cabine, também esteve no evento em sua segunda participação. A empresa esteve na Automec com o intuito de divulgar a linha completa de produtos e promete até o final do ano chegar a mais de 200 lançamentos no mercado nacional para atender as linhas leve, pesado e utilitários.
Sogefi
A empresa detentora das marcas Fram, Sogefipro e atualmente Purflux trouxe ao evento mais de 500 lançamentos, além de anunciar a chegada dos filtros Purflux no Brasil. A Purflux foi criada em 1956 e segundo a Sogefi foi responsável pela criação do conceito de elemento filtrante em V, além de ser pioneira na pesquisa de materiais sintéticos e adotar a filtragem gradual em multicamadas, a empresa afirma ainda que os produtos da marca Purflux estarão disponíveis para venda a partir de junho, com diversas opções para veículos nacionais e importados.
Outro grande destaque anunciado recentemente pela empresa foi a divulgação das novas instalações da companhia previstas para início de operação no segundo semestre de 2015. Localizada em Jarinu, interior de São Paulo a nova unidade será uma das mais modernas unidades fabris da empresa em todo o mundo e ocupará uma área de 32.000 m2 às margens da rodovia Dom Pedro I e será dedicada a fabricação de filtros de ar, óleo, combustível e cabine e empregará cerca de 300 pessoas.
"Podemos afirmar que foi uma das melhores participações da empresa em toda a história do evento. Além de recebermos um número impressionante de visitantes, o público era muito qualificado. Mais do que uma ação de relacionamento, a Automec está se tornando, cada vez mais, um local estratégico para se apresentar novos produtos, fechar negócios e estabelecer futuras parcerias comerciais. Todo o segmento automotivo do continente espera a sua realização e comparece em massa.
É impressionante as distâncias percorridas por muitos de nossos clientes apenas para participar do evento. Por todas essas razões, estar presente na Automec é fundamental para a Sogefi" - Luís Tocci – diretor comercial de aftermarket da Sogefi.
Tecfil
A Tecfil detentora das marcas Tecfil e Vox esteve presente no evento trazendo o conceito da loja modelo e centro de treinamento Tecstop, para formar e qualificar, de maneira prática e rápida os profissionais, permitindo o aprimoramento dos conhecimentos na troca segura e correta de filtros e lubrificantes.
Segundo Simone Queiroz, supervisora de Marketing da Tecfil/Vox, "A feira superou nossas expectativas, onde tivemos a oportunidade de apresentar o conceito da loja " Tecstop " fazendo uma pesquisa de aceitação com o nosso público que foi muito bem recebida. Conseguimos nosso objetivo que era estreitar ainda mais nosso relacionamento com os aplicadores e isso foi perceptível através das ações interativas que promovemos com o nosso aplicativo. Já esperamos 2017 ansiosos!"
Turbo
A Turbo trouxe ao evento uma ampla linha de filtros para linha leve e pesada. Dispondo de filtros do ar, óleo lubrificante, combustível, cabine, ecológicos entre outros. A empresa trouxe ainda como novidade para o evento uma reestilização de marca, com nova identidade visual e novas embalagens para obter ainda mais destaque nos pontos de venda.
Segundo Perla Volner, gerente de marketing da empresa, a Automec trouxe uma repercusão muito positiva para a exposição da marca, "O evento foi uma excelente oportunidade para apresentarmos ao mercado o diferencial da marca Turbo, expor o amplo portfólio de produtos e lançamentos, em especial, a Linha Ecológica" e complementa: "Estamos em busca de novos distribuidores e representantes para a marca e acredito que o evento nos proporcionou bons contatos e que em breve estaremos expandindo ainda mais nosso mercado de atuação em todo Brasil."
Wega Motors
A filtros Wega é uma empresa de autopeças de origem Argentina, e que está em terras brasileiras desde 2003 e conta atualmente com dois centros de distribuição, sendo: a Matriz que fica em Itajaí - SC, e atende às regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e o segundo CD está localizado em Recife - PE, e atende ao Norte e Nordeste, e escritório comercial localizado na região do Grande ABC em São Paulo.
A empresa trouxe ao evento os lançamentos e inovações das linhas leve e pesada do biênio 2013/2014 e as mais recentes inovações de 2015. Entre as novidades na linha de filtros estão os filtros para uréia/ARLA e os filtros da linha Ecológico, aproveitando ainda o evento a Wega apresentou a nova linha de Velas de Ignição e Aquecedoras para a área de reposição automotiva.
Contato das empresas:
Affinia Automotiva: www.affinia.com.br
Bosch: www.bosch.com.br
Delphi: www.delphi.com.br
Freudenberg: www.freudenberg.com.br
Inflow: www.filtrosinflow.com.br
KSPG: www.ms-motor-service.com.br
Mahle Metal: www.mahle.com.br
Mann+Hummel: www.mann-hummel.com.br
Seineca Brasil: www.seineca.com.br
Sogefi: www.sogefigroup.com
Tecfil: www.tecfil.com.br
Turbo: www.filtrosturbo.com.br
Wega Motors: www.wegamotors.com