A Sofisticação E Diversidade Dos Filtros Residenciais
Por Cristiane Rubim
Edição Nº 60 - Janeiro/Fevereiro de 2013 - Ano 11
Além dos filtros de ponto de uso, os filtros de entrada prometem garantir seu espaço nas casas
Cada empresa trabalha a questão da água que bebemos e que usamos diariamente com um conceito, passando por uma reflexão de quais caminhos podemos seguir para enfrentar todos os desafios encontrados para que a água chegue em ótimo estado ao consumidor. Segundo Álvaro Simões, gerente de Marketing da 3M Purification, divisão da 3M que desenvolve sistemas de filtração, o mundo moderno traz consigo facilidades, mas também dificuldades. "Devido à degradação do meio ambiente com altos índices de produção, descarte de materiais, contaminações, entre outros, há uma tendência de piora da qualidade da água dos reservatórios, rios, aquíferos, etc. Isso torna o desafio dos filtros residenciais para consumo humano ou outros fins cada vez maior."
É importante saber, na opinião dele, que há uma consciência do consumidor brasileiro, que acompanha esta tendência com preocupação e sabe dos riscos aos quais está exposto. "Por este motivo, busca produtos que lhe assegurem confiabilidade. Ainda há muito a ser divulgado sobre conhecimento técnico por parte do consumidor e a respeito de mitos e erros. Mas, sem sombra de dúvidas, o consumidor brasileiro vem evoluindo, se informando mais e exigindo produtos com maior eficiência, tecnologia e segurança", aponta.
Sobre este assunto, José Carlos Paschoal, diretor presidente da EF Elementos Filtrantes, empresa que produz e comercializa filtros e elementos filtrantes, diz que hoje ainda é jogada uma porcentagem muito grande de esgoto sem tratamento nos cursos de água. "Isso acaba provocando a contaminação da água de tantas formas e por substâncias tão diferentes que é quase impossível torná-
la pura e potável sem o auxílio de purificadores residenciais de boa qualidade", adverte.
Ele explica que esses resíduos têm conseguido alcançar reservatórios de água potável utilizados no abastecimento de populações urbanas e compara o fato as toneladas de agrotóxicos despejadas nas lavouras. "Uma parte do produto exerce sua função principal, atuando como pesticida, acaricida, inseticida e adubo. A outra parte é lavada da terra e das plantas pelas chuvas, contaminando os cursos de água superficiais e, por infiltração, os lençóis freáticos das regiões onde a população se abastece com água dos poços."
Para Mayla Coli Blotta, coordenadora de Marketing da Latina Eletrodomésticos, empresa 100% nacional presente há 18 anos no mercado, esses equipamentos são essenciais para garantir água de boa qualidade ao consumidor já que, nos dias de hoje, não há garantia que a água que chega a nossas casas esteja livre de contaminações. "Apesar das águas serem tratadas pelas companhias de esgoto, o caminho da água, como canos, caixas d’água, etc., normalmente não estão 100% limpos. Além disso, as companhias de esgoto precisam adicionar muito cloro na água para limpá-la e o cloro não faz bem à nossa saúde", aponta. Segundo ela, a saúde é a maior preocupação para quem busca um filtro ou purificador de água, mas a questão da economia e sustentabilidade também está presente. "Ao comprar um purificador de água, você deixa de gastar dinheiro com garrafões plásticos ou garrafinhas PET e também de descartar esses materiais nocivos no meio ambiente", indica Mayla.
Também compartilha deste foco Sabrina Zanker, gerente de Marketing de Pureit, da Unilever, única marca de purificador de água da empresa lançado para vendas no varejo no mês de outubro. De acordo com ela, ter um purificador ou um filtro de água em casa é uma garantia de consumir e oferecer para suas famílias uma água segura e de qualidade. "Como a água da torneira nem sempre é 100% pura, já que depende de encanamentos, caixa d’água etc., os purificadores de água contribuem na prevenção de eventuais contaminações que possam ocorrer durante a passagem da água pela rede de distribuição das cidades e pela rede hidráulica das casas", esclarece. Segundo ela, estas podem não receber uma manutenção apropriada ao longo dos anos ou uma limpeza adequada, como, por exemplo, da caixa d’água. "Outras soluções de água, como galões e garrafas de água, não apresentam a mesma praticidade e economia e não garantem a procedência da água."
