Editorial

Há uma máxima bastante conhecida do mercado de filtros: onde houver ar e líquido, haverá sempre o filtro. Simples se analisada isoladamente, essa frase tem uma importância fundamental que muitas vezes é negligenciada pelo próprio mercado:


O ano do filtro

Há uma máxima bastante conhecida do mercado de filtros: onde houver ar e líquido, haverá sempre o filtro. Simples se analisada isoladamente, essa frase tem uma importância fundamental que muitas vezes é negligenciada pelo próprio mercado: seria praticamente inimaginável a existência do mundo moderno sem a existência dos filtros. Chega a ser difícil tentar apontar um setor ou mercado onde o filtro não esteja presente: dentro das casas, no abastecimento de água, na construção civil, nas indústrias alimentícia, automobilística,  aeronáutica, naval, hospitalar, têxtil, mecânica, gráfica, nas petroquímicas - sempre o filtro se fará presente e essencial para a qualidade do processo e do produto final. Certamente, o próprio ar que respiramos não seria o mesmo sem a existência dos filtros. O ponto no qual queremos chegar é que as empresas que atuam no mercado de filtros devem cada vez mais ocupar o seu espaço, aparecer, conquistar novas fronteiras e ter voz ativa, não só pela importância para a economia - as últimas estimativas mostram que movimentamos mais de 9,5 bilhões de dólares, com crescimento médio de 10% ao ano - mas também, para a sociedade atual. Nessa época na qual proliferam previsões, certamente haverá empresas que serão vendidas ou compradas, outras que irão surgir, e, com toda a certeza, muitas oportunidades irão aparecer no decorrer de 2013 no mercado de filtros, principalmente num país economicamente viável, com destaque internacional e  oportunidades como o Brasil. Basta olhar em volta - a preocupação mundial com o meio ambiente, o crescimento populacional e a busca pelo desenvolvimento econômico,  demonstram claramente que o filtro será cada vez mais imprescindível. Não importa a aplicação, sempre haverá demanda para o filtro.
Por isso, o empresário do mercado de filtros deve ousar, investir, manter o otimismo para este ano que se inicia. Afinal, estamos falando de um produto essencial para a vida moderna, para o presente e o futuro, no qual as empresas mais preparadas e com maior visibilidade terão mais chances para transformar oportunidades de negócio em cases de sucesso.
E por falar em sucesso, nesta edição trazemos como matéria de capa: Abrafiltros assina Termos de Compromisso para reciclagem dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo nos estados do Paraná e São Paulo, além de outras matérias como: O tamanho do cliente não importa; Perspectivas de marcado: balanço e projeções; Filtros de tambor rotativo a vácuo; Filtros para máquinas de eletroerosão; Cláudio Chaves e sua história no mercado de filtros; Tecfil premia empresas no Projeto Fornecedor 2012; A sofisticação e diversidade dos filtros residenciais; MANN+HUMMEL premia fornecedores por aumento da competitividade; as seções: filtrado, o que acontece no mercado de filtros e mercado. Esse é o nosso recado: filtros - invista nesse mercado! Você que atua nesse segmento, faça com que todo novo ano, seja o ano do filtro!

Boa leitura e bons negócios!

Rogéria Sene Cortez Moura
Editora


Editorial


Conselho Editorial:
Alexandre Borges; Alice Maria de Melo Ribeiro; Antonio José Monte; Atsushi Gomi; Caio Mello de Abreu; Carlos Augusto de Souza; Cláudio Chaves; Denis Beber Frada; Eduardo Pacheco; Francisco Gomes Neto; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Hercules Guilardi; Helmut Zschieschang; Hermann Queiser; Jeffrey John Hanson; José Luis Tejon Megido; Julio Trujillo; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Aurélio Rangel; Marco Antônio Simon; Nelson Roberto Cancellara; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Plínio Centoamores; Ricardo Saad; Tárcia Rita Davoglio; Tarcisio Costa; Valter Medina; Vinicius Stoco Patricio e Walter Luiz Polônio.

Colaboraram nesta edição:
Antonio Carlos Camargo, Sueli Curti e Manuella Curti de Souza (Grupo Europa); Sérgio Moreira Monteiro, Vinicius Stoco Patrício (Parker Hannifinn); Willian S. Castro, Luiza Machado (WMF Solutions Ltda - Hy-Pro); Abrafiltros (Diretoria); Aldenir C. Montesso e Mauro Urbinatti (Poli-Filtro); Sérgio Gazarini (Wega Motors); Rodolfo Cafer (Mahle Metal Leve); Edgard Luiz Cortez (Iteb); Gilberto Albertini e Maria Candida Stecca D’Angieri (MANN+HUMMEL Fluid Brasil); Kleber de Castro (Permetal); Kurt Dannegger, Alex Peixoto de Alencar e Carlos Augusto de Souza (Hydac Tecnologia); Fernando Dias (Teciam); David Siqueira de Andrade e Gabriela Oppermann (Supply Service); Juliana Araujo (Bosch Rexroth); Markus Wolf, Raul Cavalaro e Pedro Ortolan (Mann+Hummel); Eng. Edison Ricco Júnior e Flávia Gil (Apexfil); André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi Filtration); Simone Minhoto Queiroz, Ricardo Brandão, Ricardo Pessoa, Felipe Trench e Carlos Mourão (Tecfil); Álvaro Simões (3M Purification); José Carlos Paschoal (EF Elementos Filtrantes); Mayla Coli Blotta (Latina); Sabrina Zanker (Unilever); Walther da Costa Gomes Júnior e Luciano Delfino Ruedas (IBBL); Carlos Alexandre Guimarães (Everest); Robson Egidio Cardoso (Abrafipa); João Luiz Buitron (Milliexpress); Matthias Hatzenbuehler (Bokela Brasil); Christian Stauch (Remae); Ricardo Fozzatti (Volans); Marcelo Carlos (Engemai); Cláudio Chaves (Union Fibras) e Igor Ramos Rocha (Serasa Experian).

Publicidade