Cláudio Chaves E Sua História No Mercado De Filtros

O mercado de filtros é uma área onde podemos encontrar grandes profissionais como Cláudio Chaves, diretor da Pentair Hidro Filtros.


Cláudio Chaves E Sua História No Mercado De FiltrosO mercado de filtros é uma área onde podemos encontrar grandes profissionais como Cláudio Chaves, diretor da Pentair Hidro Filtros. A empresa, líder em desenvolver produtos e sistemas para transporte, tratamento, armazenamento e filtração de água, surgiu com a aquisição da Hidro Filtros do Brasil por parte da companhia global Pentair Water Purification, LLC.
O mais curioso na história de sucesso de Cláudio, é que ele é formado em hotelaria, área onde pôde atuar na Europa e no Brasil, absolutamente nada relacionado com a atividade de filtração. A maior experiência do executivo antes da Pentair foi no Grupo Accor, uma rede de hotéis franceses onde trabalhou como gerente por dois anos em São Paulo e depois mais quatro anos em Portugal.
Retornou ao Brasil como sócio de uma empresa de gestão hoteleira no nordeste e Santa Catarina. Mas após 20 anos administrando hotéis, deixou a ramo para gerenciar a Citroquímica, uma empresa de produtos químicos em Caxias do Sul. Após essa passagem para o mercado químico surgiu a oportunidade de ingressar no mercado de filtros, o qual encarou o desafio com maestria e perseverança ingressando na antiga Hidro Filtros. 
Um de seus principais feitos como excutivo na Hidro Filtros foi o fato de sempre apoiar e participar, desde o início, da criação da norma NBR 14-908 junto à ABNT e a certificação de filtros pelo INMETRO. Seu forte relacionando com as entidades envolvidas e principalmente dando suporte aos clientes para que chegassem a um nível de excelência em seus produtos foi um grande diferencial.
Sua audácia, conhecimento dos produtos, visão de futuro, agilidade e bom relacionamento, foram alguns dos motivos que colocaram em destaque seu potencial de trabalho na Hidro Filtro. Para Cláudio, seu sucesso  profissional é atribuído à junção de vários fatores, mas destaca, "acredito que conseguimos, muito rapidamente, ter uma aproximação grande junto aos nossos clientes, lhes oferecendo um produto inovador, com qualidade e no formato que ele desejava."
A Hidro Filtros nasceu em 1994 de uma ideia de seus fundadores e uma oportunidade latente na época, focada inicialmente na fabricação de elementos filtrantes com a tecnologia Melt Blown. A empresa caminhou com muitas dificuldades em seus primeiros anos de vida, faltava ainda nesta época uma prospecção de mercado mais agressiva. Cláudio Chaves foi contratado em fevereiro de 2000 para desenvolver mercado e parcerias estratégicas que permitiriam que o negócio decolasse a curto, médio e longo prazo. Os frutos deste trabalho sério e engajado não demoraram para serem colhidos, em pouco tempo a Hidro Filtros tornou-se um dos principais fabricantes de elementos filtrantes do Brasil, e expandindo seus negócios inclusive para países da América Latina.
"Eu normalmente digo que a empresa começou em 2000, uma vez que foi quando se conseguiu um domínio muito grande da tecnologia Melt-Blown e nós começamos a utilizar ferramentas de marketing e a visitar clientes, principalmente em São Paulo. No começo era difícil, pois todo o recurso que se dispunha foi para a tecnologia. Vínhamos de carro, com pouco dinheiro, correndo risco na estrada. Mas quando chegávamos aqui víamos que estávamos no caminho certo, pois o produto agradava", comenta Cláudio.
A empresa atende a todos os segmentos do setor. Fabrica elementos filtrantes para grandes marcas no mercado nacional como OEM, possui uma ampla e completa linha de filtros certificados pelo INMETRO vendidos para os principais clientes de varejo, home center e atacados além de uma completa linha de filtros técnicos como tanques, válvulas e elementos especiais para os mercados terciário e industrial.

A aquisição
O executivo participou ativamente do processo de venda da companhia para a multinacional Pentair. A transparência com que conduziram a operação no que diz respeito à parte documental e do negócio em si foi fator relevante para o bom termo das negociações. A integração da Pentair e Hidro Filtros gerou alguns prêmios de reconhecimento. Segundo informações do executivo, a Hidro Hiltros foi uma das empresas que melhor se adaptou ao novo sistema de trabalho a ser implementado, desde o Lean Manufacturing até a mudança da marca para Pentair Hidro Filtros.

A empresa

Hoje a empresa conta com aproximadamente 180 funcionários diretos, além de uma força de vendas com mais de 50 representantes a nível nacional.  Todos os processos possuem a certificação ISO 9001:2008 e seus produtos estão certificados pelo INMETRO através da norma NBR 14.908:2004. Além destes, possui produtos com certificação internacional como a NSF. De acordo com Cláudio, o crescimento da empresa está a pleno vapor e sua meta é de quintuplicar as vendas em 5 anos.
Os produtos da Pentair sofrem constantemente mudanças tecnológicas, tudo isso por que a empresa trabalha em várias frentes. Processos melhorados continuamente em fábrica através de Lean Manufacturing e outras ferramentas assim como buscando introduzir tecnologias pouco aplicadas ainda no Brasil, tais como para descalcificação da água eletronicamente, fibra oca, osmose reversa, redução de bactérias por lâmpadas UV, válvulas, sistemas de abrandamento de água para eliminar a dureza da água (cálcio e magnésio), além de outros elementos químicos como o ferro.
Pensando nas novidades de mercado e já se preparando para atender as exigências dos clientes, Cláudio explica que existe uma forte tendência da utilização de filtros se tornar cada vez mais popular entre os brasileiros. Hoje apenas 1,5% de toda a água no mundo é potável e mesmo assim, por não ser tratada de forma adequada, cerca de oito milhões de pessoas morrem em decorrência de águas de má qualidade.
"Pensando nisso, a Pentair investe muito em P&D - pesquisa e desenvolvimento. Existem novas tecnologias como um sistema de abrandamento que utilizará menos água no processo de regeneração da resina, evitando assim grandes desperdícios. Entre outros que já existem a nível mundial, mas que ainda não chegaram no mercado nacional", explica. Pela sua forma de ser, com honestidade e simplicidade, além do carisma, Cláudio tem o reconhecimento de todos os executivos do grupo como um ótimo líder que soube conduzir seu negócio, e que mesmo após a venda da empresa, preocupou-se com todo o processo de integração e deu muito suporte para a atual equipe de gestão para pudessem continuar com o crescimento e sucesso da empresa.

Novos negócios e mudança de rumo
A partir de 2013 Cláudio Chaves dedicará sua expertise para um novo mercado de atuação. O executivo é sócio e fundador da Union Fibras de Caxias do Sul detentora da marca Thinfiber que produz mantas de polipropileno com isolamento térmico e acústico, para aplicação nos segmentos automotivo, construção civil, aeronáutico, naval, calçados, confecções e ainda ambiental na absorção de óleo em desastres ambientais e ambientes internos, que promete revolucionar este mercado. "A ideia é repetir neste novo negócio a dose de sucesso alcançada na Hidro Filtros", enfatiza Cláudio.

Publicidade