Filtros De Pó Funcionam Como Sistemas Contra Alergias
Por Vicente De Aquino
Edição Nº 73 - Março/Abril de 2015 - Ano 13
A contaminação do ar por pós e partículas nocivas são prejudiciais ao sistema respiratório e pode causar reações alérgicas pela penetração na pele
A contaminação do ar por pós e partículas nocivas são prejudiciais ao sistema respiratório e pode causar reações alérgicas pela penetração na pele.
Muitos processos industriais geram poluentes na forma de pós e partículas. Pó em suspensão e partículas finas podem ser perigosos para a saúde e devem ser extraídos antes que atinjam a zona de respiração do trabalhador.
A manipulação de pós e poeiras é uma atividade bastante frequente na indústria química, farmacêutica e alimentícia, entre outras, especialmente em operações como:
• Pesagem;
• Fracionamento;
• Manipulação de pós combustíveis;
• Limpeza industrial.
Normalmente essa manipulação gera particulado em suspensão que representa grave ameaça à saúde dos operadores e à higiene do trabalho, além de ser desperdício de matéria prima.
Operações com materiais compostos (composites) também liberaram pó e fibras que são prejudiciais aos pulmões e podem causar reações alérgicas por penetração na pele.
Os filtros de mangas são equipamentos para retenção de partículas sólidas contidas em um fluxo de ar. O ar contaminado passa pelo tecido das mangas onde as partículas sólidas ficam retidas. Para um funcionamento contínuo os filtros de mangas contam com sistemas de limpeza dos tecidos das mangas.
Mas trabalhar para preservar o meio ambiente é mais do que uma tarefa para as indústrias. Essa preocupação é um dever que, quando não cumprido, é passível de advertências e até multas. A indústria fica exposta a processos judiciais por não cumprir as normas e assumir o risco de causar danos ao meio ambiente e, dependendo do segmento, a integridade física dos colaboradores e populações ao redor da fábrica. "A emissão de poluentes tipo particulado e poluentes gasosos acima dos limites definidos pela legislação ambiental acarreta em autos de infração, multas e interdição do processo gerador de poluição, uma vez que a Agência Ambiental responsável pela fiscalização tem esta prerrogativa. Fora isso, podem haver processos judiciais relacionados a segurança do trabalho (funcionários) ou de saúde pública (ministério público) em função do dano que estas emissões tenham causado a saúde das pessoas dentro e fora da unidade fabril, afirma Tito de Almeida Pacheco, engenheiro químico especialista em filtração industrial seca e diretor técnico da Vortex Consultoria Industrial Ltda., empresa especializada em reengenharia de sistemas antipoluição e treinamento para formação de equipes em desempoeiramento.
Uma das opções para controlar a emissão de poluentes na atmosfera são os filtros de mangas. De acordo com Pacheco, estes equipamentos são muito eficientes para esta finalidade, além de apresentar um bom custo benefício. "Os filtros de mangas são utilizados em larga escala para controle da emissão de particulado, sendo a opção preferencial em relação a outros tipos de equipamentos, como precipitadores eletrostáticos, ciclones ou lavadores de gases, devido à ótima relação custo benefício", explica ele.
Sistemas de exaustão
José Mauricio Sampaio, gerente geral da Nederman do Brasil, engenheiro civil com MBA pelo Instituto Mauá de Tecnologia, e especialização em controle ambiental na indústria, explica onde os filtros para sistema de pó são aplicados e qual a sua importância: "Muitos processos industriais em segmentos tão distintos quanto siderúrgico, metalúrgico, químico, alimentício, óleo e gás, etc., emitem poluentes na forma de particulado que contaminam o ar. Para que o ar seja lançado de volta na atmosfera ou mesmo recirculado dentro do local de trabalho são utilizados sistemas de exaustão e filtragem que retém o particulado poluente (pós) e purificam o ar efluente. Por este motivo tais sistemas são também conhecidos como sistemas de despoeiramento", explica.
Mauricio também fala sobre os diferentes tipos existentes de filtros: "Existe uma infinidade de tipos de filtros industriais para particulados, sendo os mais importantes os filtros tipo mangas e os filtros tipo cartucho. Os filtros do tipo cartucho experimentaram uma evolução muito grande nos últimos anos e hoje são utilizados para a maioria das aplicações. Suas principais vantagens são as dimensões e peso reduzidos, facilidade de manutenção e menor consumo de ar-comprimido/energia. Já os filtros de mangas ainda são a melhor opção para aplicações que envolvam particulado com características aderentes ou aglomerantes, altas temperaturas e processos de despoeiramento mais complexos", comenta.
