Tecfil Premia Empresas No Projeto Fornecedor 2012
Por Anderson Vicente Da Silva
Edição Nº 60 - Janeiro/Fevereiro de 2013 - Ano 11
A empresa que há seis anos consecutivos está entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil pelo guia Você S/A, reuniu cerca de 80 fornecedores e trouxe como tema principal do evento “Crise: Oportunidade de Superação”
Carlos Mourão, Felipe Trench, Ricardo Pessoa, Ricardo Brandão e diretoria da Armco
A superação e o otimismo foram a base central do 15º Projeto Fornecedor 2012 realizado pela Tecfil no dia 6 de dezembro. A empresa que há seis anos consecutivos está entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil pelo guia Você S/A, reuniu cerca de 80 fornecedores e trouxe como tema principal do evento "Crise: Oportunidade de Superação", baseado nas trajetórias de reconstrução e superação demonstrados pelo Japão nos eventos da 2º guerra mundial e do Tsunami ocorrido em 2011.
Durante a apresentação inicial, Ricardo Brandão, diretor administrativo e de suprimentos, comentou com entusiasmo os exemplos de determinação de um povo acostumado a lidar com os percalços da vida: "A maneira como o povo japonês lida com as adversidades é um exemplo para todos nós, queremos neste evento trazer uma mensagem principal: vamos trabalhar juntos, que conseguiremos esta virada", referindo-se a crise atualmente vivida no mercado.
Critérios de avaliação
Os critérios de avaliação impostos pela Tecfil para o Projeto Fornecedor têm por base três quesitos principais que compõem o IQF – Índice de Qualidade do Fornecedor, sendo eles: qualidade do produto final, que corresponde a 50% da nota; pontualidade de entrega, 44% da nota; e atendimento comercial e saúde financeira do fornecedor, que equivalem a 6% da nota.
Os fornecedores somente são premiados e aprovados após uma análise constante do desempenho e eficiência de acordo com o IQF, que deve atingir e manter um valor superior a 90 pontos por mês. A performance de entrega do fornecedor é medida e acompanhada de perto pela Tecfil. Para obter índices altos neste quesito, o fornecedor além de entregar na data prevista, tem que apresentar inovações em logística e melhoria contínua.
|
Planejamento e crescimento
Como um dos itens mais esperados em todo Projeto Fornecedor, a Tecfil divulgou seus planos estratégicos e índices de crescimento. "Apresentamos todos os anos nossas ações estratégicas e números de crescimento para nossos fornecedores, pois sabemos ser de suma importância este alinhamento. Os fornecedores são parte importante do nosso negócio e não podemos deixá-los de fora destas ações", comenta Brandão.
Felipe Trench, diretor financeiro, falou sobre as previsões de mercado e acredita em crescimentos mais sólidos para 2013: "Estudos indicam um crescimento médio do mercado de filtros automotivos para os próximos anos de 7,4%, com 6,4% de crescimento na frota circulante. Nesse cenário, esperamos atingir a marca de 50 milhões de filtros em 2013, representando 6,3% comparado ao previsto em 2012 e um crescimento em faturamento de cerca de 6,4% para 2013".
O diretor industrial da Tecfil, Carlos Mourão, apresentou as estratégias previstas para a área fabril da empresa e o conceito recentemente implantado de "mini fábricas", demonstrando a velocidade, flexibilidade e as melhorias no gerenciamento do processo produtivo da companhia, um gráfico comparativo de lançamentos no mercado de reposição nos últimos anos e previsões de lançamento para 2013.
Mourão enfatizou o recente contrato firmado com a Volkswagen para desenvolvimento do sistema de filtragem para os veículos UP, com lançamento previsto para 2014 em solo brasileiro. "Este projeto é pioneiro no Brasil, pois se trata de um veículo com três pistões, o que difere em sua concepção dos demais existentes no mercado. A Tecfil esteve empenhada em desenvolver este projeto e fomos agraciados com o contrato de fornecimento".