A crescente demanda por saúde e qualidade de vida repercute no mercado de água, na opinião de Manuella Curti de Souza, diretora-geral do Grupo Europa, conhecido por oferecer uma série de produtos, para a qualidade da água voltados a residências, condomínios, empresas, comércio ou indústria. Atualmente, segundo Manuella, os filtros residenciais estão em toda parte porque se propõem a garantir água limpa e livre de impurezas, além de colaborar com a saúde e a comodidade do consumidor que não precisa mais se preocupar com a logística da água em casa ou com a procedência e estocagem da água engarrafada. "As pessoas buscam cada vez mais consumir produtos que não agridam o meio ambiente, que colaborem com o consumo consciente de água e energia e que, ao mesmo tempo, entreguem segurança e confiabilidade dentro de casa. Isso aliado à conveniência de não se preocupar com a compra de água o tempo todo e a segurança de uma boa assistência técnica", afirma.
Walther da Costa Gomes Júnior, supervisor comercial/Assistência Técnica da IBBL – Indústria Brasileira de Bebedouros, empresa que oferece uma extensa linha de produtos para a qualidade da água nas mais diversas necessidades, também diz que a preocupação com a qualidade de vida tem crescido cada vez mais. "E isso é um fator determinante para que as pessoas adquiram produtos que ofereçam água de qualidade a sua família", enfatiza.
Linhas de produtos
Para pontos de uso e pontos de entrada, a 3M Purification trabalha com a linha 3M Aqualar. Nos pontos de uso, dispõe de produtos para uso sobre a pia ou instalados no próprio encanamento. "Neste caso, a água sai filtrada na torneira sem a necessidade de instalação de produtos que ocupem espaço na pia, o que segue uma tendência para cozinhas pequenas", indica Simões. Para pontos de entrada, possui modelos que fazem uma pré-filtração antes da água seguir para o reservatório ou filtração final. A vantagem de realizar esta pré-filtração, segundo ele, é que a água fica mais limpa e a periodicidade de limpeza da caixa d’água é menor. "Reduzir partículas e sedimentos da água da entrada direto para a torneira aumenta a vida dos filtros purificadores para consumo da água", esclarece.
Em sua análise, o gerente de Marketing da 3M Purification explica que os condomínios já fazem uso destes filtros, mas que o mercado de ponto de entrada ainda está subpenetrado. "Existe uma oportunidade de mercado a ser explorada, mas isso ocorre devido ao aculturamento do consumidor que, além de confiar muito na água de abastecimento regularizada, não conhece a necessidade e benefício nem sabe que, financeiramente, há uma economia", adverte. Outras vantagens para o consumidor na hora de adquirir um filtro no ponto de entrada é que ele retém maiores partículas, como areia, barro e particulados metálicos, enquanto o trabalho dos purificadores é limpar partículas menores.
Instalados no próprio cavalete de entrada, antes da caixa d´água ou de lavadoras. Há uma diferenciação destes filtros de entrada e os de uso em relação ao cloro, principalmente. "Retira-se o cloro somente da água para beber e na máquina de lavar. Se você retira o cloro antes, a água fica desprotegida porque ele retém bactéria e contaminantes", alerta Simões. A filtração realizada antes das lavadoras traz benefícios à qualidade de ação do sabão em pó e retira possíveis incrustações de ferrugem em tubulações antigas e também o cloro, o que auxilia, nas roupas brancas, e protege a válvula solenoide da máquina.
A 3M também fornece tecnologia de filtração para inúmeros fabricantes de eletrodomésticos. Um dos exemplos citados são os sistemas de filtração para geladeiras Side by Side, que são importadas dos EUA e México com pressão maior do que as vendidas no Brasil, que vêm com pressão menor. "O filtro dessas geladeiras importadas entope em tempo mais curto e é preciso trocar os elementos filtrantes, afirma o gerente de Marketing. Outros produtos para os quais a empresa trabalha são os purificadores de água, torneiras especiais e máquinas de café ou gelo. "O cloro altera o aroma do café e, para se ter um café expresso de qualidade, retiram-se sedimentos, cloro, ferro, alumínio e cobre", explica.