Separação das partículas
Mauricio explica ainda como se dá a separação das partículas nos elementos filtrantes: "Existem elementos filtrantes dos mais diferentes tipos: celulósicos, poliéster, fibra de vidro, cerâmicos, etc. São utilizados de acordo com o particulado a ser filtrado e características do fluxo de gases de entrada. Em todos os casos o particulado fica retido no material filtrante e o ar filtrado que o atravessa é descarregado no ambiente externo. As características do elemento filtrante são fundamentais para a correta performance do equipamento de filtragem."
A importância dos sistemas de limpeza nos filtros industriais também é destacada por ele: "A performance dos filtros industriais está intimamente relacionada com a eficiência do seu sistema de limpeza. Na grande maioria dos casos a limpeza se dá via jato reverso de ar-comprimido, soprado periodicamente na parte interna dos elementos filtrante do modo a desalojar o chamado "bolo de pó" que se forma na sua superfície exterior. O "bolo de pó", apesar de ter de ser removido periodicamente, desempenha um papel importante na performance dos elementos filtrantes aumentando sua eficiência de filtragem", finaliza.
Outros tipos
Os outros tipos de filtro de mangas que o mercado oferece são os de sacudimento mecânico e o de ar reverso. Segundo Marcello Vinícius Bernardini, supervisor da McFil, o filtro de ar reverso funciona por meio de elementos filtrantes tubulares em tecido que realizam a filtração de dentro para fora da manga. "Este equipamento normalmente é compartimentado, pois para realizar a limpeza das mangas o fluxo é interrompido naquela câmara, permanece algum tempo em repouso e recebe um fluxo reverso ao sentido da filtração. Estas mangas são dotadas de anéis metálicos intermediários que evitam o colapso da manga no momento da reversão. Na reversão a torta de particulado retida na superfície interna da manga se quebra e cai fazendo com que o meio filtrante regenere a sua permeabilidade naquela câmara. Em seguida a câmara é colocada em filtração novamente e outra câmara tem o seu fluxo interrompido para realizar a reversão de limpeza", explica Marcello.
Assim como os filtros de ar reverso, o filtro de mangas de sacudimento mecânico funciona por meio de elementos filtrantes tubulares em tecido que realizam a filtração de dentro para fora da manga. "Esse filtro funciona da seguinte forma: de tempos em tempos uma estrutura interna do equipamento, onde são afixadas as mangas pela parte superior, sacode através de mecanismos. Este movimento derruba a torta de particulado que ficou retida no interior da manga fazendo com que o meio filtrante regenere a sua permeabilidade e permita a passagem do fluxo de gases pelo filtro," afirma Bernardini.
Para o supervisor da McFil, os filtros de mangas são a melhor tecnologia que o mercado disponibiliza para o controle de material particulado". A alta qualidade desse tipo de filtro só é possível graças ao desenvolvimento de várias fibras sintéticas utilizadas na fabricação dos meios filtrantes", afirma Marcello. "Considerando as condições operacionais de um determinado processo é possível fazer a escolha do melhor meio filtrante a ser utilizado. Este processo é realizado por meio de uma engenharia de aplicação onde todas as variáveis são consideradas, tais como condições químicas e térmicas do fluxo de gases e do particulado, granulometria do particulado, entre outras. As condições são analisadas e a escolha se faz por uma fibra que resista a esta combinação de variáveis."
O engenheiro Tito Pacheco comenta que os filtros de mangas tem como função a separação de gases e partículas e, por meio deles, é possível atender as normas de emissão de particulados exigidas pelas leis ambientais. "A função desses equipamentos é separar as partículas (fase sólida) dos gases efluentes (fase gasosa), tanto para fins de recuperação de produto industrial (fase sólida) e purificação dos gases, quanto para retirada dos poluentes (fase sólida). Em todos os casos se faz necessário o acionamento periódico do sistema de limpeza do filtro para que as mangas não entupam. A vida útil do equipamento é definida pelo tipo de limpeza adotado pelo filtro, dois anos para jato pulsante, quatro anos para sacudimento mecânico e de seis a oito anos para fluxo reverso", explica.
Contato das empresas:
McFil: www.mcfil.com.br
Nederman do Brasil: www.nederman.com.br
Vortex Consultoria: www.vortexindustrial.com.br