A premiação
O ponto alto do evento ficou com as premiações dos fornecedores que não sabiam se seriam ou não premiados. No total, o evento premiou 11 fornecedores por destaque de qualidade, avaliados de acordo com o IQF, e sete fornecedores com troféus de destaque nos quesitos atendimento comercial, desenvolvimento de novos produtos, qualidade e pontualidade de entrega.
"É muito importante esta premiação para nossa empresa e nossos colaboradores. A Tecfil é um dos principais players brasileiros e sermos premiados duas vezes, mostra que estamos no caminho certo", declarou Christoph Stenzel, vice-presidente de filtração da Neenah Gessner, fabricante de papéis para a linha de filtros industriais e automotivos sediada na Alemanha. "Não esperávamos receber esta premiação, sabemos de nossa qualidade e confiamos em nosso atendimento comercial, mas recebermos duas premiações, uma como fornecedor de qualidade e outro como destaque em inovação, mostra que mesmo estando distante fisicamente do nosso cliente, e os desafios de um mercado brasileiro ao qual não estamos acostumados, como é o caso dos motores bicombustíveis, mantivemos nossa qualidade técnica e de atendimento comercial", comenta Christoph.
Pelo oitavo ano consecutivo premiado, José Luiz Lermen, diretor comercial da Gráfica Rex, localizado em Nova Candeia (RS), comentou: "Este ano foi muito atípico devido conturbações e oscilações do mercado, o que acaba exigindo mais de nós fornecedores. É necessário que tenhamos ações mais imediatas, precisamos estar sempre atentos às necessidades dos nossos clientes. Investimos constantemente em melhorias no nosso processo produtivo, treinamento de pessoal e temos uma gestão muito rápida na tomada de decisões, por isto estamos aqui novamente sendo agraciados com esta premiação que é um incentivo, uma vitória e um reconhecimento dos nossos esforços". Ele ainda brincou: "Quem faz poeira não come poeira, ou seja, temos que estar sempre à frente da nossa concorrência", disse Lermen.
Já para Carlos Rotella, Diretor Presidente da Armco do Brasil S.A., uma das principais empresas de fornecimento de aço para o mercado de filtros, o prêmio resume a relação comercial estabelecida entre cliente e fornecedor: "É o resultado de todo o esforço das nossas equipes, além é claro, de ser um indicador importante de gestão e satisfação do cliente". Segundo Rotella, "A Armco vem procurando aprimorar seus processos e qualificação das equipes, além de possuir diversos indicadores de performance, e a cada ano fixamos metas mais ambiciosas. Porém, o principal fator de atingir nossa quinta premiação é que a partir do momento em que estabelecemos um projeto de crescimento com a Tecfil, passamos a priorizar todas as ações dentro da empresa, visando melhorar a competitividade e a imagem da Tecfil no mercado através do aço que fornecemos".
Carlos Eduardo Silveira, da Borrachas Wolf, empresa premiada pela primeira vez no evento, demonstrou satisfação em receber o prêmio e comentou com entusiasmo: "O prêmio é um reconhecimento de todo esforço realizado este ano, que nos proporciona mais força e mais ânimo. Nosso objetivo é manter a qualidade e o atendimento, e objetivar os prêmios destaque para 2013", disse o executivo, que ainda enfatizou a importância da Tecfil para a Wolf: "Obtivemos um crescimento de 20% no ano de 2012 junto a Tecfil com a inclusão de novos produtos. Por ser uma empresa de ponta, a Tecfil aposta e incentiva empresas inovadoras, preocupadas com a melhoria contínua e novas soluções, e a Wolf tem este perfil", finalizou Carlos Eduardo.
Encerramento
O evento foi finalizado pelo diretor administrativo e de suprimentos, Ricardo Brandão, que comentou novamente sobre o Japão e o seu histórico em superação de crises, deixando ainda uma mensagem: "Que o compromisso com a qualidade e o abastecimento possa ser cada vez mais fortalecido, sempre atrelado à competitividade e inovação". Na sequência, foi realizada uma apresentação de Taiko, tocado com maestria por crianças de 10 a 15 anos de idade, em meio aos tambores ensurdecedores podia ouvir-se o som melôdico de uma flauta doce.