Em uma parceria com a Deca, destacada fabricante de louças e metais, pertencente à Duratex, integrante da holding Itausa, a 3M desenvolveu o sistema de filtração para a Torneira Filtro minituarizada em um só produto, o Deca Twin, com uma manivela por onde se escolhe se quer água filtrada ou não. "Além da inovação no design slim e segmentação no mercado brasileiro com o lançamento desta linha, a 3M utilizou uma nova tecnologia de filtração capaz de miniaturizar as dimensões do sistema de filtração, necessário para o design e o conceito requeridos inicialmente pela Deca", informa Simões.
Existem três modelos de Twin disponíveis para cozinha: mesa e parede, filtro junto à torneira e filtro independente da torneira. Com sistema Carbon Block, que adsorve o cloro, retira odores e tira o aspecto turvo da água, o Twin tem design arrojado e contemporâneo e ajuda na preservação do meio ambiente. Por estes motivos, ganhou prêmios, como o Red Dot Awards, IDEA (International Design Excellence Awards), Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, Prêmio Planeta Casa, da Editora Abril, e o recente Good Design, um título internacional de design industrial e gráfico. Esta linha dispõe ainda de filtros para máquina de lavar e cavalete.
A EF dispõe de linha de filtros para ponto de uso (instalação no próprio local de consumo) e ponto de entrada (instalação entre o cavalete da entrada e o início de distribuição). Segundo Paschoal, os produtos da linha EF são fabricados com polímeros de alta resistência, garantia quando há necessidade de uma filtragem segura. "Utilizamos polipropileno melt-blown para retenção de partículas, assim como carvão ativado impregnado com prata coloidal, a qual inibe a reprodução de micro-organismos. Isso evita a proliferação de bactérias enquanto o filtro não estiver sendo usado e elimina o gosto e cheiro do cloro presentes na água tratada", diz o diretor-presidente.
Outro destaque da empresa é o Polifil 300, que faz o dobro de vazão (mais litros por hora). Nas cores branco e transparente, este filtro tem um sistema de tripla filtração que deixa a água isenta de materiais particulados, como areia, barro, ferrugem, poeiras e outros sedimentos. Além disso, elimina mais de 75% do gosto e cheiro do cloro.
A EF lançará no mercado em meados de janeiro uma nova linha de filtros para retenção de partículas usados em máquinas de lavar, o Poliwash. Estes filtros evitam que as roupas fiquem manchadas durante a lavagem e impedem o acúmulo de sujeira nos componentes internos da máquina. O Poliaqua é outro filtro também a ser lançado para ponto de entrada da água (junto ao cavalete, caixa d’água, etc.), já que retém partículas de areia, barro, ferrugem e sedimentos, o que melhora a qualidade da água em todos os pontos de uso.
A Latina dispõe desde purificadores simples, que fornecem água pura, até os mais sofisticados, que refrigeram a água e esterilizam as bactérias. A empresa estará lançando agora em janeiro de 2013 a nova Linha PN500, desenvolvida pensando na saúde do consumidor. Com máxima classificação em purificação de água e remoção de cloro, possui nanotecnologia para o combate a bactérias, impede a proliferação de algas e remove impurezas, gostos e odores desagradáveis, além de preservar o flúor. Conta ainda com sistema hidráulico hermético, blindado contra contaminações de insetos e poeira. Com sistema de troca de filtros, é econômico e tem bica móvel, bandeja coletora de respingos de água e fluxo contínuo de água para lavar e cozinhar alimentos. Com design moderno, vem em cinco opções de cores que acompanham as tendências do verão. Nas cores fumê claro, verde, amarelo, rosa e laranja, o modelo PN535 purifica até 5 mil litros de água enquanto o PN555, na cor fumê escuro, purifica até 7 mil litros de água e, além disso, acrescenta sais minerais à água, como cálcio, potássio, magnésio e silício.
Produto 100% ecológico por não utilizar gás no processo de refrigeração, a linha PA700 possui os modelos PA735, PA755 e XPA775. Estes modelos contam com painel de LCD que indica a temperatura da água e tempo de uso dos filtros e três teclas ‘soft touch’ que mostram a água natural, misturada e refrigerada. Além disso, purificam até 7 mil litros de água e dispõem do Pure Blue, tecnologia que avisa quando os filtros precisam ser trocados. O PA755 também adiciona cálcio, potássio, magnésio e silício a água, produzindo sua mineralização. Enquanto o XPA775 vem com tecnologia ultravioleta, que esteriliza até 99,9% de vírus, bactérias e outros micro-organismos.
Com o Pureit, a Unilever entra no negócio de águas, que está de acordo com o seu Plano de Sustentabilidade, que prevê resultados significativos até 2020, no qual um dos pilares é água. Uma das metas é tornar a água limpa e segura para 500 milhões de pessoas no mundo, ajudando-as a tomar iniciativas para melhoria da saúde e bem-estar, e desenvolver produtos com o menor impacto ambiental possível. Este purificador foi lançado, segundo a assessoria de imprensa da empresa, primeiro na Índia pelas questões de saneamento e depois do sucesso veio para o Brasil. No dia 4 de dezembro de 2012, foi lançada a campanha nacional Água Solidária, um trabalho feito em parceria com a Pastoral da Criança no Brasil inteiro pelo acesso à água segura. O objetivo da campanha é melhorar a qualidade de vida dessas famílias e buscar conscientizá-las para os riscos de doenças advindas da água contaminada e a mortalidade na infância. Para isso, a Unilever vai doar cerca de R$ 1 milhão de reais em purificadores de água durante um ano, beneficiando mais de 14 mil brasileiros. Para divulgar a causa, foi feita uma página no Facebook, www.facebook.com/desafiopureit, onde as pessoas podem acessar para apoiá-la.
O Pureit é um produto super sustentável porque não precisa ser ligado na tomada ou no cano de água e pode ser colocado em qualquer lugar da casa. Funciona em quatro estágios de purificação e elimina 99,9% das bactérias, vírus, parasitas, pesticidas e resíduos físico-químicos. Além disso, conta com um Sistema de Segurança, com um indicador de vida util, que avisa o momento para a troca dos elementos filtrantes e também bloqueia o fluxo de água para que não haja consumo de água não purificada.
Em outubro de 2012, começou a ser veiculado na TV o filme "Crianças", com a atriz Lilia Cabral como garota-propaganda anunciando a chegada do Pureit ao mercado. Desenvolvido pela Borghi/Lowe, agência do Pureit no Brasil, com direção global da Lowe Índia, responsável pela marca mundialmente, e produção da Delibistrot Films, o comercial mostra crianças recolhendo água suja da chuva que acabou de cair para colocá-la no Pureit. Depois de passar pela purificação, a atriz retira e mostra para o público que está bebendo a água limpa.
Já o Grupo Europa destaca sua ampla linha de produtos, "A nossa linha de produtos hoje é bem abrangente e consegue atender às necessidades do consumidor de qualquer perfil socio e conômico", afirma a diretora geral do Grupo Europa. A água é tratada em seus aspectos físico, químico e microbiológico. Além disso, segundo ela, são empregados elementos naturais de tratamento, membranas de fibra oca para microfiltração e também lâmpadas ultravioleta. "O nosso top de linha é o Summer UVLS + HF, que reúne o máximo dessas tecnologias em um só produto", destaca.
Este produto filtra, purifica e elimina bactérias, fornece água natural, mista e gelada, tem vida útil das câmaras para 6 mil litros, design moderno com caixa em aço inox 304, bica telescópica para encher jarras, squezzes e garrafinhas, baixo consumo de energia e vazão de 60 litros/hora, o que equivale a três galões de 20 litros. Outro destaque do Grupo Europa é o filtro de entrada (FE), voltado para a melhoria da água da casa inteira, do chuveiro, lavagem de louça e roupa. Este filtro tira resíduos sólidos da água, como grãos de areia, lodo e limo, além do aspecto de ferrugem.
A IBBL possui uma série de purificadores de uso residencial que atendem a diversas expectativas. Os destaques são o Avanti, Atlantis, FR600 e FRQ600. Todos estes produtos têm sistema de tripla filtragem, que retém as impurezas e o cloro da água e elimina odores e sabores. No Avanti e no Atlantis, a nanotecnologia é aplicada no circuito hidráulico. Já o FR600 e o FRQ600 têm em seus reservatórios de água a mesma proteção antimicrobiana que evita a proliferação de micro-organismos. "Uma pessoa que não bebe água gelada pode dispor de um Avanti, que oferece água pura sem consumir energia. No Atlantis, a regulagem da temperatura da água gelada, natural ou mista é instantânea. Além disso, possui bica articulável que abastece diversos utensílios domésticos, como jarras e panelas", indica Gomes Júnior. Outro exemplo citado por ele é de uma pessoa que toma sopa, chá ou mamadeira. "Ele pode dispor do FRQ 600, que facilita o preparo de refeições rápidas com água quente (85ºC)."
A Everest, fabricante dos purificadores da marca Soft, também investe constantemente em pesquisas de novas tecnologias e aprimoramento dos produtos. "Em 2013, vamos lançar a nova linha de purificadores Soft com diversas melhorias em relação à linha atual", assegura Carlos Alexandre Guimarães, diretor comercial da empresa. Entre elas, segundo ele, o produto contará com design moderno, praticidade em encher garrafa com a retirada da pingadeira, peças plásticas com material de alta resistência à ação solar, facilidade de limpeza e higienização, dimensões mais adequadas para as cozinhas modernas, entre outros.
"Temos a aprovação dos órgãos brasileiros para o sistema de eficiência bacteriológica que deveremos lançar em breve. Atualmente, usamos uma única tecnologia em nossos aparelhos", conta o diretor comercial. Os purificadores Soft retêm partículas superiores à 5 micra e reduzem o teor de cloro em mais de 75%, além de retirar gostos, odores e sabores desagradáveis. Isso devido ao uso do carvão ativado granulado, impregnado com prata coloidal, que evita a proliferação de micro-organismos no seu interior.
Mercado
Não há dados precisos sobre o mercado de filtros residenciais no Brasil, segundo informa Robson Egidio Cardoso, assessor jurídico da Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos para Tratamento de Água (Abrafipa). "Contudo, acompanhamos pela mídia a preocupação dos consumidores com a saúde e a qualidade da água consumida", afirma. O assessor jurídico aponta que "é cediço o desenvolvimento do setor de filtros de água residenciais em todo o mundo e especialmente no Brasil, situação já apontada em matérias e análises publicadas em revistas que abordaram o tema nos últimos anos, já que cada vez mais atestamos o aumento de produtos e marcas no comércio", complementa. Outro importante destaque feito por Cardoso é que "são proibidos o comércio e a fabricação de aparelhos para melhoria da qualidade da água para consumo humano sem a devida certificação do Inmetro".
Para Paschoal, da EF, o mercado é promissor e está em constante crescimento. "Atualmente, a atenção com a saúde e o bem-estar é uma preocupação de todos. As pessoas estão cientes dos benefícios e a necessidade do consumo de água pura. Tudo que diz respeito à água terá importância fundamental num futuro próximo", analisa. Há 23 anos no segmento, sua meta para 2013 será focar nos esforços para a consolidação da marca entre os consumidores e estimular também o mercado a trabalhar com a marca. "As expectativas de crescimento da empresa são semelhantes aos vetores de 2011 e 2012, porém, a empresa espera ampliar seus investimentos. Vamos continuar apostando alto em capacidade de produção e desenvolvimento tecnológico", afirma Paschoal.
O diretor-presidente da EF demonstra um bom momento para o Brasil no próximo ano no gráfico da Serasa (Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Atividade Econômica), abaixo, que prevê os movimentos cíclicos da atividade econômica com seis meses de antecedência. Ele aponta que a estabilização da taxa de juros em um patamar baixo, o bom momento do mercado de trabalho e o recuo da inadimplência dos consumidores e das empresas são fatores decisivos para o crescimento da economia. "Com isso, o Brasil deve fortalecer novamente seu mercado interno, protegendo-se da crise, das dívidas europeias e da desaceleração da economia chinesa e entrar em 2013 próximo de seu crescimento potencial, em torno de 4%", revela.
Na visão de Simões, 3M Purification, o setor, devido à melhoria do poder aquisitivo do brasileiro, continuará crescendo e mantendo os mesmos índices dos últimos anos. "O aumento do poder aquisitivo levará classes sociais a aquisição de produtos mais sofisticados, anteriormente destinados somente a classe AB", aponta.
Para a coordenadora de Marketing da Latina, os purificadores são o carro-chefe da empresa. "Estamos entre os produtos mais vendidos e indicados do mercado", diz. Segundo informou, a Latina em 2012 cresceu 3% a 5% em relação a 2011. "Pretendemos crescer e expandir nossas linhas nesse mercado. Temos este lançamento em janeiro alinhado com as tendências mundiais de design e tecnologia e planos para desenvolvimento de novas linhas com tecnologias diferenciadas", revela.
Já no caso da Unilever, a venda de purificadores é uma novidade ainda nos seus negócios. "Por conta disso, estamos analisando seu desempenho no mercado passo a passo", expõe a gerente de Marketing de Pureit. "O mercado de purificadores e filtros de água no Brasil é muito grande e já explorado por grandes e importantes players. No entanto, há ainda um grande potencial de penetração de purificadores nos lares brasileiros. Além disso, provemos mais qualidade de vida a população, por meio deste produto inovador, que oferece água segura a um preço acessível", analisa Sabrina. Aproveitando esta oportunidade de mercado, a empresa, segundo ela, tem estudos e projetos de outros produtos que serão divulgados em breve.
Atualmente, a empresa detém cerca de 25% do mercado nacional, segundo Manuella, do Grupo Europa. "Nossas vendas cresceram dois dígitos este ano e a nossa atuação no mercado corporativo, por meio de locação, cresce mais de 30% ao ano", afirma. A empresa tem planos de expandir em 20% a rede de distribuição exclusiva, crescer em 30% o faturamento, lançar novos produtos e remodelar os processos fabris para garantir esse crescimento planejado. "Estamos constantemente de olho no cenário global com o objetivo de apontar tendências e identificar oportunidades que se integrem à nossa missão de assegurar saúde, bem-estar e qualidade de vida aos nossos clientes. Por outro lado, também temos investido em testes laboratoriais e de campo a todo momento. Este é um investimento que tem crescido junto com as demais áreas do negócio. Já existem diversas novidades que podem provocar lançamentos futuros, mas ainda precisam de um tempo maior de maturação antes de virar produto e ser disponibilizado no mercado", revela.
Luciano Delfino Ruedas, coordenador de Vendas da IBBL, vê a preocupação com a saúde e a praticidade em obter água de qualidade de uma maneira mais fácil como alavancas que fazem com que a categoria de purificadores ganhe cada vez mais espaço no mercado brasileiro. "Quando analisamos internamente a venda de purificadores e bebedouros, o crescimento é significativo. Nossos esforços estão concentrados em dar continuidade ao desenvolvimento do mercado de purificadores. Pretendemos manter um crescimento em dois dígitos com a ampliação da nossa capacidade produtiva e ganho de novos clientes", informa.
Os focos principais com os quais a IBBL dá mais atenção são a tecnologia e a qualidade dos produtos, conforme diz o supervisor comercial/Assistência Técnica da empresa. "Atualmente, dentro da fábrica, a empresa conta com um laboratório e profissionais capacitados que concentram todos os seus esforços no desenvolvimento de novos produtos, melhorias de produtos já existentes e tecnologias que possam ser aplicadas a eles. Além disso, há participação frequente em feiras e congressos e contato com especialistas externos para a troca de experiências e também com novidades do setor", expõe.
A previsão da Everest para 2013 é de um crescimento entre 5% e 10%. "Dentro do nosso foco principal, o segmento de purificadores que servem água gelada, a estimativa é de que o Soft possua cerca de 25% do mercado brasileiro", afirma Carlos Alexandre Guimarães, diretor comercial da empresa.